Byte News

Friday, January 23, 2009

Leyio PSD com transferência de arquivos entre Amigos!


O Leyio Personal Sharing Device, ou PSD, é basicamente um flash drive de 16GB com algumas diferenças importantes.

O Leyio PSD tem função de compartilhamento de arquivos e quando chacoalhado permite a transferência de musicas, vídeos, fotos ou documentos entre dois ou mais gadgets.

O PSD usa uma tecnologia de rádio chamada UWB (Ultra-wideband) (normalmente usada em radares) para transferir dados entre os aparelhos. A tecnologia UWB funciona apenas em curta distância e segundo a Leyio permite a transferência de uma foto de 3MB em 0.3 segundos.

O Leyio PSD vem com um leitor de digitais para maior segurança e tem também uma entrada USB onde você pode plugar um flash drive tradicional. O PSD sincroniza com o PC e tem uma parte destacável chamada “shuttle” que pode ser conectada a um PC como um pen drive. Achei este gadget bem interessante!

O Leyio Personal Sharing Device vai ser lançado oficialmente em abril de 2009 e seu preço ainda não foi divulgado. Digitaldrops

Protótipos rápidos em CSS com Photoshop

Você precisa fazer alguns protótipos de site para seu cliente. Você gostaria de encontrar um jeito fácil de mostrar estes protótipos em código XHTML e CSS limpos, porque JPGs chapados não contemplam o senso de design, e tabelas recortadas são más. Na verdade, vamos esquecer que as tabelas recortadas já existiram.

Aviso : este artigo é para as pessoas que precisam produzir protótipos válidos e de acordo com os padrões rapidamente, com as ferramentas gráficas que elas já usam. Esta não é uma técnica de produção para quem quer ter o melhor benefício do XHTML criando código estruturado e semântico. Criar código estruturado e semântico, como a A List Apart e a maioria dos adeptos recomenda, ainda leva tempo, esforço e programação na unha.

Editores gráficos WYSIWYG como o Fireworks, GoLive e ImageReady te permitem gerar código HTML, mas o código exportado tende a ser em tabelas ou com posicionamento absoluto. Isso é muito 1999. Tá, então o que estes programas conseguem fazer em termos de produzir um código válido e aproveitável? Mais do que você imagina. Eu vou lhes mostrar um jeito fácil de criar protótipos com o Photoshop, prepará-los para a web com o ImageReady, e depois limpar o código.

Plano de Fundo

Eu tenho que admitir, o Fireworks era uma peça importante no meu arsenal de design até eu começar a levar acessibilidade e os padrões a sério, e acho que não estou sozinho nessa. O problema que eu tive foi que eu só conseguia exportar código HTML usando tabelas, quando o que eu queria na verdade eram divs posicionadas relativamente. Só com rídiculas horas de codificação e doses absurdas de cafeína você conseguia converter aquela tabela em divs relativas, e isso só te rouba tempo em que você deveria estar desenhando outros protótipos ou dormindo. Então por quê começar com uma tabela recortada? O que eu precisava era um jeito de gerar divs posicionadas relativamente – ou, ao menos, um código que fosse próximo o bastante para que não precisasse de séculos até se dar bem com os padrões do W3C. Hoje em dia, isso é surpreendentemente fácil com o ImagReady.

Deixe o ImageReady pronto para o CSS

O Adobe Photoshop CS vem com um ajudante focado em web: o ImageReady CS. O Fireworks é legal para aplicações em vetor, mas nem tanto para trabalhos em bitmap. Ao contrário, o ImageReady foi criado para trabalhar com bitmap, e menos com vetores (apesar disto estar mudando). Usando o ImageReady, você pode exportar os recortes como divs posicionadas absolutamente, que podem ser facilmente transformadas em divs de posicionamento relativo.

Isto siginifica que você pode começar no Photoshop para fazer todas as máscaras mais complexas, efeitos, vetores do Illustrator, filtros, etc., e depois passar para o ImageReady para recortar seu layout. Você deve ter certeza de que seu layout está alinhado pelo canto superior esquerdo; não tente centralizá-lo ainda – isso é um trabalho para o CSS mais tarde. Usando o ImageReady, você pode estilizar seu menu de navegação (a não ser que o esteja fazendo só com texto e CSS) e definir os rollovers. (Para um layout profissional, você deveria se envergonhar de usar os rollovers e ações da Adobe e usar seu próprio Javascript e CSS, mas para um protótipo, está de bom tamanho.)

Corte e Recorte

Use a ferramenta de Slice para criar seus recortes. Assim que terminar, use a ferramenta Slice Select para selecionar e renomear cada seção. Por exemplo, você pode ter um cabeçalho que se tornará uma div posteriormente. O ImageReady o chamaria de “SeuArquivo_1_01”, mas você vai poupar um pouco do seu tempo e dar um nome lógico desde o começo, como “cabecalho”. Você vai usar isso mais tarde quando for editar o CSS. O mesmo vale para a área de conteúdo, eventuais colunas laterais, rodapé, e outras áreas que queira definir.

Intercale entre o Photoshop e o ImageReady até que esteja pronto para testar seu layout num navegador. Então, no ImageReady, vá em File > Preview In > (coloque seu navegador preferido aqui). Veja se seus recortes estão e se comportam como deveriam, e modifique suas configurações de otimização apropriadamente. Os recortes exportados resultarão em JPGs ou GIFs inseridos em divs com a tag img; depois, você pode querer definir algumas imagens como fundo das divs.

Exportando HTML e CSS

Defina suas configurações de saída: vá em File > Output Setting > HTML e deixe as configurações como preferir. Perceba que você pode optar por gerar código XHTML. Clique em Next e confira as configurações em Saving HTML Files.

Clique em Next novamente; você vai cair em Slices. Aqui você pode escolher “Generate CSS”. Perto de Referenced, você verá um menu dropdown que te deixa escolher By ID, Inline ou By Class. Escolha By ID. Você também pode detalhar as convenções de nomenclatura de recortes se preferir.

Exporte seu layout para XHTML / CSS indo em File > Save Optimized As, e escolha um local que faça sentido para você. Perceba que o ImageReady irá criar uma pasta /images no mesmo local em que você salvou o arquivo HTML.

Exemplo do CSS produzido pelo ImageReady

#header {
position:absolute;
left:0px;
top:0px;
width:800px;
height:150px;
}

Exemplo do HTML produzido pelo ImageReady
(Quebras de linhas marcadas com »)





height="450" alt="" / />

Torrada, alguém quer?

Agora nós temos recortes formados por divs de posicionamento absoluto, com o CSS dentro do próprio arquivo HTML. Talvez divs de posicionamento absoluto sejam o que você precisa – se forem, pegue uma xícara de café e relaxe. Se não, vamos dar mais um passo e converter estas divs para posicionamento relativo.

Primeiro, faça uma cópia do HTML gerado pelo ImagReady e abra-o no seu editor preferido (Dreamweaver, BBEdit, ou qualquer outro). Você provavelmente vai querer jogar suas divs para dentro e para fora de uma div externa para controlar melhor seu protótipo. O ImageReady exporta os recortes de CSS como divs e as coloca numa div externa chamada “Table_01”. Renomeie esta div (para “container”, por exemplo) e coloque um estilo CSS que achar adequado. Se você não precisa de uma div externa, só delete a div “Table_01” e seu código de CSS.

Depois, mude todas sus outras divs para posicionamento relativo tirando as declarações de posicionamento absoluto e deixando-as herdar o primeiro. Preste bastante atenção nos seus floats e clears. Você poderia tentar mudar todas as divs de uma vez, mas uma maneira mais precisa de fazer isto é mudar uma de cada vez e checar o comportamento de cada uma.

Para divs que contenham imagens, decida quais devem ser imagens de fundo em CSS e quais realmente merecem uma tag img. Alguns recortes (uma área de conteúdo, por exemplo) podem ter uma única cor e talvez devam ser configurados com um estilo CSS sem nenhuma imagem. Configure a cor de fundo geral da página usando sua folha de estilos. Se este fosse um layout para produção, você provavelmente moveria seu CSS para uma folha de estilo externa, mas isto pode ser loucura para protótipos de uma única página. Valide seu código e você está pronto para continuar.

Exemplo de CSS convertido e limpo

#header {
float: left;
clear: right;
}

Você vai precisar adicionar declarações apropriadas de largura e altura se a imagem deste elemento se tornar uma imagem de fundo numa futura revisão.

Exemplo de HTML convertido e limpo
(Quebras de linhas marcadas com »)

 

Fluxo de Trabalho

Quando você precisar revisar o protótipo, você pode simplesmente fazer suas alterações gráficas no Photoshop e no ImageReady e re-exportar o arquivo HTML, sobrepondo o original e suas imagens na subpasta /images. Mas antes disso, tenha certeza que salvou seu HTML convertido e limpo com um nome diferente para que ele e sua folha de estilo apontem para as novas imagens sem correr o risco de ser sobreposto pelo novo arquivo exportado. Alistapart

Microsoft inaugura novo canal de vídeos dedicado ao Windows 7


A Microsoft abriu mais um novo canal dedicado ao Windows 7, desta vez, mostrando vários vídeos dos novos recursos do sistema operacional, como o Device Stage, HomeGroup, Multi-Touch e alguns outros. Os vídeos são baseados na versão beta do sistema, sendo assim, podem existir novas funcionalidades não mostradas lá, e nomes de recursos podem ser alterados.

A Microsoft adianta também que o portal de vídeos é dedicado não só ao 7, mas a outros programas, como do Windows Live e Internet Explorer 8, que podem ser incluídos na versão final do sistema.

O portal pode ser acessado aqui, lembrando que para a visualização dos vídeos é preciso do plugin Silverlight.

Windows 7: Versão Starter e adaptação para 64 bits


A gigante Microsoft está trabalhando numa versão Starter do seu novo sistema operacional Windows 7. A empresa enviou a vários participantes do seu programa beta do Windows 7 convites para o teste da versão Starter do sistema.

Somente alguns participantes do programa foram escolhidos, os que se encontravam em países subdesenvolvidos. Segundo o e-mail recebido pelos testers, eles foram escolhidos devido a sua posição geográfica, e continuaram tendo acesso a versão Ultimate do sistema.


O e-mail revela também a configuração mínima para testar a versão Starter:

  • 1 GHz de processador;
  • 1 GB de memória RAM;
  • 16 GB de espaço livre no disco rígido;
  • DirectX9;
  • DVD-R/W;
  • Internet.

A Microsoft diz ainda que 25% das instalações do Windows Vista em computadores americanos são 64 bits, levando a acreditar que esse número cresça ainda mais com o Windows 7 no mercado.

"Qualquer PC com 4 GB de memória RAM ou mais deverá utilizar uma instalação 64 bits do Windows para poder usar de fato toda a memória RAM instalada. Tipicamente, um Windows de 32 bits reconhece e utiliza apenas de 3 a 3,5 GB de memória RAM ”, disse Jon DeVaan, vice-presidente sênior da divisão Windows Core Operating System.

Com a inclusão do Core i7, espera-se que a adaptação a plataforma 64 bits seja ainda maior, já que o processador exige um computador 64 bits para conseguir máximo desempenho. Guia do PC

Pacote de codecs para o Windows 7

O Windows Media Player tem algumas dificuldades para visualizar alguns vídeos, isso porque não vem com os codecs apropriados. A Microsoft inclui alguns codecs no Media Player do Windows 7 mas o drama continua.

Agora você pode contar com o Win7codecs para suprir esta carência. O pacote está disponível em 18 idiomas para a sua instalação e se encontra em versão BETA.

Faça download clicando aqui

SetteMaxer: Ferramenta para otimizar o Windows 7


SatteMaxer é uma simples ferramenta para otimizar algunas opções do Windows 7 e obter melhor rendimento deste sistema operacional que ainda que em versão beta, se defende muito bem. As opções para otimização do Windows 7 são:

  • Otimiza menu show delay.
  • Otimiza Wait to Kill Services Timeout.
  • Otimiza Wait to Kill Applications Timeout.duration.
  • Otimiza Application Response Timeout.
  • Ativa Auto End Tasks.
  • Ativa Desktop Composition.
  • Desativa AutoReboot on Crash.
  • Desativa Task Scheduler.
  • Desativa Remote Registry Access.
  • Desativa User Access Control.
  • Desativa Windows Defender.
  • Fix Settings for Windows Live Messenger.
Faça download clicando aqui

Home theater Samsung toca som 5.1 via Bluetooth

Depois de equipar até mesmo alguns carros, chegou a vez de o Bluetooth invadir os home theaters. Graças a ele, o HT-X715, da Samsung, mostrou categoria para tocar decentemente músicas executadas no smartphone E71, da Nokia, e no MP3 player GoGear SA5285BT, da Philips, durante os testes do INFOLAB. O som veio do seu sistema 5.1, com potência total de 800 watts.

As imagens do DVD em 1 080p ficaram boas. No entanto, ficariam bem melhores se ele tocasse Blu-ray, obviamente. Além das funções de qualquer DVD player, o HT-X715 ainda lê os formatos DivX, XviD e ASF; toca MP3 e WMA; e mostra fotos em JPEG. Para tanto, tem uma entrada USB e aceita CDs e DVDs gravados.

As portas de saída são uma HDMI, uma P2 (3,5mm), uma de vídeo composto e uma de vídeo componente. As de entrada são apenas para áudio, sendo uma óptica, uma RCA estéreo e uma P2, para ligar player MP3 e calibrador. O maior problema do HT-X715 é a forma indecente como ele exibe legendas de XviD: com legibilidade ruim e sem acentos. Info

Thursday, January 22, 2009

RazorSQL 4.5, excelente gerenciador SQL

RazorSQL 4.5, é um editor SQL, está disponível. Usando RazorSQL, os uusuários podem consultar, editar, navegar e gerenciar todas as principais bases de dados a partir de uma ferramenta. Drivers para as melhores ferramentas de informação são incluídos para PostgreSQL, DB2, Derby, Firebird, FrontBase, HSQLDB, Informix, MySQL, Openbaar, Oracle, SQLite, SQL Anywhere, SQL Server, Sybase e Teradata.

Conectar-se a outras bases de dados via ODBC ou JDBC (somente para Windows). Os usuários também podem usar o banco de dados relacional construída no motor para as suas necessidades de dados.

Algumas das principais características do RazorSQL são, ferramentas visuais para criar, editar, descrevendo, alterando dados e visualização de objetos, tais como tabelas, índices, procedimentos, funções e triggers; ferramentas para importação e exportação de dados, um banco de dados browser para a visualização de objetos e estruturas de dados.

É um editor de programação robusto possui ferramenta com suporte para SQL, PL / SQL, TransactSQL, PL SQL, PHP, Java, XML, HTML e muitas outras linguagens de programação.

Faça download clicando aqui

Tim Berners-Lee aponta: semântica e data portability


Em sua palestra na Campus Party 2009 (ou #cparty no Twitter) Tim contou um pouco da história e mostrou os primeiros diagramas de como planejou a arquitetura da web. Demonstrou conhecimento profundo sobre o cenário atual da web, falou de web 2.0, data portability e vários protocolos ou projetos que visam desenvolver cada vez mais a WWW.

A web semântica viabiliza uma grande combinação de dados e torna possível mashups muito mais abrangentes que os atuais (feitos via APIs), mas para tal precisamos que os dados sejam abertos, e interligados (linked open data).

Tim mostrou o padrão aberto RDF, ou Resource Description Framework, um formato que liga dados, agregando valor semântico e tornando possível a extração e combinação de dados por qualquer usuário da web.

Tabulator e Open Street Maps são exemplos

Entre os exemplos, apareceu o Tabulator, um navegador para manipulação de dados 100% aberto e o Open Street Map, um mapa cuja edição é colaborativa (de maneira similar à Wikipedia) e baseada em dados semânticos.

Também foram abordadas redes sociais e sistemas de relacionamento semânticos. Tim destacou as duplicações do grafo social dos indivíduos nas diversas redes sociais e a necessidade da descentralização destas informações para evolução da web e controle dos usuários sobre seus contatos. Como exemplo foi utilizado o protocolo Friend Of A Friend ou FOAF, que é a representação de uma rede social descentralizada.

Está chegando uma era de dados hiperlinkados e isso só pode ser feito através de metadados, ou informação sobre a informação. Cada vez mais as pessoas passam a extrair dados das redes sociais, governos disponibilizam dados, e pessoas lutam por seus dados. Os dados tendem a se combinar e ao final emerge apenas aquilo que estiver organizado e padronizado.

O que vemos hoje é apenas uma pequena parte do que ainda está por vir. As grandes empresas sempre vão querer assumir o controle, criar seus padrões e assumir o controle sobre nossos dados e sobre a neutralidade da internet. É simples para nós que trabalhamos com web aprender alguns padrões para tornar a internet mais semântica e nossos sites e serviços mais ricos. Hoje qualquer um pode desenvolver sites e aplicativos semânticos e ajudar a divulgar a ideia. Webinsider

Ferramentas UML free

A UML se firma a cada dia, pois traz produtividade, facilita a modelagem de um sistema etc. Por ser um recurso visual, sendo representado na maior parte parte de seus recursos em forma de diagramas, ela facilita a visualização estática e dinâmica do sistema em desenvolvimento. Mas para fazer um bom usos da UML é necessário ter ferramentas que realmente ajudem o desenvolvedor e a usabilidade é um fator chave pra garantir uma boa produtividade no momento da elaboração dos diagramas e documentação dos casos de uso.

Possuímos hoje ótimas ferramentas que podem nos ajudar nesse processo, mas as que trazem realmente os recurso avançados, como geração de código a partir de diagramas, eram na maioria da vezes proprietárias. Hoje já possuímos boas alternativas de ferramentas free para UML, destaco duas delas por serem mais conhecidas, argoUML e Jude_Community, mas não são as únicas do mercado, existem várias outras que também já se integram ao eclipse, na forma de plugins.

No site Eclipse Plugin Central existem várias alternativas de ferramentas UML que se integram ao eclipse, além de existir várias outras categorias de plugins para diversos tipos de tarefas.

A Campus Party e seus números

Em um espaço tão grande, já era de se esperar que a Campus Party tivesse dados impressionantes, relacionados a participantes e consumo de energia. Alguns deles:

  • 4000 vagas oferecidas a campuseiros que trariam seus PCs;
  • No total, 6500 pessoas participam do evento até o final de semana;
  • A organização da Campus Party espera mais de 400.000 pessoas na feira externa;
  • A área total do Centro de Exposições Imigrantes destinado à Campus Party é de 38.000 metros quadrados;
  • A presença feminina é de 33%. Um bom número se comparado à média de 5% a 7% contados em outros eventos de informática;
  • Pessoas de 26 estados do Brasil estão na Campus Party, sendo que 49% deles são de São Paulo – a maior parte, mas ainda assim menos da metade. Além deles, contamos com a presença de pessoas de outros 22 países, como Estados Unidos, Colômbia, Venezuela, Bielo-Rússia e outros;
  • Curiosamente, os desktops predominam com 2.492 máquinas, enquanto temos 1.508 notebooks;
  • Como na Campus Party de 2008, a banda de 2Gb tem nos uploads sua maior atividade. Ou seja, as pessoas estão compartilhando mais do que baixando conteúdo;
  • A idade média dos participantes é de 23 anos. O participante mais novo tem 12 anos, o mais velho 68;
  • Apesar do pequeno espaço reservado para a imprensa, 512 jornalistas estão cadastrados no evento;
  • São servidas cerca de 20.400 refeições por dia;
  • Foram utilizados 25 km de cabos de internet, 26 km de cabos de energia e 9 km de cabos de fibra ótica. Tudo isso em 4.000 tomadas que estão consumindo 750.000 watts de energia;
  • Para manter a segurança, 100 profissionais cuidam (quase bem) das entradas e saídas;
  • O total gasto com todo o evento foi de R$ 10 milhões.

Elimine todo tipo de malware

FreeFixer é um utilitário para eliminar qualquer software “potencialmente” não desejado, arquivos temporários de outras aplicações, adware, spyware, trojans, vírus e vermes. Esta ferramenta inclui em suas análises os programas que se executam no micro, (aqueles que se inician automáticamente), o navegador, plugins, entre outros.

Faça o download clicando aqui

Nove em cada dez smartphones terão GPS em 2014, diz estudo

Em 2014, nove em cada dez smartphones terão GPS (localização via satélite) embarcado, segundo pesquisa da consultoria ABI Research. Em 2008, a proporção era de um aparelho com chipset do tipo para cada três telefones.

Segundo a empresa de pesquisas, celulares com este recurso continuarão a ganhar espaço no mercado, apesar da crise econômica global. A expectativa é que este ano as vendas desse tipo de aparelho cresçam cerca de 6,4% em comparação a 2008, totalizando 240 milhões de unidades. O mercado global de celulares deve avançar entre 4% e 5%, prevê a consultoria.

De acordo com George Perros, analista sênior da consultoria, a queda nos preços dos componentes e a consciência crescente dos consumidores em relação a recursos de localização manterão saudável a demanda por celulares com GPS embarcado, apesar do atual momento econômico.

WordPad do Windows 7 abre documentos do Word 2007


Boas novas, mãos-de-vaca! O WordPad (o velho processador de textos gratuito da Microsoft) do Windows 7 tem suporte aos documentos do Word do Office 2007/2008 baseados em XML.

O ponto positivo é que, se você digita apenas coisas muito simples, não precisa comprar (ou piratear) uma cópia do Office. O ponto negativo é que o WordPad oferece um suporte limitado para esses documentos e mostra um aviso de que retira o conteúdo extra suportado apenas pelo Word caso você salve o arquivo novamente. Então não sobrescreva a apresentação meticulosamente preparada pela sua colega com notas sobre como ela deveria “apimentar os números de venda com uma linguagem mais caliente”. Gizmodo

Wednesday, January 21, 2009

VGRequirements: Requerimentos de sistema para jogos


VGRequirements é uma espécie de diretório montado en WordPress, onde com uma só busca você encontrará os requisitos técnicos ou de sistema para qualquer game. Este site recopilou os requerimentos de +4500 jogos desde 2005.

PWN! YouTube: Numca foi tão fácil baixar vídeos do Youtube


É isso mesmo, é só acrescentar pwn na frente do endereço do vídeo no youtube e o vídeo será baixado em uma página nos formatos formato .flv o .mp4 para vídeos de alta qualidade.

TV Sony Bravia faz par perfeito com o Blu-ray



A televisão Sony KLV-40W410A é uma full HD de 40 polegadas que, assim como todas da linha Bravia, não deixa nada a desejar no quesito qualidade de imagem. Além de reproduzir Blu-ray com definição excepcional, ela se destaca também pela quantidade de conexões.

Esse telão de LCD apresenta uma taxa de contraste dinâmico de 30 000:1. Possui MotionFlow, nome que a Sony deu para a taxa de atualização de 120 Hz – um novo padrão nas televisões da mais alta qualidade, que apresenta ganho de nitidez perceptível.

A imagem de um filme Blu-ray foi surpreendente, assim como a da TV digital. Só os muito detalhistas conseguem perceber um leve granulado no Blu-ray. Mas nada que estrague as cenas espetaculares.

Essa Sony Bravia é uma das poucas dessa categoria que não possui sintonizador de TV digital embutido. Se a ideia for aproveitar esse conteúdo, uma de suas entradas HDMI ficará sempre ocupada pelo conversor externo – o que não constitui necessariamente um problema, já que a TV tem quatro entradas desse tipo.

Além das quatro conexões digitais, ela possui duas de vídeo componente, uma S-vídeo, três de vídeo composto e uma D-sub (VGA). Cada um de seus dois alto-falantes tem potência de 10 watts RMS. A única entrada USB serve apenas para atualização do sistema. O pequeno e bonito controle remoto Bravia Sync funciona não só na TV, mas também em outros produtos da Sony, como alguns players. Info

6 tendências tecnológicas para 2009

Você conseguiria responder quais foram as principais atores da tecnologia de 2008? Nas diferentes áreas da do setor, foram alguns. Em hardware, tivemos os netbooks e os aparelhos GPS ganhando popularidade. Na área de software, uma adoção mais significativa de software como serviço (SaaS), além dos aplicativos para web e celulares. A consolidação de servidores, computação em nuvem e virtualização também foram muito falados no ano passado.

Será que o cenário para 2009, sobretudo num momento de crise financeira, será mantido, ou teremos espaços para novidades tecnológicas? Para o especialista em sistemas da informação e coordenador dos cursos de graduação tecnológica da FIAP, Celso Poderoso, 2009 será um ano de amadurecimento das tecnologias que já pintaram no ano passado. Veja seis delas apontadas pelo professor:

Touch Screen
Com a carona do iPhone, o maior destaque no mundo dos gadgets em 2008, diversos fabricantes implementaram melhorias na tecnologia. Elas vão desde mesas sensíveis ao toque até a percepção de movimentos realizados à distância pelos usuários. Em 2009, esta tecnologia deve mudar a forma de comunicação com os computadores, fazendo com que a experiência computacional seja mais fácil e dinâmica.

Armazenamento
As memórias flash aumentaram o poder de armazenamento de dados enquanto os HDs aumentaram sua capacidade acima de terbytes, mas com preços mais acessíveis. Para 2009, a expectativa é o início da comercialização das memórias chamadas phase-change. Elas têm um desempenho nominal maior e uma economia de energia de 50% em relação a memória flash atual. Além disso, o professor lembra que há desenvolvimentos de novas tecnologias de memória na área da nanotecnologia.

Processadores
A tônica é aumentar o poder de processamento e diminuir o consumo de energia. Estamos muito próximos do limite possível de processamento com as arquieteturas atuais. Em 2009, o desafio principal é criar chips que mantenham o desempenho, mas consumam menos energia, aumentando assim a vida útil de notebooks e economizando gatos com luz. Engenheiros se concentram também no desenvolvimento de processadores com mais núcleos e com chips de nanometria cada vez menor.

Wireless
As tecnologias de acesso sem fio devem ficar cada vez mais robustas. Algumas tecnologias anunciadas em 2008 alcançaram espectros não utilizados de banda, aumentando a capacidade de transmissão de dados na ordem de 10 Gbps. Para este ano, o Brasil deverá finalmente ter o leilão das faixas de WiMax, que levará acesso sem fio à web em longas distâncias.

Mobilidade
2009 será o ano para os desenvolvedores de aplicativos para sistemas operacionais de dispositivos móveis. 2008 foi o ano da mobilidade, especialmente para quem possui um smartphone. O iPhone e permitiu que diversos desenvolvedores com boas idéias conseguissem entrar no mercado de sistemas simples para ganhar muito dinheiro. Outro sistema que já está animando os criadores de software é o Android, do Google, que já está rodando no G1, da HTC.

Computação em nuvem
Em 2008, a evolução tecnológica das antigas grids computacionais finalmente ganharam o mundo. Serviços especializados e com fornecedores de peso, como Google e Microsoft, fazem com que a computação em nuvem faça parte do vocabulário das pessoas da área de TI. Esta tecnologia abre espaço para versões simplificadas de netbooks, já que boa parte de seus dados poderão ser armazenados fora do hardware. Info

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews