Byte News

Thursday, January 15, 2009

OpenSuse: Vale o download



O OpenSuSE 11.0 sofreu uma mudança significativa, se bem que alguns aspectos continuam na mesma, especialmente as fonts/letras não andam muito famosas. Por razões que me ultrapassam a zona numérica do meu teclado (aquelas teclas que se activam com o NumLock) não funcionam. Os programas ainda continuam “buguentos” apesar do sistema se encontrar muito mais estável.

A velocidade da instalação e da gestão de programas está muito, mas mesmo muito mais rápido, nem parece o mesmo Linux. O GIMP devia vir instalado, se bem que por outro lado a instalação de alguns programas inovadores também compensa, penso que o GIMP vem instalado na versão DVD. Dava jeito na próxima versão o Codeia ou algo parecido vir instalado.

O KDE 3.5.9 está velho, só o consigo usar no Mandriva, está na hora de arrumar com ele. O KDE 4.0.4 é uma boa aposta se bem que não se encontra pronto para uma utilização diária, mas está a evoluir. O XFCE no OpenSuSE está muito aquém de outras distribuições, como o Fedora, Mandriva e Ubuntu, deve ser mais explorado e devem investir mais tempo nele.

Bem, gostei, está funcional e o Compiz-Fusion está muito optimizado nesta distribuição, arrisco-me a dizer que de todas as distribuições que experimentei nesta parece que não o sinto a correr. O OpenSuSE adapta-se as necessidades da maioria dos usuários de Internet atuais, por isso recomendo-o bastante, se bem que tem algumas lacunas que não tem razão para tal.

Existem muitas mais novidades, eis uma lista das restantes (algumas delas não posso mesmo apresentar, devido a incapacidade do meu Hardware):

  1. Novos efeitos no Compiz Fusion: distorção do cubo num cilindro ou numa esfera.
  2. Quatro gestores de janelas que podem ser instalados com o DVD: GNOME 2.22, KDE 3.5.9, KDE 4.0.4 e XFCE 4.42
  3. Novos bootscreens, wallpapers e afins.
  4. Gestão de pacotes optimizada.
  5. Cheese - Programa gravação de imagens/vídeos a partir de uma Webcam.
  6. Instalador redesenhado na versão DVD.
Downloads:

Download: OpenSuSE 11.0 CD [611.72MB]

Download: OpenSuSE 11.0 DVD [4.28GB]

PPLware

No comments:

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews