Byte News

Friday, May 01, 2009

Sony Ericsson anuncia oW205 Walkman


Depois da apresentação do S312, a Sony Ericsson lança um novo aparelho para a familia Walkman. Se trata do W205.

Grande 92 x 47 x 16,4 mm e leve 96 gramas, o celular tem um display amplo 1,8″ com uma resolução de 128 x 160 pixel além das 65.000 cores. A câmera digital tira foto com resolução máxima de 1,3 Megapixel.

O verdadeiro ponto forte desse aparelho é seleção musical que se pode fazer uso com o player do Walkman, da radio FM e dos comandos multimídias. Destinado a fatia econômica do mercado, o celular tem também conectividade GRPS, uma mémoria interna de cinco MB expansivel com entrada para cartão SD e uma bateria que permite até nove horas de conversa ou 425 em standby. O aparelho sera disponível no mercado a partir de junho por um preço ainda não informado.

WinRAR 3.9 beta 1, GeForce Drivers e outros links

Crysis Wars v1.5 Patch No patch para a parte multijogador de Crysis Warhead.

GeForce Drivers 185.81 beta Nova versão Beta dos drivers da NVIDIA para as suas placas gráficas GeForce. Eles melhoram a performance e oferecem suporte para o Windows 7.

K-Lite Codec Pack 4.80 Um dos melhores pacotes de Codecs de vídeo e áudio que recebeu uma nova atualização.

WinRAR 3.90 beta 1 A nova versão de um dos programas para comprimir e descompactar arquivos mais usado do mundo está começando a esquentar os motores. Inicialmente nós temos o primeiro Beta da versão 3.90, mas esta não deixa de ser uma boa notícia para o futuro. Parece que nós teremos novidades para 64 bits, multinúcleo e Windows 7.

Internet Explorer Collection: Tenha todas as versões do IE

Os desenvolvedores de aplicativos precisam realizar diversos testes em seus produtos para terem certeza de um funcionamento adequado, principalmente quando esses produtos são voltados para a grande rede que é acessada de diversos navegadores e suas também variadas versões.

Um pacotão chamado de Internet Explorer Collection deverá ajudar bastante na tarefa de testar aplicativos web nas diversas versões do navegador da Microsoft. Esse pacote contém todas as versões do Internet Explorer, mas a instalação do conteúdo completo poderá ser limitada pela versão do Windows. No total, são 11 versões do Internet Explorer para instalar juntamente com a barra de ferramentas para desenvolvedores.

Confira a lista mais abaixo:

• Internet Explorer 1.0 (4.40.308) • Internet Explorer 1.5 (0.1.0.10) • Internet Explorer 2.01 (2.01.046) • Internet Explorer 3.0 (3.0.1152) • Internet Explorer 4.01 (4.72.3110.0) • Internet Explorer 5.01 (5.00.3314.2100) • Internet Explorer 5.5 (5.51.4807.2300) • Internet Explorer 6.0 (6.00.2800.1106) • Internet Explorer 6.0 (6.00.2900.2180) • Internet Explorer 7.0 (7.00.5730.13) • Internet Explorer 8.0 (8.00.6001.18702) • Internet Explorer Developer Toolbar 1.00.2188.0

Para efetuar o download clique aqui.

Microsoft disponibiliza Glimmer para desenvolvedores jQuery


A Microsoft ainda consegue me surpreender. A novidade é o Glimmer que na verdade é um conjunto de plugins para o jQuery em Java Script. Existe um para fazer seqüência de imagens ou um sistema para banners rotativos, tooltips, menus drop-down e animações customizadas.


Todos são bem leves e é claro, dependem da biblioteca do jQuery. As animações são realmente muito boas, engana qualquer um que pode pensar que é Flash.
Conheça mais no site do Glimmer.

Yahoo! ensina a fazer widgets

Não são apenas Google e Microsoft que ensinam a criar widgets. O Yahoo! também fornece um kit completo para quem quiser participar do Arena INFO nesta categoria.
A empresa tornou-se uma das pioneiras nessa área ao adquirir, em 2005, a Konfabulator. Hoje, a quantidade de widgets disponíveis para download no site do Yahoo! Widgets já ultrapassa a casa dos 5 600 aplicativos, divididos em nada menos do que 20 categorias. Hein? Pois é isso mesmo.
Vale a pena dar uma olhada na página até mesmo para ter uma boa idéia de que aplicativo sua equipe pode criar para o Arena INFO. No Yahoo!, eles estão divididos da seguinte forma: utilidades, notícias, games, rádio, busca, relógios, webcams, timers, previsão do tempo, comunicação, esportes, compras, plugins, diversão, programação, áudio, entretenimento, transportes, finanças e fotos. Ufa!

Decidido o tema, vale a pena fazer uma visita ao site do Konfabulator Tools and Documentation. Ali, é possível baixar o Konfabulator SDK, que inclui o Yahoo! Widgets 4.5 para Windows, a versão 4.5 do PDF com o manual de referência do Konfabulator, o Widget Creation Script para Photoshop CS v2.0, o Widget Converter Tool v1.3 e o Widget Creation Tutorial v1.1. Além disso, a página reúne uma farta documentação sobre o assunto.
Pronto, junte agora os seus amigos, inscreva-se no Arena e desenvolva um widget útil e inovador. Nunca é demais lembrar que seu pequeno programa pode valer uma viagem de uma semana para Nova York ou vales-compras de R$ 1 000. Boa sorte! Info

Thursday, April 30, 2009

Lançado o Mandriva 2009 Spring


“A Mandriva anunciou o lançamento da versão final do Mandriva Linux 2009 Spring. Mais rápido, mais fácil e ainda mais seguro, essa nova versão tras a você muitas funcionalidades inovadoras. A família Mandriva Linux 2009 Spring está agora disponivel trazendo o que á de mais atual em software no mundo Linux!

Em resumo, essas são as novidades encontradas do 2009 Spring.

  • Um sistema completo, fácil de instalar, incluindo todos os drivers que você precisa;
  • Compatibilidade com os hardwares mais antigos ao mais recentes, incluindo todos os netbooks no mercado;
  • Um painel com aplicações que vão desde programas office e educacionais até programas multimedia;
  • Ultimas versões dos mais populares programas de código aberto. KDE 4.2.2, GNOME 2.26, Firefox 3, Xorg Server 1.6;
  • Ferramentas pra facilmente tornar seu sistema ainda mais seguro;

Como as versões anteriores, esse está disponivel em 3 versões diferentes. A Powerpack, Free e One. Para ver as diferenças entre elas leia essa dica.
Se estiver em dúvida entre KDE e GNOME clique aqui e leia outra dica. As ISOs estão sendo semeadas por todos os servidores. Já estão disponiveis para download por torrent. Clique para baixar.

Mandriva 2009 Spring Free 32 bits(DVD Instalavel)
Mandriva 2009 Spring Free 64 Bits(DVD Instalavel)
Mandriva 2009 Spring ONE KDE (LiveCD Instalavel com KDE)
Mandriva 2009 Spring ONE GNOME (LiveCD Instalavel com GNOME)
Mandriva 2009 Spring Mini Dual (Versão minimalista para ambas as plataformas)
Dentro de algumas horas, um dia no maximo as ISOs deverão estar também disponiveis nos servidores brasileiros: http://mandriva.c3sl.ufpr.br/official/iso/

SCiB: Toshiba lança segunda versão da bateria mais potente do mundo


A Toshiba anunciou ter desenvolvido uma nova versão da famosa SCiB (Super Charge ion Battery), com maior capacidade de armazenamento, e uma incrível velocidade de recarregamento. A versão anterior, possuia uma potência de saída quatro vezes inferior a este novo modelo, que agora é de 3900 Watts.

Até um tempo atrás, um dos grandes problemas com a idéia de carros elétricos, seria o tempo de recarga das baterias. A primeira versão do SCiB -que já foi comercializada em 2008- precisava de pouco mais de 10 minutos para ser completamente recarregada. Esta marca em si já seria sensacional para uma bateria tão potente, mas eles resolveram melhorar um pouco mais as coisas.

Com este novo modelo, a Toshiba diz que será possível dar uma carga completa na bateria, em apenas 90 segundos. Sendo capaz de repetir este ciclo (em condições ideais) por mais de 10 mil vezes.

Esta velocidade já torna mais aceitável a idéia de ter postos de energia elétrica pela estrada. Você não demora tudo isso para abastecer seu carro, mas imagine ter que esperar mais de 10 minutos. De qualquer forma, quem consegue diminuir o tempo de recarga de 10 minutos para 90 segundos, deverá ainda conseguir mais (ou menos) em alguns anos.

A produção em massa do SCiB v2, deverá começar ainda este ano. A expectativa é que em 2015, a produção mensal chegue a 10 milhões de unidades.

Radiotracker Platinum, grava e reproduz rádios online


Radiotracker Platinum é um gravador e reprodutor de rádios online que grava automáticamente as músicas em streaming das estações de rádio online selecionadas, você poderá baixar as capas e as letras da músicas também.

GE apresenta tecnologia que torna possível disco de 500-gigabytes

Pesquisadores da GE apresentaram um material micro-holográfico do tamanho de um disco de DVD com capacidade de armazenamento de 500 gigabytes. Isto equivale à capacidade de 20 discos Blu-ray de camada única, de 100 DVDs ou de um disco rígido de um microcomputador robusto.

Os discos micro-holográficos da GE, que ainda estão no estágio de laboratório, sem previsão para comercialização, exigirão seus próprios leitores, ligeiramente diferentes dos atuais equipamentos de leitura de Blu-ray ou de DVD.

Armazenamento holográfico de dados

O armazenamento holográfico é diferente dos formatos atuais de armazenamento óptico, como os discos de DVD ou Blu-ray. Os discos DVD e Blu-ray armazenam a informação somente numa superfície, chamada camada. Um disco pode ter uma ou mais camadas.

A tecnologia holográfica utiliza todo o volume do material do disco. Os hologramas, ou padrões tridimensionais que representam bits de informações, são gravados no disco e podem então ser lidos.

Embora a tecnologia de armazenamento holográfico da GE seja uma inovação em termos de capacidade, o equipamento e os formatos são similares à atual tecnologia de armazenamento óptico, de modo que o aparelho de leitura de disco micro-holográfico poderá permitirá aos usuários tocar, ler ou assistir seus CDs e DVDs, embora o contrário não seja válido.

Marcas micro-holográficas

Os engenheiros da empresa conseguiram gravar marcas micro-holográficas ("bits holográficos") com um diâmetro de cerca de 1 micrômetro, com cerca de 1% de reflexividade. Quando se utiliza o tamanho dos discos ópticos de DVD ou Blu-ray, essa redução na dimensão das marcas ainda garantem reflexividade suficiente para permitir inserir até 500 GB em um disco do tamanho de um CD.

"A inovação da GE é um grande passo para trazer a próxima geração de tecnologia de armazenamento holográfico para o dia-a-dia do consumidor", comentou Brian Lawrence, que lidera o programa de Armazenamento Holográfico da GE. "O dia em que você poderá armazenar toda a sua coleção de filmes de alta definição em um único disco suportando formatos de alta resolução, como televisão 3-D, está mais próximo do que você supõe."

Mercado empresarial

A GE vem trabalhando na tecnologia de armazenamento holográfico há mais de seis anos. A demonstração dos materiais que podem suportar 500 gigabytes de capacidade representa um importante marco na produção de discos micro-holográficos que poderá, em tese, chegar ao armazenamento de mais do que um terabyte, ou 1.000 gigabytes, de dados.

Além de pressionar os limites da capacidade de armazenamento, os pesquisadores também se concentraram em tornar a tecnologia facilmente adaptável aos formatos de armazenamento óptico existentes e aos processos de fabricação industrial atuais.

Para levar a tecnologia de armazenamento holográfico ao mercado, a empresa afirma que irá focar primeiro o setor de armazenamento de dados empresariais e, em seguida, o mercado de consumo.

AMD comemora 40 anos

Pode parecer surpreendente, mas a AMD foi criada apenas um ano depois da Intel. Amanhã a AMD vai comemorar os seus 40 anos. E se para algumas pessoas, fundar uma companhia no dia do trabalho pode parecer engraçado ou até mesmo irônico, para a AMD esta é uma boa oportunidade para fazer um balanço sobre os últimos 40 anos, muito mais difíceis para a companhia do para o seu concorrente Intel.


A AMD foi fundada em 1969 por Jerry Sanders e por sete amigos seus (Larry Stenger, Ed Turney, Jim Giles, John Carey, Jack Gifford, Sven Simonsen e Frank Botte). Aqui não estamos falando de 8 caras dentro de uma garagem, mas sim dentro de uma sala. A AMD começou a sua existência com um capital de 100.000 dólares.

Neste mesmo ano, mais precisamente no mês de setembro, a companhia norte-americana colocou os seus pés em Sunnyvale, a famosa cidade californiana que mais tarde receberia o Yahoo! e a Palm. Dois meses depois, a AMD orgulhosamente apresentou o seu primeiro produto saído da sua Fab 1: o Am9300, um shift register MSI de 4 bits. Mas o Am9300 não era destinado à venda.

Um ano depois da sua criação, a AMD já contava com 53 empregados, 18 produtos diferentes, mas assim como o Am9300, nenhum produto havia sido vendido.

Três anos mais tarde, ou seja, em 1972, a AMD preparou o seu futuro. A AMD entrou na Bolsa (em setembro) e elevou seu capital para 8 milhões de dólares (525.000 ações a 15 dólares). Dois meses mais tarde, a companhia produziu os seus waffers de silício e em janeiro de 1973, a AMD saiu dos Estados Unidos para abrir a sua primeira unidade de fabricação em Penang, na Malásia.

Entre 1974 e 1979, apesar de uma crise econômica sem precedentes, a AMD cresceu muito. Sua receita passou de 26,5 milhões de dólares (em 1974) para mais de 100 milhões em 1978 e 168 milhões em 1979. Nesta mesma época (1974) a companhia já contava com 1.500 empregados e mais de 200 produtos diferentes. A AMD também montou neste mesmo período uma fábrica em Sunnyvale, uma em Austin (Texas) e uma outra nas Filipinas.

Em 1975, a AMD fabricou o AM9102, seu primeiro chip de memória (RAM).

O ano seguinte foi particularmente decisivo e que teve conseqüências importantes, pois AMD e Intel neste momento assinaram um acordo de licenças cruzadas sobre suas patentes.

O que veio em seguida é um pouco mais conhecido. Abaixo lgumas datas importantes da AMD.com. Vocês poderão observar que nos anos 80 a AMD sofreu a sua primeira reestruturação e neste período também a companhia começou a sua oposição a Intel. Uma situação que nos faz lembrar dos conflitos vividos hoje... Nós separamos todas as datas com a finalidade de diferenciar várias épocas. Um recorte puramente subjetivo da nossa parte.

1981-1993 : AMD e Intel, o divórcio

1981 – Os chips AMD voam com a nave Columbia.
1981 -- AMD e Intel renovam e ampliam o seu acordo inicial de licenças cruzadas.
1982 -- AMD e Intel assinam um acordo de compartilhamento de tecnologias sobre a linha de processadores e periféricos iAPX86.
1985 -- AMD aparece pela primeira vez na lista Fortune 500.
1986 -- AMD lança o primeiro EPROM de um milhões de bits.
Outubro de 1986 – Abalada por uma longa recessão, a AMD anuncia a primeira reestruturação da sua mão de obra em mais de dez anos.
1987 -- AMD desenvolve uma tecnologia de CMOS com a Sony.
Abril de 1987 - AMD faz um pedido de arbitragem em razão do seu litígio com a Intel.
Abril de 1987 -- AMD e Monolithic Memories Inc. se fundem.
Março de 1991 -- AMD lança a sua linha de processadores AM386, colocando um ponto final ao monopólio da Intel.
Outubro de 1991 -- AMD comercializa o seu milionésimo AM386.
Fevereiro de 1992 – O processo de arbitragem entre AMD e Intel chega ao fim depois de cinco longos anos e a companhia ganha o direito de fabricar e de comercializar toda a sua linha de processadores AM386.
Abril de 1993 -- AMD e Fujitsu criam uma joint-venture para produzir memórias flash.
Abril de 1993 – Os primeiros processadores da linha AM486 são introduzidos no mercado.

1993-1997 : os famosos K5 e K6

1993 -- AMD anuncia o projeto AMD-K5.
10 de março de 1994 – A Corte Federal confirmou os direitos da AMD sobre o microcódigo da Intel no processo que envolve o co-processador matemático 287.
1996 -- AMD compra a NexGen.
1996 -- AMD inicia os trabalhos da sua Fab 30 de Dresden.
1997 -- AMD lança o processador AMD-K6.

1998-2000 : o Athlon conquista o mundo

1998 -- AMD apresenta o processador AMD Athlon™ (codinome K7) durante o Microprocessor Forum.
1999 -- AMD lança o processador AMD Athlon™, o primeiro processador de sétima geração compatível com o Microsoft Windows®.
2000 -- AMD nomeia Hector Ruiz como seu presidente e CEO.
2000 -- AMD anuncia uma receita de 1 bilhão de dólares para o primeiro trimestre fiscal, um fato sem precedente em toda a história da companhia.
2000 -- AMD inicia a distribuição dos primeiros produtos fabricados na Fab 30 de Dresden.

Os anos seguintes evidentemente foram marcados pelo lançamento de processadores bem conhecidos (Opteron, Athlon 64, o Phenom, etc.). Et bien sûr, uma das datas importantes para a AMD foi a compra da ATI em 2006 por mais de 5 bilhões de dólares.

MSI anuncia a sua GTX 285 HydroCopper

A MSI lançou a sua Geforce GTX 285 para um sistema de refrigeração líquida, a N285GTX HydroGen OC, equipada com um waterblock inteiramente feito de cobre.

A MSI anunciou a sua solução de refrigeração como a melhor m relação aos seus concorrentes no setor das GTX 285 watercooling. O bloco é inteiramente feito de cobre e pesa 750 gramas, enquanto que as outras são parcialmente feitas de alumínio. A MSI também anunciou uma temperatura 30°C menor em relação ao sistema de refrigeração de referência.

Evidentemente, esta placa apresenta freqüências overclocadas de fábrica: 702 MHz para a GPU e 2600 MHz DDR para os seus 1024 MB GDDR3, contra 648 / 2482 MHz dos modelos de referência.

Esta GTX 285 WC será distribuída juntamente com o jogo Tomb Raider Underwold, mas o seu preço ainda não foi comunicado pela MSI.

O compilador GCC chega a sua versão 4.4


Uma nova versão estampada 4.4.0 do compilador GCC (GNU Compiler Collection) fez sua aparição. Esta ferramenta livre suporta inúmeras linguagens: C e C++, mas também Objective-C, Ada, Fortran ou Java.

Várias melhorias, correções de bugs e a adição de novas funcionalidades fazem parte do pacote. Também é preciso destacar, por exemplo, a compatibilidade com inúmeros processadores que exploravam arquiteturas já suportadas (Cortex-A9, Loongson 2E e 2F, PowerPC e300c2, e300c3 e e500mc,...) ou não (picoChip), a incorporação de um novo alocador de registros IRA (Integrated Register Allocator), a otimização da execução de alguns códigos, o gerenciamento do OpenMP 3, melhoramentos no suporte da norma Fortran 2003, a aparição de um novo ordenador de instruções para os processadores Itanium ou ainda o suporte da aceleração via hardware da criptografia AES.

Em contrapartida, como a cada nova versão do GCC, o compilador se mostra menos tolerante diante de um código defeituoso e isso acaba gerando um erro onde a antiga versão se limitava a emitir um simples alerta. A lista das modificações introduzidas por esta versão 4.4.0 está disponível no site do projeto GNU.

Para fazer o download, clique aqui

NVIDIA: Um único PCB para a nova GTX 295


Segundo alguns rumores, a NVIDIA teria entre as suas placas uma versão modificada da sua GeForce GTX 295, mas desta vez dotada de um único PCB enquanto que o modelo original dispõe de dois montados como um "sandwiche".

Esta GeForce GTX 295 reúne sobre um novo PCB P658 os dois chips gráficos, ainda com uma freqüência de 576 MHz. Ainda segundo os rumores, a NVIDIA vai aproveitar para aumentar a freqüência de operação dos 1792 MB de memória para 1100 MHz. A placa se beneficia de um novo sistema de refrigeração dual slot e dois conectores PCI-Express (6-pinos e 8-pinos) são indispensáveis para o bom funcionamento desta GeForce GTX 295 « v2 ».

Pra finalizar, o preço desta nova placa deverá ser idêntico ao preço da GTX 295 original, enquanto que o seu lançamento estaria previsto para a segunda quinzena de maio.

Smart Installer – Os principais programas em um só


O Smart Installer é um daqueles utilitários que depois que você descobre não consegue ficar sem, ainda mais para quem é técnico de informática e vive instalando os mesmos programas toda vez que formata um computador. O Smart Installer é um pacote com vários aplicativos que a maioria das pessoas usam como descompactadores, utlitários, mensageiros instantâneos, navegadores e até antivírus dos mais populares.

O pacote tem cerca de 227 MB e pode ser carregado em um pen-drive ou gravado em algum CD. Faça o download do Smart Installer.

Disponível para download o Microsoft Office 2007 SP2


Microsoft liberou a versão definitiva do Service Pack 2 para o Office 2007, com um tamanho aproximado de 292MB, está disponível para download imediato. Esta actualização promete melhorar a funcionalidade, rendimiento e estabilidad da popular suite para escritório, como também o suporte para abrir, editar e salver arquivos Open Document Text (ODT), ODS e PAO.

Download | Office 2007 Service Pack 2

Wednesday, April 29, 2009

8 sites para baixar livros (e-books) gratuitos

Na internet existem milhares de livros em domínio publico que foram digitalizados e disponibilizados para download. Os E-Books ou livros eletrônicos são publicações digitalizadas equivalente a um livro convencional impresso. Podem ser lidos pelo computador,notebooks, Palmtops ou Handhelds (PDAs), Pocket PCs e eBook Reading Devices, um dispositivos eletrônicos específico para leitura.

Sites Nacionais:

Portal Domínio Público - Lançado em novembr0 de 2004, atualmente conta com mais de 100 mil obras cadastradas. A biblioteca virtual hoje é referência para professores, alunos, pesquisadores e população em geral e propõe o compartilhamento de conhecimentos, através de obras em domínio público ou que tenham divulgação autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal, principalmente às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos).

VirtualBooks - Acervo de e-books em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português, conta ainda com livros traduzidos, livros infantis e a Bíblia Sagrada.

eBookCult - Biblioteca digital cujo projeto busca contribuir com o fortalecimento da educação e da identidade cultural brasileira.

IG Ler - Conta com mais de 200 livros da literatura brasileira, portuguesa e universal.

Sites Internacionais

Project Gutenberg - Primeira grande coleção de livros eletrônicos grátis, o projeto Gutenberg conta com mais de 27.000 livros gratuitos para download, inclusive livros em português.

Internet Public Library - Biblioteca pública da internet, conta com mais de 40.000 registros.

O’Reilly Open Books Project - Diversos livros gratuitos da editora O’Reilly

Digital Libraries - Cataloga informação digital de várias universidades americanas e da NASA

Como testar e diagnosticar falhas em sua conexão de internet

Se você anda desconfiado que sua internet está lenta, teste a velocidade de sua conexão utilizando alguns serviços gratuitos disponíveis na internet, como o teste de velocidade baseado no download e upload de arquivos, popularmente conhecido como velocímetro ou testes mais específicos que verificam se seu provedor limita alguns protocolos como o BitTorrent e lhe ajudam a encontrar falhas que estejam limitando sua conexão.

O teste do velocímetro é bem simples, a velocidade de sua conexão é verificada através do tempo gasto para se fazer o download e upload de um arquivo de tamanho pré-definido.

Esse tipo de teste serve para te dar uma ideia da conexão de internet que seu provedor está lhe fornecendo. Porém existem vários fatores que podem influenciar no resultado final, como downloads ativos , outros computadores e programas utilizando a mesma conexão de internet no momento do teste.

Pode ser considerado normal resultados até 20% abaixo da conexão prometida pelo seu provedor. Seja qual for o resultado, repita o teste para confirmar o diagnóstico, se possível em outros computadores que utilizam a mesma conexão de internet.

O site Speedtest é uma boa opção, pois ele conta com servidores em vários locais do mundo e com um servidor perto de você, o resultado será mais preciso.

Testar velocidade da internet no Speedtest

Outra opção é o velocímetro do RJNET .

Se quiser fazer testes mais rigorosos em sua conexão, utilize o Measurement Lab, desenvolvido por um grupo de pesquisadores, disponibiliza cinco ferramentas para medir e diagnosticar conexões de internet. Atualmente o serviço é hospedado pelo Google.

  1. Network Diagnostic Tool - Teste de velocidade de upload e download e diagnósticos de eventuais problemas que estejam limitando a velocidade.
  2. Glasnost - Tenta detectar se o seu provedor de acesso à internet está limitando o tráfego do protocolo BitTorrent.
  3. Network Path and Application Diagnosis (NPAD) - Tenta identificar falhas na rede, como perda de pacotes e onde elas estão ocorrendo.
  4. DiffProbe - Tenta detectar se seu provedor de acesso à Internet classifica certos tipos de tráfego com “baixa prioridade”, fornecendo-lhe um nível de serviço inferior.
  5. NANO - Verifica se o provedor limita o desempenho de um determinado subconjunto de usuários, aplicativos ou destinos.

Recupere partições deletadas com o TestDisk

Se você deletou alguma partição acidentalmente ou sua partição não está mais inicializável, use o software open source TestDisk para recuperar a partição.

Apesar de ser baseado em linha de comando, TestDisk é uma poderosa ferramenta , capaz de recuperar partições deletadas em vários sistemas operacionais, tais como Windows, Linux e Mac.

O que o TestDisk pode fazer:

  • Corrigir a tabela de partições, recuperar partições deletadas.
  • Recuperar setores de boot FAT32 através de backup.
  • Reconstruir setores de boot FAT12/FAT16/FAT32.
  • Corrigir tabelas FAT.
  • Reconstruir setores de boot NTFS.
  • Recuperar setores de boot NTFS através de backup.
  • Corrigir a MFT usando o espelho MFT.
  • Localizar o SuperBloco de backup ext2/ext3

TestDisk pode encontrar partições perdidas nos seguintes sistemas de arquivos:

  • BeFS ( BeOS ).
  • BSD disklabel ( FreeBSD/OpenBSD/NetBSD ).
  • CramFS, Compressed File System.
  • DOS/Windows FAT12, FAT16 e FAT32.
  • Windows exFAT.
  • HFS, HFS+ e HFSX, Hierarchical File System.
  • JFS, IBM’s Journaled File System.
  • Linux ext2 e ext3.
  • Linux LUKS encrypted partition.
  • Linux RAID md 0.9/1.0/1.1/1.2.
  • Linux Swap (versões 1 e 2).
  • LVM e LVM2, Linux Logical Volume Manager.
  • Mac partition map.
  • Novell Storage Services NSS.
  • NTFS ( Windows NT/2000/XP/2003/Vista/2008 ).
  • ReiserFS 3.5, 3.6 e 4.
  • Sun Solaris i386 disklabel.
  • Unix File System UFS e UFS2 (Sun/BSD/…).
  • XFS, SGI’s Journaled File System
Download TestDisk


Filmes raros para baixar de graça e legalmente

Agora você pode aumentar sua coleção de filmes antigos e raros sem pagar nada por isso, existem na internet muitos filmes que caíram em domínio público ou não tiveram seu direto autoral renovado, isso quer dizer que você pode baixá-los para assistir em seu computador ou no DVD da sala de forma completamente legalizada.

O site Public Domain Torrents contém uma vasta coleção de filmes disponíveis para download, nele você encontra clássicos bem antigos como Tarzan, O Fantasma da Ópera, A Marca do Zorro, até filmes da década de 60 e 70 como A Noite dos Mortos-Vivos.

Existem também muitos filmes de ação com atores consagrados da Sessão da Tarde como Chuck Norris, filmes de faroeste , musicais, comédia, suspense e muitos outros gêneros.

O que está esperando? Acesse o site Public Domain Torrents e comece a baixar os filmes.

Tá precisandode legendas? Então acesse os site abaixo:

. Legendas.tv - Site brasileiro de legendas, na minha opinião, o melhor, principalmente para séries americanas.

2. InSubs - Site brasileiro da equipe de tradução InSubs, tem bastante legenda e com boa qualidade.

3. TvSubtitles - Site estrangeiro com mais de 2000 legendas em português

4. LegendasDivx - Site português de legendas, muito bom, mas pra se cadastrar tem que ser convidado por um usuário.

5. Legendas Feijo - Site brasileito, tem bastante legenda também.

6. Divx Subtitles - Site estrangeiro com um bom número de legendas em português.

Baixe automaticamente as letras das músicas que você está escutando

Você gostaria de ter acesso as letras das músicas que está escutando? Essa é a intenção do software LyricsFetcher, um simples utilitário freeware que identifica e baixa as letras para as músicas de sua biblioteca do Windows Media Player e iTunes.

A primeira vez que você rodar o LyricsFetcher, ele vai ler todas as músicas da biblioteca do iTunes ou do Windows Media Player. Uma vez que as músicas estiverem carregadas, selecione para quais músicas deseja procurar a letra e clique em Fetch.

O LyricsFetcher irá procurar na internet as letras das canções selecionadas. Geralmente a busca pela letra de uma música leva cerca de um segundo, mas se você tem uma grande coleção na sua biblioteca musical, poderá demorar algum tempo para buscar e baixar a letra de todas as músicas

Quando o processo de busca estiver concluído, todas as letras encontradas serão gravadas em sua biblioteca musical. Se você tem um iPod, conecte ao computador e sincronize-o, assim as letras das músicas estarão disponível também no iPod. Sempre que inserir novas músicas em sua biblioteca atualize o LyricsFetcher para baixar as letras das novas músicas.

Download LyricsFetcher

Download e instalação automática de seus programas favoritos

Fazer o download e instalação de todos os programas favoritos sempre que formata o computador é um tarefa chata. Se você está cansado disso, o programa freeware InstallPad pode lhe ajudar, nele você cria uma lista de programas favoritos e ele baixa e instala automaticamente os programas pra você.

O programa é uma boa opção para técnicos de informática. Você pode colocar em um pendrive o InstallPad e todos os programas que costuma instalar após formatar um computador e criar a lista no programa indicando que os arquivos de instalação estão no pendrive.

Quando precisar instalar os softwares, basta executar o InstallPad a partir do pendrive e ele instalará os softwares rapidamente, em modo silencioso, sem necessidade de interação do usuário.

O software vem com uma lista pronta. Para inserir, editar e remover softwares, clique com botão direito na lista dos programas e escolha a opção desejada. É possível passar argumentos para os instaladores e executar scripts pós-instalação.

Marque a opção Silent Install em Edit Application > Options para que o software seja instalado automaticamente.

Depois de tudo configurado, você seleciona na lista quais softwares deseja baixar e instalar e clica em “Install Checked” para o InstallPad inciar todo o processo automaticamente.

O InstallPad é portátil, ao levá-lo em um pendrive, copie também a sua lista de programas (applist.xml). Você também pode criar diferentes listas, como por exemplo uma para o seu desktop e outra para o notebook.

InstallPad é gratuito para uso pessoal, roda no Windows e precisa do .NET Framework 2.0.

Download InstallPad

Microsoft mudará comportamento de AutoRun no Windows 7

A partir do lançamento do primeiro Release Candidate (RC) do Windows 7, previsto para lançamento amanhã, dia 30 de abril, o sistema operacional da Microsoft terá suas funções AutoRun, de execução automática de discos e dispositivos de armazenamento, revistas. A execução automática será remodelada para prevenir contaminação de PC por malware.

Segundo o site VNUNet, o componente será modificado para impedir que componentes externos, como pendrives, executem códigos automaticamente no momento que são inseridos no PC, método que diversos malwares utilizam para se alastrar.

Para isso, as opções de instalar ou rodar programas no disco serão removidas da janela de execução automática, e o conteúdo do dispositivo só poderá ser aberto no Windows Explorer, coibindo ataque de pragas, como o temido Conficker, que explorava o componente AutoRun.

No caso do Conficker, para confundir o usuário a janela de execução automática mostrava ícones e opções falsas, simulando o item que permitia abrir pastas para mostrar os arquivos, quando na realidade o item levava à execução do malware.

A mudança de comportamento no AutoRun só será aplicável às mídias removíveis e graváveis, como discos externos, pendrives e cartões de memória. No caso de CDs e DVDs, a funcionalidade atual será mantida, confirmou o site The H Security. Geek

Sothink SWF Easy, cria animações em flash fácil fácil


Sothink SWF Easy é uma forma fácil e rápida de criar efeitos Flash sem conhecer nada de Flash. Você poderá criar uma grande variedad de animações Flash: botões, panéis de navegação, logos gráficos e páginas em Flash para seu site com apenas alguns cliques.

HDDlife Professional, acompanhe o desempenho do seu HD


HDDlife Professional monitora o estado do seu HD, suporta tecnología S.M.A.R.T de cordo com os discos rígidos que já estão no mercado. Se o seu HD suporta a medição de temperatura, ele te mostrará a temperatura a todo momento.

LSN Password Safe, armazena tuas senhas e evita os ataques de spyware


LSN Password Safe é um administrador de senhas seguro com características integradas como prevenção de keyloggers e outros tipos de spyware que buscam capturar as suas senhas. Você poderá organizar teus logins por categorias, colocar uma data de expiração, gerar senhas aleatórias e também armazenar arquivos.

Sanyo Xacti CA9: videocamera HD subacquatica


A chegada do verão na Europa ainda nem chegou, mas parece que a Sanyo quer antecipa-lo. Para tanto vejamos hoje o seu novo lançamento, Xacti CA9 da Sanyo nova filmadora HD que filma em quadros da mémoria SD e pode ser utilizaada debaixo d’agua( e adaptada também à neve e chuva) até uma profundidade de um metro e meio.

Compacta e anatômica (7,4 x 4,5 x 11,4 cm, 230 gramas), a CA9 traz um sensor CMOS de 9 megapixel que filma em 720p em formato MPEG-4 AVC ou H.264 para duplicar a duração do video sem comprometer a qualidade

Un zoom otico de 5x, nos permite de adicionar mais detalhes distantes que poderão ser vistos nitidamente e com foco graças ao estabilizador eletrônico intregrado.

Seguindo uma moda sempre em voga, a CA9 inclue um sistema de reconhecimento de voz(até 12 pessoas), reduz automaticamente o barulho externo e possui o dual shot que permite tirar uma foto durante a filmagem sem interromper o filme.

A CA9 mostra video e foto no visor de 2.5 polegadas e esta disponivel em três cores por 449€(cerca de 1500 reais)com três anos de garantia.

Ahead Nero 10 agendado para Setembro


A suíte de aplicativos Ahead Nero está perto de chegar à sua décima versão. O desenvolvimento já começou e a empresa cita o desejo de reparar as más impressões que a atual versão tem causado nos usuários.

Sobre a futura versão do Ahead Nero, sabe-se que o Nero Recode chegará a sua terceira versão, permitindo múltiplos DVDs, Blu-ray e gravações HD. O Nero ShowTime terá as forças revigoradas e tocará quase todos os formatos já que os desenvolvedores contam com o auxilio da VideoLAN, responsáveis pelo conhecido VLC Player.

Um dos carros chefes do pacote, o Nero Burning Rom, terá poucos recursos novos, o Nero Express irá suportar vídeos em 720p e 1080p, além de gravar mais alguns formatos pouco conhecidos. O pacote de aplicativos Ahead Nero 10 está prometido para Setembro do corrente ano.

Office 2010: Microsoft confirma nome e período de lançamento

A nova versão do Microsoft Office ainda está em fase beta e longe dos olhares de simples usuários, mas enquanto a versão beta pública não é encontrada na grande rede, algumas imagens da suíte do Microsoft Office vazaram e a tela de início do Word 2010 pode ser conferida mais abaixo.

Outras imagens já haviam vazado anteriormente demonstrando um pouco do Microsoft Outlook e algumas mudanças em sua aparência. Sobre o Word sabe-se até o momento que foram acrescentados novas opções no menu e o Excel semelhantemente ao Outlook mudou um pouco na aparência, mas deveremos ver mais novidades no futuro.

O novo pacote de aplicativos da Microsoft estava sendo chamado de Office 2014, mas a empresa já confirmou que o nome será mesmo Office 2010, nome que indica também a data de lançamento. O pacote está sendo prometido para o primeiro semestre do próximo ano.

A evolução gráfica do Microsoft Word








AMD descontinua chips de 2 núcleos e corta preços da linha Opteron

A AMD descontinuou os processadores de núcleo duplo da sua linha de produtos e também cortou preços de alguns chips Opteron em até 43%.

Chips de núcleo duplo Opteron eram parte dos antigos processadores para servidores, mas não constam mais na lista de preços publicada pela fabricante nesta terça-feira (28/04).

Com isso, a empresa contará apenas com processadores com quatro núcleos em sua linha para servidores.

A companhia, porém, ainda oferece chips Athlon e Phenom de dois núcleos para desktops e laptops, além do Phenom de três núcleos para micros de mesa.

A AMD também cortou os preços de alguns chips para servidores Opteron. O modelo Opteron 2374 HE, por exemplo, teve seu preço diminuído em 43% para 255 dólares, enquanto o Opteron 8376 HE teve corte de 35% para 989 dólares.

Os cortes foram iniciados no final da última semana com a introdução dos processadores Opteron HE de quatro núcleos, afirmou uma porta-voz da empresa.

Os chips HE são parte da linha de produtos Opteron da empresa que atende pelo codinome Shangai. A linha se posiciona entre os chips EE de baixo consumo e de alto desempenho SE.

Chips Shangai consomem entre 40 watts e 105 watts e operam com velocidades que variam entre 2,1 GHz e 3,1 GHz.

O fim de chips de núcleo duplo para servidores é um passo incremental na estratégia de fabricantes em adicionar mais núcleos para melhorar o desempenho dos processadores enquanto reduzem o consumo de energia.

A AMD deverá lançar o chip Opteron de 6 núcleos, que atende pelo codinome Istanbul, em maio.

A companhia também planeja uma versão com 12 núcleos, sob o codinome Magny-Cours, em 2010. Ambos usarão o processo de fabricação de 45 nanômetros.

Para tentar pular à frente da Intel na guerra dos núcleos, a AMD também afirmou na semana passada que lançaria um chip com codinome Interlagos em 2011 que terá entre 12 e 16 núcleos.

A Intel oficialmente anunciou o Xeon de 8 núcleos, chamado de Nehalem-EX, para 2010. IDGNow

JavaScript do Firefox 3.5 é 19% mais rápido que o da versão anterior

O sistema de processamento de JavaScript do Firefox 3.5 Beta 4 - lançado nesta terça-feira pela Mozilla - é 19% mais rápido que o sistema usado na versão beta anterior. Os testes foram feitos pela redação do Computerworld nos EUA, usando o SunSpider JavaScript. O resultado também foi bem superior ao do atual navegador oficial da Mozilla, o Firefox 3.0.10.

De acordo com o diretor do Firefox, Mike Beltzner, a nova versão do browser terá recursos de navegação por localização geográfica - ou seja, ele usa a localização do internauta para exibir as páginas mais relevantes. Por exemplo, se você morar em São Paulo e fizer uma busca por “hambúrguer”, os resultados da busca serão lanchonetes próximas da sua casa.

Além das novidades, o Beta 4 traz correções para alguns problemas das versões anteriores, como a pouca compatibilidade do navegador com o Gmail. Como de costume, a Mozilla alerta que essa versão é apenas para testes e que o navegador pode apresentar outros problemas de estabilidade a seus usuários.

A expectativa é de que este seja o último beta do Firefox 3.5 – anteriormente batizado de Firefox 3.1. IDGNow

Calgary, o primeiro telefone Android da Motorola


Estou cansado de histórias sobre o “Android no telefone da empresa X” já tem um tempo, mas o Calgary da Motorola me deixou de olhos arregalados: ele de fato parece bastante interessante!

O BGR diz que o slider QWERTY terá seu foco no networking social – provavelmente não mesma tendência do novo Sidekick. Eu tenho minhas dúvidas sobre este teclado plano não-tão-sensível a toque, mas ainda assim, a cor me impressionou: hardware de aparência futurística rodando Android? Contanto que ele não venha malditamente bloqueado, seria ótimo, e não apenas para a Motorola, que precisa desesperadamente de um telefone de sucesso. Gizmodo

Telefone sem fio NOVA800, da Motorola, parece um celular fininho


Está decretado o fim da era de telefones sem fio tijolões. Com 1,5 centímetro de espessura, o telefone sem fio NOVA800, da Motorola, estreia por aqui com promessas de iNOVAr (bom o trocadilho, não?) o design dos seus colegas de profissão.

Mas, a iNOVAção termina exatamente no formato ultrafino. De resto, o modelo é semelhante com aquele que você tem em casa. Ele tem viva-voz digital, identificador de chamadas (que deve ser contratado na empresa de telefonia local), dez tons polifônicos e dez toques, agenda para duzentos nomes e tecla para dez contatos VIPS.

No modelo NOVA800SE, a única diferença é a presença de uma secretária eletrônica com 59 mensagens. O dispositivo vem com duas baterias recarregáveis. Os preços variam de 229 a 579 reais. Info

Adobe libera Lightroom 2 em português

A Adobe liberou uma localização em português para brasileiros de seu aplicativo Photoshop Lightroom 2. Antes, o programa só existia em inglês.

O aplicativo de edição de imagens oferece como principal característica a possibilidade de organizar e gerenciar imagens em grande quantidade. Nesta versão, o Lightroom ganha suporte a 64 bits para máquinas com Mac OS.

A arquitetura de 64 bits permite explorar melhor a capacidade do hardware, em especial o uso da memória RAM. Aplicações em 32 bits só conseguem usar até 3 GB de RAM dos computadores onde estão instalados.

Outra novidade desta versão é o suporte a dois monitores. Info

Tuesday, April 28, 2009

Motorola W7 – um celular para esportistas


A série W da Motorola é marcada por celulares simples e básicos, e as especificações do Motorola W7 não fogem desta linha. Porém, sua principal diferença dentre os demais aparelhos da Motorola é o design. Mas isso não se dá exclusivamente por questões estéticas, mas sim, porque este é um aparelho focado ao público esportista.

Sendo assim, seu corpo oferece resistência a água para que uma eventual corrida na chuva não venha a comprometer o aparelho, por exemplo.

Suas especificações contam com tecnologia 3G, display QVGA de 2,2 polegadas, music player, rádio FM, câmera de 2 Megapixels + câmera secundária para vídeo-chamadas e slot para cartão microSD.

Infelizmente não há informações sobre o seu preço, mas o que se sabe até o momento é que ele estará disponível na China a partir do próximo mês (Maio). Deste lado do planeta ainda não há qualquer informação sobre a sua disponibilidade.

Via UnwiredView

Análise aprofundada do Ubuntu 9.04 pela Linux Magazine

“A Linux Magazine Online publicou uma análise detalhada e extensa da versão mais recente do Ubuntu, de número 9.04.

“Pontualmente na data de lançamento programada — que acontece em um ciclo de seis meses — foi lançada a nova versão do Ubuntu, a 9.04, codinome Jaunty Jackalope. Devagar — mas sempre —, a distribuição patrocinada pela Canonical avança em usabilidade, desempenho e beleza. Este artigo traz uma análise do novo Ubuntu, apresentando as maiores novidades da versão 9.04.

O novo animal da família Ubuntu — todas as versões recebem um codinome contendo um nome de animal, precedido por um adjetivo de mesma inicial: Warty Warthog, Hoary Hedgehog, Breezy Badger, Dapper Drake, Edgy Eft, Fausty Fawn, Gutsy Gibbon, Hardy Heron, Intrepid Ibex e a atual, Jaunty Jackalope) — conta com uma série de inovações visíveis e muitas invisíveis. A primeira delas é o “polimento” que a interface gráfica recebeu, apesar de ter mantido a mesma linha de sempre.

Esse cuidado com a interface segue a estratégia lançada pelo próprio Mark Shuttleworth em 2008, por ocasião da OSCON de elevar o design da interface gráfica ao patamar de uma obra de arte, ultrapassando o visual e a usabilidade do Mac OS X, da Apple. Sem dúvida, trata-se de uma meta ousada, ainda que muito válida e necessária, que começa a gerar os primeiros frutos, como se pode ver a partir da tela de inicialização do sistema (bootsplash) e da tela de login, que, na versão tradicional, leva a um desktop GNOME após o fornecimento do nome do usuário e da senha.”

Aproveite o poder e a portabilidade de um HD externo portátil

O HD Externo Portátil é super compacto, elegante, e o que é mais importante ao meu ver, tem grande capacidade e cabe no seu bolso, e pode ser transportado para todo lugar sem causar incômodo algum.

Este modelo possui capacidade de armazenamento de 500 Gb com tecnologia SATA, ou seja, alta capacidade de armazenamento com transição de dados veloz. Para você ter uma idéia, os dados podem ser transferidos numa velocidade de até 480 Mbts/s. É muito espaço! Você pode armazenar todas as suas músicas, os seus documentos importantes, os seus vídeos favoritos, e pode ter a certeza que vai sobrar muito espaço ainda. Se você é um profissional ou apenas um usuário de informática, não importa, um HD externo como este, será de extrema importância para que você mantenha um backup de todos os seus arquivos favoritos, e proteja as informações mais importantes.

A conexão com o seu computador é feita através da entrada USB, que pode ser 1.1 ou 2.0. É um dispositivo Plug & Play, o sistema operacional normalmente o reconhece no momento em que você conecta o seu cabo no computador, e você tem acesso a ele como se fosse um drive em seu explorer, da mesma forma que um Pen-Drive.

Possui garantia de 1 ano oferecida pela Samsung.

Monitor LCD se desliga quando usuário está ausente

A fabricante Eizo Nanao anunciou que os monitores FlexScan EV2023W (20 polegadas) e EV2303W (23 polegadas) receberão uma nova tecnologia chamada EcoView Sense.

Segundo o blog Crave, hospedado pela CNet, o novo recurso utiliza detectores de movimento e sensores para determinar se o usuário está realmente em frente ao monitor. Se, por 40 segundos, nenhuma presença for reconhecida, o monitor se desativa, se reativando automaticamente quando o usuário voltar.

Os sensores funcionam em uma distância de até 120 centímetros em frente ao dispositivo. O modelo EV2023W possui resolução de 1600×900, enquanto o modelo EV2303W chega a 1920×1080 pixels, e ambos possuem conexão VGA e DVI-D.

Além de poupar energia entrando em modo de espera quando fora de uso, o novo monitor da Eizo possui um sensor de luz ambiente capaz de ajustar automaticamente o brilho, dependendo da iluminação da sala.

A versão de 23 polegadas usa 25W de energia, contra 18W do modelo de 20 polegadas. Quando entra em modo de espera, o consumo cai para 0,7W, noticiou o site Electronista.

Os novos dispositivos chegam ao mercado em 21 de maio e ainda não possuem preço especificado. No Japão, os monitores EV2023W-H e EV2303W-T custam, respectivamente, US$ 385 e US$ 458.

GeniusConnect, exporta dados do Microsoft Outlook a um banco de dados


GeniusConnect sincroniza dados entre Microsoft Outlook e qualquer banco de dados relacional que suporte ODBC, por exemplo, Microsoft Access, MySQL, SQL Server, entre outros.

Mini Teclado Sem Fio com TrackBall e 29 Hotkeys


Se você está procurando um mini teclado sem fio uma boa opção é o Tiny Trackball Keyboard da Brando de Hong Kong.

O Tiny Trackball Keyboard apesar de seu pequeno tamanho é super completo com 56 teclas, mais 29 hotkeys e uma trackball com botão de rolagem.

O Tiny Trackball Keyboard mede aproximadamente 228 x 90 x 27 milímetros, pesa 220 gramas e tem alcance de até 10 metros (2.4 GHz. RF Wireless).

O mini teclado funciona com 2 pilhas AA e custa US$55 na USB.Brando.com.hk.

Linha ProBook da HP: Os notebooks profissionais com Linux


A Hewlett Packard finalmente decidiu lançar a sua nova linha de computadores portáteis econômicos ProBook. Estas máquinas serão disponibilizadas em diferentes tamanhos: 14,1 polegadas, 15,6 polegadas e 17,3 polegadas. Como eles foram desenhados para empresas de médio e pequeno porte, estes computadores ficaram acima da linha EliteBook que a companhia lançou no final do ano passado e estes são os primeiros portáteis da HP, sem contar seus netbooks, que oferecem o sistema operacional Linux pré-instalado de fabrica (SuSE Enterprise Desktop 11).

As pessoas interessadas no modelo de 14 polegadas poderão escolher entre um processador Intel ou AMD, assim como uma unidade Blu-ray opcional, porta HDMI e gráficos Intel GMA X4500HD ou ATI Mobility Radeon HD 4330. As máquinas de 15 polegadas também vêm com processadores Intel ou AMD, além de contar com um módulo de conectividade banda larga como opcional e um teclado digital integrado. O ProBook de 17,3 polegadas é o mais completo de toda linha e o último da linha só oferece um Intel Core 2 Duo com placa gráfica dedicada ATI Mobility Radeon HD 4330 da AMD.

O preço inicial destas unidades é 529 dólares e elas podem ser complementadas com uma estação de expansão USB 2.0 que custa 139 dólares.

MSI lança a sua placa mãe X58 Pro-E com True Blu-ray Audio

A MSI lançou mais uma placa mãe X58, a X58 Pro-E, que existe no modelo CrossFire simples ou com SLI. A placa continua idêntica, pois a diferença está no BIOS e no preço.

Esta placa oferece todas as últimas tecnologias da MSI: DrMOS e APS para a alimentação, um sistema de dissipação Split Thermal System, o M-Flash no caso de algum problema no BIOS, o Drive Booster para aumentar a performance do RAID e outras coisinhas.

A placa oferece três portas PCIe no formato 16x, com duas ligadas em 16x e a terceira em 4x. Aqui nós também temos direito a 6 slots DIMM e a um circuito de áudio dito « True Blu-ray », capaz de reproduzir o formato de áudio sem perdas até 24 bits e 192 kHz.


Em resumo, é principalmente na questão do preço que esta placa poderá, ou não, se diferenciar da concorrência, mas o seu preço ainda não foi anunciado oficialmente pela MSI.

Google vai deixar as buscas mais sociais


Enquanto o Yahoo! integra os perfis do Facebook e a a sua ferramenta de busca, o Google por sua vez anunciou a inclusão do Google Profiles nos resultados de busca nos Estados Unidos, por enquanto, ou seja, se você buscar alguém você irá encontrar a pessoa diretamente no serviço do Google, caso ela esteja lá. Além do Google Profiles o MySpace, Facebook, Classmates e LinkedIn também farão parte dos resultados.

A novidade vai deixar o buscador ainda mais social mas ao mesmo vai expor as pessoas em buscas mais gerais.

GE cria material que armazena 500 GB em disco do tamanho de um DVD

A GE desenvolveu um material que permitirá o armazenamento de 500 GB em um disco holográfico do tamanho de um DVD, anunciou a fabricante nesta segunda-feira (27/04).

O material de armazenamento ‘micro-holográfico’ da GE armazena o equivalente a 20 Blu-rays ou 100 DVDs.

A fabricante planeja oferecer os discos comercialmente em 2012. Eles poderão ser lidos em sistemas similares a um player comum, que também lerá CDs, DVDs e Blu-rays. A nova tecnologia é diferente dos outros discos ópticos apenas na capacidade de armazenamento.

“O dia em que você poderá armazenar sua coleção completa de filmes em alta definição em um único disco, com suporte a formatos de televisão 3D, por exemplo, está mais perto do que você pensa”, afirma o responsável pelo programa de Armazenamento Holográfico da GE, Brian Lawrence.

Esta inovação levará à capacidade de armazenar mais de 1 TB (TeraByte) de dados em um único disco.

NIC.br: Nove entre dez empresas no Brasil têm acesso à internet

Nove entre dez empresas brasileiras (91%) que empregam mais de dez funcionários possuem acesso à internet, revela a pesquisa TIC Empresas 2008 divulgada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) nesta terça-feira (28/04)

O número é praticamente estável em relação aos 92% registrados em 2007. Segundo o estudo, 3% das empresas ouvidas não usam internet e 6% não usam computadores.

Estável também está a cifra que representa o número de empresas que contam com computadores em suas instalações - 94% em 2008 contra 95% em 2007, segundo dados do NIC.br.

O levantamento foi realizado por telefone entre 3.500 empresas com 10 ou mais funcionários entre outubro e novembro, com erro amostral de 2 pontos percentuais.

Entre os tipos de conexão, a tecnologia ADSL se mantém como a mais popular, usada por 65% das empresas entrevistadas, seguida pelo acesso via cabo, cuja adesão cresceu oito pontos porcentuais em dois anos - de 14% em 2006 para 22% no ano passado.

Em terceiro lugar, a tecnologia de acesso via rádio é usada por 13% das empresas. No sentido contrário, o uso de conexões discadas entre empresas caiu de 14% para 5% nos últimos dois anos.

Entre os tipos de redes explorados pela empresa para acesso online, o NIC.br destaca o crescimento de 7 pontos percentuais entre as companhias que possuem redes wireless, saltando de 28% para 35% delas na comparação com 2007.

A relação daquelas que têm redes com fio também cresceu em ritmo semelhando, partindo de 77% em 2007 e atingindo 83% no ano passado.

O NIC.br destaca a relação que o uso de redes guarda tanto com o tamanho como com a localização geográfica da empresa.

Companhias grandes usam mais redes com ou sem fio e contam com mais intranets do que as consideradas médias ou pequenas pelo órgão.

Da mesma maneira, a penetração das tecnologias se mostra mais acentuada nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

A influência desta última decorre, principalmente, de Brasília, que tem índices de inclusão digital maiores que outras cidades da região pela presença do Governo Federal.

A pesquisa TIC Empresas 2008 pode ser consultada na íntegra no site do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br).

Firefox 3.5 beta disponível para download


A equipe do Firefox disponibilizou o primeiro beta do navegador a carregar o número de versão 3.5, e a atualização é bem robusta. Inclui, entre outros recursos, modo de navegação privada (pornô) e o veloz engine de JavaScript TraceMonkey.

Se você acha que o 3.5 apareceu meio que do nada, não está maluco – a equipe do Firefox julgou que o conjunto de mudanças era muito significante para uma designação 3.1 beta 4 e deu um nome mais impactante.

Políticas da Mozilla à parte, esse lançamento – o beta final do ciclo – é mais do que outro build 3.1 e realmente merece o novo nome. O modo privado tem muito mais opções do que o do Chrome ou o do Safari 4, os recursos de geocaching e HTML5 são muito legais (ao menos no papel), e a possibilidade de reabrir uma aba fechada pode ser muito útil. Mais importante, com o TraceMonkey e alguns outros ajustes no engine de renderização, a nova versão ao menos passa a impressão de ser mais rápido do que a 3.0. Vale o download.

Monday, April 27, 2009

Velocidade da internet


Qualquer pessoa que usa a internet constantemente já deve ter uma noção de como é realizada a medição da taxa de velocidade da internet, mas ainda assim muitas pessoas que a usam não sabem como a velocidade da internet é diferenciada, o que causa muitas dores de cabeça para os usuários de internet.
Uma coisa que devemos ter em mente é que quando se trata de velocidade de internet geralmente é usada à medição em “kbps”, ou seja, “kilobits per second” (kilobits por segundo) e isso é facilmente verificado na velocidade da Internet Discada que não passa de apenas 56kbps.


Muitos usuários de Internet Discada se confundem e ficam irritados quando vão realizar o download de um arquivo e percebem que no marcador da velocidade da internet, seja ele do gerenciador de downloads ou simplesmente da medição do sistema, não passa da marca de 5,6KB´s de velocidade da internet deixando-os confusos, pois acreditam que se a velocidade da Internet Discada é 56kbps, por que então na hora do download a velocidade marcada malmente passa de 5,6KB´s?

Outros possuem Internet Banda Larga de alta velocidade e também se confundem, pois no caso dos usuários que possuem a velocidade de internet de 400kbps se perguntam o porquê quando vão realizar o download de um arquivo a velocidade da internet mostrada no medidor é de apenas 40KB´s? Já outros ainda vão ao extremo, pois possuem internet com velocidade de 2MB e não sabem o porquê a velocidade da internet mostrada geralmente não passa de 225KB´s, achando que a velocidade da internet mostrada deveria ser de 2MB´s.


Isso é facilmente explicado e o erro está no usuário e não na prestadora do serviço ou fornecedora da internet. Veja bem, quando você contrata uma velocidade de internet, vamos usar como exemplo 256kbps, você está contratando a velocidade de internet em “kbps”, mas quando você realiza o download de um arquivo, em qualquer mostrador de velocidade de internet, seja ele do gerenciador de downloads ou do sistema, ela geralmente é medida em KB´s, ou seja, “kilobytes per second” (kilobytes por segundo).


O que você deve saber é que “kbps” não é o mesmo que “KB´s” e que quando você contrata uma velocidade de internet ela é contratada em “kbps”, mas quando você baixa um arquivo a velocidade da internet mostrada é em “KB´s”.
Para que você possa descobrir a velocidade máxima de download da banda da sua internet contratada, você deve simplesmente dividir a velocidade da internet contratada em “kbps” por 8 e a resposta será a velocidade de internet real em “KB´s”.


Para você verificar de uma forma realmente explícita, veja o caso da Internet Discada em que a velocidade máxima da internet é de 56kbps, mas se você for dividir 56kbps por 8, você terá como resposta 5,6KB´s, ou seja, a velocidade máxima de download em “KB´s” da Internet Discada.


Caso você possua Internet Banda Larga de 256kbps, sua velocidade máxima de download será de 32KB´s e o mesmo acontece com qualquer velocidade de internet. Para que você possa descobrir a sua velocidade real de download você deve dividir por 8 a velocidade da internet contratada, que você não terá mais problemas de confusão na hora da medição.


No caso da Internet Banda Larga com velocidades acima de 1MB o esquema é o mesmo, pois 1MB equivale a 1000kbps, 2MB equivale a 2000kbps, 4MB equivale a 4000kbps e assim por diante. Se você possui internet com a velocidade de 2MB, sua velocidade máxima de download será de 250KB´s, pois 2000kbps divididos por 8 é igual a 250KB´s.


Um exemplo para os mais extremistas, caso você quisesse ter uma velocidade de download de 2MB´s, seria necessário você possuir uma velocidade de internet contratada de 2GB, coisa que não existe nem aqui e nem no Japão, pois não há tecnologia suficiente para isso, pelo menos para residências ou pessoas físicas.
Então antes de você alegar que você está levando calote da sua operadora fornecedora de internet ou que você não está recebendo a velocidade máxima real de download, realize a divisão da taxa da sua banda de internet contratada por 8 que você terá a sua velocidade de internet máxima real de taxa de transmissão de dados para download.


Caso você não saiba a velocidade da sua internet e deseja descobrir, acesse o site do Provedor de Acesso à Internet – RJNET, que terá um velocímetro para você testar a sua velocidade da internet contratada, ficar conhecendo a sua velocidade máxima de download e também descobrir qual é a velocidade da sua internet em “kbps”. Você pode acessar o site do RJNET clicando aqui.

ADSL, o que é?

Nos últimos anos, os usuários de computadores vêm conseguindo um aumento na velocidade de conexão à Internet. Há algum tempo atrás os modens trabalhavam com linha analógica e atingiam velocidades de 33600 bps (bits por segundo). No início isso era uma velocidade aceitável, mas com o passar do tempo as necessidades dos usuários foram aumentando e novas tecnologias eram esperadas.

Com o aparecimento das linhas digitais as velocidades atingidas chegaram a até 56000 bps. Com essa tecnologia podia-se enviar e receber arquivos de texto com uma performance bastante aceitável. Mas, com a necessidade de transmissão de dados multimídia as linhas digitais tinham uma performance já não desejada para grande parte dos usuários que queriam qualidade e rápida transmissão. Então surgiu uma nova tecnologia, que permite atingir velocidades maiores que as com os modens convencionais, utilizando a mesma rede telefônica. Essa tecnologia se chama ADSL.

DSL (Digital Subscriber Line)

DSL ou Linha Digital para Assinante, é uma família de tecnologias desenvolvida para prover serviços de dados de alta velocidade utilizando pares de fios de cobre. Procura aproveitar a planta externa existente das companhias telefônicas para resolver o problema do acesso (última milha), possibilitando a prestação de serviços de dados com baixo custo de implantação.

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line)

A Estrada da Informação via Par-Trançado:

O termo ADSL ou Linha Digital Assimétrica para Assinante, foi concebido em 1989 e não se refere a uma linha, mas a modens que convertem o sinal padrão do fio de telefone par-trançado em um duto digital de alta velocidade. Os modens são chamados "assimétricos" porque eles transmitem dados da sua casa em uma velocidade menor do que recebe. O sistema ADSL atinge velocidades altíssimas comparadas as dos sistemas de transmissão de dados atuais.

Trata-se de uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em alta velocidade por meio de linhas telefônicas comuns. O sistema ADSL permite transmissões de mais de 6Mbps (chegando ao máximo, hoje, de 9Mbps) de download para um assinante, e chegando à 640kbps (máximo de 1 Mbps) para upload. Tais taxas ampliam a capacidade de acesso existente para um fator de 50 ou mais sem a utilização de cabeamento público novo.

O sistema ADSL pode transformar a cadeia de informação pública já existente que é limitada a voz, texto e gráficos de baixa resolução para um sistema poderoso, onipresente capaz de trazer multimídia, incluindo vídeo em full-motion como, por exemplo, videoconferência, para a casa de todos. A cada dia, o ADSL ganha novos usuários, tanto é que este é o tipo de tecnologia para conexão à internet em banda larga mais usado no Brasil e um dos mais conhecidos no mundo.

Com o ADSL o mesmo par de fios de cobre pode ser utilizado simultaneamente como linha telefônica e como acesso banda larga a Internet descongestionando as centrais telefônicas e a linha do assinante.


COMO FUNCIONA O ADSL

A tecnologia ADSL basicamente divide a linha telefônica em três canais virtuais, sendo um para voz, um para download (de velocidade alta) e um para upload (com velocidade média se comparado ao canal de download). É como se uma avenida fosse dividida em três faixas para permitir um maior fluxo de veículos. Teoricamente, as velocidades de download podem ir de 256 Kbps até 6.1 Mbps. No caso do upload essas taxas variam de 16 Kbps até 640 Kbps. É por causa dessas características que o ADSL ganhou o termo "assymmetric" (assimétrica) no nome, pois indica que a tecnologia possui maior velocidade para download e menor velocidade para upload.

Repare que entre os três canais, há um disponível para voz. Para separar voz de dados na linha telefônica, é instalado na linha do usuário um pequeno aparelho chamado Splitter. Nele, você conecta o cabo que sai do aparelho telefônico e conecta o cabo que sai do modem.

Na central telefônica também há uma espécie de Splitter. Assim, quando você realiza uma chamada telefônica (voz), o sinal é encaminhado para a rede de comutação de circuitos da companhia telefônica (PSTN - Public Switched Telephone Network) e procede pelo seu caminho habitual. Quando você utiliza a internet, o sinal é encaminhado ao DSLAN, que é explicado logo abaixo.

Quando uma linha telefônica é usada somente para voz, essas chamadas utilizam freqüências baixas, geralmente entre 300 Hz e 4000 Hz. Na linha telefônica é possível usar taxas mais altas, mas elas acabam sendo desperdiçadas. Explicando de maneira simples, o que o ADSL faz é aproveitar essas freqüências que não são usadas para a transmissão de dados. Como é possível usar mais de uma freqüência ao mesmo tempo na linha telefônica, é então possível usar o telefone para voz e dados ao mesmo tempo.

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews