Cobertura falha exclui áreas rurais e impede que ritmo de adoção de web acompanhe de PCs em 2008, mostra TIC Domicílios 2008.
De diferentes maneiras, a cobertura falha de banda larga no país permeia os resultados da 4ª Pesquisa sobre uso de tecnologias da informação e comunicação do Brasil (TIC Domicílios 2008), divulgada nesta quinta-feira (26/03).
Segundo a pesquisa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), 25% dos domicílios nacionais possuem computador, enquanto o acesso à internet foi identificado em apenas 18% delas.
Em números absolutos, o Brasil registrou 60 milhões de usuários de computadores nos últimos três meses de 2008 e 54 milhões de internautas no mesmo período, o que equivale a 38% e 34% de toda a população, respectivamente.
Na comparação em áreas urbanas com anos anteriores, a relação entre a penetração de PCs e conexões domésticas vem crescendo, saltando de 4 pontos percentuais em 2005 para 8 pontos percentuais em 2008, o que indica a incapacidade do mercado de banda larga acompanhar o de venda de PCs.
Por uma mudança nos critérios de medição do TIC Domicílios, que agora inclui áreas rurais, o estudo mostra também a incapacidade de moradores de regiões fora dos grandes centros urbanos de terem conexões domésticas pela falta de cobertura
No comments:
Post a Comment