Na Game Developers Conferecente de São Francisco, evento que reúne empresas desenvolvedoras de jogos e consoles, uma nova iniciativa foi apresentada e, se bem sucedida, pode mudar o mercado de games para PC.
Segundo o site BetaNews, o OnLive é um serviço de games “nas nuvens” que rodar jogos mais poderosos (como Crysis, por exemplo), mesmo em um computador de componentes mais fracos. A única obrigatoriedade é uma boa conexão banda larga, coisa não muito difícil em países desenvolvidos.
Até hoje, jogadores de computador que querem se manter em dia com os novos lançamentos precisam investir periodicamente em upgrades de hardware, um empecilho grande, principalmente em mercados emergentes.
A idéia do OnLive é ousada: o serviço pretende ter um datacenter que hospede o processamento destes jogos mais novos e pesados. O usuário, para jogar, conecta-se ao datacenter pela internet, a partir de qualquer lugar do mundo – desde que no caminho todo a conexão seja rápida. O jogo escolhido seria apresentado em um plugin específico instalado no navegador de internet
De quebra, os jogadores não precisariam se preocupar com a instalação dos jogos ou sequer possuir o DVD, e poderão rodar os games em um PC com Windows ou Linux ou em um Mac, explicou o site ExtremeTech.
Para jogadores que preferem se divertir com a TV, a empresa também planeja oferecer um console, o OnLive MicroConsole. Um pequeno periférico que, conectado diretamente à TV, acessa os servidores da
empresa.
O requisito mínimo de acesso é uma conexão de 1,5 Mbps, mas é recomendável uma conexão entre 4 e 5 Mbps. Entre as parcerias firmadas pela OnLive estão grandes empresas como a Electronic Arts, Ubisoft, THQ, Eidos, Atari e Codemasters.
Ainda não foram anunciados preço e data de disponibilidade do serviço, que chegará até o fim do ano. Os responsáveis pelo serviço acreditam que o preço será compatível com o plano Gold, da rede Xbox Live, da Microsoft, atualmente com anuidade estabelecida em US$ 50.
No comments:
Post a Comment