No primeiro aniversário da linha de processadores Atom, a Intel anunciou tanto o lançamento de uma versão com 2 GHz do chip como a intenção de fazer com que duas versões do Windows 7 rodem na plataforma.
O vice-presidente da Intel, Anand Chandrasekher, anunciou tanto o novo chip como os planos de suporte ao sistema da Microsoft durante o Intel Developr Forum (IDF), em Pequim, nesta quarta-feira (08/04).
Chamado de Z550, o chip que atinge velocidade de 2 GHz é focado em aparelhos de internet móvel e funciona com até 2 GB de memória DDR2. A Intel anunciou também o lançamento de outro modelo, o Z515, que roda a 1,2 GHz.
Ambos os chips incorporam a tecnologia Hyperthreading, da Intel, que permite a execução mais eficiente de tarefas por múltiplos programas ao mesmo tempo.
Os dois modelos já estão disponíveis para que fabricantes e integradores criem produtos. Preços não foram revelados.
Chandrasekher revelou durante o IDF também que a Intel pretende tornar, ao menos, duas versões do Windows 7 compatíveis com todos os processadores da linha Atom até o final do ano.
As edições Starter e Basic do Windows 7 rodarão em aparelhos com o Atom, afirmou o executivo.
Ao detalhar as versões do novo sistema, a própria Microsoft havia adiantando que estava se esforçando para fazer com que o Windows 7 rodasse em netbooks.
Os chips também suportarão a versão mais recente do sistema baseado em Linux que a Intel criou para pequenos aparelhos, o Moblin v2.0. A versão alpha do novo sistema já está disponível no moblin.org.
As versões XP Home e Vista Basic continuarão a ser suportadas por processadores Atom até o final do ano, afirmou a Intel. IDGNow
No comments:
Post a Comment