Byte News

Friday, April 03, 2009

Aplicativos e sites da semana

SITES

BannerFans - Crie banners personalizáveis para seu blog e faça o dowload do arquivo em vários formatos como JPEG, PNG ou GIF.

CountItOff - Saiba quantas calorias você está ingerindo daquele sorvete, bolo, churrasco, etc.

Friv - Um site útil para as horas vagas, nele você encontra uma grande coleção de jogos em flash, são aproximadamente 250 jogos, confira!

Measurement lab - Um conjunto de ferramentas para você medir sua velocidade de conexão.

Photovisi - Faça colagens com várias fotos criando imagens que poderá usar como papel de parede ou até mesmo imprimir para montar um álbum.

Screen Toaster - Ferramenta online para gravação de vídeos (vi no Yogodoshi )

APLICATIVOS

Flickr Downloadr - Aplicativo que permite realizar o download de todoas suas fotos armazenadas no Flickr. A ferramenta permite realizar o download das fotos de apenas um usuário por vez e apenas as fotos que estão sobre licensa de utilização livre.

Xmind - Ferramenta opensource para criação de mapas mentais. Depois de finalizados o software permite o envio dos mapas para sua conta no site do Xmind possibilitando seu compartilhamento e também inserção em algum website.

Foxit Reader - Excelente leitor de arquivos no formato PDF, gratuito e muito mais leve que o Adobe Acrobat Reader, vale a pena conferir.

ORANGE TABBY, ACESSE A INTERNET EM QUALQUER CANTO DE SUA CASA


O Orange Tabby é um dispositivo que junta em um só equipamento um *MID, um Tablet PC e um mini system, a premissa do Orange Tabby é fazer com que o usuário possa utilizar internet em qualquer lugar em sua casa pois ele dispõe de conexões Wi-Fi e 3G e é fácil de carregar, assim você pode leva-lo para o banheiro, quarto, sala,cozinha ou varanda.

Veja algumas características do dispositivo:

  • Tela de 7 polegadas sensível ao toque
  • Sintonizador de rádio
  • Sintonizador de TV
  • Reproduz arquivos de musica e vídeos .
  • Conexão Wi-Fi e HSDPA
  • Bateria com autonomia de 3 horas de uso.

O Orange Tabby será vendido com uma base para carga da bateria e começa a ser vendido na França em Maio por 299 Euros. Bom equipamento para quem que navegar na internet mas não quer comprar um PC ou notebook/netbook.

Executando Ubunto no Windows


O Portable Ubuntu, é uma variação do Ubuntu clássico que também é distribuído para Linux. Este utilitário permite executar Linux dentro do Windows como se fosse um programa qualquer.

Faça download clicando aqui

MSI anunciou Wind U123 e X340, X320 ultra finos


A MSI voltou a atualizar o seu Netbook, o MSI Wind, desta feita o Wind U123 ao mesmo tempo que anunciava o X-Slim X320 e X340, quase netbooks, mas com um design mais trabalhado e muito mais elegante com um estilo de Macbook Air.

O MSI Wind U123 está equipado com o famoso Intel Atom N280 a 1.66GHz de velocidade, 1 GB de memória RAM a 533MHz de velocidade e tem 160GB de espaço no disco rígido. Como seria de esperar com esta configuração o Wind U123 está equipado com o Windows XP. MSI Wind U123 e tem uma tela de 10.2 polegadas e está disponível em azul, vermelho, branco e cinza.

O X-Slim X320 é praticamente um netbook, mas com um design mais elaborado, utiliza um Intel Atom Z530 a 1.6GHz de velocidade, tem uma tela de 13.4 polegadas e cerca de 2GB de memória DDR2 a 667 Mhz de velocidade, tem um disco rígido de 250GB de espaço e está disponível em 3 cores, cinza, branco e preto.

O X340 tem uma tela do mesmo tamanho que o anterior, as mesmas dimensões, uma webcam de 1.3 megapixel como o X320 e utiliza o Windows Vista Home Premium tal como o X320. O MSI X340 tem um processador Intel CULV a 1.3GHz de velocidade, 4GB de memória DDR2 a 800MHz de velocidade, 320GB de espaço no disco rígido.

Asus EAH 4890 – A ATI contra-ataca


Chega ao mercado a nova Asus EAH 4890, baseada na solução de processamento gráfico mais rápida para modelos com apenas uma GPU. A HD 4890 tem 1 GB de memória no padrão DDR5 e 800 unidades de processamento. A GPU roda com 850 MHz de frequência, enquanto a memória chega a 975 MHz. É quase metade da configuração de uma GTX 285. Interface de memória de 256 bits, largura de banda de 124,8 GB/s e taxa de preenchimento de textura de 34 GTexels.

A placa chama a atenção pelo design, com cobertura na cor vermelha , os tradicionais adesivos chamativos e um cooler aparente da própria Asus e pelo baixo nível de ruído: quando está trabalhando no talo, com ventilação em 100%, o barulho chega a 54,7 decibeis, a 20 centímetros da saída de ar.

Quanto a conectividade, a HD 4890 veio sem surpresa. Há uma porta S-Video e duas DVI. de dois conectores de energia, de seis pinos cada um, e uma fonte de 600 watts.

O modelo da Asus é 300 reais mais barato que a equivalente da concorrência e traz aplicativos para quem deseja fazer overclock. A empresa estima que a placa de vídeo vem para brigar pelo título de melhor single-GPU. Pcforums

Anatel aprova regulamento que permite internet pela rede elétrica

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (02/04) o acesso à internet banda larga pela rede elétrica.

Com a publicação do regulamento, que deverá acontecer na próxima semana, empresas já podem solicitar à Anatel autorização para atuar com o sistema, afirma a conselheira Emília Ribeiro.

Segundo Ribeiro, as operadoras já em atividade terão um prazo para se ajustarem ao novo regulamento. Após a aprovação da Anatel, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fará uma consulta pública sobre o uso da tecnologia.

Em São Paulo, a AES Telecom, ligada à AES Eletropaulo, pretende oferecer banda larga pelo sistema, conhecido como Power Line Communications (PLC) a partir deste ano. Ainda não há estimativa de preços.

Câmera Kodak Z1275 trabalha entre cliques e clipes


Apesar da resolução de 12,1 MP, a EasyShare Z1275, da Kodak, é uma câmera feita para o fotógrafo ocasional. Um de seus destaques é a lente. Ela vem com uma boa objetiva Schneider-Kreuznach de 37 a 175 mm, ou seja, com zoom óptico de 5 vezes.

Nos testes do INFOLAB, as imagens feitas com a Z1275 em situações normais apresentaram boa qualidade, sem aberrações cromáticas perceptíveis e apenas com uma leve distorção nas cenas captadas com a objetiva totalmente recolhida.

Porém, com a sensibilidade ajustada em ISO 1600 e num cenário escuro, ou seja, no maior teste de fogo para uma câmera, o resultado foram fotos com nível de ruído muito elevado. Também é preciso ficar atento à atuação severa do redutor de ruído da Z1275, que tenta ajudar, mas acaba degradando detalhes da foto.

Um atrativo para quem gosta de fazer clipes com a câmera fotográfica é a gravação de vídeos com resolução de 1 280 por 720 pixels. Os arquivos vão para a memória interna de 64 MB ou para um cartão no formato MPEG-4.

Antes e depois do clique

Para uma compacta dessa categoria, a EasyShare Z1275 possui bons controles. Há 20 opções de exposição (retrato, esporte, paisagem, close-up etc.), minimização de trepidação da câmera, edição de fotos e envio de imagens por e-mail, entre outros recursos. Mas o menu é um pouco confuso.

O software que acompanha o equipamento é de fácil instalação e utilização. O usuário pode criar um catálogo de endereços e transferir tudo para o PC ou vice-versa, criar álbuns e imprimir de maneira muito simples. Pelo botão Share, é possível imprimir fotos diretamente da câmera.

Um dos problemas dessa máquina está na ergonomia. O hardware possui um design no estilo tijolão, que não se encaixa muito bem nas mãos. Com 208 gramas, é um pouco mais pesado que os concorrentes. Botões salientes facilitam o manuseio, mas deveria haver mais deles para facilitar a utilização dos recursos. Info

Thursday, April 02, 2009

Fedora 11 Pré-Lançamento: Liberada a versão Beta

Quando o Fedora 10 foi lançado, a imprensa e os usuários disseram: "Muito bem feito e estável como uma rocha." "Rápido e fácil." "Um grande lançamento." Portanto, o que esperar para o próximo lançamento de um sistema operacional livre e que carrega o que há de mais novo em termos de tecnologia? Você pode saber mais em: http://fedoraproject.org/get-prerelease

Esperamos repetir o grande sucesso obtido com o pré-lançamento do Fedora 10. Teste 5 funcionalidades da versão Beta que são importantes para você como usuário. Se você achar um novo problema e reportá-lo, você terá a atenção de um mantenedor de pacotes analisando um problema pra você. Faca sua parte para ter um Fedora 11 muito melhor. Acesse o nosso sistema de rastreamento de falhas e colabore: https://bugzilla.redhat.com/

Abaixo segue uma lista das maiores novidades incluídas no Fedora 11:

* Instalador Automático de Fontes e Aplicativos - Permite que programas do desktop instalem automaticamente aplicações, fontes, gerenciadores de multimídia e cliparts.
* Biometria - Melhor experiência em sistemas com leitores de digitais, incluindo suporte para configuração através de interface gráfica.
* Intel, ATI e Nvidia Kernel Mode Setting (KMS) – O Fedora 10 deu os primeiros passos com o KMS para simplificar o uso e melhorar o desempenho de chips gráficos. Agora com o Fedora 11, aumentamos o numero de chips gráficos suportados e muito mais está por vir.
* Virt Console – O Fedora 11 oferece um melhor desempenho com o posicionamento do mouse e altas resoluções gráficas para consoles de maquinas virtuais e outros benefícios, como por exemplo, o uso simplificado de dispositivos USB.
* MinGW Cross-compiler – Compile e teste programas com todas suas funcionalidades para a plataforma Microsoft Windows dentro do ambiente confortável que o Fedora oferece aos programadores. Desenvolvedores não precisam mais usar “o outro sistema operacional”.
* Controle de Som - A experiencia com multimídia do Fedora esta muito melhor com o novo controlador de som.
* Python 2.6 - Esta nova versão no Fedora é o pré-cursor do Python 3000 (3.0), incluindo varias verificações de compatibilidade que ajudam os desenvolvedores a terem seus códigos preparados para a nova geração do Python.
* NetBeans 6.5 - Esta versão da IDE contem uma significante atualização do NetBeans 6.1, no qual inclui melhorias para Javascript, AJAX, Ruby e melhor suporte a bancos de dados.
* gcc 4.4 - O compilador gcc foi atualizado para a ultima versão, tendo uma melhoria na detecção de erros.
* Ferramentas para profiling do Eclipse - Adicione o poder de várias ferramentas nativas de profiling dentro da IDE do Eclipse e integre com o resto do ambiente de desenvolvimento.

E mais:

* Ambientes de Desktop - Gnome 2.26 e KDE 4.2.1, o Fedora 11 trás as ultimas inovações e funcionalidades para os usuários que utilizam estes ambientes gráficos. Os usuários de Xfce ou Sugar não precisam se preocupar: estes ambientes também foram atualizados!
* Opções de partições do Anaconda - O novo código do Anaconda permite que o programa trabalhe com novas tecnologias de partições de armazenamento. O novo código não afetou a interface do usuário, que continua a mesma.
* Plataforma Mínima - As características do novo instalador facilita a criação de pequenas instalações para aplicações embarcadas, como por exemplo, servidores e terminais.
* Controle de Grupos – Permite que administradores de sistemas particionem os recursos em diferentes sub-grupos, e dedique estes sub-grupos de recursos para diferentes necessidades.
* DeviceKit - Um sistema de serviços simples e modular para gerenciar dispositivos. Foi desenvolvido para substituir parcialmente o HAL (Hardware Abstraction Layer).
* DNS Security - DNSSEC (DNS SECurity) é um mecanismo que pode provar a integridade e autenticidade dos dados do DNS.
* Sistema de arquivos ext4 - Agora o ext4 é o novo padrão do Fedora 11, substituindo o ext3. Este padrão permite o suporte a arquivos muito grandes e possui uma melhor performance, oferecendo prevenção de fragmentação em tempo real e alocação inteligente de dados.
* sVirt MAC – O sVirt faz a integração do SELinux com a pilha de virtualização do Fedora para permitir que o Controle de Acesso Obrigatório (Mandatory Access Control - MAC) seja aplicado a maquinas virtuais convidadas.
* Gerenciamento de Energia - O Fedora 11 inclui novas utilidades para a monitoramento de energia e um novo daemon que ajusta automaticamente o controle de energia e que reflete o uso atual do sistema. Existe também a facilidade de fazer uma revisão do sistema e extrair sugestões de acordo com o consumo de energia.

E isto é só o começo. Uma lista completa e detalhada de cada item citado acima pode ser encontrado em:
http://fedoraproject.org/wiki/Releases/11/FeatureList (em inglês)
Para maiores informações sobre o lançamento do Fedora 11 versão Beta, incluindo problemas já resolvidos, consulte as notas de lançamento em:

http://fedoraproject.org/wiki/Fedora_11_Beta_release_notes (em inglês)

Sendo o lançamento de uma versão Beta, ainda podem existir alguns problemas. Alguns deles já são de conhecimento dos desenvolvedores e já estão no processo de correção. Se você encontrar algum problema e quiser nos ajudar, basta conferir a lista de problemas comuns e conhecidos e, caso o problema ainda não esteja na lista, fique à vontade em criar um novo relatório de falha no sistema de rastreamento do Fedora. Assim você estará fazendo sua contribuição para a comunidade do Projeto Fedora e ajudando uma das melhores distribuições Linux do mundo.

http://fedoraproject.org/wiki/[...]eta_release_notes#Known_Issues (em inglês)
https://bugzilla.redhat.com/bugzilla (em inglês)

Download WEB Blocker Bloqueia Sites indesejados

O Web blocker é uma das ferramentas muito utilizada para acessar à Internet de forma correta e segura. Ideal para pais que desejam proteger seus filhos(as) dos riscos da Internet (pedofilia, pornografia, drogas, chats, entre outros) e também empresas que desejam aumentar a produtividade e a segurança, bloqueando Windows Live Messenger downloads indevidos e sites impróprios (Orkut, sexo, chats, jogos, diversões, entre outros).

Pesquisas apontam que 70% do uso da internet no ambiente de trabalho tem fins particulares, e especialistas alertam que o uso indevido da internet pelos funcionários é de responsabilidade da empresa.

Características

  • Gerenciar o uso da internet;
  • Bloquear sites por URL, domínios e conteúdo;
  • Bloquear MSN, chats e Orkut;
  • Bloquear e estabelecer regras de downloads;
  • Bloquear acesso a disco removível (pendrives, MP3, MP4, câmeras, etc);
  • Bloquear e estabelecer regras de acesso a aplicativos do Windows;
  • Estabelecer horários de acesso;
  • Proteger o PCs contra trojans, spywares e softwares maliciosos;
  • Proteger as informações/dados da sua casa ou empresa;
  • Reduzir custos com suporte de informática;
  • Consultar e imprimir relatórios.
Faça download clicando aqui

Niveus Zone, Um Home Theater PC com Blu-ray!

O Niveus Zone é um Home Theater PC muito compacto, mas que super bem equipado, com um processador Intel Core 2 Duo T5750 de 2GHz, 2GB de RAM, HD SATAII de 160GB, sistema de som surround com 7.1 canais (Dolby Digital TrueHD e DTS-HD Master Audio) e um drive Blu-ray integrado!

O Niveus Zone mede apenas 16.5 x 16.5 x 5 cm e pesa 1.45 kg. Ele tem uma placa gráfica Intel GMA X4500 HD, Ethernet gigabit, e portas HDMI e eSATA. Este computador vem com vários programas da Niveus pré-instalados e deve custar US$ 1.500 lá fora.

Saiba mais na Niveus Media.

Suporte ao Windows XP e Office 2003 será suspenso

A Microsoft anunciou que a partir de 14 de Abril, não irá mais oferecer suporte gratuito ao Sistema Operacional Windows XP e o software Office 2003. Os que possuem interesse em prolongar o suporte da Microsoft será necessário pagar uma taxa, que estará disponível a partir da quinzena do mês de abril, com esse pagamento o serviço será válido até 2014. Independente da assinatura do suporte prolongado continuará ser lançado atualizações de segurança para todos. Isso está acontecendo por causa do lançamento do novo sistema operacional, o Windows 7.

Uma ferramenta on-line para desenhar o projeto de sua casa


Os interessados em desenhar o projeto de construção da própria casa, podem agora contar com uma boa e simples ferramenta on-line, o SmallBluePrinter.

Os recursos disponíveis na ferramenta on-line são limitados, mas é possível desenhar toda a estrutura básica da residência, com paredes, janelas e portas, sendo que após terminar o desenho, o usuário pode ver o mesmo na forma isométrica ou até mesmo passear nos quartos em modo 3D.

A versão on-line do SmallBluePrinter não permite que os arquivos sejam salvos, permite apenas a impressão, mas os usuários que necessitarem guardar uma cópia no computador podem recorrer a uma impressora PDF / XPS ou ainda realizar o download da versão para Windows.

Existem ainda duas outras ferramentas da empresa: FoorPlanner, uma versão avançada do SmallBluePrinter 2D com o qual você pode acrescentar vários objetos em seu desenho e o GardenPlanner, a versão comercial do FoorPlanner para desenhar o seu jardim e iniciar os trabalhos de construção.

Para iniciar seus desenhos on-line clique aqui.

Placa MSI DIGIVOX mini III leva a TV digital para o PC


Os fanáticos de verdade por televisão não se contentam em ver seus programas favoritos somente sentados no sofá de casa. é por isso que eles adoram tanto os sintonizadores de TV digital USB como o DIGIVOX mini III, da MSI Computer.

Com jeitão de pen drive, o dispositivo é compatível com Windows Media Center (MCE) e transporta todas as funções da TV para o desktop ou notebook. Tudo em 1080p. Além disso, possibilita gravar e editar as imagens capturadas durante as transmissões.

A DIGIVOX mini III também apresenta um guia de programação na tela do computador e legendas em tempo real com a transcrição do áudio dos programas.

Mas, para isso, seu desktop ou laptop deve ter no mínimo 512 MB de memória RAM e placa gráfica compatível com Microsoft DirectX 9.0c. O único porém é a disponibilidade do aparelho. Ele só chegará ao Brasil no segundo semestre deste ano com preço de 250 reais. Até lá, Jornal Nacional em alta definição, só na TV mesmo. Ou nos sintonizadores USB dos concorrentes da MSI. Info

Seagate FreeAgent Go é HD compacto e elegante


HD externo dos bons precisa de três coisas: alta velocidade de gravação e escrita, boa capacidade para armazenar arquivos e design caprichado. Todos os modelos FreeAgent Go, da Seagate, são bonitos e têm bom desempenho. E a versão de 160 GB testada pelo INFOLAB, embora não seja um grande armazém de informações, tem preço razoável para sua categoria: 329 reais.

A melhor coisa desse disco é realmente o visual ousado. Ele tem corpo marrom, com detalhes bacanas na cor laranja. Quando ligado, o aparelho acende luzes amarelas na lateral. E o material com o qual ele é construído parece ser de boa qualidade.

Nos testes realizados pelo INFOLAB, o equipamento mostrou performance acima da média. Sua velocidade de escrita chegou a 22,5 MB/s, enquanto outros HDs externos desse tipo ficaram com menos de 20 MB/s. Na leitura de informações, ele também foi muito rápido, trabalhando com taxa de 27,9 MB/s.

Junto com o dispositivo vem um software da Seagate chamado Ceedo, que permite baixar programas gratuitamente no HD. Também serve para instalar aplicativos no disco sem precisar do Windows. Seria uma ótima ideia se o recurso não travasse constantemente. Info

Tuesday, March 31, 2009

Site para divulgação grátis de Eventos de TI

Gostaria indicar o site http://www.EventosTI.com, o qual tem objetivo de ser um canal nacional para divulgação de eventos e feiras relacionadas a Tecnologia da Informação.

Como Controlar o Uso do Computador - Bloquear Sites, Orkut e MSN

Mais uma dica de software que com certeza vai deixá-lo mais tranquilo em relação ao que fazem no seu computador. Trata-se do excelente InterApp Control Freeware.

(http://www.quartzo.com/interapp/). Ele permite a criação de regras combinando palavras-chave, usuários do Windows e horários para controlar o uso da internet e dos aplicativos instalados. É leve, instala em segundos.

Os Domínios Mais Antigos da Internet

Em um artigo bem curioso no site TG Daily em que são listados os domínios “.com”, “.org” e “.net” mais antigos registrados na internet. Confira alguns:

.COM

  • symbolics.com - 15/03/85
  • bbn.com - 24/04/85
  • think.com - 24/05/85
  • mcc.com - 11/07/85
  • dec.com - 30/09/85
  • northrop.com - 07/11/85
  • xerox.com - 09/01/86
  • sri.com - 17/01/86
  • hp.com - 03/03/86
  • bellcore.com - 05/03/86
  • ibm.com - 19/03/86
  • sun.com - 19/03/86
  • intel.com - 25/03/86
  • boeing.com - 02/09/86
  • siemens.com - 29/09/86
  • adobe.com - 17/11/86
  • amd.com - 17/11/86
  • apple.com - 19/02/87
  • philips.com - 04/04/87

.ORG

  • mitre.org - 10/07/85
  • rc.org - 25/03/86
  • uper.org - 10/07/86
  • aero.org - 07/01/87
  • mcnc.org - 15/01/87

.NET

  • nsf.net - 05/11/86
  • uu.net - 20/05/87
  • sesqui.net - 21/07/87

Zortam Mp3 Media Studio, o tudo em um para gerenciar arquivos MP3


Zortam Mp3 Media Studio é uma suite de aplicações dedicadas ao MP3, combinando organizador de arquivos MP3 com várias ferramentas para catalogar os arquivos, editar as etiquetas ID3v1 y ID3v2.3, buscar letras das canções, as capas, e muito mais.

Trabalhe durante 10,5 horas com o Samsung N120


Samsung anunciou mais um netbook que, pela primeira vez neste segmento de mercado, vem equipado com um teclado completo! Apesar de ter uma tela LCD de 10 polegadas, o Samsung N120 conseguiu colocar um teclado normalmente utilizado em laptops de 12 polegadas ou mais graças a um pequeno detalhe: os alto-falantes do netbook foram colocados na lateral da tela LCD libertando assim espaço para o teclado no corpo do computador.

Mas não é tudo pois este netbook tem uma bateria com uma autonomia bem legal. Com uma única carga, a bateria de 6 células do Samsung N120 poderá oferecer até 10 horas e meia de trabalho! Espantoso. É muito tempo mesmo. De resto poderemos também encontrar no N120 três conetores USB, uma câmara web de 1,3 megapixels e um leitor de cartões de memória 3-em-1. Opcionalmente o usuário poderá também optar por incluir um módulo de comunicação sem fios Bluetooth.

Com lançamento previsto para o próximo mês de Abril, o Samsung N120 não tem ainda preço de venda definido.

As novas placas gráficas ATI e NVIDIA

Nestas últimas horas, várias informações referentes às futuras placas gráficas da AMD e NVIDIA invadiram a web. Agora nós já sabemos um pouco mais sobre a ATI Radeon HD 4770 e NVIDIA GeForce GTX 275. Vamos começar nosso passeio pela primeira placa equipada com um chip gravado em 40nm.


Fisicamente, a Radeon HD 4770 apresenta um cooler dual slot parecido com o da placa Radeon HD 3870. Conseqüentemente, este foi o sistema escolhido pra refrigerar a nova GPU da AMD, o RV740. Este chip conta com 640 processadores de fluxo e com 826 milhões de transistores, enquanto 512 MB GDDR5 lhe oferecem suporte através de um bus de memória de 128 bits. As freqüências da placa foram fixadas em 750 MHz para a GPU e 800 MHz para as memórias. O que nos dá um barramento de 51.2 GB/s e a uma potência de 960 Gigaflops. Nitidamente, isso é um pouco mais do que os 740 Gigaflops da Radeon HD 4830, mas um pouco menos do que o 1 Teraflops da HD 4850. Esta placa gráfica consome no máximo 80 watts. O conector de alimentação externo estará presente para cinco pequenos watts (sem contar com um eventual overclocking). A ATI Radeon HD 4770 será lançada no dia 4 de maio, com um preço de 99 dólares ou menos. Enquanto que uma placa foi quase que completamente revelada, também existem rumores sobre a aparição de uma outra, uma ATI Radeon HD 4750, igualmente baseada no RV740, mas com memórias GDDR3.


Do lado da NVIDIA, nós temos a GeForce GTX 275, uma placa destinada a enfrentar a ATI Radeon HD 4890. O slide em questão confirma as informações que nós tínhamos até agora. Um GT200b com seus 240 processadores de fluxo ativos, 896 MB GDDR3 sobre um bus de 448 bits e com freqüências de 633/1404/1134 MHz. Ela finalmente será lançada no mesmo dia da HD4890, ou seja, no próximo dia 2 de abril. Contudo, a sua disponibilidade real poderá acontecer apenas no final do mês.

DFI : 790GX, CrossFireX e mATX


O catálogo de placas mãe do fabricante DFI cresceu com a chegada de um novo modelo, a LANParty JR 790GX-M3H5. No formato microATX, esta placa mãe, equipada com o chipset AMD 790GX e um southbridge SB750, é destinada aos processadores baseados no socket AM3.

A LANParty JR 790GX-M3H5 possui quatro slots DDR3-1333 (para um total de 8GB de memória), duas portas PCI-Express 2.0 16x (compatíveis com Hybrid CrossFire e CrossFireX), uma porta PCI-Express 1x, uma porta PCI, seis conectores SATA II (com gerenciamento RAID 0, 1, 5 e 10), uma porta PATA e os clássicos controladores de áudio HD (Realtek ALC885) e Ethernet Gigabit.

As saídas DVI e HDMI também estão presentes, assim como o motor gráfico ATi Radeon HD 3300 (com 128 MB de memória DDR3 SidePort). Finalizando, também é preciso destacar a presença de 12 portas USB 2.0. Prevista para o final do mês de abril, esta placa mãe ainda não teve o seu preço revelado.

O Eee PC ganha um drive de DVD


Na semana passada era apenas um boato, mas hoje é um fato. O Eee PC (modelo 1004DN) será o primeiro Eee com um drive de disco óptico Super-Multi.

O netbook de 10” é bastante comum em todos os outros aspectos. Vem com o típico chipset N280 Atom (é o mais novo), 1GB de RAM, 120GB de disco rígido, Wi-fi e Bluetooth. E apesar de se parecer um pouco com um Mac, pelo que podemos ver a estrutura é de alumínio somente em torno do teclado, o que significa que a parte de baixo ainda é de plástico.

O 1004DN pesa 1,45kg (quando carregado com uma bateria de 6 células, 6 horas) e em seu ponto mais espesso mede 33mm. Ele deve começar a ser vendido pelas Américas em abril, mas não há notícias sobre preço por ora. Asus via Electricpig

HD externo da Iomega é bom para seu backup


Comparado aos HDs de bolso, que utilizam discos de notebook, o Desktop Hard Drive, da Iomega, não empolga pela aparência. Ele é um pouco pesado e grande para você carregar de um lado para o outro na mochila – tem 874 gramas e medidas de 12 por 3,1 por 19,9 centímetros. Mas é uma boa opção para deixar ao lado da sua máquina, só para fazer backups.

O equipamento custa 599 reais, um valor razoável para um disco com 360 GB de espaço para armazenamento, velocidade de 7 200 RPM e 8 MB de buffer. Fazendo as contas, o custo por gigabyte é de apenas 1,66 real.

A conexão do HD externo com o computador, seja ele Macintosh ou PC, é feita somente pela porta USB. Nos testes realizados pelo INFOLAB, conseguimos gravar informações com velocidade média de 27,5 MB/s. A taxa de leitura também foi muito boa, mantendo-se em 37,9 MB/s. O problema é que, depois do uso, o dispositivo estava bem quente.

Ao contrário de outros produtos como esse, que são vendidos com um pacote de software para backup, criptografia e organização de arquivos, o Desktop Hard Drive não tem nada além de espaço para guardar documentos. Aplicativos e automação para fazer o backup da máquina ficam por sua conta. Info

Monday, March 30, 2009

Projeto busca quintuplicar desempenho do Python

Um novo projeto lançado pelos engenheiros de Python do Google, pode tornar a popular linguagem de programação cinco vezes mais rápida. O projeto, que é chamado de Unladen Swallow, procura substituir a máquina virtual do interpretador Python por um novo mecanismo de compilação just-in-time (JIT) construído sobre o LLVM.

O primeiro lançamento, anunciado na PyCon, já oferece um aumento de performance de 15 a 25% acima do CPython. O código fonte está disponível em http://code.google.com/p/unladen-swallow/

Ubuntu 7.10 e Windows XP tem fim de suporte mês que vem

Mês de abril ficará marcado pelo fim do suporte de um dos sistemas Windows e Linux mais utilizados, o XP e Ubuntu. No Linux, uma das versões do Ubuntu que mais evoluiu, a 7.10 (Gutsy Gibbon), deixará de ser suportada a partir do dia 18, exatamente 18 meses após o lançamento. Já o Windows XP, o sistema mais utilizado do mundo, será parcialmente aposentado quatro dia antes, em 14 de abril.

ançado dia 18 de outubro de 2007, o Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) trouxe grandes atualizações, como Gnome 2.20, e uma extensa lista de mudanças. Foi no Gutsy Gibbon que os efeitos 3D do Compiz foram adicionados nativamente.

Mas tudo isso é passado. Daqui alguns dias, a partir do dia 18 de abril, a Canonical deixará de enviar atualizações de segurança e programas. A última versão do Ubuntu disponível é a 8.10. Apesar da atualização ser recomendada desde o lançamento, caso prefira, você pode esperar o Ubuntu 9.04, que já está a todo vapor para ser lançada no mesmo mês (abril). E com o término do suporte ao Gutsy Gibbon, outras distribuições baseadas nele também terão o mesmo fim, como o caso do Linux Mint 4.0 Daryna. A solução é a mesma: Atualizar, nesse caso para o Mint 6.0 (Felicia).

Já o Windows XP - SP3, pois as versões anteriores já tiveram o suporte encerrado - terá o suporte cessado no próximo dia 14, aproximadamente 8 anos depois do seu lançamento. Entretanto, as atualizações de segurança e suporte estendido (serviço pago) continuarão até 2014. O suporte do Windows XP já era para ter acabado faz algum tempo, no dia 30 de janeiro de 2008 sendo mais preciso, ou um ano após o lançamento do sucessor Vista, mas graças ao grande número de usuários e solicitações, a Microsoft se sentiu no dever de prorrogar a data algumas vezes, até chegar em abril desse ano. E dessa vez parece que não será mais estendida.

Além disso, a versão mais usada (e pirateada) do Windows XP, a Professional, ganhará uma nova atualização no WGA, sistema anti-pirataria da Microsoft para o Windows. O objetivo da atualizações é “alertar” os usuários sobre a cópia pirata do Windows.


Menos de um quinto das casas brasileiras têm acesso à internet, aponta NIC.br

Cobertura falha exclui áreas rurais e impede que ritmo de adoção de web acompanhe de PCs em 2008, mostra TIC Domicílios 2008.

De diferentes maneiras, a cobertura falha de banda larga no país permeia os resultados da 4ª Pesquisa sobre uso de tecnologias da informação e comunicação do Brasil (TIC Domicílios 2008), divulgada nesta quinta-feira (26/03).

Segundo a pesquisa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), 25% dos domicílios nacionais possuem computador, enquanto o acesso à internet foi identificado em apenas 18% delas.

Em números absolutos, o Brasil registrou 60 milhões de usuários de computadores nos últimos três meses de 2008 e 54 milhões de internautas no mesmo período, o que equivale a 38% e 34% de toda a população, respectivamente.

Na comparação em áreas urbanas com anos anteriores, a relação entre a penetração de PCs e conexões domésticas vem crescendo, saltando de 4 pontos percentuais em 2005 para 8 pontos percentuais em 2008, o que indica a incapacidade do mercado de banda larga acompanhar o de venda de PCs.

Por uma mudança nos critérios de medição do TIC Domicílios, que agora inclui áreas rurais, o estudo mostra também a incapacidade de moradores de regiões fora dos grandes centros urbanos de terem conexões domésticas pela falta de cobertura

Navegue tranquilo com WOT for Firefox


WOT for Firefox é um add-on para o navegador Mozilla Firefox que zela por sua segurança quando você está navegando na Internet. Cada vez que você faz uma busca nos buscadores mais famosos (Google, Yahoo, AOL, MSN y otros) ele acrescentará uma valoração ao lado do link mostrando se o site é realmente seguro ou não.

Evoke QA4, O Celular Social da Motorola


O Motorola Evoke QA4 é um celular com tela touchscreen de 2.8” com uma resolução de 240 x 400 pixels e um teclado slide alfanumérico. Ele está sendo apresentado pela Motorola como “um aparelho com inclinações sociais”, e foi criado para facilitar a troca de mensagens e e-mails entre você e seus amigos.

Este celular acessa redes CDMA e EVDO Rev A e tem A-GPS, conectividade Bluetooth, widgets, browser Full HTML, integração com os sites MySpace, YouTube e Picasa e uma câmera de 2 megapixels. O Evoke QA4 tem um acelerômetro, assim você pode virar ele de lado para acessar o teclado QWERTY na tela. Ele mede 108 x 50.5 x 17.5 mm e pesa 128 gramas. A bateria dura até 5 horas e meia de conversas e até 450 horas em standby.

O preço ainda não foi informado, mas o Evoke QA4 deve ser vendido a partir do segundo semestre. Saiba mais na Motorola.

Novos Intel Core 2 Quad série S com 65 W de TDP


Sem fazer muito barulho, a Intel lançou novas versões de baixo consumo dos processadores Core 2 Quad Q8200, Q9400 e Q9550, e cada um deles recebeu o sufixo S. Felizmente, os nossos colegas do Tom´s Hardware tiveram a oportunidade de testar esta nova série S e parece que não existem mais mudanças do que as relacionadas com o consumo.

Os novos processadores contam com a tecnologia de fabricação de 45nm assim como os modelos anteriores, mas com um TDP de 65 W no lugar dos 95 W.

Um aumento de performance até que seria bem-vindo, mas pensando bem, diminuir o consumo de energia nestes tempos de crise até que pode ser ebm interessante.

Sites para a hospedagem de arquivos na internet

Para compartilhar ou disponibilizar arquivos pela internet ainda não inventaram nada mais fácil que os discos virtuais públicos ou aqueles sites que permitem o armazenamento de arquivos individuais. Dependendo do site, os arquivos ficam disponíveis por tempo indeterminado e com apenas 1 link você consegue distribuir no seu site ou por e-mail.

Windows Live SkyDriver – Disco virtual gratuito com 25 GB de espaço. Basta ter conta no Live, da Microsoft.

Badongo – Para compartilhar arquivos individuais. Possui software que facilita o gerenciamento dos arquivos. Os arquivos vão até 1 GB de espaço.

Rapid Share – O mais popular site para compartilhamento de arquivos. Aceita até 200 MB por arquivo.

Easy Share – Aceita até 100 GB de espaço.

Mega Upload – Possui sistema para envios de vários arquivos simultâneos

Google lança Gmail Labs em 49 idiomas

Para comemorar os cinco anos de criação de seu webmail gratuito, o Gmail - lançado em 1º de abril de 2004 - o Google anunciou a expansão da área de aplicativos Gmail Labs para mais 49 idiomas, além do inglês.

Com a expansão, o usuário do Gmail em português - um dos idiomas contemplados - não precisa mais migrar para a versão em inglês se quiser usufruir de novas funcionalidades do webmail como o 'Undo Send', recurso para cancelar uma mensagem 5 segundos após o envio.

O Gmail Labs ainda oferece funções como o 'mail goggles', que apresenta problemas de matemática ao internauta antes de enviar o e-mail para checar se o remetente está em condições físicas de enviar aquela mensagem. Outro aplicativo adicional é o 'forgotten attachment reminder', que não deixa o usuário se esquecer de anexar o arquivo prometido no e-mail.

Para habilitar o Labs, o usuário deve visitar a área de Configurações do Gmail e acessar a aba 'Labs'.

Windows 7: empresas de segurança adaptam antivírus para o sistema

A McAfee anunciou, nesta segunda-feira (30/03), o lançamento da versão beta do software de segurança McAfee Total Protection, compatível com o Windows 7 Beta.

Em janeiro deste ano, percebeu-se que o Windows 7 não rodava antivírus, devido a incompatibilidade dos softwares já adotados pelos usuários. Alguns fabricantes, contudo, lançaram versões de seus produtos adaptadas ao beta do sistema.

No caso das soluções da AVG, a empresa afirma que toda a família 8.5 do software já é compatível com o Windows 7. A versão foi lançada este ano e engloba tanto os antivírus gratuitos quanto soluções de segurança pagas.

Outras fabricantes, como a Kaspersky, a Trend Micro e a Panda Security, também se preocuparam com a compatibilidade de seus produtos e têm opções para o Windows 7.

A F-Secure ainda não possui soluções para o Windows 7, enquanto a Symantec, responsável pelo pacote de segurança Norton, afirmou que possui acordo com a Microsoft e oferecerá a solução assim que o sistema for lançado oficialmente.

Limewire 5 integra contatos do Gmail


O LimeWire é um tradicional software para baixar arquivos torrents de imagens, músicas, documentos, jogos e software na internet. Ele utiliza as redes peer-to-peer (P2P) para fazer os downloads dos arquivos.

A maior novidade da versão da quinta versão do programa é a possibilidade de trocar arquivos somente com pessoas conhecidas ou contatos do Gmail. Essa última opção é graças a integração que o Limewire tem com o serviço de e-mail do Google.

O software tem uma interface simples e intuitiva. Nelas se destacam a caixinha de buscas de torrents, os botões que permitem iniciar, parar e pausar o download de um torrent. Em alguns minutos usando o software, o internauta já entende todos os comandos do LimeWire.

Um aspecto interessante do LimeWire é que ele é bem informativo. Quando um arquivo é baixado, ele mostra na tela o percentual concluído, o número de pessoas que compartilham o software e o tempo que falta para acabar. Essas informações, inclusive, são atualizadas em tempo real.

Outros bons destaques do software são suas opções de configuração para rodá-lo em redes com firewall e servidores proxy e para desligar o computador quando um download for finalizado. Um aviso importante: Para rodar o LimeWire no PC, o internauta precisa ter no computador um cliente Java instalado.

Para fazer o download clique aqui

Superzoom da Panasonic fotografa mais longe


Se você quer mais recursos do que uma compacta pode oferecer — mas acha uma reflex grande e pesada demais — o negócio é investir numa câmera como a Lumix DMC-FZ28, da Panasonic, um ótimo meio-termo. Trata-se da melhor superzoom que já passou pelo INFOLAB.

Sua objetiva Leica, com zoom de 27 a 486 mm, tem qualidade óptica excepcional. Em nossos testes, ela apresentou nível de distorção excepcionalmente baixo para uma lente com zoom de 18 vezes. A aberração cromática também foi imperceptível, a não ser quando a foto foi ampliada demais. Mesmo assim, não incomodou.

A qualidade das imagens capturadas, em geral, é pouco superior ao que você consegue com uma compacta e inferior à das reflex. Contraste, saturação e sharpness ficaram equilibrados, assim como as cores. O ruído é insignificante em ISO 200 e muito leve em 400. Mas há perda de detalhes a partir de 800, embora o padrão de granulação seja aceitável, mantendo a definição das bordas.

A câmera tem os principais controles ao alcance dos dedos. No entanto, um botão rotativo como o das reflex seria mais prático do que o joystick para os ajustes. O visor exibe todas as informações desejáveis, incluindo um histograma, opção de grade 3x3 e controle de luminosidade. Confortável para segurar, a máquina tem um apoio ao indicador da mão direita, o que ajuda ainda mais no quesito ergonomia.

Há dois pontos negativos que valem menção: embora seu flash seja mais potente que a média para esse tipo de câmera, falta a ele um controle de intensidade. A outra reclamação fica por conta da velocidade apenas razoável – a Lumix demorou 1,6 segundo para dar o boot e 0,3 segundo para realizar um disparo. Info

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews