Byte News

Monday, March 30, 2009

Ubuntu 7.10 e Windows XP tem fim de suporte mês que vem

Mês de abril ficará marcado pelo fim do suporte de um dos sistemas Windows e Linux mais utilizados, o XP e Ubuntu. No Linux, uma das versões do Ubuntu que mais evoluiu, a 7.10 (Gutsy Gibbon), deixará de ser suportada a partir do dia 18, exatamente 18 meses após o lançamento. Já o Windows XP, o sistema mais utilizado do mundo, será parcialmente aposentado quatro dia antes, em 14 de abril.

ançado dia 18 de outubro de 2007, o Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) trouxe grandes atualizações, como Gnome 2.20, e uma extensa lista de mudanças. Foi no Gutsy Gibbon que os efeitos 3D do Compiz foram adicionados nativamente.

Mas tudo isso é passado. Daqui alguns dias, a partir do dia 18 de abril, a Canonical deixará de enviar atualizações de segurança e programas. A última versão do Ubuntu disponível é a 8.10. Apesar da atualização ser recomendada desde o lançamento, caso prefira, você pode esperar o Ubuntu 9.04, que já está a todo vapor para ser lançada no mesmo mês (abril). E com o término do suporte ao Gutsy Gibbon, outras distribuições baseadas nele também terão o mesmo fim, como o caso do Linux Mint 4.0 Daryna. A solução é a mesma: Atualizar, nesse caso para o Mint 6.0 (Felicia).

Já o Windows XP - SP3, pois as versões anteriores já tiveram o suporte encerrado - terá o suporte cessado no próximo dia 14, aproximadamente 8 anos depois do seu lançamento. Entretanto, as atualizações de segurança e suporte estendido (serviço pago) continuarão até 2014. O suporte do Windows XP já era para ter acabado faz algum tempo, no dia 30 de janeiro de 2008 sendo mais preciso, ou um ano após o lançamento do sucessor Vista, mas graças ao grande número de usuários e solicitações, a Microsoft se sentiu no dever de prorrogar a data algumas vezes, até chegar em abril desse ano. E dessa vez parece que não será mais estendida.

Além disso, a versão mais usada (e pirateada) do Windows XP, a Professional, ganhará uma nova atualização no WGA, sistema anti-pirataria da Microsoft para o Windows. O objetivo da atualizações é “alertar” os usuários sobre a cópia pirata do Windows.


No comments:

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews