Byte News

Monday, December 29, 2008

Google Friend Connect está aberto para qualquer um


A batalha sobre quem irá controlar o acesso à sua identidade on-line começa a esquentar. O Google acaba de liberar o Google Friend Connect para todo mundo, agora qualquer site ou blog pode oferecer como uma opção de autenticação e adicionar gadgets em suas páginas. O Friend Connect antes era limitado em uma versão beta para alguns sites que passavam por uma seleção.
Google Friend Connect é uma resposta ao Facebook Connect. Esse último permite que outros websites adicionem uma forma para que os visitantes possam se autenticar com seu Id do Facebook e tenham acesso a conteúdo restrito do site.
Já o Friend Connect, uma vez que é baseado no OpenID, os donos de sites ou blogs podem adicionar o código do Friend Connect aos seus sites e qualquer visitante será capaz de autenticar-se no site usando seus dados de acesso do Google, Yahoo, AIM, ou OpenID. Também será possível adicionar qualquer aplicativo do OpenSocial desenvolvidos por terceiros.

Olhando pelo lado técnico ambos possuem algumas diferenciações, enquanto o Friend Connect permite um jeito menos complicado de integração aos sites, o Facebook Connect exige que isso seja feito por alguém com mais experiência com programação, porém o que está havendo aqui é uma batalha para ver quem irá tornar-se a identidade e a portabilidade de dados padrão da Web, e quem vai controlá-la. Enquanto o Friend Connect está apelando por uma abordagem mais aberta, o Facebook tem a dinâmica e os seus milhares de usuários além de total integração com a própria rede social. Undergoogle

No comments:

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews