Byte News

Friday, March 13, 2009

Mozilla Firefox 3.1 beta 3


Finalmente, depois de vários atrasos, foi liberado o terceiro beta do Mozilla Firefox 3.1, codinome Shiretoko. Um novo e provavelmente último beta foi anunciado, o que adiará em algumas semanas o lançamento da versão final, agora previsto para até o terceiro trimestre desse ano. No futuro beta 4 teremos uma pequena, porém aparente mudança: Na versão. O quarto beta virá como Firefox 3.5, assim como na final. Essa simples mudança será feita para alertar os usuários das grandes novidades presentes na próxima versão do Firerfox.

Nessa versão de testes temos os recursos presentes nos betas anteriores melhorados. As principais novidades da versão podem ser conferidas a seguir:

  • Suporte a codecs Theora e Vorbis, formatos livre de áudio e vídeo. E com suporte ao HTML 5, som e vídeo podem ser integrados a página sem a necessidade de plugins, como Flash Player e Silverlight. No Firefox 3.1, vá até essa página e veja tudo isso na prática;
  • Novo interpretador de JavaScript, conhecido como TraceMonkey, deixa serviços que utilizam essa linguagem (como Gmail) até 40 vezes mais rápido que o Firefox 3.0 e versões anteriores;
  • Private Browsing, a famosa navegação privada. Acessível no menu Ferramentas, esse recurso permite navegar sem que nenhuma informação fique gravada no computador. Todos os dados da navegação são apagados automaticamente quando ele é fechado. Entretanto, essa ferramenta ainda carece de melhorias. Não é possível, por exemplo, usá-lo sem ter que fechar as outras janelas abertas, o que não acontece nos concorrentes Google Chrome e Internet Explorer 8;
  • Melhorias na ferramenta de limpeza de histórico. Novas opções de limpeza foram adicionadas. É possível, por exemplo, apagar o histórico (cookies, cache, etc) desde a última hora de navegação até o último dia, além, é claro, do histórico completo;
  • Possibilidade de separar uma guia aberta em uma nova janela autônoma arrastando-a para fora da barra de abas - recurso idêntico ao do Google Chrome;
  • Botão para adicionar nova guia acessível ao lado das abas abertas - como no Internet Explorer 7 e 8;
  • Essa versão faz 93 pontos no Acid3;
  • Mais informações dos recursos e ferramentas para desenvolvedores podem ser conferidas aqui.

O download, como sempre, pode ser feito no FTP da Mozilla ou de um dos links abaixo (português do Brasil):

PDAs – Computadores de bolso para organizar suas informações


Apesar de serem comparados a uma agenda eletrônica, os palmtops ou PDAs são verdadeiros computadores de bolso. Eles apresentam funções de grande parte dos notebooks, sendo capazes de processar informações e sincronizar dados com o PC.

Estes aparelhos podem ser utilizados para fins profissionais ou pessoais, permitindo gerenciar e-mails, anotar compromissos e até mesmo armazenar fotos e e-books. A maioria dos PDAs utiliza a caneta como entrada de dados, mas alguns já dispõem de teclado. Os modelos mais modernos são capazes também de tocar MP3, gravar áudio, tirar fotos e até mesmo obedecer a comandos de voz.

Categorias

Os PDAs podem ser classificados em três níveis, de acordo com suas funcionalidades:

- Básico: este é o grupo dos modelos mais baratos. Apesar de oferecerem todas as funções básicas de um PDA, não são bem adaptados para aplicações de texto, não oferecem visor colorido e nem memória expansível. A sincronização destes modelos com o computador é feita a cabo e normalmente eles funcionam com pilhas recarregáveis;

- Médio: nesta categoria estão os modelos equipados com todos os recursos de escritório e miltimídia. Eles apresentam display colorido com boa resolução, memória expansível e um processador mais potente. A sincronização de dados é feita de forma prática, por meio da uma base onde também se pode carregar as baterias;

- Alto: neste grupo encontram-se os aparelhos mais caros e mais modernos. Alguns podem ler e enviar e-mails, permitir a navegação por GPS, tirar fotos ou realizar a transferência de dados por meio da tecnologia Bluetooth.

Sistemas operacionais

Atualmente, dois grupos de PDAs dominam o mercado, quanto ao sistema operacional. Eles são:

PalmOne - aparelhos que utilizam o sistema operacional PalmOS, da Palm Inc., que, apesar de ser estável não é utilizado em larga escala pelos fabricantes de PDAs;

Pocket PC - modelo que utiliza o sistema Windows Mobile, baseado no Windows CE, da Microsoft, adotado por grande parte dos fabricantes e permitindo trocar dados com aplicativos do Windows.

Já existem também alguns aparelhos que rodam o sistema operacional Linux, como o Pocket Linux, que dispõe de vários aplicativos presentes em outros modelos.

Nomenclaturas

Apesar de terem a mesma função, os nomes dos aparelhos podem variar de acordo com pequenas características comerciais.

- PDA: a sigla é a abreviação de personal digital assistant (assistente pessoal digital) e é o termo genérico usado para identificar os computadores de bolso;

- Palm ou Palmtop: nomenclatura utilizada para os PDAs da marca PalmSource ou aqueles que rodam o sistema operacional PalmOS. Além disso, denomina aparelhos que não têm um teclado físico embutido;

- Handheld: nome originalmente usado para denominar PDAs com teclado físico integrado;

- PocketPC: nome utilizado para designar os aparelhos que rodam os sistemas operacionais baseados no Windows CE, da Microsoft.

Telefonia integrada

Atualmente, grande parte dos PDAs já oferecem telefonia móvel integrada. Estes modelos recebem o nome de smartphones e acredita-se que em breve os fabricantes passarão a produzir, automaticamente, palmtops com função de celular.

Aegis Mini, Um HD Portátil de 240GB com Versões USB e FireWire

O Aegis Mini da Apricorn é um HD portátil de 1.8” com 240GB de capacidade e duas versões com cabos integrados, uma com interface USB 2.0 e outra com interface FireWire.
Além de ser resistente a impactos, este HD é tão pequeno que cabe no seu bolso, e ainda por cima é Hot Swappable.


O Aegis Mini vem com bolsa protetora, cabo de extensão e software de backups o seu PC ou Mac. A venda por US$ 280 lá fora.

Um notebook de entrada de linha AMD assinado pela MSI


Num momento onde a maioria dos computadores portáteis recentemente anunciados tem como base os processadores e chipsets da marca Intel, apesar da GeForce 9400M da NVIDIA estar presenciando um certo sucesso, a MSI se destacou da concorrência ao apresentar um computador baseado na AMD. Este PC foi integrado com a tecnologia proprietária ECO Engine que permite ajustar a performance e o consumo dos componentes em função da utilização.

O MSI VR430 abriga um processador AMD Turion X2 Ultra, um chip gráfico integrado ATI Radeon HD 3200 e até 4GB de memória. Ele se articula em torno de um painel com uma diagonal de 14 polegadas com uma resolução de 1280 x 800 pixels e na parte superior deste painel nós encontramos uma webcam de 1,3 milhões de pixels. Esta máquina poderá contar com discos de 160, 250 ou 320GB para o armazenamento, além de vir acompanhado de um gravador de DVD e de um leitor de cartões de memória. Quanto a conectividade, neste modelo nós encontramos duas entradas/saídas analógicas, três portas USB, um slot ExpressCard e duas conexões de rede Gigabit Ethernet e WiFi N.

Equipado com uma bateria de 6 células (uma bateria de 9 está disponível como opcional), ele pesa 2,3 KG. A MSI não divulgou uma data de lançamento ou o preço do MSI VR430.

HDGraph: Analize seu HD

HDGraph é um utilitário gratuito que analiza todo o seu disco rígido para posteriormente mostrar um gráfico onde se pode observar quais pastas ou arquivos ocupam maior espaço no seu HD, desta forma você poderá eliminar qualquer arquivo obtendo mais espaço útil.

Faça o download clicando aqui

Thursday, March 12, 2009

3D Wall gratuito em Flash com código fonte


O Tilt Viewer é mais uma solução que está na moda para mostrar o conteúdo dos sites na internet. O Tilt Viewer na verdade é um componente (com código fonte) em Flash para você criar esses efeitos em 3D (como na foto) com conteúdo dinâmico interno. O efeito fica sensacional, e impressiona qualquer pessoa.

A impressão que você tem é que está realmente dentro de um ambiente cheio de “quadros” que conforme você vai navegando dentro deles, eles vão indo para os lados. O componente também permite ficar em tela cheia, para potencializar ainda mais a experiência.

Essa é uma das poucas soluções que fazem isso gratuitamente sem precisar comprar nenhum componente. Faça download clicando aqui.

Screen Capture: Como capturar imagem ou vídeo do desktop

Quando necessitamos capturar uma imagem da área de trabalho ou alguma outra janela em que estejamos trabalhando no sistema operacional, geralmente recorremos à tecla Print Screen, mas um software da Extensoft promete ser bem mais completo.


A tecla Print Screen serve apenas para capturar imagens estáticas, diante dessa limitação a Extensoft oferece o Screen Capture, um aplicativo gratuito que permite capturar a tela inteira ou apenas um determinado ponto que, poderá ser salvo em BMP, JPG, PNG e TIFF caso deseje apenas uma imagem, e em AVI ou WMV caso deseje um vídeo.

O software permite ainda a gravação apenas do áudio e utilização de codecs como o DivX, XviD e FFDShow. O Extensoft Screen Capture para Windows é gratuito, mas exige um registro. O download pode ser feito aqui.

CD Autorun Creator, cria arquivos autoexecutáveis para teus CDs e DVDs


CD Autorun Creator cria programas autoexecutáveis para CDs ou DVDs. A interface te dá a possibilidade de escrever comandos que executarão arquivos ou programas no CD, permite a inclusão de screens iniciais e finais, efeitos e muito mais. Inclui templates, que poderão ser personalizados, com cores, fundos e o sua logo.

Palm Pre será lançado ainda no primeiro semestre


A Palm e a Sprint confirmaram em uma conferência por webcast que o objetivo é lançar o Pre nos EUA ainda no primeiro semestre deste ano e que o aparelho usará a linha de planos Everything da operadora.

Indivíduos poderão escolher entre planos de 450 minutos (US$ 69,99), 900 minutos (US$ 89,99) e ilimitado (US$ 99,99). Famílias poderão escolher entre planos de 1.500 minutos (US$ 129,99), 3.000 minutos (US$ 169,99) e ilimitado (US$ 189,99). Consumidores corporativos também poderão juntar seus minutos.

A Sprint não soltou informações sobre o preço do aparelho, mas o recarregador sem fio Touchstone será vendido separadamente. Gizmodo

Getty Images inaugura coleção do Flickr

O Getty Images inaugurou, na quarta-feira (11/03), a Flickr Collection, espaço composto por imagens de usuários reconhecidas pela biblioteca de imagens.

As fotos do Flickr chegam até a coleção por meio de seleção feita pelos funcionários da Getty Images. Ali, são oferecidas tanto imagens sem royalties como fotos protegidas por direitos autorais. No último caso, os usuários são convidados a vender seu trabalho no site.

“Nos impressionamos com o talento da comunidade do Flickr, e nos orgulhamos de ir por este novo caminho”, diz o Chief Executive Officer da Getty Images, Jonathan Klein. IDGNow

Conheça o LG Arena KM900 e o LG GT810

Hoje a LG anunciou uma penca de celulares que chegarão às lojas no decorrer de 2009.

  • LG Arena KM900
    Com uma caprichada interface 3D (mostrada na foto acima), que mexe e remexe com ajuda do sensor de movimentos e da tela sensível ao toque de 3 polegadas, o Arena KM900 é uma boa pedida para quem adora baixar filmes e seriados.

    Ele tem suporte nativo aos codecs DivX e Xvid e 8 GB de espaço interno. Outra feature legal é a transmissão das músicas do celular via FM, para ouvir sua MP3 no som do carro ou em qualquer radinho de pilha das proximidades.

    O Arena KM900 tem câmera de 5 MPixels com flash, estabilizador de imagens, acessa redes Wi-Fi e 3G e A-GPS. Seu preço ainda não foi definido, mas a LG promete que ele chega ainda neste mês às melhores lojas do ramo.
  • LG GT810
    Assim como o Arena, o GT810 tem tela sensível ao toque de 3 polegadas. Ao contrário do seu irmãozinho, o aparelho tem mais vocação para o trabalho do que para a farra.

    O smartphone vem com sistema Windows Mobile 6.1 integrado a uma interface touch screen e ao sensor de movimentos, que unidos privilegiam a produtividade no trabalho com o Office Mobile.

    Ainda sem preço e data de lançamento definidos, o LG GT810 se conecta à web via Wi-Fi e 3G, tem câmera de 3 MPixels e A-GPS. Info

Wednesday, March 11, 2009

Windows 7: Além do IE, outros programas também podem ser removidos


Agora é possível remover o Internet Explorer do Windows 7. Certamente a atitude foi positiva, mesmo que só tenha sido tomada após queixas e processos da Opera Software e União Européia. Entretanto, a Microsoft foi mais longe. Não apenas o navegador, mas também outros programas poderão ser removidos da próxima versão do Windows.

Hoje os desenvolvedores do sistema publicaram no blog deles - o Engineering Windows 7 - sobre o assunto. A ótima notícia é que, além do IE, outros programa importantes também poderão ser removidos. São eles:

  • Windows Media Player
  • Windows Media Center
  • Windows DVD Maker
  • Windows Search
  • Reconhecimento de escrita manual (Tablet PC)
  • Windows Gadget Platform
  • Fax e Scanner
  • Visualizador de XPS e Serviços (incluindo o driver de impressão virtual)

Apesar de parecer simples, não há dúvidas de que isso é um grande avanço. O usuário terá mais controle e possibilidade de escolha sobre o que será instalado no seu computador. Aos que gostam e/ou usam esses programas, como o Media Player e Internet Explorer, nada muda. Apenas desconsidere essa possibilidade.

Agora resta saber se com essas mudanças as versões européias do Windows - com um “N” no nome -, que não trazem o player da Microsoft, deixarão de existir com o Windows 7.

Wolfram Alpha: novo buscador promete desbancar Google

Stephen Wolfram, físico e matemático inglês criador do software Mathematica e autor do livro “A New Kind of Science“, e sua equipe afirmam que em maio lançam a ferramenta que revolucionará o mercado de buscas e pode se tornar mais importante que o Google Search. Estamos falando da WolframAlpha.


Mas como isso seria possível, uma vez que a Google domina o mercado de buscas em todo o mundo?

A resposta é e não é simples:

  • Simples pelo fato de que Stephen Wolfram propõe para sua ferramenta algo que estamos acostumados no nosso dia-a-dia: receber respostas plausíveis às nossas indagações. Ele está trabalhando no que ele chama de “máquina de conhecimento computacional” que será capaz de computar respostas a perguntas reais.
  • Não tão simples pelo fato de ser algo realmente complexo na área computacional. Seria algo como um humano respondendo às questões.

Segundo Stephen, a ferramenta irá computar as respostas para um grande conjunto de perguntas, “entendendo” a pergunta para então formular as respostas. Para isso, a ferramenta irá utilizar modelos pré-concebidos de campos do conhecimento, além de dados e algoritmos, a fim de representar o conhecimento do mundo real.

MSI GT628 com nova Nvidia GTS 160


A MSI renovou hoje a sua linha de portáteis GT, com o lançamento do GT628, um portátil para jogadores, equipado com uma placa gráfica Nvidia. O portátil tem um design típico da serie GT o que é um ponto positivo, pois este foi bem concebido.

O MSI GT628 está equipado com a placa gráfica Nvidia GTS 160 de 1GB de memória, capaz de rodar os jogos mais recentes a um bom nível, um processador Intel Core 2 Duo Centrino 2, 320 GB de espaço no disco rígido e uma tela de 15.4 polegadas com uma resolução máxima de 1680x1050.

A opção para equipar o portátil com leitor Blu-ray e uma saída HDMI podem dar ao GT628 uma experiência agradável na reprodução de filmes, a webcam incorporada com 2.0 megapixel.

A MSI tem agendado o lançamento do GT628 para meados de Abril nos Estados Unidos, o preço do portátil não foi revelado, mas deverá ronda a casa dos 1200€.

Upit.to: Armazena arquivos de até 5GB gratis


Upit.to é um serviço de armazenamento online que oferece múltiplas características totalmente grátis, entre as mais destacáveis está o tamanho máximo de 5GB por arquivo, como também o suporte para enviar arquivos através de FTP, URL ou desde nosso próprio micro. Este serviço oferece uma conta gratuita que habilita espaço “ilimitado".

Tuesday, March 10, 2009

Como redimensionar imagens em massa

No começo de 2006, a Microsoft lançou um pacote chamado PowerToys. Uma série de add-ons que turbinavam um pouco mais o Sistema Operacional. No meio desses aplicativos, está o Image Resizer, um software extremamente leve, que é acionado através do menu de contexto.

O Image Resizer é bem simples, e fácil de usar. Uma vez instalado, você só precisa selecionar as imagens, clicar com o botão direito nelas, selecionar a opção “Resize Images”, e colocar o tamanho desejado em píxels.

Infelizmente o aplicativo só é compatível com o Windows XP, e a Microsoft não liberou uma versão do pacote para o Windows Vista. Contudo, existem alternativas gratuitas, e equivalentes ao Image Resizer, como é o caso do VSO Free Image Resizer. Tenho que dizer que não cheguei a testá-lo, mas de acordo com o que eu li em alguns fóruns, o funcionamento é exatamente o mesmo, e ele é quase tão leve quanto o original.

Assista tv na internet

A TV Tuga é um dos melhores sites disponíveis para se assistir TV na internet. Possui uma grande variedade de canais (nacionais e internacionais) como BandNews, RTP, Rede Globo, CNN, Cartoon Network, ESPN, NBC, Fox, etc. Uma das novidades foi a criação da área de futebol ao vivo. É através dela que eu tenho mais uma opção para assistir a partidas da Libertadores, do Campeonato Italiano, Campeonato Inglês, Francês e a jogos decisivos da UEFA Champions League. O site é atualizado regularmente e com administradores sérios e competentes, uma excelente opção para assistir tv no seu PC, sem instalar programa algum.

Clique aqui

Intel e AMD: o Gigahertz nove anos depois

Há 9 anos, em março de 2000, a Intel anunciou o seu primeiro processador x86 com uma frequencia de 1GHz, um Pentium III Coppermine gravado em 180 nm. Este anúncio chegou dois dias depois da AMD ter anunciado o seu Athlon com a mesma freqüência.

Nessa época, os processadores da Intel e da AMD estavam lado a lado, tanto em termos de performance quanto em preço (o modelo high end da AMD se dava ao luxo de ser até mesmo mais caro do que o da Intel: 1.299 dólares contra 999 dólares). Evidentemente, e na ausência das tecnologias multicore (o sistema operacional mais popular era o Windows 98, incapaz de utilizar várias CPUs ao mesmo tempo), o principal argumento de venda era a freqüência e o Gigahertz naquele tempo representava uma barreira mítica. E muito divertido constatar que, nove anos depois, a freqüência não deu um grande salto: o atual segmento high end não supera os 3,3 GHz (mesmo que existam processadores sendo vendidos com uma freqüência mais alta, 3,8 GHz). Pra quem não se lembra, entre 1999 e 2000, nós passamos de um 386 com 33 MHz para um Pentium III com 1 GHz, ou seja, a freqüência foi multiplicada por 30 (e por 3 entre 2000 e 2009).

Em contrapartida, pelo menos do lado da Intel, os preços não diminuíram: em torno de 1000 dólares para o processador high end, enquanto que a AMD, sem força, vende o seu processador mais rápido por menos de 250 dólares. Forumpcs

Microsoft divulga 3 correções para falhas de segurança no Windows

A Microsoft divulgou nesta terça-feira (10/03) três correções para várias falhas apenas no sistema operacional Windows como parte do seu ciclo mensal de atualizações.

Chamado de MS09-006, o pacote mais crítico conserta "diversas falhas reportadas privativamente" na maneira como o kernel do Windows lida com imagens WMF e EMF.

A visualização de uma imagem maliciosa em um PC desprotegido permite que um cracker execute qualquer comando, como baixar e instalar malwares, nas versões 2000, XP, Server 2003, Vista e Server 2008 do sistema.

O segundo patch corrige um problema no componente de autenticação online Windows SChannel.

A brecha permitiria que um cracker fingisse ser o usuário real caso tivesse acesso à porção pública da autenticação do usuário, quando normalmente um componente secreto também é exigido.

O risco de ataques fez com que a brecha, que atinge as versões 2000, XP, Server 2003, Vista e Server 2008 do Windows, fosse classificada como "importante".

A terceira correção, também classificada como "importante", afeta os servidores DNS e WINS do sistema operacional.

A aplicação do patch evita os riscos do ataque conhecido como "envenenamento de cache", que leva usuários a sites maliciosos após a digitação de uma URL válida.

As três correções podem ser aplicadas ao PC do usuário por meio do site Windows Update ou pela ferramenta de mesmo nome dentro do sistema operacional.

Chega ao Brasil o BlackBerry Storm

O BlackBerry Storm, da RIM, o primeiro BlackBerry a trocar o teclado físico pela tela sensível ao toque, finalmente chegou oficialmente ao Brasil. A primazia será dos clientes da TIM, que poderão comprar o BlackBerry Storm ainda neste mês.

No test-drive com o brinquedo durante a sua apresentação, deu para notar que suas atrações começam por fora. Ele tem um design sensacional. Com pontas arredondadas e ótimo acabamento, ao segurar o aparelho você já se sente um engravatado descolado pronto para vender algumas ações. Mas a proposta do BlackBerry Storm não é só atingir o público corporativo, por isso, os recursos multimídia foram reforçados.

Pronto para navegar em 3G, o modelo apresenta como principal novidade o LCD sensível ao toque de 3,25 polegadas, que traz como coadjuvante um acelerômetro. É só mover o smartphone para posição horizontal para que o display entre no modo panorâmico. A posição do aparelho define qual o tipo de teclado virtual fica ativado. Em modo panorâmico, fica um teclado QWERTY. Já em modo retrato, um teclado compacto, o SureType, entra em ação.

Um dos diferenciais do display é a tecnologia SurePress, que faz como que a tela se abaixe levemente quando pressionada pelo dedo. A sensação é de estar realmente apertando um botão, que na verdade é a tela toda. Essa telinha recebeu o prêmio de inovação em tecnologia móvel no Mobile World Congress deste ano.

O problema do BlackBerry Storm é a velocidade de reação para as mais variadas ações. Mesmo com um processador de 624 MHz, para sair de um vídeo e acessar a internet, você precisa esperar o celular pensar. Para passar de um arquivo de texto para algum jogo, o processo é o mesmo, roubando um tempo que costuma ser precioso para os usuários.

Em tempos de celulares com câmeras de 8 MP, fazer fotos em 3,2 MP com o BlackBerry Storm não chega a ser algo fora de série. Mas já é uma câmera melhor do que a do iPhone 3G. Mas talvez a grande mancada do Storm seja a falta de uma conexão Wi-Fi.
Info

Monday, March 09, 2009

Distrowatch, todas as distribuições Linux

Este site coloca a sua disposição uma longa lista de distribuições Linux que existem atualmente. Se você procura por uma "distro" nova ou uma atualização da sua o site é parada obrigatótia.

Acesse o site clicando aqui

FSFE lança campanha Free PDF Readers

A FSFE acaba de dar abertura à iniciativa pdfreaders.org, um website que dá informação sobre PDF e também oferece links para leitores de PDF livres para os sistemas operacionais mais conhecidos.

Os coordenadores do pdfreaders.org, tem o prazer de apresentar a última revisão do site com informação curta e compacta, de como os usuários podem tirar proveito em simultâneo de normas abertas e de software livre. O site já se encontra em vários idiomas e também oferece botões para incluir no seu site sempre que divulgar um arquivo em PDF. Leia o comunicado oficial no site da FSFE.

Ati Mobility Radeon HD 4830 e 4860 com 40nm


Depois dos primeiros testes a uma placa gráfica ATI Radeon de 40 nm terem sido revelados, eis que a AMD apresentou na CeBIT duas placas gráficas para dispositivos moveis concebidas a partir do processo de fabrico de 40nm, são elas as Ati Mobility Radeon HD 4830 e 4860.

Com velocidades de relógio de 450MHz ou 600MHz para a Mobility Radeon HD 4830 e 650 MHz para a Radeon HD 4860 e uma diferença entre as memórias, com o modelo 4830 a utilizar memória GDDR3 e o 4860 GDDR5, estas placas gráficas conseguem reproduzir vídeos em alta definição sem dificuldade.

Até agora apenas uma empresa fabricante de portáteis anunciou produtos com estas novas placas gráficas para portáteis da AMD, a Asus irá colocar estes chips AMD com saída HDMI e som surround 7.1 na sua serie de portáteis K. Bivolt

Asus apresenta 1ºs monitores sem fios

A Asus apresentou na semana passada na CeBIt um largo leque de monitores LCD com gestão de energia eficiente, dentro desse leque de monitores encontrava-se a serie EzLink. Os monitores EzLink são os primeiros com ligação wireless, ou seja não precisa de fios para conectar o monitor ao computador.

Tal como acontece com os ratos e teclados sem fio, a ligação é feita através da interface USB, há uma distancia limite entre o monitor e o emissor de sinal ligado ao computador, não há qualquer perca de qualidade com o aumento da distancia. A serie EzLink é composta por dois monitores, VH192C e VH196T, foram concebidos a pensar no ambiente e são eficientes em termos energéticos ou seja com um rendimento alto e pouco desperdício de energia.

O VH192C é um monitor de 18.5 polegadas widescreen, com uma resolução de 1366x768, 10000:1 de contraste, 5ms de tempo de resposta e 300cd/m2 de brilho máximo. O VH196T tem cerca de 19 polegadas com uma resolução de 1440x900, 300cd/m2 de brilho máximo, um contrate de 5000:1 e 5ms de tempo de resposta. Existe ainda um monitor de 24 polegadas, com um contrate de 3000:1.

Não foram revelados preços, bem como a data de lançamento dos monitores da serie EzLink da Asus. Sabe-se que o modelo VH192C utiliza um painel Color Shine que aumenta a qualidade de imagem, mas não é imune a reflexos.

Padrão SATA3, da Seagate, é 200% mais rápido do que do que o de discos rígidos atuais

Neste momento você provavelmente trabalha com um disco rígido SATA, com velocidade de transferência de 150 MBps (SATA) ou 300 MBps (SATA2). Enquanto isso, a Seagate demonstrou sua especificação experimental SATA3, que alcança velocidades de 600 MBps.

Esses números, porém, são apenas especificações teóricas. Na realidade, uma combinação de limitações de hardware e software faz com que drives SATA rodem de maneira mais lenta do que a prometida – algo que o SATA3 espera superar.

A Seagate diz que o SATA3 será 200% mais rápido do que o SATA2 em uso no mundo real, além de ser compatível com a já existente infraestrutura SATA (cabos etc.).

No entanto, eis alguns problemas: o SATA3, da Seagate, não é um padrão sobre o qual outros fabricantes (como a Western Digital) entraram em acordo – com a exceção da AMD, que prometeu oferecer suporte ao padrão em seus futuros chipsets.

Além disso, a Seagate ainda não tem um disco rígido para exibir. Mas eles planejam ter um produto no mercado ainda neste ano. Gizmodo

Câmera DSC-T700, da Sony, tem 4 GB de memória


A Cyber-shot DSC-T700, da Sony, é uma câmera de 10,1 megapixels que chama a atenção tanto pela beleza quanto pelo preço. Ela é pequena, bem fina, tem acabamento em aço escovado e tela sensível ao toque. Tudo isso, junto com uma memória interna de 4 GB, tenta justificar os salgados 1 999 reais cobrados pela máquina.

Na frente do equipamento há uma proteção que escorrega para baixo, revelando a lente e o flash. O visor LCD de 3,5 polegadas touchscreen ocupa quase toda a cobertura da parte de trás. As laterais têm apenas 1,8 centímetro (com altura de 5,8 cm e largura de 9,6 cm). É uma câmera que realmente atrai os olhares – mesmo os de quem não vai sair na foto.

As configurações que não são vistas pelos curiosos alheios também são boas. Além dos 4 GB de memória, a Cyber-shot DSC-T700 tem slot para Memory Stick Duo de até 16 GB. A tela sensível ao toque, além do tamanho chamativo, possui 921 mil pixels e formato 16:9 – assim, as fotos não ocupam o visor inteiro, deixando as partes laterais para funções de configuração. Para falar a verdade, esse visor é inúmeras vezes melhor para rever as fotos do que para batê-las. Info

Rode o Windows no Linux sem virtualização

Muitos usuários acham que o Linux serve para todos os seus propositos, porém, existem usuários que precisam de aplicações que rodam somente no Windows. O que fazer... Dual-Boot ? Virtualização (acabando com a memória) ? A distribuição andLinux vem trazendo um novo nivel de simulação de sistemas operacionais.

O segredo da distro, é o seu kernel (coLinux). O projeto coLinux, pega um kernel estavel e "porta" para um ambiente Windows. Isso significa que ao contrario de uma virtualização, o andLinux instala o Windows como sendo qualquer outra aplicação.

O andLinux esta disponivel em dois "sabores": uma versão com 665MB que usa o KDE e a outra mais leve com o Xfce, ocupando apenas 143MB.

Ambas versões executam arquivos .exe do Windows com a ajuda de um instalador gráfico.

Leia mais em Linux.com

openSUSE terá datas fixas de lançamentos

Seguindo os passos de distribuições como Ubuntu e Fedora, o projeto openSUSE anunciou que também utilizará um calendário fixo para lançamento de novas versões. Entretanto, ao contrário das duas distribuições mencionadas, o ciclo será de 8 meses.
Confira a programação:
* Novembro 2009: "Fichte" 11.2
* Julho 2010: "Rousseau" 11.3
* Março 2011: "Voltaire" 12.0
* Novembro 2011: "Lessing" 12.1

Mais na fonte: http://osnews.com/story/21093/[...]oves_to_Fixed_Release_Schedule


As linguagens de programação de antigamente e de hoje

A evolução das linguagens de programação é tão grande quando a evolução da tecnologia no geral. Se ficarmos alguns meses sem acompanhar o mercado, ficamos para trás por causa de novas versões e tecnologias concorrentes que surgem. Esse é talvez o principal problema da área de TI – manter-se atualizado. A editora O’reilly publicou uma linha do tempo das linguagens de programação, desde o seu início até os dias de hoje.

Bate certa nostalgia de ver como as linguagens evoluem. Eu comecei com o Visual Basic e vejo o que mudou de lá para cá.

Confira a linha do tempo aqui.

Processadores de múltiplos núcleos criam gargalo para supercomputação

Depois que o calor dissipado pelos processadores colocou uma barreira real ao aumento de sua frequência de funcionamento, a indústria passou a apostar nos processadores multicore, ou de múltiplos núcleos, nos quais os cálculos são distribuídos entre os diversos "mini-processadores" no interior de um único processador.

Limitações dos processadores multicore

Mas esta saída tem seus limites. Segundo pesquisadores dos Laboratórios Sandia, nos Estados Unidos, processadores com 16 núcleos têm um desempenho muito similar a processadores com apenas 2 núcleos, quando os dois são colocados para efetuar cálculos complexos.

Simulando cálculos de data mining, que visam retirar informações de grandes conjuntos de dados, os pesquisadores descobriram que há um aumento significativo de velocidade quando se passa de processadores de 2 núcleos para processadores de 4 núcleos.

Contudo, ao passar de 8 núcleos, o desempenho começa a cair rapidamente e de forma totalmente inesperada. Os processadores com 16 núcleos voltam ao rendimento dos processadores de apenas 2 núcleos. Superando 16 núcleos, o desempenho cai ainda mais.

Disputa pelo barramento de memória

Segundo os pesquisadores, são duas as causas para o problema. A primeira é a falta de largura de banda de memória. O segundo é a disputa entre os núcleos pelo barramento de memória disponível para cada processador.

Quando o número de núcleos supera 8, a falta de acesso imediato a caches de memória individualizados torna o processo de cálculo mais lento.

O problema deverá afetar sobremaneira o desenvolvimento de novos supercomputadores, que contam com o aumento de núcleos por processador como uma estratégia para o aumento da velocidade.

"De certa forma, isto está apontando para o óbvio - muitas de nossas aplicações têm sido limitadas pelo acesso ao barramento de memória mesmo em processadores de um único núcleo," diz o pesquisador Arun Rodrigues. "Entretanto, esta não é uma questão para a qual a indústria tenha uma solução conhecida, e o problema é frequentemente ignorado."

Ubuntu terá sistema de avisos mais moderno

Mark Shutterworth, fundador da Canonical, revelou em seu blog que o sistema de notificação NotifyOSD sairá no Ubuntu Jaunty, esperado para abril.

O NotifyOSD exibe mensagens em um balão próximo à bandeja do sistema quando algo importante acontece (e-mail recebido, ajuste de volume, bateria acabando etc.). Tem um visual elegante, semelhante ao sistema de notificação presente no Mac OS Leopard, da Apple.
Pelo menos 35 aplicações sofrerão modificações para utilizar o novo sistema. É um bom esforço de padronização, já que alguns programas usam seus próprios sistemas de notificação. Para quem quiser entender melhor como funciona essa novidade, há um guia de design e um wiki funcional da aplicação.

O código-fonte está acessível via Launchpad . Quem estiver com alguma versão alpha do Ubuntu Jaunty pode instalar executando os comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get install notify-osd

HD da Seagate transfere dados a 6 Gbps

A Seagate e a AMD demonstraram um HD SATA com velocidade nominal de 6 Gbps.

A interface, chamada de SATA3, supera a velocidade da Serial ATA (SATA) de 1,5 Gbps, e da SATA2, que chega a 3 Gbps. Será compatível com as interfaces anteriores e usará os mesmos cabos e conectores. A nova interface foi desenvolvida pela Serial ATA International Organization (SATA-IO), de acordo com as especificações da Serial ATA Revision 3.0.

Segundo a Seagate, a SATA3 também oferece melhor gerenciamento de energia e melhora do recurso Native Command Queuing, para aumentar a velocidade e desempenho da transferência de dados em aplicações como modelagem científica, simulações e previsões.

A tecnologia foi demonstrada na segunda-feira (9) na Everything Channel Xchange Conference, em New Orleans (EUA). O disco rígido da Seagate equipado com a nova interface atingiu 5,5 Gbps.

A Seagate pretende levar ao mercado o primeiro HD com SATA3 até o fim de 2009. Segundo a empresa, a SATA3 deverá sera adotada principalmente em servidores e PCs para games. Info

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews