Byte News

Friday, January 30, 2009

75 exemplos com código fonte para Adobe AIR

Está disponível um novo kit com 75 exemplos com códigos fonte gratuitos do Adobe AIR para quem quer conhecer e aprender mais como programar usando ActionScript 3 para o AIR. Os exemplos são mistos e vão desde o uso do drag-and-drop – arrastar e soltar - até o acesso e manipulação de arquivos.

Todos os exemplos são em JavaScript e CSS com o jQuery para gerenciar os eventos. Fundamental para quem está começando.



KNOPPIX 6.0


Knoppix, livecd baseado en Debian, é um CD bootável com uma coleção de programas GNU/Linux software, detecção automática de hardware, e suporte a muitas placas gráficas, placas de som, dispositivos SCSI e USB e outros periféricos. Na v. 6.0 encontramos as siguientes novidades:

  • A rápida suite LXDE.
  • OpenOffice 3.0.1
  • Firefox/Iceweasel 3.0.5
  • Menu ADRIANE (Audio Desktop Reference Implementation and Networking Environment).
  • NetworkManager (con /etc/network/interfaces enabled)

Lâmpada da Panasonic ajusta seu brilho de acordo com a iluminação ambiente

A Panasonic anunciou uma nova lâmpada fluorescente que pode responder automaticamente à luz ambiente, ajustando seu brilho conforme a iluminação, a fim de economizar energia elétrica.

A Auto-Eco Light-Control Twin Pa, seu glorioso nome completo, pode fazer o consumo de energia cair até 62%, diz a Panasonic. Sai no Japão em março, em versões de 74 W (US$ 360) e 89 W (US$ 390). [Panasonic via CrunchGear] Gizmodo

Cuidados com o celular: 10 dicas para o seu aparelho durar mais

1. Lugar de celular NÃO é no banheiro.

O banheiro é um dos principais locais de perdas de celulares. A forma mais comum é derrubando no vaso sanitário.

Tomar banho com o aparelho no mesmo ambiente também não é bom. A umidade se infiltra no celular, e pode corroer circuitos eletrônicos - entre outras coisas.

2. Mantenha o aparelho longe de lugares sujos e/ou empoeirados.

Você pode riscar seu aparelho, ou fazer com que crostas de sujeira se acumulem em seus componentes eletrônicos. As consequências não são boas.

3. Na hora de limpar, não invente moda.

Como já foi dito, componentes eletrônicos são sensíveis a umidade. Os fabricantes aconselham que a limpeza seja feita apenas com um pano seco, mas sabemos que pano seco não limpa é nada.

Neste caso, usar um pouquinho de álcool não vai fazer mal nenhum ao aparelho. Mas você deve apenas umedecer o pano, de forma de que não haja riscos de acontecer a mínima infiltração.

4. Mantenha o aparelho longe de lugares muito quentes, ou muito frios.

O ideal é que o aparelho seja operado em ambientes com temperatura entre 15ºC e 30ºC.Temperaturas extremas podem prejudicar o desempenho da bateria, e até danificá-la permanentemente.

5. Não coloque mais nada no mesmo bolso.

Muita gente tem o costume de levar várias coisas no mesmo bolso em que carrega o celular. Certos objetos como chaves, podem riscar o aparelho. Se o seu aparelho possuir a tela exposta, ou pior ainda, sensível ao toque, os riscos são ainda maiores. Isso porque qualquer pressão pode acabar trincando a tela do dispositivo.

No caso das mulheres que costumam levar o celular dentro da bolsa, a dica se mantém. Cuidado também ao carregar perfumes, kits de maquiagem, e produtos que podem vazar, e estragar o aparelho.

6. Na praia, tome cuidados extras.

A praia é um ambiente que apresenta todos os tipos de perigos à maioria dos dispositivos eletrônicos. Sol, calor, areia, água e também maresia. Se for realmente necessário levar o seu aparelho para a praia mantenha ele dentro de uma capinha, e em sombra fresca.

De preferência aquelas capinhas do tipo “meia”, pois elas cobrem o aparelho por completo, protegendo-o da maresia e da areia.

7. Não derrube nem bata o celular.

Todo aparelho é feito para suportar pequenos impactos. Mas além de estragar a carcaça do celular, estes impactos podem romper circuitos internos do aparelho, e pior, danificar a bateria.

8. Tome cuidados específicos ao praticar esportes.

Assim como a água, o suor oxida componentes eletrônicos. Ao praticar esportes, tome precauções para que o celular não fique em contato com a pele, e consequentemente o suor.

9. Não ande com o celular na mão.

Além de estar correndo o risco de ser roubado, as chances de o aparelho cair no chão são bem maiores do que se estivesse no bolso, ou em uma capinha. Sem falar no fato de que a mão também sua, e aquece o aparelho.

10. Derrubei ele na água. E agora?

A primeira atitude a se tomar ao molhar o aparelho, é a de tirar a bateria do mesmo. A segunda é a da paciência.

Não pense que basta usar um secador de cabelos, e seu aparelho estará novo em folha. O secador pode retirar a umidade superficial, mas é a parte interna do aparelho que preocupa.

Nessas horas o melhor é mergulhar o celular em um potinho com arroz, e deixar ele lá por alguns dias. O arroz é ótimo para absorver a umidade, e pode ajudar a secar os componentes eletrônicos do aparelho. Tecnoblog

Novo worm e a cabeça de Obama

São grandes as chances de isso nunca acontecer com você, mas se você vir uma cabeça flutuante do presidente dos Estados Unidos Barack Obama flutuando em seu desktop, saiba uma coisa: seu computador foi contaminado pelo Obama worm.

O worm foi descoberto na segunda-feira (26/01) após infectar PCs em uma escola em Lousiana, nos EUA. Apesar de não ser detectado por nenhum software antivírus, a ameaça não é considerada muito séria porque atacou um pequeno número de sistemas.

O vírus é distribuído via drive USB, usando o recurso "autorun" do Windows, que executa automaticamente qualquer drive ao ser conectado ao computador. Diferente da maioria dos malwares atuais, o Obama worm não rouba qualquer dado como número do cartão de crédito nem transforma o PC em um sistema que possa ser controlado remotamente.

Devido à dificuldade de detecção da ameaça pelos programas antivírus, é difícil descobrir quando seu computador foi infectado - exceto na segunda-feira.

Na verdade, ele não é desenvolvido para ser nada além de uma pequena foto flutuante de Obama no canto direito inferior de sua tela todas as segundas-feiras. "Ele basicamente evita a execução de qualquer outro tipo de arquivo", disse Rob Koliha, da Walling Data. IDGnow


As 8 tecnologias móveis de 2009 e 2010

Gartner Inc. divulgou hoje uma lista de oito tecnologias móveis que as empresas devem colocar em seus radares em 2010. Segundo a empresa de pesquisas de tecnologia, essas tecnologias terão efeito a curto e médio prazo nas estratégias de negócios das companhias, e em suas políticas de acesso à informação.

Conheça a seguir quais são as oito tecnologias:

Bluetooth 3.0 – A nova geração do padrão de transmissão de dados será liberada neste ano e os primeiros aparelhos com 3.0 devem surgir em 2010. Uma novidade será o suporte a aparelhos que operam em modo de potência ultra baixa, como sensores, e novas aplicações, como sistemas de monitoração médica. O Bluetooth 3.0 será suporte para três tipos de sinais de transmissão de dados: o próprio Bluetooth, Wi-Fi e ultra-wide band (UWB).

Interfaces móveis de usuário – A disputa entre os fabricantes de celulares tem como consequência a oferta de diferentes interfaces e sistemas operacionais móveis. Isso complica a estratégia de negócios das empresas na medida em que elas precisam escolher entre definir uma marca como o padrão de seus sistemas B2B e B2C, ou criar várias interfaces para atender todos os aparelhos. O desafio das empresas será construir aplicações com interfaces intuitivas e de acordo com a preferência dos usuários.

Detecção de localização – Com a maturidade dos sistemas de localização móvel e a disseminação das redes Wi-Fi, as empresas podem desenvolver mais aplicações contextuais, de detecção de presença e de redes sociais móveis. As empresas serão capazes de localizar clientes e consumidores potenciais em áreas determinadas, e se comunicar diretamente com eles, o que vai gerar novas questões de privacidade e problemas de segurança.

Wi-Fi 802.11n – É a nova geração do Wi-Fi, com velocidades de 100 Mbps a 300 Mbps, e deve ser o padrão que vai vigorar por vários anos nas redes sem fio de curto alcance. A transmissão móvel de mídia digital dará um salto de patamar, mas por outro lado causará dificuldades e despesas extras para as empresas. O padrão n é mais difícil de configurar, exige a compra de novos pontos de acesso e placas de rede, e até mesmo a ampliação da infraestrutura de rede.

Tecnologias de tela – Novos formatos de telas terão impacto em 2009 e 2010, como os picoprojetores, displays passivos e displays com pixels ativos. Os picoprojetores podem ser usados para pequenas apresentações visuais, por exemplo, em uma reunião de vendas. Displays passivos são a base de novos aparelhos, como os leitores de e-books, que permitirão criar novas formas de distribuição e consumo de documentos.

Internet móvel e widgets – As empresas vão descobrir os widgets e os thin clients como meios mais baratos e práticos para distribuir informação a consumidores e funcionários, e os incluirão em suas estratégias de negócios. A dificuldade atual está no fato de não haver padrões universais para browsers em dispositivos móveis. Ainda assim, o custo total de propriedade (TCO) é menor.
Banda larga em celular – A explosão que os serviços 3G experimentaram em 2008 teve ainda a queda de preços e as promoções das operadoras. A tecnologia HSPA poderá substituir a tecnologia Wi-Fi em hot spots onde houver grande oferta de serviços e de cobertura. As empresas considerarão a compra de notebooks com chips embutidos para captar o sinal da internet 3G.

Comunicação em área próxima (NFC) – Fazer pagamentos encostando o cartão de crédito ou o celular em um terminal de coleta eletrônica de dados, mandar uma imagem de um celular para um portaretratos digital ou receber um cupom eletrônico de desconto no smartphone são aplicações de NFC que começam a despontar. Para o Gartner, essas aplicações serão mais disseminadas no começo em mercados emergentes, do que em países desenvolvidos.

Thursday, January 29, 2009

Buscador de Shows



HearWhere é um buscador que te ajudará a encontrar concertos ou shows em sua cidade ou qualquer lugar do mundo, pudendo filtrar os shows por gêneros, datas e distância. Este serviço permite reproduzir algunas canções do artista.

Visite o site clicando aqui

Avira AntiVir Premium grátis por 6 meses

O Avira AntiVir Premium, software antivírus recordista em detecção de malwares segundo os últimos testes da AV-Comparatives está sendo distribuido com uma chave válida por seis meses, gratuitamente. Para participar, acesse a página promocional (em alemão). Preencha o formulário conforme a imagem abaixo, e clique em Lizenz anfordern. Guiadopc

Bluetooth 3.0 ganhará melhorias em sua performance


Já faz algum tempo que uma nova versão do protocolo de transferência Bluetooth está para sair do forno e parece que desta vez vai sair.

É esperado para meados de 2009 o lançamento do Bluetooth 3.0 que terá entre suas melhoras o aumento da
velocidade de transmissão de dados que poderá chegar até os 480 Mbps e a diminuição do tempo de conexão entre dispositivos, que hoje em dia é muito alto.

Esta melhora trará alívio
aos usuários de conteúdo de alta qualidade que utilizam fones Bluetooth, por exemplo.

O protocolo Bluetooth vem ganhando cada vez mais espaço no mercado quando o assunto é transferência de dados entre dispositivos de forma rápida e fácil.

Fonte: Wireless Week

Celular da Philips usa pilha comum para estender carga da bateria

A Philips anunciou seu telefone Xenium X520, um aparelho que tem um recurso curioso: a possibilidade de complementar sua bateria com uma pilha AAA.

Segundo o site TechRadar, a linha Xenium da Philips é conhecida por ter baterias que duram até um mês em modo de espera e até 8 horas de conversa.

A novidade, entretanto, permitirá ao usuário inserir uma pilha AAA, que pode ser encontrada em praticamente qualquer estabelecimento comercial, no dispositivo e usá-lo por um tempo adicional: duas horas e meia de conversa ou uma semana em modo de espera.

O aparelho possui câmera de 2 megapixels, conectividade Bluetooth, rádio RM e um slot para cartões de memória microSD.

O X520, que não tem preço sugerido, começará a ser vendido internacionalmente em março de 2009, noticiou o Just Another Mobile Phone Blog. Geek

Intel detalhará primeiro processador Xeon de 8 núcleos em fevereiro

A Intel planeja detalhar seu processador Xeon de oito núcleos durante a International Solid-State Circuits Conference, que acontece em São Francisco no próximo mês, oferecendo um preview do que parece ser o primeiro chip de oito núcleos da companhia.

Detalhes sobre o chip Xeon que serão discutidos durante a apresentação do dia 9 de fevereiro ainda são escassos.

A agenda do evento revela apenas que executivos da Intel discutirão um processador de oito núcleos e 16 tarefas fabricado pelo processo de 45 nanômetros.

A Intel se negou a comentar sobre o processador que será detalhado durante a apresentação. "Vamos apresentar 16 documentos durante o evento, mas não temos nada mais que isto para compartilhar no momento", afirmou Nick Jacobs, porta-voz da empresa em Cingapura.

O timing da apresentação sugere que o processador Xeon deverá ser o Nehalem EP, chip desenvolvido pra servidores com dois soquetes e estações de trabalho.

Este segmento da linha Xeon está prestes a ser revitalizada, e o Nehalem EP estava programado para começar a ser vendido no começo deste ano.

Como outros chips Nehalem, o EP incluirá um controlador de memória integrado e usará o QuickPath Interconnect, protocolo da Intel que substitui o front-side bus e permite um trânsito de dados maior entre o processador e outros componentes no PC, acelerando a performance da máquina. IDGnow

Alto-falante Bluetooth UFO

O fabricante coreano mobiBLU desenvolveu um MP3 player que vem com um alto-falante embutido e conectividade Bluetooth. Ah, e ele se parece um OVNI (“UFO”, em inglês – para minúsculos homens verdes do espaço que gostam de rock.

Para completar o efeito UFO, a estrutura se acende e a coisa toda vibra para simular o movimento. Quanto às especificações, o player de desktop toca os formatos de arquivos ASF, MP3, OGG e WMA e roda por 15 horas com headphones e 5 horas com os alto-falantes. Não foram anunciadas ainda informações sobre data de lançamento e preço, mas o UFO virá com tamanhos de 512MB a 8GB nas cores vermelha ou preta. Tudo muito bom, mas o UFO seria infinitamente melhor numa versão portátil. [mobiBLU via GenerationMP3 via Electronista] Gizmodo

Linha do tempo ilustrada da Apple

Temos aqui uma bela linha do tempo dos produtos da Apple, finamente ilustrada com fotos da maioria dos computadores da empresa e tal. Vale ver. Wired via BoinbBoingGadgets
Gizmodo

Wednesday, January 28, 2009

BannerSnack: Crie banners flash Online, Fácil e Gratis


BannerSnack é uma ferramenta online para criar banners professionais online desenvolvidos em Flash, sem necessidade de conhecer nada sobre este tipo de programação. O excelente software que utiliza BannerSnack facilitará a criação de banners através de uma intuitiva interface gráfica e com as opções personalizáveis que possue. Algunas delas, são:

  • Contém efeitos de transição e efeitos para animar cualquer texto ou imagem.
  • Incluir suas própias imágens.
  • Acrescentar quantas apresentações quiser.
Visite o site clicando aqui

Downloads de capítulos de Series de TV


Espoiler.tv é uma biblioteca ou base de dados com as melhores séries de televisão da atualidade. Neste site você encontra:

  • Resumos das séries.
  • Votação subjetiva de 1 a 10.
  • Ficha dos atores.
  • Lista com todos os episódios transmitidos.
  • Links para o download vía Torrent e SubDivx para os subtítulos.
  • E muito mais.
Viste o site clicando aqui

Banshee: Um player completo para Linux

Uma das grandes dificuldades de um usuário Linux iniciante é a escolha de um player de mídia. Não é para menos: existem inúmeras opções nos repositórios das distribuições e pela internet afora. Praticamente todas as distribuições voltadas ao usuário doméstico vêm com um player de mídia. Uma opção não tão conhecida é o Banshee, player bastante completo que concorreria com o Amarok, padrão do KDE, não fosse o fato de que o Banshee é feito com base em tecnologias GNOME e GTK e também suporta execução de vídeos.


O Banshee possui pacotes pré-compilados para várias distribuições Linux, incluindo openSUSE, Foresight, Ubuntu, Fedora, Debian e Mandriva. Ele também suporta o Mac OS X. A versão analisada pelo Guia foi a última versão estável, 1.4.2, dos repositórios do software, visto que o Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex apenas incluía a antiga versão 1.2.1 nos repositórios oficiais. Guiadopc

Antico: um irmão mais novo do KDE está nascendo

O projeto Antico, cujo objetivo é desenvolver um sistema de escritório e um administrador de janelas (equivalente a, por exemplo, KDE e KWin), baseado em Qt4/X11, que seja fácil e rápido. Todos os parâmetros deveriam poder ser configurados desde uns poucos arquivos, eliminando complicações desnecessárias. Este projeto tem pensado em basear-se somente em Qt4, tratando de não depender de nada externo (por exemplo, não depender de bibliotecas KDE).

Confira um screenshot do Antico:

http://www.qt-apps.org/CONTENT/content-pre1/93778-1.png

Mais em: http://www.qt-apps.org/content/show.php/Antico?content=93778

Fonte: http://softlibre.barrapunto.com/softlibre/09/01/26/1656234.shtml

KDE 4.2 lançado



O KDE 4.2 acaba de ser lançado e vídeos e screenshots podem ser conferidos nos endereços a seguir.

http://www.kde.org/announcements/4.2/
http://www.kde.org/announcements/4.2/guide.php

SUSE Studio: Linux Self Service

“Depois do Custom Nimblex, que permitiu a seleção de pacotes para sua imagem ISO, agora é a vez do SUSE, com opções bem mais personalizáveis. A Novell lançou uma versão alpha do SUSE Studio, que permite personalizar facilmente uma distribuição Linux com as configurações e softwares que você escolher.

O SUSE Studio é feito com base no já estabelecido openSUSE Build Service e no sistema de criação de imagens KIWI. O sistema funciona online, não é bem uma ferramenta para baixar. Todas as escolhas de pacotes e configurações são feitas através de um navegador, e no final são disponibilizados os links para download. Entre outras coisas, é possível criar uma imagem de LiveCD ou USB, ou ainda um arquivo para rodar no VMware. Por enquanto o projeto está numa fase fechada, disponível apenas para convidados. É possível cadastrar seu e-mail e receber um aviso assim que estiverem aceitando novos usuários.

A ferramenta é bastante interessante, e poderá gerar um grande número de remasters baseados no openSUSE (ou “distribuições derivadas”, caso queira chamar assim), além de facilitar as personalizações para uma infinidade de casos. É possível também carregar arquivos do seu computador ou da web para serem inclusos na raiz do sistema, o que abre espaço para personalizações diversas. Um verificador de dependências ajuda bastante e evita erros de quebras de pacotes durante e após a seleção.

Há um screencast interessante mostrando o funcionamento, tela a tela, confira em: http://studio.suse.com/”. BRlinux

Western Digital anuncia disco de 2 TB

A fabricante de discos rígidos Western Digital anunciou seu novo HD, Caviar Green, com 2 terabytes de capacidade.

O nome, que faz uma alusão à ecologia, se refere ao baixo consumo de energia, 40% mais eficiente que os discos padrões do mercado, de cerca de 4 ou 5 watts, noticiou o site Digital Trends.

Com consumo reduzido de energia, reduz-se também as emissões de CO2. Mesmo que individualmente a diferença seja pequena, a empresa espera fazer a diferença nos milhares de computadores que eventualmente venha equipar.

De acordo com o site Channel Register, o disco SATA de 7.200 rpm é capaz de transferir dados em até 3 Gbit/s e possui cache de 32 MB.

O Caviar Green é um disco de 3,5 polegadas, ou seja, fabricado para equipar computadores de mesa, e não notebooks. O componente já está disponível internacionalmente pelo preço sugerido de US$ 300.

A concorrente Seagate anunciou no começo de janeiro um disco rígido de 1 TB, sendo assim é esperado que um concorrente à altura do Caviar Green chegue em breve.

Estúdios lançarão canal de filmes online em maio com 15 mil títulos

Rede Epix também terá séries de TV, que poderão ser assistidas online por meio de inscrições, afirma Wall Street Journal.

Um trio de estúdios lançarão um canal de filmes online em maio, segundo reportagem do Wall Street Journal. O acordo entre a Viacom, Metro-Goldwyn-Mayer Studios e Lions Gate Entertainment resultará no Epix.

A nova rede competirá com canais premium como o HBO e Showtime. O Epix nasceu de negociações sem sucesso com este último.

Segundo o jornal, o chefe executivo do Epix, Mark Greenberg, afirma que o canal terá mais de 15 mil filmes - lançamentos e mais antigos - dos três estúdios, além de séries de TV.

O WSJ aponta, contudo, que a parceria não tem um ingrediente vital - acordos com provedores de TV paga. As conversas com distribuidores estão avançando, segundo Greenberg, mas há problemas com relação a preços.

O Epix poderá ser acessado apenas por inscritos que permitirá aos internautas assistirem o conteúdo por transmissão online. Mas o serviço ‘direto ao cliente’ não será o forte do modelo de negócios da rede.

SSDs da Super Talent aumenta armazenamento de netbooks

Não é um preço ruim para um drive de estado sólido mini-PCIe. Eles são planejados para o Asus Eee PC S101, mas devem funcionar com qualquer máquina que aceite expansões mini-PCIe.

Como o jkOnTheRun aponta, não são os SSDs mais rápidos que você pode encontrar (90 MB/s para leitura e 55 MB/s para gravação, segundo a Super Talent), mas, por US$ 169, não é um mau negócio para complementar os 16 GB do S101. Super Talent via JKOnTheRun Gizmodo

Google cria recurso para ver Gmail offline



O Google Labs revelou novidades para permitir a seus usuários acessar contas do Gmail offline.

Embora acredite de forma quase religiosa na computação em nuvem, o Google anda preocupado com o acesso a seus serviços quando a conexão cai ou fica temporariamente indisponível.

Por isso, apresentou características que aperfeiçoam o conhecido sistema Google Gears.

Na prática, os novos recursos em teste permitem fazer um back up do Gmail no HD de seu PC e acessar seu e-mail pessoal sempre que quiser, mesmo se você estiver dentro de um avião sem acesso à web.

O recurso permite escrever mensagens, fazer pesquisas em e-mails antigos e reorganizar diretórios de contatos e mensagens.

Quando o PC se logar na web, o sistema vai disparar os e-mails escritos enquanto você esteve offline e atualizar seu back up com as novas informações produzidas sem conexão.

Outra característica permite ainda acessar dados do Gmail em seu HD quando a conexão está lenta demais. Então, o sistema ao invés de ir buscar um e-mail antigo na nuvem, prefere procurá-lo em seu disco rígido.

Quando a conexão apresentar melhor performance, nuvem e HD são sincronizados. Abaixo, veja um vídeo produzido pelo Google que demonstra como funciona o Gmail offline.Info


Tuesday, January 27, 2009

Flair Builder - Desenvolva Flex de graça


O Flair Builder é a primeira alternativa gratuita para quem desenvolve com o Flex Builder gratuito, e não quer pagar a sua cara licença. O Flair, ainda está longe do Eclipse – IDE que o Flex Builder é baseado – mas mesmo assim já da para começar a desenvolver projetos que não sejam muito complexos, pois ainda não está completa.

A ferramenta é desenvolvida usando o próprio Flex e o Adobe AIR e além da criação da interface gráfica é também possível compilar seus projetos sem nenhuma ferramenta adicional.

Profissionais de web

Screencast.com – Compartilhe vídeos, apresentações e documentos


O Screencast.com é uma nova ferramenta para a organização de arquivos na internet em vários formatos de vídeos, apresentações PowerPoint e documentos de texto.

Os documentos podem ser protegidos (com vários níveis de restrições) ou públicos, para que todos possam baixar e usar. Seus amigos podem ser avisados sobre os documentos através de feeds RSS, e não perder nenhuma atualização.

Os formatos suportados são bastante amplos e variam desde um simples documento de texto até um vídeo do tipo QuickTime, que depois de enviados geram uma série de estatísticas de visualizações e downloads.

A ferramenta foi criada pela TechSmith, conhecida de outros softwares para a gravação de vídeos como o Camtasia. Profissionais de web

Mercado brasileiro de tecnologia movimentou R$ 60,2 bilhões em 2008

Estudo mostra que houve crescimento de 11% sobre resultados de 2007, mas que crise diminui investimentos e compras em 2009.

O mercado de tecnologia brasileiro movimentou 60,2 bilhões de reais em 2008, afirma estudo da IT Data e do Instituto Sem Fronteiras. O número revela crescimento de 11% sobre os resultados de 2007.

Do total, segundo o levantamento, 49 bilhões estão relacionados a investimentos de empresas e 11,2 bilhões são relativos a compras de pessoas físicas.

O mercado corporativo não sofreu o impacto da crise em seu orçamento no ano passado - pelo contrário, cresceu 10%, priorizando projetos de governança, ERP (Enterprise Resource Planning) e BI (Business Inteligence).

Mas a crise afetou os investimentos para este ano. Um levantamento com 400 Chief Information Officers aponta que o orçamento para 2009 será quase o mesmo de 2008, o que interrompe cinco anos de crescimento acima de 10% no mesmo, devido ao desfavorecimento do dólar.

No caso das compras de pessoas físicas, o crescimento em 2008 foi de 14% em relação a 2007, mas poderia ter ultrapassado os 20% sem a crise econômica. IDGnow

Displays flexíveis, a evolução do e-paper


Você já ouviu falar no e-paper, não? Apesar de ainda não ser muito popular, aquela película flexível que usa tinta imantada para a exibição de textos e imagens (falei sobre isso há mais de quatro anos na INFO) já pode ser encontrada em leitores de e-books, como o Kindle da Amazon, e em até celulares, como o simplesinho Motofone, da Motorola. Mas e sobre o e-display, você já ouviu falar? Pois esse é o futuro das telas de computadores, televisores e, claro, dos celulares. Cada vez mais finas, esses pedaços de plástico agora também se tornarão flexíveis - dizem que você vai poder até enrolar a tela e enfiá-los no seu bolso, apesar de eu duvidar um pouco que isso vá acontecer tão cedo com os monitores.

O Centro de Displays Flexíveis da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, está trabalhando para que a produção em massa desses dispositivos seja possível. E também para levar informação e mapas de forma fácil e acessível para as tropas norte-americanas em diversos territórios ao redor do mundo. Para tanto, eles contam com a ajuda da HP, da DuPont e da E Ink, empresa que foi encubada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) em sua fase inicial e que criou, em parceria com a Philips, o primeiro modelo de e-paper disponível no mundo. A tecnologia engloba um novo processo de litografia da HP Labs, a tinta eletrônica da E Ink e um filme plástico especial desenvolvido pela DuPont para permitir a criação de grandes rolos de tela flexível, que depois são cortados em pedaços do tamanho de uma revista ou jornal (dependendo da aplicação desejada) para a formação de telas individuais.

As telas eletroforéticas, como são chamadas, gastam apenas uma fração da energia consumida por seus similares em cristal líquido (LCD) e custam bem menos, o que as torna economicamente mais viáveis e também ecologicamente corretas. Isso sem contar que o vidro quebra, já o plástico, é bem mais difícil. O exército americano será o primeiro beneficiado porque, bem... eles estão pagando o projeto. Funcionando, será dado o OK para o dispositivo ser liberado para os fabricantes de equipamentos e, enfim, chegar ao consumidor final. Mas isso ainda vai levar alguns anos. Primeiro, porque elas ainda conseguem administrar apenas textos e imagens em preto-e-branco. Segundo, porque ainda são bem lentas no quesito "recarregamento de páginas", o que impossibilita seu uso para vídeos, por exemplo.

A tecnologia da E Ink usa pequenas cápsulas que contém um fluído que fica branco em partes positivas e preto nas partes negativas da tela. Cargas elétricas "empurram" esse fluído para a superfície do plástico de acordo com o pixel escolhido, de maneira refletiva - o que dispensa luminosidade para se enxergar o que está na tela. A imagem (ou texto) permanece visível mesmo se o gadget estiver sem energia. O pulo do gato no projeto do Centro de Displays Flexíveis será simplificar o processo no qual o circuito eletrônico que controla os pixels é esculpido. Nos gadgets baseados em silício, o processo envolve repetitivas aplicações de materiais resistentes para proteger as camadas da tela. Já o processo da HP tenta inserir apenas uma camada resistente, de peso variável, no topo das demais camadas. É bem parecido com a atual impressão em papel, onde várias camadas de tinta são aplicadas.

Quanto à questão da cor, as telas eletroforéticas podem usar partículas coloridas e filtros para produzir pixels vermelhos, verdes e azuis, mas o que se conseguiu até agora é um sistema no qual cada cor ocupa apenas um terço da área do pixel - e resolver isso é uma das principais tarefas do pessoal da Universidade do Arizona. Entre as alternativas para corrigir a questão está o uso de materiais capazes de emitir luz em resposta a uma corrente elétrica, ou ainda o uso de cristais fotônicos, pequenas partículas que influenciam o fluxo dos fótons. Nesse último caso, a cor é obtida ao se mudar a cor da luz refletiva no cristal. Gizmodo

Western Digital lança o primeiro disco rígido interno de 2 TB

Lembra-se de quando drives de 3,5” e 1 TB eram a moda? Bem, esses dias se foram, pois a Western Digital lançou seu Caviar Green de 2 TB, já disponível por US$ 299.

O WD20WEADS tem 3,5”, cache de 32 MB e quatro platters de 500 GB. Em testes preliminares do Hot Hardware, ele se saiu bem em relação aos concorrentes de 1 TB. Confira os resultados no segundo link. [Western Digital via Hot Hardware]. Gizmodo

Microsoft libera RC1 do IE 8

A aguardada versão 8 do Internet Explorer está quase pronta. Foi isso que a Microsoft sinalizou ao liberar o primeiro Release Candidate do navegador.

De acordo com o gerente do IE8, Dean Hachamovitch, a versão final do navegador terá "poucas mudanças" em relação ao RC1. Hachamovitch, no entanto, não comentou quais podem ser os ajustes finais.

Desde o segundo beta do IE8, apresentado em agosto, está a principal atualização que a companhia divulgou para seu navegador. A versão melhora recursos de segurança e permite deixar cada aba aberta de uma cor.

A principal inovação, no entanto, é um conjunto de características que permite ao usuário "criar" uma página no IE8 com pedaços de outras páginas. Assim, você pode, por exemplo, criar uma página com a previsão do tempo de um site A, as notícias de um portal B e vídeos de um terceiro serviço.

A versão também apresenta uma opção para navegar de forma anônima na web, recurso que já existe no Chrome.

Todas estas modificações fazem parte de um esforço para estancar a contínua perda de mercado do IE, que vê competidores como o Firefox e o Chorme roubarem sistematicamente pedaços de seu market share.

O RC1 do IE 8roda em computadores com XP SP2, Vista, Windows Server 2003 e 2008. O novo IE, porém, não funciona em máquinas com o beta do Windows 7. O próprio Windows 7 vem com uma versão anterior do IE8, que é a única que funciona corretamente nele.Info


Monday, January 26, 2009

Versão alpha do Office 14

Como todo bom segredo da Microsoft, vazaram na internet imagens do novo pacote Office. Conforme publicação do Arstechnica, a suite de aplicativos para escritório mudou um pouco. Aquele visual azulado parece que não dará mais as caras. Em seu lugar, entra um Office branco, com mesclas sutis de azul e detalhes em dourado.

Word mais moderninho

Segundo as imagens disponibilizadas por um tester russo, 14 programas irão compor a nova versão. Observando as screenshots, além do visual modernizado, podemos notar que todos eles apresentam agora a famosíssima Ribbon, introduzida em alguns softwares do Office 2007. No pacote anterior, programas como o Visio e o Access ainda mantinham o esquema de menus tradicional. Isto agora parece ter ficado no passado, já que até programinhas simples como o Paint e o Wordpad ganharam a nova interface no Windows 7.

Nova cara do Access

Há uma série de especulações quanto a data de lançamento do Office 14. Eu não acredito que ele será liberado até o final do ano, no mínimo. A Microsoft ainda tem que popularizar sua versão online do software e apressar o lançamento de um de seus carros-chefe seria realmente um erro - não é Vista? Há quem acredite que o novo pacote será lançado apenas no ano que vem, e receberá a alcunha de Office 2010. Mas, esperar tanto não seria muito bom, na minha opinião. Com o lançamento do Seven, a MS deveria aproveitar a ocasião para dar um pequeno boost nas vendas do produto.

limpando o seu micro

Vamos começar fazendo uma grande faxina no micro, tanto no hardware (teclado, monitor, gabinete, etc.) quanto no software, retirando programas indesejados do micro. Em seguida vamos realizar uma série de testes na máquina para nos certificarmos de que todos os componentes estão funcionando perfeitamente. Então mãos à obra!

Faxina no hardware

Vamos começar a faxina pelo hardware. É bom lembrar que uma limpeza do micro mais detalhada só deve ser feita por técnicos ou por pessoas com muita experiência em montagem de micros. Portanto, vou dar dicas que qualquer um poderá executar sem ajuda de terceiros.

Limpeza do gabinete

Utilize um pano umedecido em uma solução de água e sabão neutro (pode ser sabão de coco) para retirar a sujeira externa do gabinete. Passe um pequeno pincel (trincha) nas saídas de ar da fonte de alimentação para retirar a poeira acumulada. Esse mesmo pincel pode ser utilizado em outras partes do gabinete onde existam depósitos de poeira, funcionando como uma pequena vassoura. Não se esqueçam: o gabinete deve estar sempre coberto com uma capa plástica quando o micro não estiver sendo utilizado (capa de tecido não serve pois permite a passagem da poeira). Verifique também se o gabinete está em um local com boa circulação de ar, pois o calor (e haja calor!) pode danificar componentes internos do micro. Pode-se usar também os limpadores multiusos com bastante eficiência, mas sempre teste antes em uma pequena área de modo a verificar se o produto não causa manchas..

Monitor

Podemos usar as mesmas recomendações utilizadas para a limpeza da parte externa do gabinete. A tela pode ser limpa com um produto específico para limpeza de monitores (LCD ou CRT). Muito cuidado no caso de telas de monitores LCD. Se possível use apenas um algodão úmido. Se houver muita sujeira faça uma solução usando 1 gota de detergente neutro para uma colher de sopa de água destilada e umidifique o algodão na mesma. De maneira nenhuma deve “escorrer” algum líquido pela tela. Seque com um pouco de algodão.

Teclado

Vire o teclado de cabeça para baixo e dê pequenas batidas para soltar a sujeira acumulada no mesmo. Depois passe o pincel entre as teclas para a retirada da poeira acumulada. Em seguida, passe um pano umedecido na mesma solução de água e sabão utilizada no gabinete para limpar as teclas. Dica: se o seu teclado estiver muito sujo e com teclas defeituosas (falhando) pode ser interessante trocá-lo já que o preço de um teclado novo é muito baixo.

Cabos

Os cabos que interligam monitor, teclado gabinete, etc. podem ser limpos com a solução de sabão neutro já utilizada anteriormente (ou limpador multiuso). Se houver problema de mau contato nos conectores dos cabos, procure utilizar um spray limpador de contatos eletrônicos (encontrado em lojas especializadas).

Mouse

Quando está sujo o mouse tem seu funcionamento muito prejudicado. A seta se move aleatoriamente na tela. Para limpá-lo, retire a sua esfera e limpe os roletes que ficam em contato com a mesma. Para isso pode ser usado um cotonete embebido em álcool isopropílico (diferente do álcool doméstico). Pode-se encontrar álcool isopropílico em lojas especializadas ou nas soluções de limpeza para drives de disquete. É claro que isso só vale para os antigos mouses “de bolinha”. Os ópticos não têm este tipo de problema e basta uma limpeza externa.

Drive de disquete

Atualmente é difícil alguém usar drives de disquetes, mas eles ainda existem! Para limpar os drives devemos usar um kit para limpeza de drives. Esse kit é composto normalmente de um disquete de limpeza (possui um tipo de feltro no lugar da mídia magnética) e por uma solução de limpeza (à base de álcool isopropílico). Apesar do fabricante do kit recomendar limpezas periódicas, o drive de disquete só deve ser limpo quando apresentar algum erro na leitura/escrita de disquetes.

Drive óptico (Gravadores de DVD/CD)

Às vezes, a lente do drive óptico fica suja com pequenas partículas de poeira. O usuário não deve tentar limpar a lente com um pincel, pois poderá danificá-lo . Existe no mercado um disco específico para limpeza da lente do drive óptico. Porém só o utilize se estiver tendo erros constantes na leitura do drive.

Disco óptico (DVD ou CD)

Quando aparecem erros de leitura de um determinado disco óptico (na mídia propriamente dita) o erro pode estar sendo causado por um arranhão na superfície desse disco. Dependendo do tipo de arranhão podemos recuperar o disco usando uma pasta de polimento especial (muito pouco abrasiva) para recuperar CDs ou DVDs. Esta pasta é vendida em lojas de material de informática. Dica: você também pode usar a pasta em seus CDs de áudio ou DVDs de vídeo (eu usei e funcionou perfeitamente!). Na ausência da pasta de polimento de CDs pode ser utilizada cera lustradora de pintura para carros, desde que seja pouco abrasiva.

Impressora

A faxina na impressora pode ser feita retirando-se a poeira em seu interior com a ajuda do pincel. Além disso, pode ser utilizado o spray limpa contatos nos contatos dos cartuchos de impressoras a jato de tinta. No eixo da impressora (onde corre a cabeça de impressão) pode ser colocada a graxa de silicone que diminui o atrito e facilita o deslocamento das cabeças. A parte externa pode ser limpa com o mesmo produto usado no gabinete do micro. guiadopc

Guia: Linux para iniciantes, por Carlos Morimoto

Os tutoriais da série foram organizados em um Guia, que está disponível no: http://www.guiadohardware.net/guias/29/

Ele explica os fundamentos do sistema de uma maneira simples, com dicas aplicáveis a qualquer distribuição. Pode ser útil para indicar os amigos iniciantes com dúvidas básicas sobre o sistema.

Aqui vai o tradicional texto de apresentação: “Uma das grandes dificuldades em começar a estudar sobre Linux é descobrir por onde começar. São tantas informações e tantos componentes diferentes que o sistema acaba parecendo ser uma caixa-preta, indecifrável. Este guia é uma coletânea de mini-tutoriais sobre Linux para iniciantes, que explicam como o sistema funciona de maneira simples. Eles são escritos de forma generalista, o que permite que você aplique as informações a qualquer distribuição.”

Chipset AMD 790FX e socket AM3 com a Gigabyte

A Gigabyte apresentou a sua primeira placa mãe destinada a receber os futuros processadores AMD Phenom II socket AM3, a GA-MA790FXT-UD5P. Quase idêntica aos modelos apresentados hoje pelo seu concorrente MSI, esta placa mãe da marca Ultra Durable 3 repousa como o seu nome indica no chipset high end da AMD, o 790FX, e no southbridge SB750.

Ela também suporta a memória DDR3 grças ao controlador integrado nos futuros Phenom II AM3. Além disso, ela dispõe de dois slots PCI Express 16x compatíveis com a tecnologia ATI CrossFireX. No total, dez portas SATA estão disponíveis, com seis em RAID 0, 1, 5 ou 10 através do southbridge. Duas portas Gigabit Ethernet também estão disponíveis. O painel traseiro de entradas/saídas traseiro também conta com 8 portas USB, 2 conectores Firewire, 2 portas PS/2 parab teclado e mouse, 2 saídas de áudio digital e 6 entradas/saídas de áudio analógico.

Os AMD Phenom II X4 920 e 940 lançados no início do ano foram desenhados para o socket AM2+ e eles não são supoirtados por esta placa. Os primeiros processadores AM3 são esperados para bo segundo trimestre do ano. A lista dos processadores Phenom II AM3, o preço e a data de disponibilidade exata desta placa mãe não foram informados. Forumpcs

Site exibe estatísticas globais ao vivo

Um site chamado de WorldMeteres exibe estatísticas em tempo real sobr temas como demografia e gastos públicos.

O site mostra, por exemplo, quantas pessoas estão nascendo no mundo a cada segundo e quantas morrem a cada momento. No serviço, também é possível checar dados como gastos dos governos no mundo em saúde, educação e esforços militares.

Baseado em estatísticas fornecidas por agências governamentais, entidades médicas ou empresas de telecomunicações, o WorldMeteres exibe até uma projeção de quantos e-mails e posts em blogs são efetuados na web a cada momento.

Pelas contas do site, no momento em que esta notícia foi escrita 810 milhões de buscas tinham sido feitas no Google só ao longo deste sábado (24).

Google altera seis de seus produtos e lança AJAX APIs Playground

Há alguns dias o Google anunciou corte no desenvolvimento de alguns de seus produtos e mudanças em alguns que ainda continuaram conosco, no mesmo dia também foi anunciado o corte no número de funcionários e fechamento de alguns escritórios. A noticia correu aos quatro cantos da internet, porém ainda vale ser comentada aqui, com alguns esclarecimentos a mais, é claro.

Bom primeiramente os produtos afetados foram: o Google Video que deixará de permitir o upload de videos e passará somente a indexar videos da web, o Catalog Search foi descontinuado, não será permitido criação de novas contas para uso do Google Notebook e a empresa deixará de atualizar e prestar suporte ao produto, não foi anunciado se os dados hospedados lá serão eliminados dos servidores, uma mudança talvez boa será a do Jaiku que passará a ser Open Source assim que for migrado totalmente para o App Engine, a rede social Dodgeball será desligada nos próximos meses e o Google Mashup Editor será descontinuado e as aplicações hospedadas por lá continuaram no ar durante mais seis meses. Undergoogle

Baixar Windows 7 só é possível até 10/2


“Tanta gente baixou o Windows 7 e estamos recebendo tantos comentários sobre o produto que já estamos próximos de nossa capacidade do ponto de vista da engenharia”, anotou LeBlanc.

Assim, a ideia é permitir o download do programa por algumas semanas mais e então bloquear o acesso ao Windows 7 para novos usuários.

O limite para download em 10 de fevereiro gerou certa surpresa, pois a expectativa criada em função de comunicados anteriores da Microsoft era que o download do WIndows 7 só ficaria disponível até o final deste mês.

Download pode se estender até dia 12

O fim do período público de testes do sucessor do Vista vai acontecer em duas etapas. O dia 10 de fevereiro é a data limite para que alguém que inscreva no programa de beta testers e inicie o download do sistema operacional. Se sua conexão for lenta e o download se estender ao longo do dia 11 não haverá problemas.

A partir da zero hora do dia 12, porém, não será mais possível copiar o Windows 7.

Características

Os desenvolvedores da Microsoft têm como meta entregar uma versão final do novo Windows para integradores antes do final deste ano. Afinal, a companhia deseja apresentar o Windows 7 para vendas comerciais já no início de 2010.

O desejo da Microsoft é colocar o sistema operacional nas lojas três anos após a estréia do Vista e não repetir alguns dos erros que prejudicaram as vendas – e a imagem – do Windows Vista.

Assim, a Microsoft se esforça para que o Windows 7, além de inovações em relação ao Vista, possa ser iniciado rapidamente e logo em sua estreia tenha ampla compatibilidade com grande variedade de hardware e software.

Mesmo na atual versão de testes, cheio de bugs e imperfeições, é perceptível que a velocidade para o programa ser carregado melhorou em relação ao Vista.

Outras mudanças que já podem ser percebidas no novo Windows é uma barra de tarefas maior com atalhos para vários aplicativos e a substituição da função Propriedades pelo recurso Display Settings, que agiliza o acesso a configurações de vídeo.

As principais modificações, no entanto, ainda devem ser reveladas em versões futuras que permitam o melhor aproveitamento de processadores com múltiplos núcleos e máquinas com telas sensíveis ao toque. Info

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews