Byte News

Saturday, March 21, 2009

Como NÃO escolher senhas

O phpbb.com, um site que produz softwares bastante populares, foi hackeado; o invasor apoderou-se de 20.000 senhas dos usuários daquele site, e disponibilizou-as na internet; o darkreading fez uma análise das senhas.
Resumo dos resultados: 16% dos usuários escolheram como senha o seu primeiro nome (usuário Fernando Henrique Cardoso com senha ‘fernando’); 14% dos usuários escolheram padrões simples do teclado, como 1234 ou qwert ou qazwsx; 4% escolheram variações da palavra ‘password’, como ‘password1′ - em português, seria o equivalente a escolher ’senha1′.

Até aqui, já são 34% de usuários com senhas não apenas fracas, mas óbvias.
Houve também número considerável de senhas baseadas em cultura pop (cantores, seriados, bandas de rock), nomes próximos ao usuário (’samsung’, marca de muitos monitores, foi popular), palavras emotivas (’euteamo’), palavras de desprezo (’qualquercoisa’) e similares; tais grupos, combinados, correspondem a aproximadamente 20% do total.
Os resultados mostram que esses usuários foram extremamente desleixados na escolha de suas senhas. É evidente que não se pode generalizar esses resultados para todos os usuários e todas as situações.

Mas pode-se presumir que muitos usuários não consideram a escolha de senhas fortes algo muito relevante, e que um bom número de usuários considera que ‘ninguém descobrirá que minha senha é fernando123′.
Todas essas informações são de amplo conhecimento de hackers. Se o seu notebook for extraviado, e se você não quiser que os dados sejam acessados, é bom que sua senha seja forte. Ver recomendações da Microsoft para escolha de uma boa senha.

Thursday, March 19, 2009

IE 8: confira 7 funções que se destacam no novo browser da Microsoft

Lançado nesta quinta-feira (19/03), o Internet Explorer 8 é a aposta da Microsoft para recuperar a participação de mercado perdida para concorrentes como o browser de código aberto, Firefox, e o Safari, da Apple, nos últimos anos.
Em 2008, a empresa perdeu 7% de participação no segmento de navegadores como resultado da insatisfação de usuários com o Internet Explorer 7, de acordo com dados do serviço HitsLink.

A instalação lenta, o acréscimo de abas para navegação e de outras características já existentes em outros browsers como o Firefox e o Safari foram alvos de críticas ao IE 7.

O IE8 – cuja versão Release Candidate (RC) está disponível desde janeiro – também deve ser alvo de acusações por adicionar inovações presentes em outros browsers rivais. O navegador, no entanto, conta com funcionalidades novas.

Confira sete novidades e avanços do IE8 com as quais a Microsoft espera recuperar sua presença no mercado e reduzir a euforia em torno do Firefox.

1) WebSlices
O novo recurso WebSlices mantém o internauta atualizado sobre mudanças frequentes em determinadas áreas de web sites - notícias, cotações, resultados esportivos, previsões do tempo etc. - , que sejam compatíveis com o recurso, e as oferece na barra de Favoritos do browser. Assim, em vez de navegar até uma página de notícias, por exemplo, o internauta pode optar por receber um alerta na barra quando há uma atualização daquele conteúdo.

Ao clicar no ícone em destaque, o usuário acessa um preview da nova informação e, se desejar, pode acessar o site pra ter a informação mais completa.

Os sites compatíveis com o WebSlices são identificados por um ícone verde, que é exibido ao passar o mouse sobre as áreas que oferecem o recurso. Entre os sites compatíveis o WebSlices, desde a versão RC1 do IE 8, estão eBay, Digg e Facebook. O IDG Now! também conta com o recurso no novo IE8.

2) Tab Groups
A Microsoft foi acusada de copiar a idéia de navegação por abas criada pelo Firefox. No IE 8, a empresa busca ampliar e organizar o conceito de navegação por abas o popularize com o Tab Groups.

Mesmo com abas, o internauta pode se perder entre tantas janelas abertas dentro do browser. O Tab Groups organiza as abas relacionadas. Por exemplo, abas abertas do mesmo site são colocadas lado a lado e marcadas com a mesma cor. Desta forma, as abas podem ser fechadas ou movidas como um bloco único.
3) Botão de compatibilidade
Sites que não são compatíveis com o IE8 exibem imagens e textos de forma irregular. O botão Compatibility View permite que o usuário do IE8 visualize o site com a ferramenta de renderização do IE7. Desta forma, ao clicar no botão, a página volta ‘ao normal’.

O botão de compatibilidade se parece com um pedaço de papel rasgado e localiza-se do lado direito da barra de endereços. O internauta pode manter uma lista de sites que devem ser exibidos com o recurso in Compatibility View para não terem de clicar no botão a cada visita.

4) Acelerador

Desenvolvido para oferecer opções de internet instantaneamente ao internauta, o ícone Accelerator (uma seta azul) aparece toda vez que o usuário destaca uma palavra ou frase na página web. Clicando no ícone, diversos serviços relacionados à palavra selecionada aparecem em uma lista.

Por exemplo, se o internauta seleciona a palavra “São Francisco” em qualquer página web, pode clicar no ícone Accelerator e visualizar uma lista de opções ligadas a São Francisco, como a posição da cidade em um mapa, na opção Maps, ou fazer uma busca de conteúdos relacionados àquela palavra.

O usuário pode criar diversos aceleradores usando os sites mais populares na web. Entre eles estão todos os serviços do Google, do Yahoo, da plataforma Windows Live, da Wikipedia, do YouTube e de redes sociais como Facebook e Linkedin.

5) Navegação privada
O Google Chrome lançou o modo de navegação privada e a Microsoft segue a mesma tendência com o recurso In-Private no IE8.

Quando o internauta está no In-Private Browsing, o IE não armazena dados sobre sua navegação. Ele desabilita arquivos temporários de internet, histórico, cookies e senhas.

Para acessar recurso, o usuário deve clicar em Ferramentas (Tools) e selecionar o In-Private Browsing. Ao navegar neste modo, um ícone do In-Private é exibido à esquerda da url na barra de endereços. Para desativar esta função basta fechar a janela correspondente.

6) Caixa de buscas avançada
A caixa de buscas do IE 8 ganhou funções para ser mais flexível. O usuário pode escolher a ferramenta de buscas que desejar e modificar sua seleção clicando nos ícones dos buscadores que adicionou em sua lista.

Além do Live Search, a área de buscas do IE8 já inclui Yahoo, Google, The New York Times, YouTube, Amazon, eBay e Wikipedia.

7) Barra de endereços inteligente
A Smart Address Bar do IE8 transforma a área de exibição da URL em um campo de buscas, assim como o Firefox 3. Se o internauta digita uma palavra na barra de endereços, o IE faz uma busca pelo histórico de navegação do usuário, por seus favoritos e feeds para encontrar sites relacionados ao que ele deseja acessar.

Os resultados se baseiam em títulos de páginas bem como em palavras-chave de endereços web, que são divididas em três grupos: Histórico, Favoritos e Feeds

A função é interessante se o usuário quer resgatar um vídeo, uma foto ou reportagens que lhe interessaram, mas não se lembra dos endereços onde as encontrou antes.

Para fazer a Web 2.0 virar Web2 imite a natureza, dizem cientistas

Web2

Web elevada ao quadrado, ou Web2. É assim que os cientistas estão chamando aquilo que eles vislumbram como sendo a internet do futuro, uma rede difusa e universal, capaz de conectar dos atuais computadores e dispositivos móveis de comunicação aos automóveis, as roupas inteligentes e qualquer coisa que se colocar entre esses extremos.

Os cientistas vislumbram um futuro em que a internet precisará acompanhar e dar suporte ao usuário em qualquer situação, adaptando-se dinamicamente não apenas ao local, mas também a contextos diversos, como o ambiente de trabalho, a residência e os locais de lazer.

Unindo bilhões de dispositivos dos mais diversos tipos, os paradigmas atuais das redes de computadores parecem singelos demais. A solução, afirmam os cientistas do projeto europeu Bionets, pode estar na natureza.

Desafios para a internet do futuro

"O primeiro problema é a escala. Uma rede capaz de ligar tudo e qualquer coisa será gigantesca e exigirá uma engenharia muito séria para criar uma plataforma capaz de alcançar esse nível de objetivos," explica Daniele Miorandi, coordenador da Bionets.

A heterogeneidade é o problema número dois. Não há nenhum organismo internacional trabalhando na unificação de tecnologias tão diversas quanto carros e roupas inteligentes. Muitos dos dispositivos que ainda serão criados no futuro serão igualmente diversos.

A complexidade é outra questão e é esta a principal preocupação quando se trata de projetar e implantar um sistema na escala que se imagina terá a internet no futuro.

O dinamismo, a criação e destruição contínua de redes e serviços, será outra característica da Web2.

Copiando a natureza

O projeto Bionets vem estudando estas e outras questões há três anos e agora os pesquisadores acreditam ter chegado a uma conclusão de como começar a resolvê-los.

Como você desenvolve soluções para um problema em larga escala, heterogêneo, dinâmico e complexo? "Você olha para as soluções de problemas similares e aplica essas soluções para as suas próprias questões. Você pode ver esse tipo de organização complexa, dinâmica, heterogênea e em larga escala na natureza," explica Miorandi.

Os pesquisadores planejam copiar soluções do mundo natural, das táticas de evolução dos organismos ao funcionamento das moléculas de DNA, para resolver as questões científicas e de engenharia fundamentais para a criação da Web2.

Funcionamento autônomo

"Nós precisaremos introduzir propriedades autonômicas ao nível da rede e dos serviços, dos programas, dos protocolos e dos dispositivos, fazendo-os capazes de operar de forma confiável mas independente," diz Miorandi.

Ele cita o coração humano como exemplo. Nosso coração bate continuamente de forma segura e confiável e mantém-se vivo por décadas sem nenhum tipo de controle ou intervenção consciente. As redes que o projeto Bionets pretende criar deverão funcionar desta mesma forma.

Usando este enfoque, os pesquisadores já criaram protocolos de filtragem de informações, protocolos de disseminação de dados e protocolos de computação em nuvem que se agregam ou se destacam uns dos outros para atender a necessidades específicas.

De baixo para cima e de cima para baixo

Este é o enfoque chamado "de baixo para cima", onde os dispositivos ou, em última instância, os serviços, configuram a rede apropriada, no contexto apropriado, para garantir a conexão mais segura e robusta possível.

Esse enfoque é o contrário do atual "de cima para baixo," quando os dispositivos devem ser construídos para atender a exigências particulares de cada rede.

"Nós estamos certos de que seremos capazes de desenvolver soluções para o problema do dinamismo - da mudança rápida de dispositivos, contextos e situações - mas não resolvemos ainda completamente esta questão, embora tenhamos feito bons progressos nessa direção," diz Miorandi.

O projeto Bionets está em sua fase final. Contudo, para a construção da Web2, Miorandi assegura que novas equipes deverão se debruçar sobre as conclusões e trabalhos feitos até agora, porque a internet do futuro deverá levar em conta elementos e situações que sequer foram inventados.

O projeto Bionets será apresentando no Rio de Janeiro, durante o IEEE Infocom 2009, que acontecerá de 19 a 25 de Abril.

Processadores Intel: redução de preços e novidades

A Intel vai estar muito ativa no segundo trimestre com o lançamento de vários novos produtos e um bom número de reduções de preços dos antigos produtos. No próximo dia 19 de abril, o gigante de Santa Clara vai lançar os Core 2 Quad Q8400 e Q8400s. Estes processadores deverão ser acompanhados de uma freqüência de 2.66 GHz.

Eles contarão com 4MB de cache L2, com um FSB de 1333 e serão gravados em 45 nm. O primeiro chegará custando 183 dólares e o Segundo 245 dólares. O Core 2 Quad Q9300 verá o seu preço baixar quase 20%, passando de 266 para 213 dólares. Os Core 2 Quad Q9550s, Q9400s e Q8200s vão baixar cerca de 13 %, e os seus novos preços serão respectivamente de 320, 277 e 213 dólares.

No dia 31 de maio de 2009, a Intel pretende lançar 5 novos processadores. No segmento high end, nós veremos o surgimento dos Core i7 975 XE (3.33 GHz) e 950 (3.06 GHz). Eles vão assumir os preços (e simplesmente irão substituir) os processadores Core i7 965 XE e 940, e eles serão vendidos por 999 e 562 dólares respectivamente.

Um Core 2 Duo E7600 fará sua aparição e ele será vendido por 133 dólares. Este chip deverá trbalhar com a freqüência de 3.06 GHz, com um FSB1066, um cache L2 de 3 MB e ele será gravado em 45 nanômetros. No segmento mais baixo da Intel, dois novos processadores dual core vão desembarcar, os Pentium E6300 e Celeron E1600.

O E6300 será o primeiro modelo de uma nova série e, conseqüentemente, no momento é difícil falar sobre as suas características e o E1600 assumirá posição na linha Celeron. Ele deverá trabalhar com uma freqüência de 2400 MHz, terá 2 MB de cache L2, um FSB800 e provavelmente será gravado em 65 nm. Se você comprar 1000 unidades destes processadores, então você terá que desembolsar 84 e 53 dólares por peça, respectivamente.

No dia 19 de julho, cinco processadores terão os seus preços reduzidos. O Core 2 Quad Q8300 perderá 20 dólares, passando de 183 para 163 dólares (-10 %). O Core 2 Duo E7500 também perderá 20 dólares, o que representa uma queda de 15 % e o seu novo preço será 113 dólares. Os Pentium E5400, E5300 e Celeron E1500 perderão apenas 10 dólares. Eles serão vendidos por 74, 64 e 43 dólares respectivamente.

Microsoft lança Internet Explorer 8


Se você usou o release candidate, ou mesmo o beta antes dele, a experiência será muito familiar, sem grandes novidades. A Microsoft quer que você esqueça todos aqueles testes de JavaScript que têm sido divulgados – ela insiste que o mais importante não é o desempenho com JavaScript, tão anunciado pela Apple e pelo Google com seus navegadores baseados no WebKit. O importante mesmo seria o quão rápido as páginas realmente são abertas, e a empresa alega que o IE8 agora é “tão rápido ou mais rápido na maioria das vezes” do que o Firefox ou o Chrome (antes do beta mais recente). Veremos!

Um negócio legal na interface de uso, que você pode ver na captura de tela, é que as abas são codificadas com cores, de modo que você pode visualizar a sua sequência de pensamento – todas as minhas abas originadas do Giz são de uma cor, enquanto todos os links que eu abri em abas a partir do Fark são de outra, e assim por diante. Muito útil.

Os accelerators são meio como add-ons – pelo menos é isso o que dá para entender pelo anúncio. Na prática, eles permitem que você rapidamente acesse web apps, como o Google Maps (ou o próprio Live Maps), ou traduza algo do japonês ou de qualquer outra língua pelo próprio serviço da empresa (ou um de sua escolha, como o Google Translate).

Assim, o IE8 é bem mais aberto para o uso de serviços embutidos – você não fica preso aos da Microsoft, o que é bom, já que a maioria do público navegador usará esse browser um dia (provavelmente). Mas sem recursos como as extensões do Firefox, o minimalismo cru do Chrome ou os top sites do Safari e do Opera, ele ainda parece alguns passos atrás de seus competidores.

Você já pode fazer o download no site da Microsoft.

Roteador padrão n barato? Tem este da TP-Link


Para conseguir o dobro de velocidade, o justo é pagar o dobro do preço, certo? Mas isso só está começando a virar realidade no mundo dos roteadores agora. Um bom exemplo é o Wireless N Router TL-WR941ND, da TP-Link, que se destaca pela boa relação entre custo e benefício: ele pode ser encontrado por 299 reais.

Nos testes realizados pelo INFOLAB, o equipamento foi capaz de transferir dados pela rede sem fio com taxa de 46,6 Mbps. É um resultado fraco para um dispositivo no padrão 802.11n, mas é exatamente duas vezes melhor que o alcançado por uma conexão Wi-Fi g.

O melhor desempenho que conseguimos obter, em relação a velocidade e alcance, foi quando estávamos usando um adaptador de rede sem fio com interface USB fabricado pela TP-Link. Nessa situação, a potência do sinal a 30 metros do roteador manteve-se em 95%. Num ambiente de escritório com divisórias de papelão, navegamos pela internet com um notebook sem qualquer tipo de interrupção.

Esse modelo é, também, muito fácil de configurar, mas não tem muitos recursos. Faltam coisas básicas, como priorização de tráfego (QoS), que garante uma porcentagem de banda para determinadas aplicações ou divide igualmente a conexão entre várias máquinas.

No quesito segurança, o equipamento suporta os principais protocolos de criptografia, mas a interface web não é protegida. Ela não tem funciona em HTTPS, para tráfego seguro de dados, nem coisas simples como controle de acesso para usuários e bloqueio após algum tempo inativo. Info

Wednesday, March 18, 2009

Onde encontrar um manual na internet

Você tem um produto usado ou perdeu o manual do fabricante do seu produto novo? Veja no artigo de hoje onde encontrar o manual oficial do fabricante para todos os tipos de produto, carros, câmeras, DVD Players, computadores, geladeiras etc.

O OwnerIQ é um portal de compartilhamento de manuais de instalação, com um banco de dados realmente imenso.



Coleção de repositórios extras para o Ubuntu

Os repositórios extras, mantidos por desenvolvedores, por voluntários e até mesmo pela comunidade relacionada às distribuições, costumam ser uma maneira conveniente de obter pacotes pré-compilados de softwares populares e prontos para instalar.

Este artigo apresenta uma série de repositórios que atendem o Ubuntu 8.10, incluindo o relativamente popular Medibuntu, uma série de repositórios de aplicativos específicos (para P2P, media centers, pacotes de escritório, melhorias no desktop e mais) e até um repositório para quem quiser testar as versões correntes (liberadas diariamente) do desenvolvimento do Google Chrome para Linux.

Saiba mais (blog.ibeentoubuntu.com)

OpenLanHouse free Linux


As lan houses baseadas em Linux contam agora com um software de gerenciamento open source e produzido por brasileiros.
Confira os screenshots e mais detalhes em: http://trac.openlanhouse.org/screenshots

Envie arquivos grandes pelo Outlook

Quer saber como enviar arquivos enormes (até 100MB) pelo Outlook?

O YouSendIt, um site para envio de arquivos grandes pela Internet criou um plugin para ser usado com o Outlook que vai facilitar a sua vida.

Depois de instalado, você pode escolher o tamanho máximo do arquivo que deseja anexar ao email.

Se o arquivo a ser enviado for maior que o tamanho escolhido, ele será salvo nos servidores do YouSendIt e o link será incluído no email.

Faça download do plugin aqui: [link

Desinstale programas indesejáveis


O Revo Uninstaller é gratuito e possui funcionalidades excelentes:

Busca por arquivos ou chaves do registro que ficaram após a remoção de algum software;

Se alguma instalação foi interrompida, os arquivos que tinham sido criados são removidos;

Remove programas que não aparecem em Adicionar/Remover Programas

Faça download aqui - [link]

Após o download, baixe o suporte ao idioma PT-BR - [link]

Abra arquivos docx, xlsx e pptx

Os arquivos do novo Office 2007 não são completamente compatíveis com as versões anteriores.

Descubra como abrir os novos formatos: DOCX, XLSX e PPTX no artigo de hoje.

Se você tem versões anteriores do Office, pode baixar o pacote de compatibilidade direto do site da Microsoft aqui.

Uma outra opção é o conversor online Zamzar, que também permite a conversão sem precisar instalar nada no seu computador. Acesse http://www.zamzar.com/

Descubra links no Rapidshare, Megaupload etc


É comum compartilhar grandes arquivos em servidores públicos como o Rapidshare, Megaupload, Badongo e depois publicar os links.

Escolha o tipo de arquivo (opcional) e inicie sua busca.

Acesse: http://files.wonz.com


Descubra falhas de segurança no computador


Seu computador pode esconder falhas de segurança que ameaçam seu sistema todo. No artigo de hoje, vamos apresentar uma ferramenta portátil para identificar vários tipos de falhas. O ESET SysInspector é gratuito e portátil, você pode guardar no pendrive para socorrer seus amigos.

Ao ser executado, ele irá procurar programas suspeitos ou falhas de segurança, varrendo os processos em execução, itens da inicialização automática e as chaves de registro.

Faça download gratuitamente clicando aqui.

Limpe o HD e o registro do Windows

Quando você desinstala um software, sobram traços no registro do Windows e arquivos desnecessários espalhados pelo seu HD. Veja no artigo de hoje uma ferramenta gratuita para fazer uma limpeza segura no seu computador.

O FCleaner limpa a Lixeira, Clipboard, Dumps de memória (quando seu Windows trava e reinicia automaticamente), fragmentos do Chkdsk, temporários do Windows, arquivos de Log, lista de documentos abertos recentemente, histórico de comandos do Iniciar/Executar, lista de autocompletar da busca do Windows XP e uma série de outras atuações para melhorar a performance do Windows.

O FCleaner ainda ajuda a desinstalar, corrigir ou atualizar programas instalados no seu computador e tem uma funcionalidade para permitir ou não aqueles programas que tentam inicializar junto com o Windows.

Faça download gratuitamente aqui.

Restaure arquivos .ZIP corrompidos

Arquivos ZIP corrompidos são quase tão comuns quanto arquivos ZIP intactos. Se você está fazendo download e sua conexão é interrompida, seu arquivo vai ficar corrompido.

Quer saber como restaurá-lo?

  • Faça download do Zip Repair - [link]
  • Informe o caminho do arquivo corrompido
  • Escolha um nome diferente para o arquivo restaurado
  • A seguir, o Zip Repair irá mostrar os arquivos internos que podem ser recuperados
  • Simples assim.

Primeiro resultado 3DMark da ATI Radeon HD 4890

Os nossos colegas do site Heaven OC conseguiram rodar alguns testes com a próxima placa high end da AMD, a Radeon HD 4890, integrada pelo chip RV790 fabricado em 55nm. Segundo os resultados, a sua performance é muito parecida com a placa single GPU padrão da NVIDIA, a GTX 285.

A versão atual do GPU-Z, a 0.3.2, não reconhece perfeitamente os dados da nova placa e por isso eles usaram os dados apresentados pelos últimos Catalyst da ATI. O nome da placa é o codinome do chip gráfico da mesma, RV790, uma GPU que dispõe de 965 milhões de transistores e ele funciona a 850MHz, além de ter um bus de 256 bits 1GB de memória GDDR5 que funciona a 3.900MHz (975MHz x 4).

Muita gente estava de acordo que ela não seria nada mais do que uma versão overclocada da Radeon HD 4870, mas os resultados os testes mostraram alguma coisa a mais do que isso. Houve uma melhora muito grande em relação a uma HD 4870. O resultado do 3DMark06 ficou muito próximo do resultado de uma GeForce GTX 285, mas não no 3DMark Vantage, onde a NVIDIA leva vantagem com o PhysX no teste de física. Nos jogos a performance será bem parecida.PCforums

Marte em novas imagens com atualização do Google Earth 5.0


Algumas semanas atrás tivemos o lançamento da versão 5.0 do Google Earth, onde os usuários puderam navegar em mapas 3D dos oceanos e também de Marte, agora uma nova atualização acrescentou detalhes do planeta vermelho.

Os novos recursos permitem aos usuários acessar camadas especiais, com informações sobre os mais diversos aspectos relacionados ao planeta, inclusive as imagens recentes fornecidas pela Nasa.

Assim como na versão para a Terra, a nova versão do Google Earth inclui os recursos de zoom, várias opções de câmeras e navegação por todo o território do planeta. Para ver um vídeo demonstrativo dos novos recursos basta clicar aqui.

Caixa de Som Bluetooth Sony Ericsson MS500

Se você tem um celular ou até mesmo um player com conectividade Bluetooth A2DP estéreo, a caixa de som MS500 da Sony Ericsson é uma solução bem interessante para ouvir música aonde você quiser.

Além de ser portátil, esta caixa de som tem uma capa que resiste a água, assim pode ser levada para a praia ou para a piscina. A MS500 tem um alcance de 9.75 metros e uma uma bateria que dura até 5 horas com duas pilhas AA.

A Sony Ericsson MS500 terá modelos nas cores preto e laranja (imagem acima) e branco e rosa, mas o preço e data de lançamento ainda não foram informados.

Leia o press release e saiba mais na Sony Ericsson.

Via Coolest Gadgets.

Seesmic For Facebook: Facebook no seu escritório


Se você utiliza o Twitter seguramente deve conhecero Twhirl. Pois bem, Seesmic (empresa encarregada do Twhirl) lançou um cliente para a crescente e famosa Rede Social, Facebook. Esta aplicação chamada Seesmic For Facebook, permite receber as atualizações dos teus contatos no escritorio e também atualizar a sua.

Faça download clicando aqui

Mozilla lança 1º beta do Fennec, versão do Firefox para celulares

Após admitir que a primeira versão pública não funcionava, a Mozilla publicou nesta quarta-feira (18/03) o beta do Fennec, sua adaptação do browser Firefox para telefones celulares.

O Fennec Beta 1 é suportado apenas na plataforma de desenvolvimento da Nokia Maemo, o que faz com que o navegador possa ser usado e instalado apenas no tablet N810 da fabricante finlandesa.

> Baixe o primeiro beta do Fennec
> PC World testa o tablet N810

O Fennec introduz novidades na navegação online em aparelhos com telas grandes sensíveis a toque, como uma interface que "esconde" os comandos da visão do usuário - para marcar páginas, por exemplo, é necessário puxá-los da borda para o centro da tela.

O navegador móvel também contará com atalhos para comandos em serviços como Digg, Delicious ou mapas online, além de aproveitar a Barra Sensacional apresentada no Firefox 3.

"Fizemos otimizações pesadas nos nossos códigos e tantas outras na plataforma, que resultaram na melhoria significativa da velocidade de zoom e tornando o movimento da tela bastante suave", explica Stuart Parmenter, engenheiro da Mozilla em seu blog.

O Fennec Beta 1 também terá add-ons habilitados, algo que, ao contrário da ferramenta no Firefox para micros, viabilizará tarefas básicas, como ver vídeos online ou gerenciar sites favoritos.

Além do site Mozilla, o browser móvel pode ser baixado gratuitamente na PC World. IDGNow

Dedo na tela e fotos em 8 MP no celular Samsung Ultratouch S8300

Com pretensões de seduzir o grupo de pessoas que se amarra numa tela sensível ao toque e no formato slide, o celular Ultratouch S8300, da Samsung, chega nesta semana nas prateleiras do Reino Unido, sob o codinome de Tocco Ultra Edition.

Aqui no Brasil o celular de 11 por 5,1 por 1,2 centímetros ainda não tem previsão para aterrisar. Mas, podemos já imaginar sua touch screen de 2,8 polegadas e câmera de 8 MP. Ele vem equipado com GPS, rádio FM, MP3 player, 75 MB de memória e Bluetooth.Info

HD externo da HP tem estilo de fita cassete


Os caras da HP tiveram uma ótima ideia para melhorar a conectividade de sua linha mais recente de computadores. Eles colocaram nas máquinas uma baia logo na parte da frente para você encaixar um HD externo, este Pocket Media Drive. Na prática, você ganha um disco rígido comum de 120 GB que pode ser levado para qualquer canto.

Usando o drive nos PCs compatíveis (como o Pavilion Elite m9360br), ele fica parecido com uma fita cassete encaixada naquele velho rádio de carro. Mas, se você não tiver um micro como esse, é possível usar o HD da maneira convencional, ligando-o a duas portas USB. Em nosso teste, uma conexão não foi suficiente para fornecer energia ao disco.

Como foi projetado para encaixar direitinho nos desktops da HP, o design do Pocket Media Drive não ficou aquela maravilha. Seu case é de plástico comum e, embora não tenha um acabamento sofisticado, parece ser bem resistente. Para a próxima geração do equipamento, a fabricante poderia pensar em fazer uma capinha de borracha, como aquelas usadas em iPods.

Transferimos arquivos para verificar a velocidade do equipamento e o resultado foi satisfatório. Ele alcançou média de 17,7 MB/s na escrita e 21,4 MB/s na leitura de arquivos. O problema é que, para um disco de apenas 120 GB, o preço de 379 reais é bem salgado.

Tuesday, March 17, 2009

Averatec AIO D1133, Um All-in-One com Placa ATI Radeon HD 3200


O Averatec AIO D1133 é um computador “all-in-one” com uma tela widescreen de 18.4″ com uma resolução de 1680 x 945 pixels, processador Athlon X2 Dual Core de 1.5GHz e placa gráfica ATI Radeon HD 3200.

Ele também tem um HD de 160GB, 1GB de memória, gravador de DVDs, conectividade Wi-Fi, leitor de cartões 4-em-1 e uma webcam de 1.3 megapixels, além de uma porta eSATA e quatro portas USB 2.0. Este exemplo de configuração vai custar cerca de US$ 599 lá fora.

Saiba mais sobre o Averatec AIO D1133 na TriGem.

Edição de PDF no OpenOffice 3.0

Há muito tempo o OpenOffice oferece uma opção para exportação de documentos para o formato PDF. Apesar de ser muito útil, falta uma opção para importar esse formato para edição. Faltava! A extensão PDF Import Extension da Sun faz exatamente isso: arquivos PDF podem ser importados e editados no OpenOffice Draw.

Apesar de a extensão estar em versão beta, fiz alguns testes e funcionou muito bem (apesar de alguns comentários de usuários com problemas na página da extensão). Achei a importação dos arquivos um pouco lenta, conforme alguns testes que eu fiz:

  • Arquivo com 18 páginas (300 kB) =~ 10 segundos
  • Arquivo com 209 páginas (6,28 MB) =~ 2 minutos
  • Arquivo com 322 páginas (1,15 MB) =~ 3 minutos

Num dos arquivos, uma página que continha muitos gráficos não foi importada adequadamente, mas foi o único problema que tive.

A opção salvar utiliza o formato ODF Drawing (.odg). Para salvar novamente como PDF, é necessário utilizar a tradicional opção de exportação para este formato. Porém, percebi que num dos testes a fonte ficou um pouquinho diferente da original. Mas, mesmo assim, a exportação foi de boa qualidade.

Referência sobre o assunto (incluindo uma descrição passo-a-passo da instalação): Modificando PDF no OpenOffice.org 3.0.

Gateway com novo portátil para jogadores


A Gateway anunciou o seu primeiro notebook da serie P equipado com um processador Core 2 quad, O P-7808u FX Edition é um portátil capaz de rodar os jogos mais recentes com uma boa qualidade, mas o seu forte é a multimédia.

Gateway P-7808u FX Edition está equipado com um processador Intel Core 2 Quad a 2.0 GHz, uma placa gráfica Nvidia Geforce 9800M GTS com 1GB de memória de vídeo, 4 GB de memória RAM e um disco de 500GB. O monitor de 17 polegadas tem uma resolução de 1440x900 e possui várias teclas de acesso rápido para controlar funções de vídeo e áudio.

O notebook está equipado com o Windows Vista Home Premium, versão de 64 bit, para aproveitar todo o potencial dos seus 4096MB 1066MHz DDR3 de memória RAM, tem Bluetooth, WiFi, uma webcam de 1.3 Megapixel, porta RJ-45, 3 portas USB e uma conexão eSATA.

VeoSearch: Realizando caridade atráves de pesquisas on-line


Existem vários sites que desejam ajudar a humanidade, um deles é o site de busca VeoSearch, que ajuda a manter organizações sem fins lucrativos. Cada consulta ou compra on-line realizada através do site, o VeoSearch doa metade da receita gerada pelos anúncios publicitários.

Outra novidade é que o usuário também pode participar na escolha da organização que receberá a doação. Na lista temos Médicos sem Fronteiras, Engenheiros Sem Fronteiras, AIESEC, Samaritanos, Cruz Vermelha, entre outros.

Infelizmente o VeoSearch está disponível em apenas duas versões, francesa e britânica, sendo que a versão francesa inclui muito mais conteúdo como por exemplo, um maior número de organizações para escolher ajudar. Para acessar o site e realizar a sua contribuição basta clicar aqui.

Número de conexões de banda larga ultrapassa 11,8 milhões no Brasil

O Brasil terminou o ano de 2008 com 11,82 milhões de conexões de banda larga (fixa e móvel) um crescimento de 45,9% em apenas um ano, de acordo com dados do 11º Barômetro Cisco de Banda Larga divulgados nesta terça-feira (17/03). Com o crescimento, 15,94% dos lares brasileiros agora contam com conexão de alta velocidade em 2008.

Segundo Rodrigo Abreu, presidente da Cisco do Brasil, as estimativas indicam que a banda larga brasileira pode crescer entre 20% e 30% em 2009, fazendo com que o número de conexões de acesso rápido chegue perto dos 15 mlhões. "Vamos terminar o ano perto dos 15 milhões de uusários", disse Abreu.

Com isso, o Brasil deve praticamente alcançar a meta de conexões de banda larga que anteriormente estava prevista para 2010. Por isso mesmo, a Cisco e o IDC, responsável pelo estudo, já pensam em revisar a meta para 2010. O novo número deve ser divulgado no segundo semestre deste ano.

Banda larga móvel
Outro destaque do estudo semestral foi a banda larga móvel no País, que cresceu 50,3% em um semestre e saltou de 950 mil assinantes, no primeiro semestre de 2008, para 1,98 milhão de assinantes no fim do ano passado. Já o número de conexões físicas foi de 9,8 milhões no fim de 2008.

A pesquisa realizada pela IDC Brasil indica que, mesmo com o avanço, o Brasil continua atrás de outros países da América Latina. Segundo o estudo, a cada 100 brasileiros, 5,16% têm banda larga em casa. No Chile, a densidade é de 8,5% por habitante, enquanto na Argentina a densidade é de 7,8%.

A distribuição do acesso e banda larga continua concentrada na região Sudeste do País. Somente o Estado de São Paulo representa 40% das conexões de banda larga no Brasil. No total, o Sudeste responde por mais de 60% das conexões rápidas brasileiras. IDGNow

Monday, March 16, 2009

Sapphire anuncia Radeon HD com dissipador Vapor-X


Um especialista nos chips AMD, fabricante de placas gráficas Sapphire anunciou hoje uma linha de placas baseadas nos chips Radeon HD da série 4000 equipadas com o sistema de refrigeração Vapor-X. Estas placas, Segundo o fabricante, seriam mais eficientes do que os modelos de referência e muito mais silenciosas. Este cooler utiliza o processo de câmara de vapor, utilizando a água que evapora e se condensa para dissipar o calor.

Três modelos serão disponibilizados, baseados nos chips Radeon HD 4850 e 4870. Cada uma contará com uma saída HDMI, com uma saída DVI e uma saída VGA.

A Radeon HD 4850 Vapor-X funcionará com suas freqüências originais, ou seja, 625 MHz para a GPU e 1 000 MHz para a memória, contará com 512MB de memória GDDR3 sobre um bus de 256 bit. O modelo ocupará dois slots dentro da máquina, diferente do modelo de referência que ocupa apenas um slot. Na Europa seu preço será de 140 euros.

A Radeon HD 4870 Vapor-X será apresentada em duas versões, uma com 1GB e a outra com 2GB de memória GDDR5 sobre um bus de 256 bit e elas também funcionarão com as suas freqüências originais. Portanto, a GPU vai trabalhar com uma freqüência de 750 MHz enquanto que sua memória trabalhará a 900 MHz. Estas duas placas serão vendidas na Europa por 200 e 230 euros, respectivamente. Forumpcs

Estas três placas serão lançadas no próximo dia 19 de março.

Olhos vermelhos: Ferramenta on-line elimina efeito em fotos

É muito comum em meio a várias fotografias de pessoas, encontrarmos o desagradável efeito “olhos vermelhos”, e mesmo com todo o avanço da tecnologia presente nas câmeras digitais, o máximo que temos é o recurso “redutor de olhos vermelhos”. Para aqueles que não lidam muito bem com programas de edição que podem realizar o tratamento dessas imagens, temos agora um auxilio prático e on-line.


O site fixredeyes é uma opção prática para consertar as fotos com o efeito indesejado de vermelhidão nos olhos. Não é necessário cadastro, basta selecionar a imagem desejada a partir da opção "Browse Files" (no canto inferior direito do site), e uma vez que a imagem tenha sido carregada no servidor é só arrastar o quadrado preto para os olhos, e clicar no botão “Fix it!”.

Após a correção, para obter a imagem com os olhos na sua cor normal, basta clicar em “Download”. Para acessar o site clique aqui.

Google atualiza mapas de Marte no Earth

O Google anunciou nesta sexta-feira (13/03) a atualização de mapas e ferramentas referentes a Marte, conhecido popularmente como Google Mars, dentro do aplicativo Google Earth.

Usuários agora podem conferir mapas históricos do planeta vermelho dentro da função "Historical Maps", explorando cartas de navegação antigas montadas por astrônomos como Giovanni Schiaparelli e Percival Lowe, diz o Google.


O software também contará com o "Live from Mars", camada de informações que mostrará imagens e informações atualizadas pela câmera THEMIS, posicionada no planeta pela missão Odyssey.

Dois novos tours guiados foram adicionados pelo Google para enriquecer a navegação pelas atualizações provindas da missão Odyssey.

Por fim, o buscador atualizou funções já presentes nos mapas de Marte dentro do Google Earth, como imagens atualizadas tanto da Nasa como da ESA e novas capacidades de busca.

As novas funções podem ser acessadas dentro do Google Earth 5.0, disponível gratuitamente para Windows, Linux e Mac OS.

¨4Gb no pen drive


Não faz muito tempo que andar por aí com um pen drive de 1 GB atolado de músicas era o maior luxo. Hoje legal mesmo é levar todos os arquivos do seu micro presos ao chaveiro. O Flash Voyager, da Corsair, carrega até 64 GB de documentos, uma capacidade comparável à de notebooks basicões. Porém, pelo preço que você paga nele também dá para comprar um computador popular: 716 reais.

Todo emborrachado, o produto parece bem resistente a impactos. E a fabricante jura de pés juntos que você pode até colocá-lo embaixo da torneira sem correr o risco de entrar um pingo de água nos circuitos. Infelizmente não pudemos fazer esse teste para comprovar, pois achamos que ele poderia ser um tanto destrutivo. A única coisa ruim no design é a tampa pequena demais, ou seja, fácil de perder.

Nos testes que estávamos liberados para executar aqui no INFOLAB, o pen drive mostrou um pouco de lerdeza em algumas ocasiões. Sua taxa de velocidade na gravação de dados foi de apenas 2,3 MB por segundo, um valor bem baixo. Outros equipamentos semelhantes avaliados por nós chegaram a quase 10 MB/s. Já o desempenho na leitura foi bom, com média de 28,3 MB/s. Info

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews