A partir do lançamento do primeiro Release Candidate (RC) do Windows 7, previsto para lançamento amanhã, dia 30 de abril, o sistema operacional da Microsoft terá suas funções AutoRun, de execução automática de discos e dispositivos de armazenamento, revistas. A execução automática será remodelada para prevenir contaminação de PC por malware.
Segundo o site VNUNet, o componente será modificado para impedir que componentes externos, como pendrives, executem códigos automaticamente no momento que são inseridos no PC, método que diversos malwares utilizam para se alastrar.
Para isso, as opções de instalar ou rodar programas no disco serão removidas da janela de execução automática, e o conteúdo do dispositivo só poderá ser aberto no Windows Explorer, coibindo ataque de pragas, como o temido Conficker, que explorava o componente AutoRun.
No caso do Conficker, para confundir o usuário a janela de execução automática mostrava ícones e opções falsas, simulando o item que permitia abrir pastas para mostrar os arquivos, quando na realidade o item levava à execução do malware.
A mudança de comportamento no AutoRun só será aplicável às mídias removíveis e graváveis, como discos externos, pendrives e cartões de memória. No caso de CDs e DVDs, a funcionalidade atual será mantida, confirmou o site The H Security. Geek
No comments:
Post a Comment