Para simplificar o reconhecimento pelo mercado consumidor dos produtos que compõem a linha de processadores Core e que atendem por uma variedade de denominações – tais como Dual Core, Core Duo, Core 2 Duo e o Quad Core –, a Intel anunciou nesta sexta-feira (26/6) que adotará, a partir de 2010, uma nova classificação para os chips com tecnologia Nehalen, acrescentando à já existente Core i7 – que continua sendo o identificador para os processadores high end – outras duas: Core i3 (para chips de entrada) e Core i5 (processadores mainstream).
O diretor de marketing da Intel Brasil, Elber Mazaro, afirma que esta ação tem o objetivo de reforçar a marca da fabricante e, principalmente, simplificar a compreensão do consumidor que se vê confuso com as diversas marcas lançadas pela Intel nos últimos anos.
A transição para a nova denominação, explica o executivo será feita aos poucos e nenhuma das atuais marcas será retirada do mercado. “Centrino continua sendo a identificação dos nossos processadores para computação móvel; Celeron e Pentium continuam a representar as marcas de nossos chips de entrada; e os processadores para servidores continuam sob as denominações Xeon e Itanium”, explica.
A Intel também criou uma classificação adicional, de estrelas, como forma de auxiliar os usuários finais quanto à escolha dos processadores. Tais estrelas, explica Mazzaro, não estão vinculadas apenas à velocidade dos processadores, mas são resultado de uma combinação de fatores, tais como quantidade de núcleos, inclusão ou não da tecnologia Hyper-Treading, velocidade do clock, cache, arquitetura, entre outras.
“Um maior número de estrelas não garante desempenho maior já que a qualificação do processador não é baseada no desempenho – que varia com seu uso e aplicações, bem como características e especificações do sistema”, afirma o executivo. Mazaro lembra que tal classificação tem o objetivo de apoiar os pontos de vendas e serão acompanhadas de explicações complementares uma vez que processadores de diferentes categorias poderão ter o mesmo número de estrelas. IDGNow
No comments:
Post a Comment