A IBM mal acabou de construir o supercomputador Roadrunner para o Departamento de Energia dos Estados Unidos, e já planeja fazer outro, 20 vezes mais poderoso. Segundo dados divulgados, o bichano terá a capacidade de 2 milhões de notebooks juntos.
Batizado de Sequoia, sua construção só deve terminar em 2011 e novamente, será utilizado pelo Departamento de Energia estadunidense, mais especificamente pelo Laboratório Nacional de Lawrence Livermore. O mais novo supercomputador será capaz de processar 20 petaflops (20.000.000.000.000.000 operações em ponto flutuante), lembrando que o atual recordista Roadrunner mal ultrapassou a barreira de 1 petaflop.
Se você se perdeu no meio de tanto zeros, aqui vai um meio mais fácil de entender a enorme capacidade de um supercomputador: o Roadrunner é capaz de calcular em um só dia o que toda a população do planeta - 6 bilhões de pessoas - levaria 46 anos para fazer o mesmo, usando máquinas de calcular.
O Sequoia será composto de 96 racks - uma espécie de “geladeira” para abrigar seus componentes - e ocupará uma área de 318 metros quadrados. Um fato curioso é que ele será mais poderoso e menor que o Roadrunner, sendo que este ocupa uma área de 560m² e possui 296 racks.
A IBM afirma que o novo supercomputador trabalhará em conjunto com um computador menor, apelidado de Dawn, para simular testes nucleares, prever climas e auxiliar na exploração de petróleo. O Sequoia será o 4º supercomputador fabricado pela IBM, sendo o 3º constrúido para o Departamento de Energia do Tio Sam. Os outros são o BlueGene, Blue Waters e o Roadrunner.
Apenas para curiosidade, no rank dos 500 supercomputadores mais potentes, o Brasil (e a América Latina) está representado pelo “Netuno“, da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro -, que está na 138ª posição. GuiadoPc
No comments:
Post a Comment