Byte News

Tuesday, July 28, 2009

Tenha o seu portfólio profissional com o DeviantArt


O DeviantArt lançou mais um serviço para quem trabalha com qualquer tipo de arte. O Portfolio (sem acento) é uma forma moderna para quem deseja criar um portfólio com os trabalhos realizados para encontrar novos clientes online.
Qual o diferencial para outros serviços do tipo? Além de gratuito (até 100 fotos) a ferramenta é totalmente customizável, não possui anúncios e permite que você escolha um subdomínio próprio. Outra vantagem é o sistema de gerenciamento de trabalhos que também é de fácil entendimento.
Além do gratuito, você pode optar pelo plano pago que leva o portfólio para outro domínio e possui quantidade ilimitada de imagens. Aqui você encontra um exemplo em funcionamento

Panasonic DMC-FZ38 tem superzoom e grava em HD



Ok, os papparazzi não são os únicos a se amarrar num superzoom óptico. Por isso mesmo, a Panasonic acaba de revelar ao mundo a sua câmera DMC-FZ38, que aumenta imagens em até 18 vezes.
Com resolução de 12,1 MP, a câmera também é capaz de fazer vídeos em alta definição, 1280 por 720 pixels, no formato AVCHD Lite. Fato que, segundo o fabricante, garante que você grave quase o dobro de horas em relação ao formato Motion JPEG.
Para acompanhar essas características, a FZ38 carrega lentes LEICA DC VARIO-ELMARIT de 24 milímetros e um sistema atualizado de estabilização de imagens ópticas. Ela vem com tecnologia de reconhecimento de faces, que memoriza rostos “familiares” a ela – ou seja, os daquelas pessoas que você vive fotografando.

O bacana dessa função é que, além da possibilidade de adicionar o nome da pessoa e a idade, serão gravadas três imagens da face dela para melhorar a precisão do reconhecimento. Diante da idade, o sistema automaticamente selecionará um modo específico. Por exemplo, se você gravar o rosto de uma criança de 3 anos, a câmera irá escolher o modo bebê para fotografá-lo.
A DMC-FZ38 tem dimensões de 11,8 por 7,6 por 8,9 centímetros e LCD de 2,7 polegadas. Ela chegará ao mercado americano e europeu em setembro. Info

Open Atrium - Intranet fácil para sua empresa


Para empresas a intranet começa a ganhar espaço para criar um relacionamento entre os funcionários e centralizar melhor as informações da empresa, uma vez que na internet o funcionário acaba se distrindo com coisas que não fazem parte do trabalho. É complicado também achar uma solução pronta de intranet, ou melhor, era.
Com o Open Atrium é só você ter um servidor Apache com o MySql e PHP que você já consegue ter uma intranet completa para a sua empresa, e nem precisa ser uma máquina dedicada. O pacote vem com vários tipos diferentes com de interações entre as pessoas.
Blog, calendário, painel do grupo, documentos compartilhados, shoutbox (Twitter privado) e gerenciador de projetos são os módulos que fazem parte do Atrium. A instalação é simples como se fosse a do Wordpress.

Twitter para pessoas ocupadas

Anda meio sem tempo? O Twitter for busy people é um simples mashup criado especialmente para quem quer acompanhar o que seus amigos falam, mas ao mesmo tempo não quer ficar procurando e carregando páginas e mais páginas.
Com esse outro site, tudo fica mais simples. Basta você passar o mouse por cima de um dos seus amigos para aparecer qual foi a última mensagem que ele enviou e quando. Não há necessidade de colocar sua senha.

Poster gigante para quem trabalha com hardware

O Computer Hardware Chart é um pôster gigante com todas (ou quase todas) portas, conexões, memórias, e sockets disponíveis nos computadores comuns.
A idéia é do usuário Sonic84 do DeviantArt. Fundamental para quem está começando a trabalhar com hardware e quer se achar.

Qual o melhor navegador para você?

Muito se discute. Qual o melhor navegador para a internet? A resposta é como todas as outras que envolvem tecnologia. Depende da sua necessidade e de qual máquina você está usando.
O teste Peacekeeper é bastante profundo e realmente analisa qual o sistema que você está usando. São pouco mais de 5 minutos de testes visuais renderizados pelo JavaScript.
O utilitário é criado pela mesma empresa que faz o famoso 3D Mark para testes e performance de jogos

Panda lança antivírus gratuito nas nuvens


A Panda Security saiu na frente e lançou o primeiro antivírus nas nuvens que é muito mais rápido que as soluções atuais para desktop. Essa é a principal vantagem, especialmente para quem possui uma máquina lenta. A ferramenta ainda está em fase de testes, mas promete ser a tendência do futuro.
O sistema funciona como uma ponte nos servidores da empresa que ajudam a verificar os arquivos e monitora a máquina do usuário. O ideal é que a conexão do usuário seja um pouco melhor para poder fazer a análise das informações e não prejudicar na utilização da máquina

Gestalt - Ruby e Python nas páginas HTML


Microsoft lançou mais uma biblioteca para desenvolvedores de soluções open-source. O Gestalt (ainda beta) permite que programadores desenvolvam Ruby, Python e XAML (formato do Silverlight) diretamente na página HTML, sem a necessidade de arquivos externos das respectivas linguagens.
As vantagens são várias. Você pode usar qualquer editor de texto para desenvolver suas soluções mais rápidas, páginas mais acessíveis aos mecanismos de busca. A integração com o Silverlight acrescenta mais interatividade as suas aplicações que ficam integradas com as linguagens Ruby e Python como se fossem JavaScript.

Faça backup dos drivers do seu computador

É comum as pessoas comprarem computadores antigos que vem sem drivers para futuras instalações em CD’s. É comum também perder os discos com os drivers das placas do computador ou notebook.
Independente do problema, o programa gratuito DriverMax pode ser uma mão na roda para fazer o backups de todos os drivers do seu computador para um arquivo compactado que pode (e deve) ser gravado em um disco único. Fique tranquilo para sempre.

Formulário de contato em Flash com código fonte

Este formulário (foto) é uma cortesia do Flash User é uma ótima solução para aprendera fazer formulários em PHP integrados com o Flash. O visual dele é simples, mas você também pode customizar conforme a sua necessidade.
Todos os campos (nome, e-mail, assunto e mensagem) são formatados e obrigatórios. O e-mail especialmente, é obrigatório que seja verdadeiro.
O exemplo explora vários conceitos importantes para quem está começando. Faça o download do modelo aqui.

15 dicas e hacks do Windows 7

Para quem já está usando o Windows 7, mesmo que a versão não é a final, já pode conferir uma série de inovações que os Windows XP e Vista não possuem. A nova barra de tarefas ou taskbar é uma das principais inovações visuais do sistema.
O site Make of Use publicou várias dicas “escondidas” do Windows 7 para você ir testando. Eu ainda vou esperar a versão final para testar.

Como converter e criar arquivos ISO


O formato ISO é basicamente uma imagem de um disco. É comum baixar algum programa da internet e, para excutar, precisa gravar em um CD ou emular a imagem do disco para o fazer executar, ou seja, é uma cópia fiel da mídia original.
Você pode também criar suas próprias imagens com algumas ferramentas como o Any to ISO que suporta vários formatos de arquivos e também faz a conversão de outros formatos de imagens para ISO.

Faça backup dos seus documentos do Google Docs


Um dos problemas de trabalhar com documentos na internet é que nem sempre é fácil fazer backup e salvar as informações com você em um local seguro. O novo Google Docs Backup, da iTech, permite que você faça o backup em vários formatos diferentes incluindo os famosos documentos de texto, apresentações e tabelas.
Para usar a ferramenta você precisa ser usuário administrativo do Google Apps. Os downloads dos documentos podem ser feitos por usuários específicos ou de todos os documentos do servidor.
A vantagem de usar essa ferramenta é dar mais segurança para suas informações (ou da sua empresa).

LogMeIn - Acesse seu computador de qualquer lugar


As férias estão acabando, mas para que ainda vai viaja e não consegue (ou não pode) ficar longe dos arquivos do seu computador, o LogMeIn é uma das melhores soluções para quebrar a distância ou também para socorrer um cliente a distância. É esse o objetivo da ferramenta que é mais aceita que o VNC, por exemplo. Com um pequeno utilitário instalado na sua máquina e na do cliente isso se torna possível. Tudo que aparece na tela você também consegue ver, independente de onde estiver.


O serviço é gratuito e nunca vi ninguém reclamar de problemas. Ele é compatível com a maioria dos sistemas operacionais.

Sunday, July 26, 2009

Programas gratuitos capazes de criar portables

Você não precisara de conhecimentos avançados de informática pra transformar seus aplicativos em portables, tudo que tem que fazer é instalar um dos programas e eles irãm ajudalo no processo com telas intuitivas de modo a claro e seguro, dúvidas é só perguntar.

Portabilizer 1.0Criando uma versão portable do seu programa favorito e utilize-a em qualquer PC diretamente do pen drive.
PackageFactory forU3 Aplicativo que transforma programas em portables para serem executados por pendrives com tecnologia U3

Veja tambem um ótimo tutorial que ensina a criar portables usando apenas o winrar:
http://www.birungueta.blogspot.com/2008/05/tutorial-bsico-criando-portables-com.html

Banda Larga no Brasil - Uma piada de mal gosto

Há algumas semanas, tive acesso a um relatório sobre a situação atual dos acessos de banda larga no mundo todo, e não me surpreendi em ver o Brasil classificado como um dos acessos mais caros e de pior qualidade.
O que chamamos de banda larga no Brasil, na verdade é uma grande piada, contada pelas falaciosas empresas de telecomunicações, que são reguladas por uma entidade que simplesmente não cumpre com suas obrigações e ninguém faz nada sobre isso. Quer ver como eles mentem e te enganam descaradamente?

Vocês sabiam que a velocidade da banda larga que contrataram é apenas "ilustrativa", e que o valor real garantido em contrato é, em média, 10% disso? Sabia que esta velocidade "ilustrativa" não é bidirecional?

Trocando por miúdos, quando você fica todo feliz em ter 2MB de banda larga, na verdade seu contrato diz que você tem direito a 200kbps de banda, extensível (quando possível) a 2Mbps. Claro que esta "tremenda velocidade" é apenas no sentido chamado de downstream (da Internet para seu computador), pois no sentido contrário (upstream ou do seu computador para a Internet), a velocidade raramente passa dos 256 kbps (sendo 128kpbs o valor comumente utilizado). Esta última explicação pode agora te ajudar a entender o motivo pelo qual você consegue baixar muito rápido um e-mail com um anexo grande, mas demora muito para, por exemplo, re-enviar este e-mail para outras pessoas.

O que me deixa mais indignado ainda com as operadoras, é a constância com que cometem "erros de configuração" nas conexões dos usuários (já vi este "problema acidental" em inúmeras conexões ADSL, Cabo e 3G). Este "problema acidental" ocorre com frequência pois a maioria dos usuários não sabe como verificar a largura de banda que lhe está verdadeiramente sendo entregue. Por isso, gosto sempre de ensinar a todos como faze-lo: www.speedtest.net (basta acessar o site e seguir as instruções que ele vai te fornecer... em poucos segundos você vai descobrir quão honesta é sua operadora, ops... ato falho... quer dizer, quão bem configurada está sua conexão).

O caso mais grave que já vi foi de um parente que havia comprado um computador novo dual core, com 4Gb de RAM (um baita maquinão mesmo) e vivia se queixando que seu computador estava "lento na internet". Detalhe adicional: ele era assinante de banda larga ADSL de uma certa operadora espanhola em São Paulo (que prefiro não citar o nome para não infectar e poluir este blog) e é um mero usuário (não tem conhecimento técnico algum, com a imensa maioria dos usuários de Banda Larga no Brasil).

Depois de tanta reclamação (mais de um mês), resolvi dar uma passada na casa dele para ver o que estava acontecendo. Quando usei o SpeedTest lá, descobri que os 2Mbps que ele estava pagando eram na verdade 128kps. Ele ligou para o suporte técnico da tal operadora e o atendente insistia com ele que estava tudo certo e que o computador dele estava com o problema (a mesma ladainha que ele já havia ouvido algumas dezenas de vezes). Fui obrigado a pegar o telefone e conversar com o tal "técnico".

Quando avisei a ele que eu sabia o que estava fazendo e falando (já trabalhei em centros de Pesquisa e Desenvolvimento de telecomunicações, banda larga e multimídia), e que a tal empresa espanhola estava cometendo uma fraude gravíssima, a voz do atendente tremulou... ele então se desculpou e passou a seu supervisor, que gentilmente se desculpou pois havia detectado um "erro de configuração" no modem ADSL e me pediu "por gentileza" para resetar o modem... Reset feito e modem navegando a 2Mbps... Já vi "erros de configuração" idênticos a esse em operadoras de cabo e 3G, mas confesso que a tal operadora espanhola é recordista nestes erros (testem suas conexões e veremos os resultados).
Falando em 3G, mais uma vez, uma falácia gigantesca. Já vi até operadora vendendo largura de banda que nem em laboratório se conseguiu colocar para funcionar direito ainda (tudo bem.. eles devem pensar que os usuários brasileiros são mesmo um bando de ignorantes fáceis de enganar, não é mesmo?).

Um exemplo interessante das maravilhas do mundo 3G é a minha magnífica conexão 3G do BlackBerry Bold da Claro (já fiz um review bem legal do BB Bold aqui no blog, e confesso que não vivo mais sem meu BlackBerry). Quando comprei, assinei o serviço de dados todo empolgado, pois teria uma conexão 3G (que no Brasil virou erroneamente sinônimo de Banda Larga Móvel), e não atentei ao detalhe que 3G é a tecnologia de transmissão, e isso em nada se relaciona com a banda. Meu BlackBerry Bold 3G da Claro não passa dos humilhantes 128kpbs, e nem adianta ligar lá para reclamar, pois nos contratos que assinei (como todo bom brasileiro, sem ler com a devida atenção), não existe nada sobre a largura de banda... sou um trouxa mesmo, não é? (no momento em que escrevo fiz um teste e minha super conexão 3G atingiu um pico de 31 Kbps... me deu saudades do meu modem U. S. Robotics Courier 33.600).
Em uma coisa, todas as operadoras se nivelam: atendimento ridículo quando ocorrem problemas.
Estou a 3 dias sem a minha conexão de banda larga (via cabo), e já fiquei plantado feito um imbecil por uma manhã inteira aguardando o "técnico" que nunca chegou... quem sabe amanhã.
Interessante é notar que ontem, o segundo dia do meu "apagão", acabei dando uma passada no consultório da minha irmã e ela estava aflita pois sua conexão 3G da Claro não funcionava. Ligamos para o suporte técnico e após alguns minutos de conversa (e eu explicar para o "especialista" deles) que na área onde ela estava o 3G estava fora do ar, pois meu BlackBerry também da Claro só se conectava via EDGE por lá, ele insistia que "a rede não possui problema algum"... antes que me esqueça, as luzes do modem 3G indicavam isso mesmo: sinal fraco e intermitente.

A ligação terminou quando ele me pediu para fazer qualquer coisa no "menu iniciar" do computador, e eu avisei que o computador da minha irmã roda Linux (sim, uma Nutricionista que usa Linux... e diga-se de passagem o adora, após ter perdido algumas semanas de trabalho com um tal Vista que simplesmente não funcionava). Voltando ao assunto, já viram a reação de um vampiro quando vê a cruz? A do "especialista" da Claro foi idêntica: "sr, nossos modems não funcionam em Linux e não damos suporte". Quando fui explicar a ele que o "modem deles" estava funcionando em Linux há singelos 12 meses, recebi como resposta "estou encerrando a ligação, pois o Sr não usa um sistema suportado"... resultado: SE VOCÊ USA LINUX, NÃO CONTRATE 3G COM A CLARO !!! (minha irmã está indo hoje contratar uma nova conexão com outra operadora).
Contei esta história, pois passei pelo consultório dela para bater um papo e ver se ela estava mesmo contente com o 3G, pois depois de dois dias (agora três) sem minha Banda Lerda via cabo, eu estava pensando mesmo em cancela-la e contratar um 3G... acho que ainda não dá para fazer isso.

Me sobrou o bom e velho ADSL... quer dizer, tinha sobrado, pois alguns minutos depois do bate boca com o "especialista" da Claro, recebi um telefonema do meu pai, nervoso pois precisava enviar um e-mail com urgência e sua conexão ADSL (da tal operadora espanhola) não estava funcionando (me doeu, mas tive que orienta-lo a ligar para o suporte técnico da operadora, apesar de saber que ele sofre de pressão alta :) )... alguns minutos depois li num portal da Internet que a tal operadora estava sofrendo mais um apagão (o segundo do mês), desta vez nos ADSL de algumas regiões de São Paulo (e claro, eles negavam o apagão e assumiam alguns "problemas isolados" (se esse pessoal fosse da OMS a gripe do porco seria classificada como "alguns meros resfriados localizados").

Sendo assim, num mesmo dia, todas as possibilidades de conexão "banda larga" que conheço estavam fora do ar, e todos os usuários tendo que aguentar os "especialistas e técnicos" das operadoras (aliás, se você que está lendo ainda não é formado e queria se especializar com rapidez, não vai para a escola não bobo: Arrume um emprego em um call center... você vira "especialista" e "técnico" em algumas horas... é sério).

Celular Samsung Gravity 2 a caminho…


Depois de ser lançado ao mundo no ano passado o primeiro celular da família Gravity da Samsung, agora está para chegar em Agosto deste ano a segunda geração da família.
O Gravity 2 será disponibilizado em duas cores não tão tradicionais – “berry mauve” e “metallic pumpkin”, e nele você encontra um display TFT de 262 mil cores com resolução de 240 x 320 pixels em conjunto com um teclado full-QWERTY deslizante (slider horizontal) para facilitar a tarefa de digitar textos e mensagens.


Além disso, ele oferece também tecnologia 3G HSDPA, câmera integrada de 2 megapixels, Bluetooth, slot para cartão de memória microSD (com suporte para até 16GB) e bateria com autonomia para até 300 horas em standby.
O Gravity 2 estará disponível nos Estados Unidos para a operadora T-Mobile, mas até o momento não foi divulgado nada a respeito do seu preço.
Via PhoneMag

HP C4480, o multifuncional mais completo


Mesmo se você for um daqueles que só imprime trabalhos escolares em casa, é um saco ficar esperando vários minutos até um documento cair na bandeja. Agora, pior ainda é o multifuncional mudar completamente a imagem exibida na tela do computador, gastando adoidado tinta e papel fotográfico. Se velocidade e fidelidade às cores são as características técnicas mais importantes nesse tipo de produto, então o HP Photosmart C4480 é o modelo básico a jato de tinta mais completo que já passou pelo INFOLAB.Com cara de equipamento de nova geração, por ser compacto e bonitinho, esse multifuncional cabe em qualquer canto – inclusive em alguma prateleira do móvel. Só não vai bem nas mesas estreitas, pois tem quase 40 centímetros de profundidade.


O que provoca isso é a posição do alimentador para papel. Ruim por um lado, por outro essa peça na horizontal não deixa a folha amassar, ao contrário das bandejas verticais. Embora parte do acabamento seja em black piano, os lugares onde o usuário encosta as mãos são foscos. Essa é uma boa escolha, pois suas impressões digitais não ficam no produto.Recurso não muito comum nessa categoria de modelos básicos para fotos, a telinha LCD colorida de 1,5 polegada ajuda quando o software do C4480 quer passar alguma informação.


Isso seria melhor ainda se ele tivesse uma entrada USB com função de PictBridge, permitindo a impressão de arquivos diretamente de um pen drive. Mas a única interface para ler dados é o slot para cartões. Em nossos testes, foi possível acessar e colocar no papel facilmente os documentos mais utilizados, como JPEG e DOC.

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews