A Canonical lançou nesta segunda-feira (20/04) a versão 9.04 do Ubuntu Desktop Edition. O sistema operacional baseado em Linux estará disponível para download gratuito a partir de quinta-feira (23/04).
A nova versão do Ubuntu aumentou a velocidade de inicialização (boot), que poderá chegar até 25 segundos. Os processos de hibernar e despertar também foram melhorados, para que o usuário possa economizar energia.
A plataforma de comunicação com o usuário também foi modificada. Os alertas integram vários aplicativos e são apresentados de maneira discreta e eficiente, sem atrapalhar as tarefas em andamento. O novo Ubuntu apresenta ainda novos ícones e arte gráfica .
Fábio Filho, gerente da Canonical para a América Latina, aponta como um dos principais novidades do Ubuntu 9.04 as atualizações dos drivers para maior compatibilidade com conexões móveis.
"A instalação e configuração de redes de acesso Wi-Fi, 3G, e a interoperabilidade com os dispositivos será muito mais fácil, principalmente para os equipamentos que estão saindo agora", disse.
Filho afirma que o sistema garante maior facilidade para instalação de programas como Skype e Flash, além de já vir com o OpenOffice 3.0 pré-instalado.
"O foco da estratégia da Canonical no Brasil será mostrar que o Ubuntu é realmente uma alternativa ao Windows e Mac, com total usabilidade para o consumidor final. Se eles querem ver e-mail, filmes, etc, podem fazer isso com o Ubuntu", declarou.
Segundo o executivo, a Canonical ainda negocia atualmente com os dez maiores fabricantes de computadores do Brasil para distribuição do sistema operacional, após uma parceria internacional ter sido firmada com a Dell.
Netbooks
A Canonical também anunciou o Ubuntu Netbook Remix (UNR) 9.04, atualização do sistema para computadores ultraportáteis. "O Remix é uma customização Ubuntu para netbooks com uma interface diferente. É um produto novo que tem o mesmo foco em usabilidade esperado para um netbook", explicou Filho.
A Canonical trabalhou no UNR de maneira que se tornasse mais compatível com as telas menores, que variam, geralmente, entre sete e dez polegadas, bem como interação maior com o processador Atom, da Intel, bastante usado nos mais recentes netbooks e na redução do gasto de energia.
"Testamos a versão do Remix em diversas plataformas. Logo, a tendência de compatibilidade do Ubuntu é muito maior que a do Windows, por exemplo", destacou.
O Ubuntu 9.04 estará disponível em três formas: o download gratuito, a compra do CD, e a solicitação de CD gratuito. Os serviços corporativos também já podem ser adquiridos. Junto ao lançamento do Ubuntu 9.04, a Canonical anunciou também o Ubuntu Server Edition 9.04.
No comments:
Post a Comment