Há 9 anos, em março de 2000, a Intel anunciou o seu primeiro processador x86 com uma frequencia de 1GHz, um Pentium III Coppermine gravado em 180 nm. Este anúncio chegou dois dias depois da AMD ter anunciado o seu Athlon com a mesma freqüência.
Nessa época, os processadores da Intel e da AMD estavam lado a lado, tanto em termos de performance quanto em preço (o modelo high end da AMD se dava ao luxo de ser até mesmo mais caro do que o da Intel: 1.299 dólares contra 999 dólares). Evidentemente, e na ausência das tecnologias multicore (o sistema operacional mais popular era o Windows 98, incapaz de utilizar várias CPUs ao mesmo tempo), o principal argumento de venda era a freqüência e o Gigahertz naquele tempo representava uma barreira mítica. E muito divertido constatar que, nove anos depois, a freqüência não deu um grande salto: o atual segmento high end não supera os 3,3 GHz (mesmo que existam processadores sendo vendidos com uma freqüência mais alta, 3,8 GHz). Pra quem não se lembra, entre 1999 e 2000, nós passamos de um 386 com 33 MHz para um Pentium III com 1 GHz, ou seja, a freqüência foi multiplicada por 30 (e por 3 entre 2000 e 2009).
Em contrapartida, pelo menos do lado da Intel, os preços não diminuíram: em torno de 1000 dólares para o processador high end, enquanto que a AMD, sem força, vende o seu processador mais rápido por menos de 250 dólares. Forumpcs
No comments:
Post a Comment