Byte News

Tuesday, June 30, 2009

Criado primeiro processador quântico de estado sólido


Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, apresentou o primeiro protótipo de um processador quântico de estado sólido, dando mais um passo na longa trilha para a construção de um computador quântico prático.

O processador quântico, fabricado com materiais supercondutores, tem apenas dois qubits (qubit é um bit quântico). Mesmo sendo bastante rudimentar, sua estrutura sólida é um dos elementos mais promissores da pesquisa. Outros experimentos com computadores quânticos utilizam átomos artificiais ou condensados de Bose-Einstein, que são muito difíceis de manter e perdem a coerência espontaneamente, levando junto os dados do "computador."

Um bom começo: 2 qubits

A equipe dos cientistas Robert Schoelkopf e Steven Girvin já detinha os progressos mais recentes no campo da computação quântica. Há cerca de dois anos, eles demonstraram pela primeira vez a possibilidade de comunicação entre dois qubits à distância - veja Cientistas anunciam dois avanços significativos rumo ao computador quântico.

Agora os pesquisadores montaram seus dois qubits em uma estrutura compacta e demonstraram que ele é capaz de rodar algoritmos simples, como uma busca por um número em uma sequência de números.

"Nosso processador consegue desempenhar apenas uns poucos cálculos quânticos, que já foram demonstrados antes com núcleos individuais, com átomos e com fótons," explica Schoelkopf. "Mas esta é a primeira vez que esses cálculos quânticos foram feitos em um dispositivo totalmente eletrônico que já se parece muito com um microprocessador tradicional."

1 bilhão de átomos de alumínio

Cada um dos dois qubits do processador quântico é na verdade formado por cerca de 1 bilhão de átomos de alumínio, o que demonstra o potencial de avanço da computação quântica - teoricamente, cada um desses átomos poderá vir a se transformar em um qubit individual. Mas, no interior do processador quântico, esse aglomerado de átomos de alumínio se comporta como se fosse um só, formando o que os cientistas chamam de um superátomo.

O qubit pode assumir dois estados energéticos, que representam o ligado e o desligado dos transistores - ou os 0s e 1s - dos computadores eletrônicos tradicionais. Mas as semelhanças vão parando por aí.

Manutenção da coerência quântica

Devido às quase bizarras leis da mecânica quântica, cada qubit pode de fato ficar em múltiplos estados simultaneamente - ele pode ser 0, pode ser 1, pode ser 0 e 1, e assim por diante, só que tudo ao mesmo tempo. É isso que dá um poder fenomenal de cálculo e de armazenamento de informações aos computadores quânticos.

O problema é que é difícil fazer com que os qubits guardem seus dados por muito tempo. Nos primeiros experimentos de computação quântica, os qubits conseguiam guardar a informação por cerca de um nanossegundo - 1 bilionésimo de segundo.

Os qubits do processador quântico que os pesquisadores agora apresentaram conseguem manter os dados por 1 microssegundo, o que já é 1.000 vezes melhor do que no início das pesquisas, e suficiente para fazer cálculos simples.

Para fazer os cálculos, os qubits trocam dados usando diretamente a luz. O barramento quântico do chip usa fótons de micro-ondas que viajam na superfície de um fio que conecta os dois qubits.

Em vez da perda de coerência espontânea dos átomos artificiais, os pesquisadores agora conseguem que o seu superátomo mude de estado - assumindo 0 ou 1 - de forma imediata, atendendo a um comando externo. Isso só pôde ser alcançado com o uso de supercondutores, nos quais as correntes elétricas podem fluir indefinidamente sem qualquer resistência e, portanto, sem perder qualquer energia. Isso é essencial para que o qubit não perca seus dados de forma descontrolada.

Um passo de cada vez

O próximo passo da pesquisa, segundo os cientistas, será aumentar o tempo que os qubits conseguem manter seus estados quânticos - o que equivale a dizer manter seus dados - para que o processador quântico possa rodar algoritmos mais complexos. A seguir, eles tentarão interconectar mais qubits dentro do processador.

"Nós continuamos muito longe de construir um computador quântico prático, mas este foi um passo adiante importante," afirmou Schoelkopf.

AgfaPhoto Anuncia Nova Câmera a Prova D’Água


A AgfaPhoto anunciou uma nova câmera digital a prova d’água.

A câmera digital DC-600uw aguenta pressão de até 2 Bar e pode ser submergida a uma profundidade de até 10 metros. A câmera tem resolução de 6 megapixel, tela colorida de 2.4 polegadas, zoom digital de 5X e função de reconhecimento de faces.

A DC-600uw tem lançamento previsto para julho de 2009 e deve custar US$210. Mais informações no Press Release da AgfaPhoto.

A P55-GD80 da MSI em detalhes


A MSI possui no seu catálogo de produtos a P55-GD80, uma placa mãe no formato ATX dotada de um chipset P55 e destinada aos futuros processadores Lynnfield e Clarkdale da Intel.
Quatro conectores de memória DDR3 estão disponíveis (para no máximo 16GB de memória), além de 3 portas PCI-Express 16x (compatíveis com SLI e CrossFireX), 2 portas PCI-Express 1x, 2 portas PCI, 8 conectores SATA, uma porta PATA, uma porta eSATA e 14 portas USB 2.0. Os clássicos controladores Ethernet Gigabit (2x) e áudio 7.1 também estão presentes. Finalizando, também é preciso destacar a presença dos botões Power e Reset diretamente sobre o PCB da placa mãe.

Configurando o Modem MF622 da BrT no Ubuntu 9.04

O cenário é o seguinte, desde que comecei a tentar utilizar este modem da Brasil Telecom, tive vários problemas com o seu funcionamento no Ubuntu 9.04, o modem só funcionava quando era inicializado com o sistema operacional, caso eu removesse e depois fosse colocá-lo novamente, não conseguia mais estabelecer conexão. Ai eu me recorri ao grande "Guru" (google.com) para tentar resolver meu problema, então descobri que se tratava de um bug no kernel, e encontrei soluções desde recompilar o kernel com algumas alterações, ou baixando uma nova versão, eu compilei, funcionou legal, mais instalando a nova versão do kernel fica mais rápido e fácil.

Vamos lá, baixe e instale o pacote referente a sua arquitetura para o kernel 2.6.30:

para i386:
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v2.6.30/linux-headers-2.6.30-020630-generic_2.6.30-020630_i386.deb

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v2.6.30/linux-headers-2.6.30-020630_2.6.30-020630_all.deb

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v2.6.30/linux-image-2.6.30-020630-generic_2.6.30-020630_i386.deb

para 64 bits:
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v2.6.30/linux-headers-2.6.30-020630-generic_2.6.30-020630_amd64.deb

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v2.6.30/linux-headers-2.6.30-020630_2.6.30-020630_all.deb

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v2.6.30/linux-image-2.6.30-020630-generic_2.6.30-020630_amd64.deb


Após a instalação reinicie o computador.

E faça o teste!!!

Ps.: Primeiramente ele vai ser reconhecido como uma unidade de cdrom, abra seu nautilus e clica no botão ejetar, ele fará o switch de cdrom para modem, configure sua conexão e saia navegando.

Referência: http://ubuntuforum-br.org/index.php

Guia de consulta rápida de SEO para sites

O SEOmoz é um conhecido portal que fala de SEOe conta com o maior número de profissionais comentando quais são as melhores técnicas de otimização para sites e blogs.

Para facilitar para o público foi disponibilizado umguia rápido em PDF com as melhore práticas deSEO. Vale a pena conferir para aprender um pouco mais e também para resolver possíveis erros que você comete.

Download do Firefox 3.5 disponível




A versão final do Firefox 3.5 está disponível para o público através do download completo que pouco mais de 7 MB no site da Mozilla ou atualizando o navegador a partir de uma versão anterior. A velocidade melhorou consideravelmente, mas ainda não está igual aoChrome. Outro detalhe é que o consumo de memória também melhorou.

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews