Byte News

Wednesday, April 29, 2009

Como testar e diagnosticar falhas em sua conexão de internet

Se você anda desconfiado que sua internet está lenta, teste a velocidade de sua conexão utilizando alguns serviços gratuitos disponíveis na internet, como o teste de velocidade baseado no download e upload de arquivos, popularmente conhecido como velocímetro ou testes mais específicos que verificam se seu provedor limita alguns protocolos como o BitTorrent e lhe ajudam a encontrar falhas que estejam limitando sua conexão.

O teste do velocímetro é bem simples, a velocidade de sua conexão é verificada através do tempo gasto para se fazer o download e upload de um arquivo de tamanho pré-definido.

Esse tipo de teste serve para te dar uma ideia da conexão de internet que seu provedor está lhe fornecendo. Porém existem vários fatores que podem influenciar no resultado final, como downloads ativos , outros computadores e programas utilizando a mesma conexão de internet no momento do teste.

Pode ser considerado normal resultados até 20% abaixo da conexão prometida pelo seu provedor. Seja qual for o resultado, repita o teste para confirmar o diagnóstico, se possível em outros computadores que utilizam a mesma conexão de internet.

O site Speedtest é uma boa opção, pois ele conta com servidores em vários locais do mundo e com um servidor perto de você, o resultado será mais preciso.

Testar velocidade da internet no Speedtest

Outra opção é o velocímetro do RJNET .

Se quiser fazer testes mais rigorosos em sua conexão, utilize o Measurement Lab, desenvolvido por um grupo de pesquisadores, disponibiliza cinco ferramentas para medir e diagnosticar conexões de internet. Atualmente o serviço é hospedado pelo Google.

  1. Network Diagnostic Tool - Teste de velocidade de upload e download e diagnósticos de eventuais problemas que estejam limitando a velocidade.
  2. Glasnost - Tenta detectar se o seu provedor de acesso à internet está limitando o tráfego do protocolo BitTorrent.
  3. Network Path and Application Diagnosis (NPAD) - Tenta identificar falhas na rede, como perda de pacotes e onde elas estão ocorrendo.
  4. DiffProbe - Tenta detectar se seu provedor de acesso à Internet classifica certos tipos de tráfego com “baixa prioridade”, fornecendo-lhe um nível de serviço inferior.
  5. NANO - Verifica se o provedor limita o desempenho de um determinado subconjunto de usuários, aplicativos ou destinos.

No comments:

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews