Byte News

Friday, February 06, 2009

Gazup!: Envie arquivos para vários servidores ao mesmo tempo

Gazup é um interessante serviço para enviar arquivos a múltiplos servidores desde um só site, ele da suporte aos serviços de filesharing mais conhecidos. O serviço puede ser utilizado sem registro. Também da suporte a arquivos remotos.

Free Disk Analyzer: Analiza o espaço do seu HD


Free Disk Analyzer é um utilitário que permite visualizar os maiores arquivos do seu HD, ordenando-os pelo maior tamanho, sem importar em qual diretório eles se encontram. Você também poderá buscar pelas pastas ou diretórios maiores.

Faça download clicando aqui

Samsung Memoir com Câmera de 8 Megapixels e Flash de Xenon

A T-Mobile vai lançar em breve nos Estados Unidos o Samsung Memoir, também conhecido como SGH-t929. Este celular 3G tem como principal destaque a câmera de 8 megapixels com flash de Xenon e zoom digital de 16x, mas também tem GPS, Bluetooth, Wi-Fi e uma tela touchscreen feita sob medida para a interface TouchWiz.

O preço e data de lançamento devem ser anunciados no Mobile World Congress.


Como criar senhas seguras, boas e eficientes

Uma das tarefas que mais cresceu com o advento da microinformática, foi a de criar senhas. Hoje temos senhas para o provedor de acesso, para o sistema home banking, senha para e-mail, senha para entrar em determinados sites, enfim, o que não falta é aplicação para colocar senhas. Mas qual é a função de uma senha? A resposta é simples: não permitir que pessoas que desconheçam a senha tenham acesso à uma determinada informação. Isso aumenta de maneira absurda a segurança das informações armazenadas em um microcomputador.

Criando senhas

Quando desejamos criar uma senha, temos que ter uma relação de compromisso entre segurança e facilidade. Isto é, como escolher uma senha que seja complicada o suficiente para que outras pessoas não a descubram e simples suficiente para que você mesmo não a esqueça? Na verdade, o que deve ser feito é uma medida da importância da informação. Quanto mais importante e confidencial for a informação mais difícil deve ser a senha para o acesso à esta informação. As seguintes regras devem ser seguidas de modo que o uso de senhas seja mais eficiente:

Use mais de uma senha

Se uma pessoa usa apenas uma senha para acesso à todas as informações, o dano que a descoberta dessa senha por outra pessoas vai causar é muito maior. O ideal é usar uma senha diferente para cada tipo de informação protegida. Infelizmente, isto costuma ser um problema, já que a maioria das pessoas tem dificuldade de guardar as senhas. Se você tem muita dificuldade para lembrar de suas senhas pode fazer o seguinte:

Use três senhas:

  • Uma para acesso a informação menos relevante como sites na Web, leitura de jornais, ou acesso a micros onde não há informação pessoal importante. Esta senha pode ser mais simples e fácil de lembrar.
  • A segunda para acesso a informações pessoais relevantes que estejam presentes no micro ou na Web.
  • A última senha deve ser a mais complicada e difícil de ser adivinhada. Esta senha será utilizada em transações financeiras na rede ou em terminais bancários.

Nunca use palavras simples

Nos EUA foi feita uma pesquisa que indicou que palavras como “love” (amor), “god” (deus), etc. Compõe mais de 50% de todas as senhas utilizadas em empresas ou bancos. Usar nomes próprios como o do pai ou da mãe também não é uma boa idéia. Existem programas para descobrir senhas que costumam testar todas as combinações de palavras existentes em um determinado idioma. O melhor é “criar” um novo idioma que só faça sentido para você. Algumas pessoas usam um alfabeto “fonético” onde escrevem como se fala para isso, usando para senhas palavras do tipo “iskaner” para representar o aparelho “scanner”. É uma boa idéia, mas procure também misturar letras e caracteres especiais como /, ?, \, $, #, etc., para dificultar as coisas.

Misture letras maiúsculas e minúsculas

Quase todos os programas ou sites que usam senhas, são sensíveis ao caso, ou seja, a senha “Abel” é diferente de “aBEL” e também de “aBel” e assim por diante. Assim você podem criar uma “lei de formação” de senhas para tirar vantagem disto. Basta lembrar, por exemplo, de alternar entre maiúsculas e minúsculas a cada três caracteres de uma determinada senha. Podemos também usar as vogais como caixa alta. Isto dificulta bastante a ação dos “hackers”. Uma outra dica é acrescentar números à senha.

Crie “padrões” para determinadas senhas

Criar uma senha para cada uma das informações que vocês desejam proteger é uma tarefa simples, mas na hora de lembrar destas senhas a coisa complica. Porém a criação de um padrão para senhas pode facilitar. No caso de Web sites, por exemplo, o nome do site pode compor a senha com um valor pré determinado pelo usuário. Assim, para cada website basta lembrar do padrão e acrescentar o nome do site. É mais seguro e bastante prático. No site Guia do PC, poderíamos usar um padrão do tipo: $gdpccmbr2009, ou seja, retiramos as vogais do nome do site, colocamos o símbolo $ no início e o ano no final.

Usa senhas longas

Quanto mais longa for uma senha, mais difícil será de ser “quebrada”. Assim senhas com mais de 10 caracteres devem ser utilizadas sempre que possível.

Algumas dicas para não esquecer uma senha

Um colega meu uma vez me disse que as senhas são criadas para nós nos esquecermos delas. Deixando o exagero de lado, vamos dar algumas dicas para não esquecer as senhas:

Treine sua memória

Nada melhor que nosso cérebro para guardar as senhas. É o método mais seguro, mas temos que confiar em nossa memória. Se você tem memória fraca, deve tentar outro forma para “armazenar” as senhas. Usar códigos de substituição é uma boa, desde que você se lembre do código!

Use programas que guardam senhas

Existem vários programas disponíveis na rede para auxiliar na tarefa de guardar as senhas. Alguns deles são shareware ou freeware, ou seja, não custam quase nada. Com este tipo de programas basta uma senha para que possamos ter acesso a todas as outras, já que eles armazenam todas as senhas que você desejar dentro deles. Só não vale esquecer a senha deste programa nem colocar uma muito simples para ele! Um excelente programa é o Keepass, analisado pelo Guia do PC e aprovado!

Escreva as senhas em algum lugar

Este método não é muito seguro, pois você pode “esquecer” onde escreveu a senha, ou pior, alguém pode descobrir a senha sem querer. Mas, para algumas pessoas, é a única forma que funciona. Só recomendo que o local onde as senhas estiverem escritas seja seguro, como num cofre, por exemplo.

Não confie em sua memória

Se você confiar “cegamente” em sua memória pode se dar mal. Em épocas de estresse, o cérebro humano pode sofrer algumas alterações fisiológicas que causam a perda da memória. O uso de programas que gerenciam senhas é muito útil nestas horas.

Cuidado nos locais onde as senhas são utilizadas

Alguns sites na rede são especializados em “roubar” as senhas dos usuários,. Não confie em sites que não são “conhecidos”, a não ser que você possua algum outro tipo de indicação, como a recomendação de um amigo. Nunca forneça senhas em sites na web que não sejam “seguros. Aliás, além dos programas shareware, existem alguns sites que se destinam a guardar as senhas, mas não se esqueçam que a informação nunca está totalmente segura enquanto está trafegando pela rede

E se vocês esquecerem da senha?

No caso de esquecimento da senha, existem alguns programas na rede que tentam descobri-la. O problema é que, dependendo da senha que foi usada, esta é uma tarefa quase impossível. Quem quiser se aprofundar no assunto, sugiro uma visita a sites como: Elcomsoft, LostPassword.com, etc.

Conclusão

Espero que o artigo tenha sido útil. Na verdade, resolvi escrevê-lo quando estava esperando minha vez na caixa de um banco e percebi como a senha da maioria das pessoas é simples. Em pouco mais de 5 minutos, consegui descobrir a senha de 3 clientes. Uma pessoa mal intencionada, poderia fazer um pequeno “estrago” nas contas bancárias destes clientes descuidados. Guiadopc

Liberada versão Alpha do Fedora 11

Foi lançada pelo Projeto Fedora a versão Alpha do Fedora 11.

Mais uma vez o Fedora sai na frente, lançando o que há de mais novo em Software Livre.

Algumas novidades da versão:
* Windows Cross Compiler (mingw32-*)
* Ext4 File System
* Btrfs File System
* Novo controle de volume
* PackageKit Firmware Support
* GNOME 2.26
* KDE 4.2 Release Candidate 2
* Xfce 4.6 Beta
* NetBeans 6.5
* Python 2.6
* X Server
* Git 1.6.1.1

Para baixar e testar a versão Alpha, visite o link: http://fedoraproject.org/en/get-prerelease.

O Gmail e seus paínéis

Gmail Labs revela uma nova funcionalidade, que permite aos usuários ter mais do que uma caixa padrão do Gmail.

O novo recurso - denominado Multiple inboxes - permite que os usuários visualizem múltiplos painéis abertos simultaneamente, sem ter que abrir outra janela do navegador. A atualização oferece aos usuários uma visualização rápida na importante rótulos, bem como pesquisas salvas.

Creative Commons, o que é?

O que é CC?

Assim como existe o software livre, aquele que pode ser copiado, modificado e redistribuido livremente (sob as 4 liberdades básicas definidas pela FSF), nas suas mais diversas licenças, em 2001 surgiu um conceito análogo, mas para outras formas de criação que não o software: o Creative Commons (daqui em diante, referido como CC).

Ele garante, ao mesmo tempo que mantém os direitos autorais (ou seja, ninguém pode pegar o trabalho de alguém e simplesmente tomar posse) e um conjunto de direitos definido pelo autor (ele pode, por exemplo, optar se permite o uso comercial), permite a colaboração, a troca de ideias. É o chamado copyleft, um meio-termo entre os todos os direitos reservados (copyright) e o nenhum direito reservado (domínio público)

A partir da ideia do CC, surgiram projetos como o Science Commons, que visa desenvolver, abertamente, estratégias de pesquisa científica e ferramentas para facilitar a colaboração e a interação entre cientistas.

Que tipos de conteúdos podemos encontrar sob CC?Link
Diversos. Livros e textos, vídeos, áudio e músicas, imagens e fotos, tirinhas (como a xkcd), e até mesmo mapas, entre muitos outros.

Tem valor legal?

Sim, no Brasil e em vários outros países. Aqui, ele é regulamentado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em 2006, por exemplo, Adam Curry, que tinha fotos sob a licença CC não-comercial no seu Flickr, processou um jornal holandês que tinha usado comercialmente essas imagens. Um consenso foi atingido (o jornal não precisaria pagar indenização se não voltasse a repetir o erro), assim provando que a licença CC realmente funciona.

Portanto, é importante não confundir CC com simplesmente "pegar e usar", sempre precisamos olhar atentamente a licença escolhida pelo autor e estar consciente das limitações.

Como licenciar meu trabalho?

Comece por aqui, em um assistente bem next-next-finish, selecionando os parâmetros de acordo com as suas necessidades, e depois, se você quiser (e é claro que você vai querer :) ) publique-o em algum serviço que suporte conteúdos livres, como o Flickr (fotos), Jamendo (músicas), entre outros, ou se for um blog, página pessoal ou documento texto, coloque o ícone CC nele.

Como divulgar meu trabalho CC?

Não há uma fórmula, mas eu começaria pelos seguintes passos:
- Comece colocando tags e informações relevantes, de forma a facilitar a busca.
- Use formatos e softwares livres sempre que possível, visto que muitos dos desenvolvedores de conteúdo CC usam sistemas que não o Windows e, muitas vezes, usam software livre. Formatos como svg (para imagens vetoriais), ogg (para áudio e vídeo), entre outros, são os mais adequados.
- Participe! Use o trabalho CC dos outros (respeitando a licença, é claro), deixe comentários e opiniões em fotos, músicas e artigos...

E se eu precisar de uma exceção/alguém precisar de uma exceção para usar o meu trabalho?

Então partimos diretamente para a negociação com o autor.

Exemplo: Digamos que você encontre uma imagem em Creative Commons, BY-NC-SA, ou seja, apenas para fins não-comerciais, mas queira usar em um anúncio.

Você, obviamente, não pode violar a CC, mas pode negociar diretamente com o autor; nesse caso, as condições variam. O CC+, uma extensão do CC, tratará exatamente disso, a possibilidade de licenciamento duplo.

Aplicativos do Gmail para iPhone sincroniza anotações e tarefas

Para auxiliar aquelas pessoas que precisam ter sempre um papel à mão para fazer anotações, o Google levou para o iPhone um aplicativo de seu email, o Tasks, que permite que o usuário faça anotações rápidas, como se fosse um post-it.

O aplicativo do iPhone permite que sejam adicionadas novas tarefas, atualizar as antigas, criar novas listas e sincronizar suas tarefas do Gmail para o celular.

O Tasks para o iPhone está disponível para download em gmail.com/tasks. Vale lembrar que o aplicativo só está disponível aos que usam o Gmail em inglês. Geek

Intel começa a vender chip Atom N280

A Intel confirmou na quinta-feira (05/02) que já está vendendo seu processador Atom N280 para fabricantes de computadores.

O novo N280 vai trazer maior desempenho e melhorar as capacidades gráficas dos netbooks. Vem com um chipset GN40 com decodificador que permite aos usuários assistirem conteúdos de alta definição em netbooks enquanto utilizam menos energia.

Originalmente, a Intel anunciava chips Atom para netbooks que rodavam apenas aplicativos básicos, como navegação na web e softwares de produtividade. A capacidade de decodificar vídeo em HD pode permitir que os ultraportáteis façam boas transmissões em streaming de vídeos, disse Bill Calder, porta-voz da companhia.

Os chips Atom anteriores - como o Aton N270 com chipset 945GSE - não incluíam decodificadores para vídeo em HD baseados em hardware. Vendo isso, rivais como a Nvidia lançaram produtos para melhorar as capacidades gráficas dos netbooks. A plataforma Ion, da Nvidia, por exemplo, permite que os netbooks apresentem conteúdo em 1080p.

O Aton N280 roda em 1,66 GHz, um pequeno acréscimo em relação à velocidade do N270, que roda em 1,6 GHz. A Intel ainda não revelou o preço do processador.

O N280 virá no novo Eee PC 1000HE, que Asus garante que rodará até 9,5 horas em uma única carga da bateria. Apesar de não ter data prevista para venda, a Amazon já recebe pedidos antecipados para o laptop, que custará 399 dólares. IDGNow

Conheça o Google Latitude

Um novo produto do Google está dando muito o que falar em termos de privacidade, recém saído do forno e apresentado como Google Latitude, o serviço tem o objetivo de mostrar em tempo real onde você ou seus amigos estão, a idéia não é nova, o próprio Jaiku faz isso, mas para funcionar todo mundo tem que participar e o Google pode fazer isso, com sua grande influência mundial, tentar reunir um grande número de usuários para o serviço. Undergoogle

Thursday, February 05, 2009

Lançamento PHP.com.br e PHP-OBJ.com.br

Acabam de ser lançados mais dois sites para a comunidade PHP no Brasil. O primeiro deles, PHP.com.br será uma página de entrada que exibirá as principais novidades de alguns dos principais sites temáticos nacionais, como o da PHPMagazine, o ProPHP, o PHP-GTK e as comunidades estaduais. O site funcionará como um agrupador de RSS e objetiva dar suporte a quem está começando no PHP encontrar os camínhos disponíveis.

O segundo site, PHP-OBJ.com.br será voltado para artigos que envolvam assuntos como a orientação a objetos e design patterns em PHP e assuntos relacionados, como tratamento de exceção, web services e frameworks. Há muito tempo o PHP deixou de ser uma simples linguagem de scripts procedural, para permitir o desenvolvimento de complexos sistemas orientados a objetos com a utilização de frameworks. Este site tem como objetivo disseminar ainda mais estes conceitos e solidificar o PHP como uma linguagem robusta orientada a objetos.

http://www.php.com.br
http://www.php-obj.com.br

Ranking de linguagens de programação

A TIOBE Software disponibilizou o top 50 das linguagens de programação mais populares de janeiro de 2009. Confira as 20 mais populares na tabela abaixo:

PrefeituraLivre: sistema de gestão municipal em software livre

”O PREFEITURA LIVRE é uma solução de gestão municipal completamente livre e com suporte comercial de uma rede de empresas especializadas.

Você não precisa pagar qualquer valor referente a licença de software para utilizar esta solução, basta baixar o código-fonte e configurá-lo adequadamente com os diversos SOFTWARES LIVRES que compõem a solução. O PREFEITURA LIVRE é a única solução de gestão municipal que implementa os principais conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e ao Geoprocessamento Corporativo.”

O PREFEITURA LIVRE um sistema multiplataforma, construído em CakePHP com banco de dados PostgreSQL e sua extensão para dados geográficos PostGIS.”

Veja mais detalhes aqui

Microsoft divulgará 4 pacotes de correção para IE e Exchange em fevereiro

A Microsoft divulgará correções para falhas críticas no navegador Internet Explorer e no Microsoft Exchange Server na próxima semana.

No total, a empresa distribuirá quatro atualizações de segurança, sendo duas consideradas críticas e outros considerados menos severos para o Microsoft SQL Server e o Microsoft Office Visio, segundo nota publicada nesta quinta-feira (05/02) no seu site de segurança.

A falha no SQL Server pode ser um problema conhecido que a Microsoft conhece desde o ano passado. Analistas de segurança vêm esperando que a Microsoft corrija essa brecha desde fevereiro de 2008.

De acordo com o pesquisador responsável pela sua descoberta, a companhia sabe sobre o problema desde abril e começou a desenvolver uma correção em setembro.

A Microsoft também tem consciência de uma falha de segurança no WordPad Text Converter, ainda que esta correção não pareça estar programada para a próxima semana.

Na primeira etapa de correções de 2009, a Microsoft divulgou apenas um patch, corrigindo um bug crítico no serviço de arquivos e impressão Windows Server Message Block (SMB).

As atualizações de fevereiro serão divulgadas na próxima terça-feira (10/02), tradicionalmente sempre na segunda terça-feira de todo mês. IDGNow

4 ótimos sites para webdesigners

Aqui temos uma lista com quatro sites que todo mundo que trabalha com desenvolvimento de sites precisa conhecer. Juntos estes sites reúnem milhares de soluções prontas para necessidades que provavelmente você já teve, tem ou terá quando estiver produzindo.

  • RO Scripts - Ótima coleção de scripts organizados por categorias.
  • HOT Scripts - Grande coleção de scripts em diversas linguagens.
  • DHTML Goodies - Ótimas idéias e exemplos de DHTNL e Ajax.
  • DHTML Site - Muitos scritps úteis e atuais para o desenvolvimento do seu site.
Sei que os sites é em ingles mas pra que não tem o conhecimento da lingua inglesa. Nada melhor que um tradutor, Google Language.

Problemas com Virus no MSN?

Como remover o vírus do MSN

Esses virus do MSN que envia mensagem automática com link representa um grande perigo, já que o mesmo pode conter se clicado códigos maliciosos, instalação do keylogger, trojan e até rootkit de dificil remoção que vai prejudicar e muito o funcionamento do computador ou notebook, imagina só isso é algo que representa um grande risco para a segurança e privacidade, muitas pessoas tem a conta do MSN e até mesmo Orkut excluída sem saber o que aconteceu.
Fiz uma varredura com AntiVírus, Anti Spyware e o mesmo não encontrou nada o que devo fazer?

Existe um programa ótima especializado na remoção de Vírus no MSN.
O Clean Virus MSN é uma ótima ferramenta que identifica e elimina Vírus do MSN no seu computador, no momento da varredura são analisados todas as unidades de disco, pendrive conectado, câmera digital, ipod, mp4, mp5 e etc.


Faça o download clicando aqui

Faça uma faxina no seu PC


Faça uma limpeza em seu computador ou notebook com o Fcleaner Portable, é considerado também concorrente do CCleaner.

Faça o download clicando aqui

15 sites para fazer download de drivers

O site com a maior base de dados e o mais conhecido pelos técnicos de informática é o DriverGuide. O site tem drivers para praticamente todos os dispositivos (Bios/Placa mãe, CD/DVD, Câmera Digital, Monitores, Joysticks, Placas de vídeo, Controladores de disco rígido, Dispositivos de entrada como mouse, Placas de Modem, Placas de rede, Drivers para Notebook, Impressoras e Multifuncionais, discos removíveis como pendrive e cartão de memória, scanner, placas de som, fitas de backup, e dispositivos USB).

Para fazer o download de drivers no site DriverGuide, é necessário o cadastro gratuito.

Se você não conseguiu achar os drivers que procura no site DriverGuide , veja esses outros sites que selecionei:

Sites em português

Filmes raros para baixar de graça e legalmente

O site Public Domain Torrents contém uma vasta coleção de filmes disponíveis para download, nele você encontra clássicos bem antigos como Tarzan, O Fantasma da Ópera, A Marca do Zorro, até filmes da década de 60 e 70 como A Noite dos Mortos-Vivos.

Existem também muitos filmes de ação com atores consagrados da Sessão da Tarde como Chuck Norris, filmes de faroeste , musicais, comédia, suspense e muitos outros gêneros.

O que está esperando? Acesse o site Public Domain Torrents e comece a baixar os filmes, as legendas você pode procurar nos melhores sites de legendas

Os 5 melhores sites para baixar arquivos Torrent

Existem na internet centenas de sites de torrent, entretanto os que realmente chamam a atenção por terem sempre download de filmes e séries recentes, são os que listei abaixo, neles você sempre encontra o último capítulo transmitido de Dr. House, Heroes, Lost, 24 horas, Prison Break, além dos últimos games lançados.


Mininova

The Pirate Bay

IsoHunt

Torrent Reactor

Games Torrents - Um site de torrents exclusivo para jogos, nele você encontra milhares de jogos para download.

Dica: Ao fazer uma busca nesses sites provavelmente você encontrará mais de um resultado para o que procura, dê preferencia pelos arquivos com o maior número de seeds.

É importante ressaltar que você precisa de um programa para utilizar os arquivos torrent, recomendo o Utorrent. Diariodeumbit

7 tradutores de texto online


Na internet existem tradutores online que traduzem palavras, textos completos, documentos, emails e páginas da internet, o mais conhecido deles é o Google Translator, mas também existem outros como o Babel Fish, Free Translation, PROMT, WordLingo e SYSTRAN. Veja a lista de sites de tradução de texto, todos com suporte ao português.

Google Translator - A feramenta mais utilizada para tradução, está cada vez mais aperfeiçoando as traduções, tem um sistema de sugestões de traduçõe e utiliza o software SYSTRAN.

Nice Translator - Utiliza o serviço de tradução do Google, a sua diferença é que ele faz a tradução simultânea, ou seja enquanto você digita o texto, sem necessidadede ficar recarregando a página inteira ou pressionar algum botão para iniciar a tradução, além disso tem suporte ao iPhone

SYSTRAN - O desenvolvedor do software utilizado nos principais tradutores online também tem sua versão online.

Babel Fish - Uma ferramenta de tradução muito conhecida do Altavista, também utiliza o software SYSTRAN.

Free Translation - Uma ferramenta de tradução que utiliza o SDL Enterprise Translation Server, um poderoso engine de tradução automática.

PROMT Free Online Translator - Um serviço de tradução online focada nas principais línguas européias. O serviço utiliza as tecnologias linguísticas desenvolvidas para o software PROMT.

WordLingo Translator - Traduz textos, páginas Web, documentos e emails.

Navegador Firefox recebe nova atualização

A Fundação Mozilla liberou mais uma atualização de seu navegador Firefox, a versão 3.0.6, que corrige seis falhas encontradas no aplicativo. Uma das falhas é considerada crítica.

Segundo o site heise Security, o remendo mais importante está no mecanismo de JavaScript. A brecha também pode ser encontrada nos programas Thunderbird, de email, e no pacote SeaMonkey, novo nome do antigo navegador Netscape Navigator. Se explorada, a falha crítica pode levar ao controle da máquina executando código remotamente.

A atualização também resolve problemas de compatibilidade com scripts, utilizados por complementos do navegador. Outra modificação está no mecanismo de envio de relatórios de problemas no aplicativo, que não manda mais a identificação do usuário junto à notificação.

Pouco a pouco o Firefox ganha terreno do grande rival Internet Explorer, da Microsoft, crescendo 3% em um ano (21,53% do mercado), comparado aos 67,55% do concorrente, resultado de uma queda anual de 7%, explicou o site ZDNet.

A nova versão pode ser baixada pelo menu de Ajuda (Help) do aplicativo, ou pelo site do programa, em getfirefox.com. Geek

Detecte falhas de segurança com o Nessus


Nessus é um utilitário para buscar qualquer tipo de vulnerabilidade em uma rede, ofrece uma completa análise de seu nível de segurança por meio de diferentes testes.

Um software bastante útil para todos que trabalham com redes e aspectos relacionados com a internet, posto que podem obter informações de algum punto vulnerável e assim corrigí-lo.

Faça download clicando aqui

Download automático do Megaupload e Rapidshare

jDownloader é um gerenciador de downloads especialmente criado para automatizar o processo de downloads de portais que oferecem serviço de armazenamento como, por exemplo, o RapidShare e o Megaupload.
Insira o endereço do arquivo para download e o programa se encarregará do resto.

Faça download clicando aqui

Vídeo conferências com o Google Voice and Video


Google Voice and Video permite realizar vídeo conferências com teus contatos no Google desde o GMail.
É fácil de usar, simplesmente escolha um contato no painel “Chat” e o botão “Vídeo y más” te dará acesso a nueva função. A janela do Google Voice and Video se pode separar da página do Gmail.

Faça download clicando aqui

Intel confirma novo chip de 8 núcleos para servidores como Nehalem EX

A Intel confirmou que o futuro chip com oito núcleos e 2,3 bilhões de transistores que revelará na próxima semana é o Nehalem EX, mas se negou a oferecer mais detalhes antes da International Solid-State Circuits Conference (ISSCC), em São Francisco.

Criado para servidores com múltiplos processadores, o Nehalem EX será o mais avançado processador da linha Xeon, da companhia.

O chip deverá ser o principal dentro de uma linha com três modelos de seis núcleos que chegam a velocidade de 2,66 GHz.

Estes chips, chamados anteriormente de Dunnington, também serão alvo de um estudo que profissionais da Intel divulgarão durante o ISSCC.

Alguns dados técnicos do novo chips já foram revelados. O processador é uma variante da família Nehalem e será fabricado usando o processo de 45 nanômetros.

Como outros dispositivos da linha, o Nehalem EX suportará memória DDR3 e incluirá controladores de memória integrados.

O Nehalem EX também usará a tecnologia QuickPatch Interconnect no lugar do front-side bud para conectar processadores entre si e outros componentes do sistema, com dados trocados com maior velocidade entre diferentes pontos.

Ainda que a Intel não confirme uma data oficial para lançamento, é provável que o novo chip chegue ao mercado na segunda metade do ano. Nos últimos anos, toda repaginação na linha Xeon se dava no terceiro trimestre do ano. IDGNow

Google e IBM terão software para saúde


A IBM e o Google criaram um software que transfere dados de dispositivos pessoais para registros de saúde.

Os usuários do programa poderão trocar informações com os seus médicos e outros profissionais de saúde mais facilmente e em tempo real.

“Uma vez armazenados em um dispositivo para registros médicos (PHR), os dados também podem ser compartilhados com outros especialistas além daquele que requisitou os exames”, explicou a IBM em comunicado.

É possível guardar as informações no Google Health inclusive. “Nossa parceria com a IBM será benéfica tanto para provedores quanto para usuários acessarem os dados de dispositivos de uma forma extremamente simplificada”, disse Sameer Samat, diretor do Google Health.

A IBM, que compete com produtos semelhantes oferecidos pela HP, pela Microsoft e pela Oracle, desenvolveu o software a partir de diretrizes da Continua Health Alliance, organização dedicada a habilitar produtos para o cuidado da saúde. Info

Wednesday, February 04, 2009

Tutorial é com o PhotoshopLady.com

A alguns dias atrás fui contactado pelo pessoal do site americano photoshoplady.com . Para quem não conhece ele é um site bem famoso que reúne centenas de artigos e tutoriais sobre todos os temas possíveis quando o assunto é Photoshop. Vale a visita.

Windows 7 terá seis versões

Surgiram na imprensa e na web inúmeros rumores e informações desencontradas a respeito das possíveis edições do Windows 7. Agora, a Microsoft esclareceu o assunto oficialmente: serão seis versões, sendo que apenas duas serão de interesse para o usuário final.

As seis versões foram anunciadas na área de imprensa do site da Microsoft. Antes disso, a informação já havia sido divulgada na página de perguntas e respostas do Windows 7.

Segundo Mike Ybarra, gerente geral do Windows, serão duas versões principais, Windows 7 Home Premium e Windows 7 Professional. A primeira será dedicada ao consumidor doméstico padrão. A segunda volta a ser chamada de Professional, como era no XP (no Windows Vista esta versão chama-se Business) e é voltada a empresas e ambientes em que segurança e produtividade são críticas.

Além dessas, a empresa planeja algumas versões específicas. Uma versão Enterprise, com mais proteção e ferramentas avançadas para grandes empresas, não será vendida em lojas nem virá pré-instalada em máquinas novas. As empresas interessadas deverão assinar um contrato específico com a Microsoft para ter acesso a essa versão.

Também caso especial, continuará existindo a Home Basic, mas apenas em mercados emergentes. A Home Basic tomará o lugar da Starter nos PCs de baixo custo.

A malvista versão Starter, entretanto, continuará existindo, e agora no mundo inteiro (hoje o Vista Starter é apenas distribuído no terceiro mundo). Não está claro que equipamentos trarão o Windows 7 Starter, mas sabe-se que acompanhará PCs limitados e de muito baixo custo, possivelmente netbooks.

A versão Ultimate é completa, com recursos de todas as versões, inclusive da Enterprise. A Ultimate, caríssima, terá realmente poucos interessados, notadamente entusiastas que querem o máximo do sistema.

Críticas pesadas

Após o anúncio, muitos analistas e colunistas de TI afirmaram que a confusão, já existente desde o Windows 2000 e que se agravou com o Windows Vista, deve aumentar.

Embora a Microsoft diga que os usuários basicamente optarão entre Home e Professional (como no XP), haverá uma série de outras possibilidades para casos específicos que, se não forem muito bem explicadas e justificadas, não terão qualquer razão de existir.

A situação levou até mesmo alguns ardorosos defensores do Windows a fazerem predições tenebrosas.

Ed Bott, que escreve a coluna Microsoft Watch na revista eletrônica e-Week, pondera, fazendo um trocadilho com números, que “em seis setes, cinco sobram”. Bott vai mais além e diz que não são seis mas, na verdade, onze versões, se contarmos que cinco delas virão nos formatos de 32 bits e 64 bits.

Bott vai ainda mais longe. O jornalista analisa todas as opções oferecidas pela Microsoft nos estados Unidos e conclui que “ninguém aqui [nos Estados Unidos] vai querer as versões Starter. […] Como a versão Home Basic não vai ser vendida aqui, o Home Premium vai ser a única, e cara, opção para netbooks. Como a Microsoft ainda licencia o Windows XP Home para os mininotebooks, será a escolha dos fabricantes, já que custa menos que o Vista Premium e, presume-se, que o Windows 7”. O XP Home estará oficialmente disponível para fabricantes de PCs até 2010. Geek

Como abrir arquivos AI, EPS e PDF sem os seus respectivos softwares

Um problema comum com arquivos que são de aplicativos proprietários é que nem sempre temos uma aplicação específica para abrir um documento com extensão que não estamos acostumados, o que causa um grande transtorno. Se o seu objetivo é só visualizar esses documentos, este passo a passo pode lhe ajudar.

1. Baixe o programa pequeno utlitário XnView

2. Baixe o Ghostscript que permite abertura de centenas de extensões de arquivos

3. Depois de ter instalado os dois vá no XnView no menu ferramentas, opções, listar arquivos, extensões AI, PDF e EPS, mostrar em miniatura. Agora basta abrir o arquivo e visualizá-lo.

De 30% a 40% dos sites da internet usam elementos em Flash

Segundo um estudo realizado pela desenvolvedora do navegador Opera, de 30% a 40% dos sites da internet utilizam pelo menos 1 elemento em Flash nas suas páginas.

As informações foram capturadas através do buscador pro próprio Opera chamado MAMA (Metadata Analysis and Mining Application) que faz uma análise do código da página e não do seu conteúdo.

Através da análise foi possível identificar uma série de informações interessantes como quais as tecnologias que são usadas nas páginas como a Flash, CSS, Ajax e muitas outras. O estudo revelou também que apenas 3,2% das páginas usam Ajax (XMLHttpRequest).

Para conferir outros dados interessantes visite a página oficial do MAMA.

ShareFire – Um ótimo leitor de feeds RSS


Disponível em 16 línguas – inclusive em português – o ShareFire é uma solução rápida e gratuita desenvolvida com o Adobe AIR para todas as plataformas populares: Windows, Linux e Mac.

Sua interface é muito bem feita, o que facilita para manter a organização dos itens já lidos em pastas e categorias personalizadas. O sistema de busca também funciona muito bem e quebra um galhão.

Para quem é programador, a equipe do ShareFire disponibiliza o código fonte completo o que é excelente para aprender como foi feito.

Firefox corrige falhas críticas em primeira atualização de 2009

A Mozilla lançou, na terça-feira (03/02), a versão 3.0.6 do browser Firefox, que corrige algumas vulnerabilidades críticas.

Os bugs mais graves estão nos sistemas de JavaScript, que podem ser explorados para a instalação de softwares no PC da vítima. As falhas também afetam o cliente de e-mail da Mozilla, Thunderbird, e o pacote SeaMonkey.

A primeira atualização do ano do Firefox também corrige outras cinco vulnerabilidades no navegador, consideradas menos críticas.

A nova versão também melhora o desempenho do navegador, que está mais estável, segundo a Mozilla. Há novos códigos que ajudam comandos como os usados pelo Adblock Plus, para trabalhar melhor com plug-ins.

A Mozilla também corrigiu problemas de visualização acusados por usuários. IDGnow

Sony Cyber-shot DSC-W220 tem recursos de modelos mais caros


Não é raro a Sony pegar recursos de produtos mais sofisticados e incluí-los em modelos mais modestos. É o caso da Cyber-shot DSC-W220, compacta de 12 MP que conta com funções encontradas na DSC-W150 e na DSC-W170 – a Intelligent Scene Recognition (que reconhece automaticamente o modo de cena) e a Dynamic Range Optimizer (que determina automaticamente configurações de contraste e exposição). São dois recursos de câmeras da Sony de US$ 300 em um novo modelo de US$ 190 – o que ainda é meio caro, já que há modelos de outras marcas com recursos semelhantes à venda por cerca de US$ 150.

Google Latitude: mapas mostram a localização dos seus amigos


O Google lançou o Latitude, uma ferramenta do Maps que permite o rastreamento automático de amigos em tempo real, usando laptop, Symbian 60, BlackBerry, Windows Mobile e, em breve, iPhone e Android.

Laptops e celulares (quando não estão usando GPS) podem determinar sua localização com razoável precisão usando pontos de torres de celular e Wi-Fi com geotag em um banco de dados que o próprio Google montou, talvez enquanto tirava fotos para o Street View. Ou você pode configurar sua localização manualmente. O Google me disse que não há um padrão estabelecido para a frequência com que o mapa atualiza a sua localização. Em vez disso, ele tem um algoritmo que depende da frequência com que o dispositivo é movido, historicamente, e quanta bateria há no dispositivo. Você também pode sair do serviço inteiramente e configurar preferências de uso – se certos amigos seus podem ou não ver sua localização sob qualquer condição ou apenas com precisão em nível de cidade.

O Google diz que o serviço é útil para familiares descobrirem se estão presos no trânsito ou a caminho de casa. Testei o Latitude com algumas pessoas que conheço, mas é difícil dizer se ele é útil para um cara que tem pessoas queridas geralmente em lugares previsíveis. Eu costumo saber onde meus amigos estão, mais ou menos, ou posso descobrir isso mandando uma mensagem. Eu provavelmente usaria esse serviço com mais frequência ao esquiar ou pegar amigos no aeroporto, mas não no dia a dia. Tipo, claro, eu posso desligá-lo, mas será que as pessoas que veem a sua localização a toda hora não suspeitariam se você repentinamente desativasse as permissões ao procurar privacidade?

Por outro lado, talvez seja legal saber quando meu pai está jogando golfe em Hong Kong (sempre), ou quando Lisa está comendo em seu lugar favorito para ramen em Tóquio, ou onde meu irmão está em tour com sua banda. Isso seria interessante, acho. Mas, na maior parte do tempo, a maioria de nós está na frente de nossos computadores. Até que não estejamos. E é aí que entram os clientes de telefones.

A maioria dos telefones será capaz de manter a localização do mapa atualizada em segundo plano. Exceto o iPhone. O que os usuários do iPhone poderão fazer, como uma gambiarra, é travar o telefone com o aplicativo do Google em execução. Isso manterá a atualização ativa até a bateria acabar.

Os telefones com BlackBerry, Windows Mobile e Symbian e os laptops/desktops podem usar o Latitude agora baixando a mais recente versão do Google Maps ou acessando http://google.com/latitude. O iPhone terá o serviço com a versão atualizada do cada vez mais poderoso aplicativo do Google, em breve, assim como o Android. Gizmodo

Tuesday, February 03, 2009

Kaspersky Anti-Virus 8.0 grátis para Windows 7

Kaspersky Lab liberou uma versão preliminar de seu software Anti-Vírus para Windows 7. Nesta versão estão incluídas novas características para manter nosso micro completamente seguro contra qualquier tipo de ameaça existente. A versão não só funciona como um poderoso antivírus, também incorpora um Firewall, sistema Anti-Spam, Anti-Spyware, e uma ferramenta para cuidar do registro do sistema.

Faça download clicando aqui

IBM fabricará novo supercomputador

A IBM mal acabou de construir o supercomputador Roadrunner para o Departamento de Energia dos Estados Unidos, e já planeja fazer outro, 20 vezes mais poderoso. Segundo dados divulgados, o bichano terá a capacidade de 2 milhões de notebooks juntos.

Batizado de Sequoia, sua construção só deve terminar em 2011 e novamente, será utilizado pelo Departamento de Energia estadunidense, mais especificamente pelo Laboratório Nacional de Lawrence Livermore. O mais novo supercomputador será capaz de processar 20 petaflops (20.000.000.000.000.000 operações em ponto flutuante), lembrando que o atual recordista Roadrunner mal ultrapassou a barreira de 1 petaflop.

Se você se perdeu no meio de tanto zeros, aqui vai um meio mais fácil de entender a enorme capacidade de um supercomputador: o Roadrunner é capaz de calcular em um só dia o que toda a população do planeta - 6 bilhões de pessoas - levaria 46 anos para fazer o mesmo, usando máquinas de calcular.

O Sequoia será composto de 96 racks - uma espécie de “geladeira” para abrigar seus componentes - e ocupará uma área de 318 metros quadrados. Um fato curioso é que ele será mais poderoso e menor que o Roadrunner, sendo que este ocupa uma área de 560m² e possui 296 racks.

A IBM afirma que o novo supercomputador trabalhará em conjunto com um computador menor, apelidado de Dawn, para simular testes nucleares, prever climas e auxiliar na exploração de petróleo. O Sequoia será o 4º supercomputador fabricado pela IBM, sendo o 3º constrúido para o Departamento de Energia do Tio Sam. Os outros são o BlueGene, Blue Waters e o Roadrunner.

Apenas para curiosidade, no rank dos 500 supercomputadores mais potentes, o Brasil (e a América Latina) está representado pelo “Netuno“, da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro -, que está na 138ª posição. GuiadoPc



(PC)² lança o sistema CEP Livre

“A (PC)² lançou o seu projeto CEP Livre. Trata-se da disponibilização, em formato XML ou CSV, da base de dados de CEPs brasileiros. Com o lançamento desta base de consulta, a (PC)² espera dar a sua contribuição à comunidade de desenvolvedores que buscam esse tipo de informação para incluir em seus sistemas.

O CEP Livre funciona on-line, por meio de requisições HTTP. Em retorno, o sistema devolve um arquivo XML ou CSV, para poder ser utilizado pelos sistemas computacionais. Não é necessário o pagamento de taxas, tão pouco registro prévio.

A (PC)² destaca que este é uma base de dados colaborativa e que os usuários estão, desde já, convidados a colaborar, corrigindo falhas e adicionando novas informações.

Para informações sobre seu uso, correções da base de dados e maiores informações, leia o FAQ do projeto , ou entre em contato pelo e-mail: contato@pc2consultoria.com.”

BRLinux

Envie torpedo de graça para 38 países

Mais uma opção para enviar mensagens de texto para o celular[bb] dos seus amigos internacionais.

Uma startup do Vale do Silício está oferecendo o serviço de envio gratuito de SMS[bb] para 38 países — Incluindo Brasil, Estados Unidos e Reino Unido.

Acesse http://www.jaxtr.com e faça seu cadastro gratuito;

Os torpedos são gratuitos para outros usuários cadastrados.

Site transforma caligrafia em fonte tipográfica

á é possível construir uma fonte tipográfica apenas usando um scanner e letras escritas à caneta. O serviço é online e gratuito.

O site YourFonts é um serviço online que transforma uma caligrafia ou qualquer outro documento escrito em uma fonte TrueType pronta para download, noticiou o site Cool tools.

Para construir uma fonte personalizada, basta baixar no site o formulário oficial em PDF, imprimir e desenhar cada letra em seu respectivo espaço. Depois, basta digitalizar a folha com um scanner e devolvê-la para o site, que automaticamente interpreta cada caractere e o transforma em um arquivo digital de fontes.

O site Lifehacker. já havia noticiado outro serviço similar anteriormente, o Fontifier, porém este cobrava US$ 9,00 para permitir o download do arquivo em TrueType. O site YourFonts possui um software que pode ser adquirido por US$ 49, mas seu serviço online é gratuito.

O endereço do site é yourfonts.com. Geek

Lojas online vendem chips Xeon, da Intel, antes do lançamento oficial

Lojas online já começaram a receber pedidos do Xeon, o novo processador da Intel para servidores, fornecendo detalhes do novo chip mesmo antes do lançamento oficial da fabricante.

Na segunda-feira (02/02), revendedores começaram a listar em seus sites um novo chip quad-core Xeon a partir do modelo 5500 com velocidades entre 2.0 GHz e 3.2 GHz.

O Xeon é baseado na arquitetura do Nehalem, que incorpora tecnologia QuickPath Interconnect (QPI) para aumentar a velocidade de desempenho do servidor. O QPI integra um controle de memória e oferece uma comunicação mais rápida com a CPU.

O novo processador elimina a lentidão da microarquitetura anterior da Intel para melhorar a velocidade e o desempenho por watt do sistema. Cada um dos quatro núcleos podem executar dois softwares simultaneamente, fazendo oito processamentos ao mesmo tempo.

Os chips que começaram a ser oferecidos incluem o quad-core Xeon W5580 que roda em 3,2 GHz e o Xeon X5500, com velocidades entre 2,66GHz e 2,93GHz. O preço dele é 1.785 dólares na Keenzo Eletronics e 1.679 dólares no site da Tech Micro. Já o X5500 custa entre 1.000 e 1.650 dólares.

De acordo com a Intel, os processadores serão lançados no final do trimestre. IDGNow

Skype 4.0 melhora qualidade de áudio e vídeo

O Skype chega à sua versão 4.0 com melhorias na qualidade de áudio e vídeo e interface aprimorada.

A nova versão do software de comunicação por voz sobre IP já está disponível para download - apenas para usuários do Windows, por enquanto.

A atualização traz como novidades a exibição de videochamadas em tela cheia e a possibilidade de iniciar uma chamada de vídeo diretamente – anteriormente era preciso fazer a ligação em áudio primeiro.

O software também incorpora um gerenciador de banda, que oferece a melhor experiência de vídeo de acordo com a qualidade da conexão do usuário.

A voz também não ficou de fora da atualização. O novo Skype melhora a qualidade de áudio para usuários com até 50% menos de banda disponível.

Já a interface de mensagem instantânea foi ampliada, garantindo ao usuário mais espaço para escrever mensagens e indicativos mais claros de quem enviou as mensagens e quando.

Ainda não há prazo para atualização das versões do software para plataformas Linux e Mac.

Monday, February 02, 2009

CurrPorts: Mostra as portas abertas no Windows

CurrPorts é um utilitário para Windows que escaneia e lista as portas TCP/IP/UDP abertas no seu micro, e assim mostra qualquer tipo de atividade suspeita. O mais interessante desta aplicação é que ela identifica visualmente as aplicações desconhecidas, o que facilita a detecção de malwares.

Faça download clicando aqui

HD 4870 X2 da XFX aparece à venda


Não anunciada inicialmente junto com a nova chapa de chips gráficos da ATI fabricados pela norte-americana XFX, ex-grande fabricante da linha rival GeForce, a Radeon HD 4870 X2 apareceu recentemente numa loja online alemã à venda por 479 euros, cerca de 1.440 reais.

A versão de uma das placas de vídeo mais poderosas atualmente fabricada pela XFX não deve ter clocks turbinados como geralmente se vê em alguns de seus produtos. Seus dois GPUs RV770 devem rodar nos 750 MHz padrões e os 2x 1GB de memórias GDDR5 em 3.600 MHz.

A placa também suporta DirectX 10.1 e Shader Model 4.1, processando 2400 GFLOPS (230.4GB/s) em seus 1600 Shaders Processors. Mais detalhes devem ser publicados em breve no site oficial da XFX.

Samsung vai Lançar o Primeiro Celular com Câmera de 12 Megapixels do Mundo


A Samsung vai apresentar em breve o primeiro celular do mundo com uma câmera de 12 megapixels. De acordo com fontes na Coréia do Sul, a Samsung deve apresentar o novo celular na MWC 2009, que começa em duas semanas. Na mesma ocasião, a Samsung também deve lançar um celular com câmera de 8 megapixels e zoom óptico de 3x.

Agora só nos resta aguardar, porque ainda não temos maiores detalhes, e a imagem acima é uma foto do Samsung Innov8 modificada no Photoshop. Digitaldrops

Disponível o BrOffice.org 3.0.1

“Já está disponível para download o novo BrOffice.org 3.0.1. Do site da ONG BrOffice.org:

É com grande prazer que comunico o lançamento da versão 3.0.1 do BrOffice.org. Esta é uma versão de correção de bugs, porém com uma novidade adicional desta vez: o suporte a corretores gramaticais embutido. Isso implica que o CoGrOO precisa ser atualizado. No momento a versão compatível do corretor ainda não foi lançada, mas ela pode ser testada a partir daqui.

Uma nota importante para os usuários do CoGrOO: o CoGrOO deve ser desinstalado antes de instalar a nova versão do BrOffice.org 3.0.1. Posteriormente a versão 3.0.2 do CoGrOO deverá ser instalada. BRLinux

Câmera digital da Kodak envia vídeos ao YouTube

A Kodak inseriu em seu catálogo online a EasyShare C180, uma câmera compacta de 10,2 megapixels e que tem como atrativo conectividade facilitada a serviços online.

Segundo o site Digital Trends, a C180 possuirá visor LCD de 2,4 polegadas, zoom ótico de 3x, zoom digital de 5x e tecnologia de detecção facial.

A nova EasyShare traz memória interna de 16 MB e slot para cartões SD e SDHC. Além de fotografar, a câmera filma e possibilita edição dos clipes registrados diretamente de seu visor, conforme noticiou o site Pocket-Link.

Para facilitar a vida de seus usuários, o software da câmera permitirá o envio automático de imagens e vídeos para a galeria online da companhia (kodakgallery.com) e também para o YouTube.

A C180 chega ao mercado internacional apenas em agosto de 2009 pelo preço sugerido de US$ 120, e estará disponível nas cores vermelho, rosa, azul ou prateado.

Microsoft confirma que Windows 7 terá apenas mais uma versão RC para testes

A Microsoft confirmou nesta sexta-feira (30/01) que tomará o caminho não usual de ir direto do primeiro beta para a versão Release Candidate (RC) do Windows 7, próxima versão do popular sistema operacional.

O vice-presidente sênior do grupo de engenharia do Windows, Steven Sinofsky, se negou a estipular um prazo para o resto do desenvolvimento do Windows 7.

"Esta não é a maneira de anunciar a data de lançamento ou mudanças de planos ou em processos já descritos anteriormente", afirmou ele em um longo post no blog da divisão. IDGnow

Fabricante promete notebooks com processador Core i7 em maio

A Eurocom, fabricante de PCs canadense, afirmou que vai começar a vender laptops com os processadores Core i7 - segundo a Intel, até agora esses são os processadores mais rápidos do planeta. O Eurocom D900F Phantom i7 terá um processador de quatro núcleos, usados geralmente em servidores ou desktops voltados para games. O notebook começará a ser vendido em 1º de maio.

O laptop terá versões com velocidades entre 2,66 GHz e 3,2 GHz e terá até 8 MB de memória cache. O objetivo da empresa é conquistar os usuários interessados em substituir seus computadores de mesa por versões portáteis - ou quase portáteis, já que o notebook terá tela de 17 polegadas, 8 gigabytes de RAM, placa de vídeo com 1 GB de memória e disco rígido de até 1,5 terabyte. Tudo isso fará com que o computador pese 5,4 kg.

O que chama mais atenção, porém, é que o Core i7 não é voltado para notebooks. A Intel pretende lançar uma versão com melhor consumo de energia para computadores portáteis no segundo semestre deste ano.

Por enquanto, não há garantias de que a Eurocom vai conseguir lançar o produto. Se ela cumprir a promessa, provavelmente seus notebooks serão os mais rápidos do mundo. A empresa também não informou quanto seus “brinquedinhos” irão custar - mas é de se esperar que os semi-portáteis tenham um preço bem salgado. IDgnow

Novo Google Earth traz oceanos e Marte em 3D


Hora de dar um mergulho. A nova versão do Google Earth, que acaba de estrear, inclui imagens em 3D da topografia dos oceanos – o Google Ocean – e também de Marte.

Os dados sobre a profundidade das águas foram cedidos por parceiros, como a Marinha dos Estados Unidos, e recriados em formato tridimensional, uma vez que não existem fotos dessas áreas. A coleta de informações ocorre por meio de um sistema de medição conhecido como batimetria, que envia ondas sonoras em direção ao fundo e, depois, cronometra o tempo de retorno do eco.

Além do relevo subaquático, o Google Ocean consiste ainda em uma verdadeira enciclopédia sobre os oceanos, que cobrem de mais de 70% da face da Terra. Há 21 novas camadas de conteúdo relacionado a essas áreas, fornecido por entidades de renome como National Geographic Society, Cousteau Ocean World e BBC Earth. É possível ver desde informações sobre espécies ameaçadas, naufrágios, pontos de mergulho e de surfe até dados diários sobre a temperatura das águas no globo ou a rota percorrida por espécies monitoradas por cientistas.

Outra novidade do programa são as imagens históricas. Dá para ver fotos de satélite de uma mesma região ao longo de vários anos. O recurso permite conferir, por exemplo, como era Nova Orleans antes do furacão Katrina e como a cidade ficou depois do desastre. Também é possível ver a Amazônia em 1975 e observar a área da Ponte Estaiada, em São Paulo, antes e depois da sua construção.

Quem estiver cansado de explorar a Terra pode acessar Marte em 3D, com camadas relacionadas recheadas de informações de sondas que estiveram por lá. Dados da Nasa explicam cada cratera do Planeta Vermelho. Pode-se também ver o local de pouso dos equipamentos enviados por missões americanas e russas.

A nova versão do programa também passou a suportar exportação de dados de GPS, que antes só era possível por meio das versões pagas (Plus, que foi descontinuada, e Pro) ou de aplicativos externos. Foi incluída também uma ferramenta que permite a gravação de áudio associada a pontos de interesse, para facilitar a criação de tour guiados. Info

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews