Viajar com a família para um local desconhecido é muito bom, quando se conhece o trajeto. O aparelho de GPS garante uma viagem tranqüila, sem transtornos que te ajuda a achar o melhor caminho sem se perder. Hoje em dia, até mesmo nas grandes cidades, vemos a necessidade de se ter 1 aparelho destes. O GPS é um sistema de posicionamento por satélite utilizado para determinar a posição do receptor e orientar a navegação para qualquer outra posição, ou seja, a pessoa que possui o GPS consegue se localizar no mapa e é orientada, passo a passo, ao destino.
Saiba por onde anda em qualquer lugar
Alguns modelos possuem entrada para MP3 player possibilitando que você utilize a tela do GPS para visualizar seus vídeos. Ele funciona utilizando um aparelho que recebe dados de uma rede de satélites em órbita e usa as informações para calcular a sua exata posição. Ao conectar-se a três satélites, o aparelho indica a latitude e a longitude e com um quarto satélite, é possível calcular também a altitude visualizando sua localização em um mapa na tela. Estes satélites viajam ao redor do planeta a uma distância de 20.200 quilômetros e fazem uma órbita completa a cada 12 horas.
O GPS passou a ser disponível para uso civil na década de 80. O desenvolvimento do sistema GPS, assim como tantas outras invenções tecnológicas, como a Internet e os computadores, teve os militares como promotores do desenvolvimento.
No início da década de 1960, o Departamento de Defesa dos EUA criou o Projeto Navstar, que começou a delinear o conjunto de satélites GPS da Terra. Somente em 1995, o sistema de satélites GPS foi declarado totalmente operacional.
Sua aplicação vai desde a aviação comercial a qualquer pessoa que necessite saber precisamente seu posicionamento no planeta, encontrar seu caminho para determinado local, conhecer a velocidade do seu deslocamento, entre outras.
Equipados com relógios atômicos que tem precisão de bilionésimos de segundos, os satélites de GPS transmitem continuamente para os satélites receptores na Terra sinais digitais de rádio com informações sobre a localização e hora exatas.
Dispositivos menores, como os navegadores GPS, não possuem um relógio atômico, o que interfere na precisão do tempo de viagem do sinal. É por esse motivo que, às vezes, surgem alguns erros de posicionamento no momento em que os dispositivos traçam a rota a ser seguida.
Para se ter uma idéia, enquanto os erros de posicionamento variam entre 7 e 15 metros nos navegadores GPS, na Estação Base, com equipamentos muito mais sofisticados, a margem de erro é de apenas 30 centímetros.
O uso em automóveis está sendo muito difundido pelo fato desta tecnologia possuir um sistema onde o GPS permite a visualização de mapas onde o usuário configura o local de origem e o destino, e o aparelho apresenta o melhor caminho em sua tela, que pode variar de 3,5 até 7 polegadas. As coordenadas também podem ser ouvidas pelo GPS que “fala” para o usuário o que ele deve fazer. Se você precisa entrar na próxima direita, por exemplo, o GPS literalmente fala para você entrar na próxima à direita.
Alguns automóveis já saem de fábrica com GPS de série, mostrando que esta tecnologia veio para ficar. A maioria dos aparelhos possui uma ventosa para se afixar no pára-brisa possibilitando ao motorista ter uma melhor visualização da tela.
Telas Touch Screen também já fazem parte do GPS, alguns modelos recentes possibilitam ao usuário tocar na tela e selecionar o comando que deseja. Ciclistas, montanhistas, pescadores e balonistas também são beneficiados com a popularização do GPS porque este aparelho tem recepção em todos os lugares do planeta.
Para usufruir as funcionalidades do GPS não é preciso pagar nenhum tipo de mensalidade nem conta. Ele funciona sem nenhum gasto, basta você comprar o equipamento. Normalmente, o aparelho já vem com mapas de bairros, Cidades, Estados e Países, detalhando o nome da rua e até mesmo o número. As atualizações dos mapas podem ser adquiridas na internet.
Após a instalação do aparelho, é só sair por aí e deixar que ele se preocupe com o caminho enquanto você curte a viajem.
No comments:
Post a Comment