Byte News

Thursday, June 25, 2009

HD 4770 bate fácil na GeForce 9800 GT


Sabe aquela história de a ATIconseguir fazer placaspoderosas bem mais baratas que as da NVIDIA? Pois esse raciocínio está começando a fazer sentido também nos modelos intermediários, como este HD 4770, fabricado pelaHIS. O processador gráfico usado no produto das fotos aí em cima é o primeiro com tecnologia de 40 nanômetros, que economiza energia e permite alcançar clocks mais altos em relação aos chips de 55 nm. O resultado é um desempenho incrivelmente próximo ao da 4850, sua irmã maior, e um verdadeiro baile na GeForce 9800 GT, sua concorrente direta. Tudo isso por 400 reais.

O segredo para baratear tanto esse adaptador gráfico foi colocar uma interface de memória com apenas 128 bits, contra os 256 bits dos modelos 4830 e 4850. Para compensar isso e chegar a uma frequência de 750 MH
z, aplaca usa o padrão DDR5 e os mesmos 640 processadores de stream que fazem parte da família – aliás, como já estão na linha de produção há algum tempo, talvez isso até ajude a segurar os custos. E para aguentar uma banda como essa, elevada para um produto de perfil baixo, a solução foi colocar um cooler que ocupa dois slots e não deixa o conjunto fritar (infelizmente, a HIS não usou aqui seu famoso IceQ).

Em suma, a HD 4770 tem performance de 4850 com preço de 9600 GT, o que, em nossa sincera opinião, a credencia a ser uma sensação no mercado. Afinal, o mainstream das 
placas de vídeoestá exatamente nessa categoria, com produtos nem tão avançados a ponto de custar mil reais, mas bons o suficiente para rodar sem aperto os jogos mais novos. E mesmo com todo esse esforço para garantir alto desempenho num produto magrinho, o nível de ruído a 20 centímetros da saída de ar manteve-se em 54 decibeis e a temperatura interna não passou de 77º Celsius.

No comments:

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews