Friday, January 16, 2009
Software em português tem adaptação lenta à reforma ortográfica
Um dos efeitos dessa mudança no idioma é que vários programas de computador - como o Office, o BrOffice e os dicionários digitais, como o Aurélio e o Houaiss - também terão de se adaptar às novas regras de ortografia. Mas sem muita pressa. Em resposta à reportagem do IDG Now!, a maioria delas disse não ter um prazo definido para adequar seus produtos às novas normas. Apenas o BrOffice (versão nacional do OpenOffice) conta com o corretor ortográfico atualizado.
Uma das explicações é que, apesar de a reforma começar a valer a partir do próximo dia primeiro de janeiro, as mudanças só serão obrigatórias no começo de 2013. Nos próximos quatro anos, as duas formas serão aceitas.
A Microsoft, responsável pelo pacote Office, afirmou que não há previsão para que seus produtos sejam adequados à nova ortografia. De acordo com Eduardo Campos, gerente-geral da divisão de produtividade e colaboração da Microsoft, a companhia "tem o compromisso" de revisar seus produtos e atualizar o banco de dados do corretor ortográfico. A divulgação das atualizações, porém, deve ser divulgada até 2012.
"Apesar de a mudança afetar apenas 0,5% de do português do Brasil, teremos de rever todo o dicionário léxico", disse Campos. Ele garantiu, entretanto, que "as alterações serão gratuitas para as versões que estão no mercado", ou seja, o Office 2007. O gerente-geral disse também que há a possibilidade de a versão 2003 ser atualizada. Já os textos de menus e de ajuda de outros programas da empresa serão atualizados até 2012.
A Positivo Informática, responsável pelas versões digitais e online do novo dicionário Aurélio, estima que uma pequena revisão será lançada até o primeiro trimestre de 2009. De acordo com Ilana Krieger, diretora de varejo da divisão de tecnologia educacional da Positivo, a atualização será gratuita para aqueles que compraram a versão em CD do dicionário em 2008. IDGnow
Intel lança ATOM N280
Práticamente todos os netbooks presentes no mercado são equipados com o Intel Atom N270.
A Intel trocrá em breve nestes micros pelo novo Atom N280 que tráz características superiores aos do N270.
As especificações técnicas são:
- 1.66 GHz
- FSB de 667 MHz
Os atuais N270 apresentam uma velocidade de 1.6 GHz e 533 MHz de bus. Como dato aparte, a Asus apresentiu no CES sua nova 1004DN equipada com o Atom N280.
Saiba mais no site da Intel
Autorun Eater: Detectar e eliminar virus Autorun.inf
Este aplicativo permite escanear e remover os arquivos de boot infectados, também incorpora interessantes opções no seu menú contextual para facilitar ainda mais seu uso, como também a reprodução de sons ao encontrar algúm virus, entre outros.
Faça o download clicando aqui
Total de internautas residenciais cresceu 14,7% em um ano no Brasil
No último mês de 2008, País totalizou 24,5 milhões de usuários conectados de casa, segundo dados do IBOPE//NetRatings.
Em dezembro de 2008, o total de internautas residenciais ativos chegou a 24,5 milhões, 0,5% acima do total registrado em novembro e 14,7% a mais em comparação com dezembro de 2007, informa o IBOPE//NetRatings nesta sexta-feira (16/01).
Este número mostra que o total mensal de internautas residenciais dobrou em três anos - foi 69% superior a dezembro de 2006 e 100% superior sobre o mesmo período em 2005.
Considerando a faixa etária dos usuários, os adultos com 25 anos de idade ou mais foram quem mais usaram a web de suas casas - 13,5 milhões em dezembro de 2008, 21,5% a mais em relação a 2007. Enquanto isso, a soma dos internautas entre 2 e 24 anos de idade foi de 11 milhões, evolução de 7,5% em um ano.
O tempo de navegação por usuário continuou a cair, seguindo uma tendência registrada desde novembro. Em dezembro do ano passado, os internautas brasileiros navegaram 22 horas e 50 minutos, 4% a menos do que as 23 horas e 47 minutos registradas no mês anterior.
A França navegou mais que o Brasil - 23 horas e 29 minutos -, assim como a Alemanha - 23 horas e 3 minutos.
Browsers Microsoft: versão RC1 do Internet Explorer 8 será lançada em janeiro
A confirmação foi feita durante o painel “Browsers are Hot Again!”, realizado no Churchill Club, em São Francisco, com representantes da Microsoft, Opera, Mozilla e Google.
O gerente responsável pelo Internet Explorer dentro da Microsoft, Dean Hachamovitch, confirmou ao blog TechCrunch que o Internet Explorer 8 RC será lançado nas próximas semanas.
A versão Release Candidate é lançada quando o software está muito próximo da versão que chegará, finalizada, aos usuários finais.
Depois de enfrentar a etapa de betas, em que a desenvolvedora espera as respostas dos usuários sobre bugs em novas ferramentas ou no desempenho, a versão RC é divulgada para que erros cruciais sejam eliminados antes do lançamento.
O prazo original para o lançamento oficial do Internet Explorer 8 é o final do primeiro semestre de 2009. IDGnow
Roteador da Netgear faz streaming direto do YouTube, Flickr e mais...
Descrever roteadores não é uma coisa tão empolgante, tampouco serve para puxar assunto com alguém, mas o EVA9150 Digital Entertainer Elite vem para conquistar o grande público. E quer aplausos. Apresentado na CES deste ano, a peça, além de reproduzir vídeos, MP3s e fotos de PC e Macs na sua TV (ou HDTV, pensando positivo), faz streaming diretamente da internet de RSS, podcasts, rádios online e sites como YouTube e Flickr. “Legal, hein?”. Pois é. Para armazenar sua infinidade de arquivos de mídia digital, ele possui HD extra de 500 GB. Incluso, o roteador tem porta HDMI (converte vídeos e fotos para 1080p, em resolução de alta definição), padrão Wireless-N, duas portas USB e compatibilidade com iPods. De banda dupla 2.4 GHz ou 5 GHz, ele tem velocidade de transferência de dados de 40 Mbps. A peça chegará ao mercado em março. Preços, no entanto, ainda não foram divulgados. Info
Thursday, January 15, 2009
OpenSuse: Vale o download
O OpenSuSE 11.0 sofreu uma mudança significativa, se bem que alguns aspectos continuam na mesma, especialmente as fonts/letras não andam muito famosas. Por razões que me ultrapassam a zona numérica do meu teclado (aquelas teclas que se activam com o NumLock) não funcionam. Os programas ainda continuam “buguentos” apesar do sistema se encontrar muito mais estável.
A velocidade da instalação e da gestão de programas está muito, mas mesmo muito mais rápido, nem parece o mesmo Linux. O GIMP devia vir instalado, se bem que por outro lado a instalação de alguns programas inovadores também compensa, penso que o GIMP vem instalado na versão DVD. Dava jeito na próxima versão o Codeia ou algo parecido vir instalado.
O KDE 3.5.9 está velho, só o consigo usar no Mandriva, está na hora de arrumar com ele. O KDE 4.0.4 é uma boa aposta se bem que não se encontra pronto para uma utilização diária, mas está a evoluir. O XFCE no OpenSuSE está muito aquém de outras distribuições, como o Fedora, Mandriva e Ubuntu, deve ser mais explorado e devem investir mais tempo nele.
Bem, gostei, está funcional e o Compiz-Fusion está muito optimizado nesta distribuição, arrisco-me a dizer que de todas as distribuições que experimentei nesta parece que não o sinto a correr. O OpenSuSE adapta-se as necessidades da maioria dos usuários de Internet atuais, por isso recomendo-o bastante, se bem que tem algumas lacunas que não tem razão para tal.
Existem muitas mais novidades, eis uma lista das restantes (algumas delas não posso mesmo apresentar, devido a incapacidade do meu Hardware):
- Novos efeitos no Compiz Fusion: distorção do cubo num cilindro ou numa esfera.
- Quatro gestores de janelas que podem ser instalados com o DVD: GNOME 2.22, KDE 3.5.9, KDE 4.0.4 e XFCE 4.42
- Novos bootscreens, wallpapers e afins.
- Gestão de pacotes optimizada.
- Cheese - Programa gravação de imagens/vídeos a partir de uma Webcam.
- Instalador redesenhado na versão DVD.
Download: OpenSuSE 11.0 CD [611.72MB]
Download: OpenSuSE 11.0 DVD [4.28GB]
PPLware
Proteja as suas pastas com senhas
Como limpar uma tela LCD
A limpeza é bem simples, basta seguir os seguintes passos:
1 - Desligue o aparelho de TV, evite ao máximo limpá-lo com o mesmo ligado.
2 - Com um pincel retirar o excesso de poeira, pois a poeira servirá como lixa ao passar um pano.
3 - Escolha um pano que não solte fiapos bem macio, limpo e seco. Aplique-o com leveza na superfície LCD.
Atenção: Não use, de forma alguma, produtos abrasivos como álcool (nem isopropílico, você não está tirando pasta térmica de um processador), limpadores de vidro, ou qualquer outro produto de limpeza. Não se pode usar nenhum líquido que possa "escorrer", nem água.
Existem no mercado kits especiais para limpar LCD, caso você opte usar algum se lembre de nunca aplicar o produto diretamente na tela. Aplique primeiramente no pano e depois passe na tela. Caso não conheça o produto opte por não comprar, pode acabar queimando a tela.
O único kit em que confio é o PHILIPS SVC2540 feito especialmente para isso. Ele pode ser encontrado com facilidade em lojas especializadas e sua textura se assemelha com um tipo de gel evitando que escorra e prejudique o aparelho.
Mouse aéreo Logitech MX AirT
A tecnologia Freespace de controle de movimento opera por dispositivos aéreos de navegação. Esta tecnologia patenteada é baseada em uma combinação de sensores MEMS (sistemas microeletromecânicos), tecnologia DSP (processamento digital de sinal) e tecnologia sem fio RF (rádio-frequência). Estas tecnologias combinadas permitem aos usuários segurar e apontar o mouse em qualquer direção. Algoritmos diferenciam os movimentos de mão intencionais ou não cancelando os pequenos tremores involuntários que temos ao erguer algum dispositivo no ar.
Comandos baseados em gestos acrescentam um novo nível de sofisticação ao mouse MX Air. Para mudar o volume, as pessoas pressionam e seguram o botão de volume e simplesmente fazem um gesto - para a direita para aumentar o volume ou para a esquerda para diminuir. Para aplicações musicais, um pequeno movimento circular para a direita ativa o comando pular faixa, enquanto um círculo para a esquerda repete a música.
No lugar da tradicional roda de rolagem, o mouse MX Air apresenta um painel de rolagem sensível ao toque. Um movimento de dedo ao longo da superfície aciona o mecanismo de rolagem inercial, que ajusta sua velocidade de acordo com a velocidade do movimento do dedo. Funções de mídia como Tocar/Pausa, Volume/Mudo, Voltar e Selecionar podem ser acessados no ar pressionando com o polegar os botões grandes que são iluminados.
O MX Air já está à venda e o preço sugerido para o consumidor final é de R$ 1099,00. Mais informações sobre o mouse MX Air em www.logitech.com. Forumpcs
NVIDIA PhysX 9.09.0010
Os drivers PhysX 9.09.0010 podem ser baixados aqui e eles servem para Windows XP e Vista. Diferente dos anteriores, com esta versão é possível usar placas GeForce – além de um SLI - para cálculos físicos, além de suportar as novas GTX 295/285.
Se o jogo não se comporta muito bem, é recomendável baixá-lo.
Em 4 anos, número de adultos nos EUA em redes sociais quadruplica
Em 2005, apenas 8% tinham perfis em redes de relacionamento, total que subiu para 35% em 2008, revela estudo da Pew Internet.
Em quatro anos, o total de adultos dos Estados Unidos que criaram um perfil em redes sociais mais que quadruplicou, passando de 8% em 2005 para 35% em 2008, afirma estudo do Pew Internet & American Life Project.
Ainda assim, jovens adultos são quem têm mais tendência a usar redes sociais - 75% dos internautas com idade entre 18 e 24 anos possuem um perfil, em comparação com apenas 7% dos adultos com 65 anos de idade ou mais velhos.
Na faixa etária entre 25 e 34 anos de idade, 57% dos adultos online dos EUA estão em redes sociais, enquanto 30% de quem está com idade entre 35 e 44 anos possui perfil.
Segundo a Pew Internet, o uso pessoal das redes ainda prevalece acima do profissional - 50% dos adultos têm perfil no MySpace, 22% no Facebook e apenas 6% no LinkedIn.
Mas o que os adultos estão fazendo nas redes sociais? A maioria (89%) usa os perfis online para falar com os amigos, enquanto 49% usam a página para fazer novos amigos.
Os adultos, diferente dos jovens, estão bastante preocupados com sua privacidade - 60% restringem o acesso de seus perfis apenas aos amigos, e 43% acham que seria muito fácil para alguém descobrir quem eles são pela rede social.
Os dados são do Pew Internet & American Life Project May 2008 Tracking, que somou 1.553 entrevistas com internautas dos EUA. IDGnow
Wednesday, January 14, 2009
Apagando os rastros no Internet Explorer
Faça o download clicando aqui
Microsoft corrige falha grave em serviço do Windows com Patch Tuesday
Primeiro pacote de segurança do ano corrige vulnerabilidade considerada crítica para o Windows 2000, XP e Server 2003.
A Microsoft divulgou, nesta terça-feira (13/01), o pacote de correções de segurança conhecido como Patch Tuesday, corrigeindo três falhas no serviço de arquivo e impressão Windows Server Message Block (SMB).
O bug é considerado crítico para os usuários do Windows 2000, XP e Server 2003, mas ‘moderado’ para o Vista e Server 2008.
Segundo o boletim de segurança da Microsoft, um cracker que consegue explorar a vulnerabilidade pode instalar programas no PC da vítima - permitindo que altere, modifique ou apague dados, além de criar novas contas na máquina.
Recentemente, a Microsoft divulgou uma correções emergencial para uma falha grave no Internet Explorer e, em seu último pacote de segurança, a fabricante corrigiu 20 bugs no Windows, Office e IE.
Teclado da Mtek faz a alegria dos gamers
Com um teclado comum, é impossível acelerar, fazer uma curva, segurar o freio para derrapar e ainda dar uma buzinadinha nos jogos de corrida, tudo ao mesmo tempo. A vantagem do Gaming Pro Xtreme K3805G, da Mtek, é a tecnologia Antighosting, que permite ao jogador pressionar seis teclas simultaneamente, se ele conseguir.
Grandão, o produto é confortável para todo tipo de jogo, mas não é a melhor coisa do mundo para quem digita textos por muito tempo. Isso porque as teclas são tão baixas e macias que qualquer toque sem querer nelas já te faz digitar algum comando. O nível de erros acaba sendo alto.
Como a dele são os games mesmo, o modelo tem vários diferenciais. O principal são os dez botões configuráveis para atalhos, localizados nas laterais da base. Para atribuir as funções a cada um deles, basta entrar num aplicativo bem amigável que acompanha o teclado e criar as macros.
Como os comandos são diferentes em cada jogo, é possível gravar três perfis de uso na memória interna de 4 Kb – um para futebol, um para tiro e outro para corrida, por exemplo. Por um botão, você seleciona qual configuração deseja usar no momento, e um LED indica qual está sendo utilizada.
A adaptação do produto aos games acaba confundindo os usuários comuns, que demoram para se acostumar com alguns detalhes. A tecla Windows, para se ter uma idéia, fica do lado direito, para ninguém esbarrar nela sem querer e abrir o menu Iniciar bem no meio de um tiroteio. Se você usa o micro junto com os familiares, provavelmente eles não vão gostar muito desse teclado. Info
Mias dicas para Windows XP
Por padrão, o Windows Explorer não
permite a visualização de arquivos ou pastas:
que estiverem com o atributo "Oculto" ativado
Para visúalizar tais arquivos e pastas, faça o
o seguinte:
Abra "Painel de Controle /Opções de Pasta".
Clique na aba "Modos de Exibição",
Localize a opção "Mostrar pastas e arquivos
ocultos" e marque-a,
Feche a caixa de diálogo clicando em "OK".
Alterando a barra de títulos do Internet Explorer
Clique em "Iniciar / Executar" e digite
"gpedit.msc" (sem aspas).
Clique em "Configurações de usuário /
Configurações do Windows / Manutenção do
Intemet Expiorer/ Interface do usuário do
navegador".
Dê um duplo clique em "Título do Navegador",
Clique em "Personalizar barra de título",
Altere para o texto que você desejar
Clique em OK.
Menus Desorganizados?
Não tem problema! Se você quer colocar o menu Favoritoso ou de Programas'
em ordem atfabética, basta clicar com o botão
direito do mouse sobre eles e selecionar "Classificar por nomes".
Desativando o autoplay para o Cdrom .
Clique em "Iniciar / Executar"
Digite"gpedit,msc. "
Abra," Configuração/ Modelos Administrativos / Sistema",
Dê um duplo clique sobre "Desativar AutoExecutar" e selecione Ativar.
Perdeu seu número de série?
Não tem problema!
Visite http://www.magicaljellybean.com/keyfinner:shtml
faça o download de um utilitário capaz de ler a informação do registro e identificar qual o número série do seu Windows.
Arquivos temporários do Internet Explorer
Com o passar do tempo, o arquivo temporário do Internet Explorer
pode se tornar muito grande consumindo muito espaço em seu HD.
Para limpá-lo faça o seguinte:
Abra o Internet Explorer.
Clique no menu "Ferramentas".
Selecione "Opçoes /Internet".
Clique em "Apagar arquivos" na aba "Geral"
Selecione "Deletar todo o conteúdo e, então, clique em OK.
Dependendo da quantidadede arquivos, esta opção pode demorar alguns minutos.
Hora Certa
Configure seu PC para sincronizar o horário de acordo com relógios de servidores na Internet.
Dê um duplo clique sobre a hora na Barra de Tarefas.
Na aba "Horário na Internet", clique em:
"Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na Internet".
Na aba "Servidor""selecione o que você deseja usar ou digite o endereço do seu servidor preferido.
Formatando discos rapidamente
Para formatar um disco, seja umHD, um Floppy ou um removlvel com maior
rapidez, utilize o comando format via linha de comando acrescentando o parâmetro "q".
Por exemplo, para formatar um floppy na unidade "a" o comando seria:
format a: /q
Alterando os ícones originais no Desktop
Clique com o botão direito do mouse sobre uma área vazia do Desktop (Área de Trabalho).
Na caixa de diálogo, clique na aba "Área de Trabalho".
Clique no botão "personalizar Área de Trabalho".
Determine quais são ou modifique os ícones que aparecem na Area de Trabalho.
Coloque o controle de volume na barra de tarefas
Abra o "Painel de Controle/ Sons Dispositivos de Audio".
Ative a caixa de verificação "Colocar ícone de volume na barra de tarefas"
Linhas de comando para o Windows Explorer
O Explorer aceita os seguintes parâmetros em sua linha de comando:
/n- Abre-o em modo "painel simples",
/e -Abre.o em seu modo de visualização padrão,
/root,
com o objeto (pasta) indicado,
/select,
com o objeto indicado (pasta ou arquivo) selecionado
Exemplos:
explorer.exe /select,c:\teste\teste.exe
Abre uma janela com o programa
"teste.exe" selecionado.
Nova ortografia brasileira
O alfabeto passa a ter 26 letras.
Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser:
A B C D E F G H I J
K L M N O P Q R S
T U V W X Y Z
As letras k, w e y, que na verdade não tinham desaparecido da maioria dos
dicionários da nossa língua, são usadas em várias situações.
Por exemplo:
a) na escrita de símbolos de unidades de medida: km (quilômetro), kg
(quilograma), W (watt);
b) na escrita de palavras e nomes estrangeiros (e seus derivados): show, playboy,
playground, windsurf, kung fu, yin, yang, William, kaiser, Kafka, kafkiano.
Trema
Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela
deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.
Como era Como fica
agüentar aguentar
argüir arguir
bilíngüe bilíngue
cinqüenta cinquenta
delinqüente delinquente
eloqüente eloquente
ensangüentado ensanguentado
eqüestre equestre
freqüente frequente
lingüeta lingueta
lingüiça linguiça
qüinqüênio quinquênio
sagüi sagui
seqüência sequência
seqüestro sequestro
tranqüilo tranqüilo
Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas
derivadas.
Exemplos: Müller, mülleriano.
Mudanças nas regras de acentuação
1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas
(palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).
Como era Como fica
alcalóide alcaloide
alcatéia alcateia
andróide androide
apóia (verbo apoiar) apoia
apóio (verbo apoiar) apoio
asteróide asteroide
bóia boia
celulóide celuloide
clarabóia claraboia
colméia colmeia
Coréia Coreia
debilóide debiloide
epopéia epopeia
estóico estoico
estréia estreia
estréio (verbo estrear) estreio
geléia geleia
heróico heroico
idéia ideia
jibóia jiboia
jóia joia
odisséia odisseia
paranóia paranoia
paranóico paranoico
platéia plateia
tramóia tramóia
Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim,
continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói,
óis.
Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.
2. Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando
vierem depois de um ditongo.
Como era Como fica
baiúca baiuca
bocaiúva bocaiuva
cauíla cauila
feiúra feiúra
Atenção: se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou
seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.
3. Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).
Como era Como fica
abençôo abençoo
crêem (verbo crer) creem
dêem (verbo dar) deem
dôo (verbo doar) doo
enjôo enjoo
lêem (verbo ler) leem
magôo (verbo magoar) magoo
perdôo (verbo perdoar) perdoo
povôo (verbo povoar) povoo
vêem (verbo ver) veem
vôos voos
zôo zôo
4. Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/pela(s),
pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.
Como era Como fica
Ele pára o carro. Ele para o carro.
Ele foi ao pólo Norte. Ele foi ao polo Norte.
Ele gosta de jogar pólo. Ele gosta de jogar polo.
Esse gato tem pêlos brancos. Esse gato tem pelos brancos.
Comi uma pêra. Comi uma pera.
Atenção:
- Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do
verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3a pessoa do singular. Pode é a
forma do presente do indicativo, na 3a pessoa do singular. Exemplo: Ontem, ele
não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode.
- Permanece o acento diferencial em pôr/por. Pôr é verbo. Por é preposição
Exemplo:
Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim.
- Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e
vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir,
advir etc.).
Exemplos:
Ele tem dois carros. / Eles têm dois carros.
Ele vem de Sorocaba. / Eles vêm de Sorocaba.
Ele mantém a palavra. / Eles mantêm a palavra.
Ele convém aos estudantes. / Eles convêm aos estudantes.
Ele detém o poder. / Eles detêm o poder.
Ele intervém em todas as aulas. / Eles intervêm em todas as aulas.
- É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras
forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Veja este
exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?
5. Não se usa mais o acento agudo no u tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui,
(eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.
6. Há uma variação na pronúncia dos verbos terminados em guar, quar e quir,
como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir etc.
Esses verbos admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do
indicativo, do presente do subjuntivo e também do imperativo.
Veja:
a) se forem pronunciadas com a ou i tônicos, essas formas devem ser
acentuadas.
Exemplos:
verbo enxaguar: enxáguo, enxáguas, enxágua, enxáguam; enxágue, enxágues,
enxáguem.
verbo delinquir: delínquo, delínques, delínque, delínquem; delínqua, delínquas,
delínquam.
b) se forem pronunciadas com u tônico, essas formas deixam de ser acentuadas.
Exemplos (a vogal sublinhada é tônica, isto é, deve ser pronunciada mais
fortemente que as outras):
verbo enxaguar: enxaguo, enxaguas, enxagua, enxaguam; enxague, enxagues,
enxaguem.
verbo delinquir: delinquo, delinques, delinque, delinquem; delinqua, delinquam.
Atenção: no Brasil, a pronúncia mais corrente é a primeira, aquela com a e i
tônicos.
Uso do hífen
Algumas regras do uso do hífen foram alteradas pelo novo Acordo. Mas, como se
trata ainda de matéria controvertida em muitos aspectos, para facilitar a
compreensão dos leitores, apresentamos um resumo das regras que orientam o
uso do hífen com os prefixos mais comuns, assim como as novas orientações
estabelecidas pelo Acordo.
As observações a seguir referem-se ao uso do hífen em palavras formadas por
prefixos ou por elementos que podem funcionar como prefixos, como: aero, agro,
além, ante, anti, aquém, arqui, auto, circum, co, contra, eletro, entre, ex, extra,
geo, hidro, hiper, infra, inter, intra, macro, micro, mini, multi, neo, pan, pluri, proto,
pós, pré, pró, pseudo, retro, semi, sobre, sub, super, supra, tele, ultra, vice etc.
1.Com prefixos, usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciada por h.
Exemplos:
anti-higiênico
anti-histórico
co-herdeiro
macro-história
mini-hotel
proto-história
sobre-humano
super-homem
ultra-humano
Exceção: subumano (nesse caso, a palavra humana perde o h).
2. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com
que se inicia o segundo elemento.
Exemplos:
aeroespacial
agroindustrial
anteontem
antiaéreo
antieducativo
autoaprendizagem
autoescola
autoestrada
autoinstrução
coautor
coedição
extraescolar
infraestrutura
plurianual
semiaberto
semianalfabeto
semiesférico
semiopaco
Exceção: o prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo
quando este se inicia por o: coobrigar, coobrigação, coordenar, cooperar,
cooperação, cooptar, coocupante etc.
3. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento
começa por consoante diferente de r ou s.
Exemplos:
anteprojeto
antipedagógico
autopeça
autoproteção
coprodução
geopolítica
microcomputador
pseudoprofessor
semicírculo
semideus
seminovo
ultramoderno
Atenção: com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen. Exemplos: vice-rei, vicealmirante
etc.
4. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento
começa por r ou s. Nesse caso, duplicam-se essas letras. Exemplos:
antirrábico
antirracismo
antirreligioso
antirrugas
antissocial
biorritmo
contrarregra
contrassenso
cosseno
infrassom
microssistema
minissaia
multissecular
neorrealismo
neossimbolista
semirreta
ultrarresistente
ultrassom
5. Quando o prefixo termina por vogal, usa-se o hífen se o segundo elemento
começar pela mesma vogal.
Exemplos:
anti-ibérico
anti-imperialista
anti-inflacionário
anti-inflamatório
auto-observação
contra-almirante
contra-atacar
contra-ataque
micro-ondas
micro-ônibus
semi-internato
semi-interno
6. Quando o prefixo termina por consoante, usa-se o hífen se o segundo elemento
começar pela mesma consoante.
Exemplos:
hiper-requintado
inter-racial
inter-regional
sub-bibliotecário
super-racista
super-reacionário
super-resistente
super-romântico
Atenção:
- Nos demais casos não se usa o hífen.
Exemplos: hipermercado, intermunicipal, superinteressante, superproteção.
- Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r:
sub-região, sub-raça etc.
- Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m,
n e vogal: circum-navegação, pan-americano etc.
7. Quando o prefixo termina por consoante, não se usa o hífen se o segundo
elemento começar por vogal.
Exemplos:
hiperacidez
hiperativo
interescolar
interestadual
interestelar
interestudantil
superamigo
superaquecimento
supereconômico
superexigente
superinteressante
superotimismo
8. Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o
hífen.
Exemplos:
além-mar
além-túmulo
aquém-mar
ex-aluno
ex-diretor
ex-hospedeiro
ex-prefeito
ex-presidente
pós-graduação
pré-história
pré-vestibular
pró-europeu
recém-casado
recém-nascido
sem-terra
9. Deve-se usar o hífen com os sufixos de origem tupi-guarani: açu, guaçu e
mirim.
Exemplos: amoré-guaçu, anajá-mirim, capim-açu.
10. Deve-se usar o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se
combinam, formando não propriamente vocábulos, mas encadeamentos
vocabulares.
Exemplos: ponte Rio-Niterói, eixo Rio-São Paulo.
11. Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de
composição.
Exemplos:
girassol
madressilva
mandachuva
paraquedas
paraquedista
pontapé
12. Para clareza gráfica, se no final da linha a partição de uma palavra ou
combinação de palavras coincidir com o hífen, ele deve ser repetido na linha
seguinte.
Exemplos:
Na cidade, conta-
-se que ele foi viajar.
O diretor recebeu os ex-
-alunos.
Resumo - Emprego do hífen com prefixos
Regra básica
Sempre se usa o hífen diante de h:
anti-higiênico, super-homem.
Outros casos
1. Prefixo terminado em vogal:
- Sem hífen diante de vogal diferente: autoescola, antiaéreo.
- Sem hífen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicírculo.
- Sem hífen diante de r e s Dobram-se essas letras: antirracismo, antissocial,
ultrassom.
- Com hífen diante de mesma vogal:
contra-ataque, micro-ondas.
2. Prefixo terminado em consoante:
- Com hífen diante de mesma consoante: inter-regional, sub-bibliotecário.
- Sem hífen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersônico.
- Sem hífen diante de vogal: interestadual, superinteressante.
Observações
1. Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r
subregião, sub-raça etc. Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se
sem hífen:
subumano, subumanidade.
2. Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m,
n e vogal:
circum-navegação, pan-americano etc.
3. O prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando
este se inicia por o: coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação, cooptar,
coocupante etc.
4. Com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen: vice-rei, vice-almirante etc.
5. Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de
composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas,
paraquedista etc.
6. Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o
hífen:
ex-aluno, sem-terra, além-mar, aquém-mar, recém-casado, pós-graduação,
prévestibular, pró-europeu.
Tuesday, January 13, 2009
Impressora em 3D ao alcance de todos
CD com formato de disquete para os nostálgicos
Beta do Windows 7 não roda antivírus
Ao tentarem rodar a ferramenta Total Protection da McAfee, com o Windows 7, os usuários receberam um pop-up com o seguinte alerta: "A versão do Windows instalada nesta máquina não tem suporte. Por favor confira a documentação do produto para obter uma lista dos sistemas operacionais compatíveis."
Em fóruns online, usuários do pacote de segurança Norton, da Symantec, também relataram erros ao rodar o Windows 7. A resposta oficial do Norton? "Neste momento não oferecemos suporte ao Windows 7. Assim que o Windows 7 for lançado, forneceremos a solução para o OS."
Entretanto, conforme alerta um leitor do IDG Now!, o beta do Windows 7 traz um aviso sobre a falta de suporte a antivírus e direciona o usuário ao site da Microsoft onde há opção de 3 antivírus para usuários residenciais - Karspesky, AVG e Norton. Segundo ele, a versão beta do Norton 360, foi instalada e funciona corretamente, embora seu prazo expire em 14 dias.
No passado, versões prévias ou mesmo recém-lançadas do Windows eram frequentemente classficadas como "potenciais vírus" pelos programas de antivírus.
Entre os antivírus mais populares que já são compatíveis com o Windows 7 beta está o Spyware Doctor. O Avast parece funcionar bem no beta do Windows 7, embora alguns problemas também tenham sido reportados na internet. IDGnow
Dell apresenta Adamo e Mini 10
A Dell apresentou na última Consumer Electronics Show (CES) dois novos modelos de notebook: o ultra-portátil Mini 10 e o candidato a top de linha Adamo.
O Míni 10 é um netbook de 10 polegadas que apresenta recursos acima da média do mercado (bastante superior, por exemplo, ao primeiro netbook da Dell); da mesma forma que a Sony, a Dell está evitando chamar o modelo de netbook (parece que a Asus, que lançou o pioneiro netbook Eee PC com a consciência de que teria que se esforçar junto ao consumidor para apagar a impressão de que sua marca estava associada a produtos de baixa qualidade, terá agora que lançar campanha entre os próprios fabricantes).
Algums características do Dell Mini 10: processador Intel Atom; tela 16:9 ocupa todo o espaço do gabinete, resolução vertical de 720 p (alguns modelos de netbook, como o próprio Eee PC 710, deixavam uma área inutilizada ao redor do display, o que, além de desperdiçar espaço, dava um aspecto horrível à máquina); sintonizador de TV; chip de banda larga pré-instalado; GPS.
Preço do Mini 10 não informado. Contudo, a julgar por ações recentes, parece que a Dell está buscando reduzir preços da linha Mini para ganhar mercado. A empresa em dezembro anunciou que o Dell Mini 12 seria oferecido com Ubuntu; e há alguns dias anunciou formas de abater o preço do Mini 9.
Mas enquanto reduz preços nos Mini, a Dell procura espaços no mercado de máquinas mais caras; atualmente, os modelos mais sofisticados produzidos pela Dell são os XPS 1330, XPS 1530 e XPS 1730 (no Brasil, o principal produto da marca são os Dell Vostro, linha de notebooks básicos que são frequentemente anunciados nas revistas).
A Dell confirmou boatos e apresentou o Adamo (adamo significa apaixanonar-se em latim). A Dell não apresentou detalhes (alimentar boatos é excelente técnica de marketing no mercado de notebooks, como já mostrou muito bem a Apple) do Adamo, mas deixou claro que será um modelo para se ombrear com os mais sofisticdos do mercado, como o MacBook Air e os melhores Sony Vaio. Notebook site
Monday, January 12, 2009
Livedrive: Disco virtual com espaço ilimitado
Livedrive é um serviço de armazenamento gratuito que oferece espaço ilimitado, além de outras interessantes características. Este serviço permite acessar os teus arquivos de qualquer computador plugado a Internet, inclusive desde o seu celular.
Ao instalar o software no seu PC, você poderá acessar os arquivos armazenados no Livedrive como se fosse um HD adicional no seu PC. Está otimizado para funcionar com o iPhone e qualquier celular com acceso a Internet.
Acesse o site clicando aqui
20 Temas Visuais para Windows 7
Faça download aqui
O netbook da Sony
Entretanto, a Sony parece ter se rendido ao crescente aumento na participação de netbooks no mercado, e lançou o Sony PC Lifestyle. Embora a Sony não queira chamá-lo assim (provavelmente tentando manter o status de superioridade da linha Sony Vaio), a nova máquina é um netbook, ainda que superior aos demais: um ultra-portátil com tela de 8 polegadas, processador Intel Atom, 2 GB de RAM, HD de 60 GB, pesando pouco mais de 600 gramas e com menos de 2,5 cm de espessura.
Uma diferença significativa é o formato da tela: diferentemente de todos os outros netbooks, tem formato de 16:7, com resolução de 1600 x 768 pixels (o que facilita a visualização de duas janelas de navegação na internet simultaneamente). Esse formato torna o Sony mais alongado que os demais, facilitando sua acomodação tanto em bolsas de mulher como em bolsos de ternos de homens. O preço também é o maior entre os netbooks: US$ 899. Notebooksite
Nova Câmera Polaroid Imprime Fotos na Hora
A Polaroid continua viva e anunciou hoje na CES 2009 sua nova câmera digital que imprime fotos na hora.
A Polaroid PoGo usa a tecnologia “ZINK Zero Ink” da ZINK Imaging para imprimir as fotos sem uso de tinta, usando um papel com cristais de cera ativados pelo calor que produzem fotos 2×3 impressas em 60 segundos.
A Polaroid já tinha anunciado na CES do ano passado uma mini-impresooraqueusava a mesma tecnologia de impressão “ZINK Zero Ink”.
A Polaroid PoGo é bem simples e pesa 280 gramas, mede aproximadamente 12 cm de largura por 7,6 cm de altura, vem com 16MB de memória interna e é compatível com cartão de memória SD. Digitaldrops
Teclado Asus Eee HTPC tem HDMI wireless
Esse teclado vem com uma tela de 5”, processador Atom 1.6GHz, 1GB de RAM, 16/32 GB em SSD, WiFi e bluetooth. Sobre as portas, ele tem duas HDMI wireless, duas USB 2.0, VGA, HDMI normal e um audio in/out. Roda o Windows XP Home, que é uma escolha estranha para algo que está pedindo, não implorando para ser um PC home theater. Se bem que ele também não tem conversor de TV embutido. Nada sobre preço e data de lançamento, mas o CEO da Asus disse que ele deve ficar disponível daqui a uns 3 ou 6 meses. BoyGeniusReport. Gizmodo
Correção evita perda de arquivos MP3 no Windows 7
A Microsoft teve de corrigir um bug que provoca destruição de arquivos de música no Windows 7 beta 1.
O primeiro beta público do Windows 7 mal saiu e a Microsoft já teve de soltar uma correção de bug. O bug do MP3 se manifesta quando o usuário edita os metadados num arquivo MP3 que já contém grande quantidade de metadados. Nessa situação, vários segundos de áudio no início da música podem ser destruídos. Os metadados em arquivos MP3 podem incluir a capa do disco, nome do artista, da música, do álbum e outras informações. No Windows Vista, eles podem ser editados por meio do Windows Explorer, do Media Player ou do Media Center. Nos três casos, pode haver perda de dados. A correção para o bug também resolve algumas falhas menos importantes, que podem acontecer na gravação ou na reprodução de áudio e vídeo.
Para baixar a correção para o bug do MP3 do Windows 7 vá ao Download INFO.