Byte News

Friday, December 19, 2008

Baterias de Litium duram até 8 vezes mais


Cientistas da Universidad Hanyang, na Corea do Sul, desenvolveram novas baterias de litium que permitem multiplicar a duração da atual autonomía de laptops, celulares e outros dispositivos em até oito vezes.

Isso foi possível graças a substituição dos pouco eficientes componentes de grafite por eficientes componentes de silício.

Quem não deve estar gostando desta notícia são os vendedores de grafite.

WinFlog habilita funções do Windows Vista rápidamente


WinFlog é uma aplicação que agrega varias opções interessantes ao menu contextual do Windows Vista. Entre as opções estão: apagar o monitor, apagar Aero, habilitar Aero, habilitar Flip 3D, e mais.

O software foi criado específicamente para o Windows Vista, mas funciona também no Windows XP.

Para baixá-lo clique aqui

Gabinete Noblesse K2

O Noblesse K2 é um sistema completo de entretenimento para PCs e HTPCs, composto de um controle remoto cheio de truques, um display digital multifunção para transmissão de notícias, equalizador de barras ou qualquer outra informação RSS, além de um leitor de cartões, um painel digital para controle interno (ventoinhas, temperatura) e muito mais.

Começando pela parte interna, o Noblesse K2 possui uma ventoinha de 120mm na traseira, suporta placas full ATX, tem gavetas independentes (tool free, não requer ferramentas) para os HDs e unidades óticas (através de trilhos plásticos), travas tool free para os espelhos PCI/PCI Express e uma ventoinha de 140mm para ventilação dos HDs.

Na parte externa, de cima para baixo, temos duas baias basculantes para unidades óticas, um interessantíssimo display multifunção programável ocupando duas baias externas (internamente ainda é possível utilizar as baias), um mega-menu de controle multimídia que, entre outras coisas, responde ao controle remoto sem fio incluso no kit.

Mais abaixo, no local destinado à unidade de disquete está o leitor de cartões multiformatos discretamente escondido por uma tampa basculante, descendo mais um pouco temos o display com as funções internas do sistema bem como seu menu de controle, onde podemos ajustar a velocidade das ventoinhas e visualizar a temperatura interna, e por fim, na base do gabinete, uma porta basculante esconde as portas USB frontais, conexões de áudio e Firewire.

Ddisco SSD com 512GB apresentado pela Toshiba

A Toshiba está investindo na evolução da tecnologia Solid State Drives ou discos SSD, os prováveis substitutos para os discos rígidos convencionais para portáteis e desktops.



Um dos detalhes observados para a lenta aceitação dos discos SSD é a capacidade de armazenamento ainda pequena, algo que a Toshiba acabou de riscar da lista de entraves com a apresentação do primeiro drive de 2.5 polegadas com 512GB de memória Flash, além de drives SSD para portáteis com capacidade de 256GB e uma velocidade de leitura sequêncial de 240MB por segundo e um máximo de escrita sequencial de 200MBps.

Os novos drives SSD da Toshiba serão melhor apresentados na CES 2009 que acontecerá em Las Vegas no inicio do próximo mês de Janeiro, com lançamento no mercado previsto também para o primeiro trimestre de 2009, restando uma outra barreira para ser quebrada, a redução de valores dos discos SSD. Newticias

Thursday, December 18, 2008

O Windows 7 vem aí.


A Microsoft não tem vergonha em assumir que o 7 é capaz de matar o Vista. Na PDC (Professional Developers Conference, evento da Microsoft para desenvolvedores) , o chefe do departamento de performance do Windows, Gabriel Aul, descreveu de forma simples em uma apresentação entitulada "Elevando o Nível:"

  • Se uma aplicação ou periférico roda no Vista, deve rodar no Windows 7.
  • Se uma máquina roda Windows Vista, deve rodar mais rápido ainda o Windows 7.
  • As baterias dos notebooks devem ter maior duração no Windows 7.
  • O Windows 7 será mais confiável que o Vista SP1 desde o primeiro dia.
É isso aí, o novo sistema operacional da Microsoft tem uma interface mais amigável, graças aos elementos fashion como os menus transparentes, uma barra de tarefas totalmente remodelada e alguns ajustes. Baseada simplesmente baseado no bom senso, admiravelmente a Microsoft copia aqui a Apple - a próxima versão do Windows vai rodar mais rápido do que o anterior, algo totalmente novo para a Microsoft. Isso vai rolar porque finalmente a prioridade desta versão será cuidar do que acontece por trás das câmeras enquando você fica de queixo caído com as novidades na interface, que ao mesmo tempo é linda e útil. Por exemplo, o gerenciamento de de memória por janela do Vista aloca a mesma quantidade de RAM para toda a janela que você abre: não interessa quantas janelas estejam abertas, agindo como se cada uma delas estivesse visível e em tela cheia, mesmo se você tiver minimizado ou então deixado ela atrás de todas as outras. Isso consome um monte de memória, principalmente se você, como eu, deixa um monte de janelas abertas O gerenciador de memória por janela do Windows 7 não faz isso - só as janelas visíveis utilizam os recursos de vídeos. Isso quer dizer que você realmente pode rodar o Windows 7 com 1 GB de RAM - ao contrário do Vista, onde tendo menos de 2GB é completamente retardículo.

Windows 7 também é mais crânio quando se trata de aplicacações problemáticas, que travam de maneiras diferentes. Provavelmente a que soa mais impressionante - apesar de termos que ver como vai funcionar pra valer na hora do "vamos ver"- é a application crash resiliency (resiliência de travamento de aplicativos). Se um aplicativo travar mais de uma vez, Windows 7 aprende como deve rodar o aplicativo para evitar o motivo em particular do travamento. Além disso, o relatório de erros é realmente útil: O Problem Steps Recorder (Gravador Passo-a-Passo de Problemas) observa o que você fez para causar o erro - se você conseguir repetir o erro depois de ligar o gravador, claro - e gera um relatório detalhado e útil em uma língua que parece com a sua! E o 7 só pratica o sexo seguro básico - os drivers problemáticos são sandboxed (forma de rodar o driver em um ambiente protegido), assim a sujeira dele não infecta outros aplicativos. Tendo aprendido a lição, a Microsoft está trabalhando com os fabricantes de hardware para que todos os updates de drivers sejam feitos pelo Windows Update em vez, vamos dizer, daqueles sites de terceiros que são uma confusão monumental para se achar qualquer coisa.

Nenhuma das maravilhas do Windows 7 importa se o sistema se tornar uma pedra para os notebooks carregarem. O gerenciamento de energia do Vista é definitivamente melhor que o do XP, e o do Windows 7 é melhor ainda. Parte responsável por isso nada mais é que o gerenciamento de background inteligente, onde que faz maravilhas para a carga da bateria, como diminuir a utilização do processador mais regularmente, usar menos energia para tocar DVDs de definição padrão, desliga sua rede ethernet se não estiver sendo utilizada, ou seja, nada mais que o bom senso pede. Mas ele não faz todo essa parada de economia de energia ninja sem você saber (apesar que se você quiser, pode). Windows 7 é capaz de gerar um relatório de eficiência de bateria que detalha minuciosamente o que está devorando sua bateria - seja um hardware faminto ou algum processo vampiresco, não interessa o que seja. (Gizmodo)

Árvore de Natal feita de 70 discos SCSI reciclados




Usando cerca de 70 velhos discos rígidos SCSI destinados a virar sucata, um cara de TI que usa o apelido Trigger criou essa estranha árvore de Natal.

Photoshop Express (Versão online do Photoshop)


Cada vez é mais notória a aposta feita nas aplicações online, desta vez foi a adobe que avançou para essa solução e apresenta-nos uma versão do adobe Photoshop online, ao qual deu o nome de Photoshop Express.

Não é uma versão com todos os recursos que já conhecemos tão bem, mas permite fazer várias coisas, tais como editar, organizar e armazenar (2GB) imagens e tem processo facilitado de publicação das imagens no Facebook.

O serviço é de fácil acesso e utilização, basta fazer um registo prévio (email, password, primeiro e último nome, a confirmação é enviada para o seu endereço de email).
Acesse aqui.

A tendência de disponibilizar aplicativos online é cada vez maior. Segundo algumas previsões em breve estaremos alugando software ao invés de comprá-los. Seria essa a solução para diminuir a pirataria ou uma estratégia comercial para se adaptar a esta nova realidade?.

Baixando música em MP3 no Youtube


Uma dúvida que muitas pessoas tem na web é sobre como fazer download de músicas diretamente do Youtube, e este é um processo muito mais simples do que você imagina.

Vamos ao passo-a-passo:

1- Acesse no youtube a página do vídeo que deseja baixar a música

2 - Copie a url do vídeo, exemplo http://br.youtube.com/watch?v=cLxqsZHgAmk (ABC Jackson 5)

3 - Acesse o site vixy.net

4 - Cole o link na caixa url

5 - Selecione a opção MP3 (Audio Only) no combo Converts to:

6 - Clique em START

Pronto, em alguns segundos será exibido para você o link para baixar o arquivo MP3.

Rostos virtuais e avatares são criados com emoções e personalidade


Pesquisadores espanhóis criaram um novo programa que cria rostos virtuais e avatares com emoções, demonstrações de humor e com traços de personalidade.

"O objetivo deste trabalho é o desenho de um modelo que revele o humor de uma pessoa e o apresente em um rosto virtual," explica a professora Diana Arellano, da Universidade das Ilhas Baleares.

Emoções virtuais

"No mesmo espaço 3-D nós integramos personalidade, emoções e humores, características que até hoje somente eram tratadas separadamente," diz a pesquisadora.

Segundo os pesquisadores, emoções como medo, alegria e surpresa, são alterações de temperamento quase instantâneas. Em contraposição, estados emocionais, como tédio ou ansiedade, são mais duradouros. Já a personalidade normalmente dura a vida toda.

Para incluir as emoções nos avatares, os pesquisadores se basearam nas teorias de Albert Mehrabian, que estabeleceu cinco traços básicos de personalidade: extroversão, caráter neurótico, franqueza, estado consciente e afabilidade.

Emoções determinadas matematicamente

Os pontos da face que definem essas emoções podem ser determinados matematicamente. Com base nessa premissa, os pesquisadores desenvolveram algoritmos que podem ser utilizados para obter diferentes expressões faciais de forma rápida e fácil.

O sistema usa a codificação de vídeo MPEG-4 para gerar as imagens, permitindo mostrar tanto as cinco emoções básicas quanto as situações intermediárias e aquelas que mesclam mais de uma emoção.

"Nosso próximo passo é deixar o padrão MPEG-4 de lado e nos concentrar em redes genéricas de alta qualidade que nos permitirão incluir os olhos e as sobrancelhas, piscadelas e movimentos da cabeça, assim como a sintetização da voz," diz Diana.


Intel Core i7

A Intel apresentou ontem oficialmente o Intel Core i7, que a empresa descreve como “o processador mais rápido do planeta”; segundo a Intel, o i7 Core roda até quarenta por cento mais rápido que seus predecessores, sem aumentar o consumo de energia.

Por que se chama Core i7? Na wikipedia, o verbete referente ao i7 chama-se Intel Core 3, e lá se lê que “o nome core i7 não tem uma explicação significativa, mas continua o uso da bem-sucedida marca Core”.

De fato, o i7 poderia muito bem se chamar Core 3, já que é o sucessor do Core 2, que já havia sucedido o Core; a Intel, entretanto, pode estar tentando desfazer a confusão que ela mesma criou ao batizar processadores muito diferentes com nomes bastante parecidos (leia mais sobre os recentes processadores Intel).

Segundo a wikipedia, a nova arquitetura do i7 traz avanços enormes em relação ao Core 2, comparável apenas aos avanços que o Pentium Pro apresentou em relação ao seu antecessor, em 1995. Apenas para lembrar a rapidez da evolução dos processadores: os primeiros Core 2 Duo foram vendidos em julho de 2006, pouco mais de dois anos atrás; os Core 2 Quad vieram em novembro de 2006; no final de 2007, a Intel apresentou os primeiros chips (evolução dos Core 2) com tecnologia de 45 nm, os Penryn.

Entre os avanços do i7, citam-se: tecnologia de fabricação de chips de 45 nm, que permite a colocação de 731 milhões de transístores em um chip; quatro cores num mesmo pedaço de silício (os Core 2 Quad tinham quatro cores, mas separados em dois pedaços de silício); o processador é conectado diretamente à memória, sem necessidade de controlador (a Intel chamou essa tecnologia de QuickPath, mais como uma forma de mascarar que a AMD foi pioneira nessa técnica, que ela chamou de HyperTransport); trabalha apenas com memórias DDR3 (mais rápidas que as DDR2, porém ainda consideravelmente mais caras); Turbo boost, que permite que, sob determinadas condições, os cores rodem a 133 ou 266 MHz acima do normal; sistema inteligente que reduz o consumo de um core até zero, caso ele não esteja sendo utilizado (o Core 2 também permite alguma redução do consumo).

Os modelos apresentados ontem são destinados a desktops. A Intel estima que em meados de 2009 estejam disponíveis i7 para notebook. Foram apresentados modelos com clocks de 2.66 GHz, 2.93 e 3.2 GHz, com preços variando entre US$ 285 e US$ 999.

E eles são de fato os processadores mais rápidos do planeta? Testes iniciais mostram que sim; a PCMag diz que o i7 de 3.2 GHz ganha do Core 2 Quad e do AMD Phenom X4, enquanto a extremetech, mais detalhista, apresenta resultados mostrando que o core i7 de 2.66 GHz se saiu melhor que um Core 2 Quad Extreme Q9770. (fonte: Guia do notebook)

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews