A GeForce GTX 295 da NVIDIA está vendendo muito bem, mais do que o seu concorrente, a ATI Radeon HD 4870 X2. No entanto, ela sofre de dois problemas: o seu custo elevado reduz drasticamente as margens dos fabricantes que, conseqüentemente, fabricam pouquíssimas unidades. A demanda "relativamente" alta (para esse tipo de produto) não melhora as coisas e isso acaba produzindo uma escassez. Esse é um problema atual e provavelmente ainda vai durar mais algum tempo, para aquela que é a placa gráfica mais rápida do mercado. Além disso, as placas de nova geração não são esperadas para antes do terceiro trimestre de 2009, enquanto que a mais próxima a chegar, a eventual ATI Radeon HD 4890 X2 ainda não superou a fase de rumor...
Conseqüentemente, parece que a NVIDIA resolveu assumir o controle das coisas e fazer uma revisão na sua cópia. O fabricante estaria preparando uma GeForce GTX 295 com um PCB no lugar de dois. O tamanho da placa não mudaria (266.7 mm), o que forçosamente significa que a companhia terá que trabalhar duro para colocar dois GT200b num PCB que normalmente suportava apenas um! O cooler também vai evoluir, o que permitirá baixar ainda mais o custo da placa. As freqüências, e a performance, não mudarão. Outro elemento fixo, o preço sugerido de 499 dólares. Portanto, as economias irão diretamente para o bolso dos parceiros da NVIDIA.
Um engineering sample dessa GeForce GTX 295 « v2 » é esperado para o final de abril, com um « lançamento oficial » para o mês de maio.
No comments:
Post a Comment