Byte News

Thursday, April 02, 2009

Fedora 11 Pré-Lançamento: Liberada a versão Beta

Quando o Fedora 10 foi lançado, a imprensa e os usuários disseram: "Muito bem feito e estável como uma rocha." "Rápido e fácil." "Um grande lançamento." Portanto, o que esperar para o próximo lançamento de um sistema operacional livre e que carrega o que há de mais novo em termos de tecnologia? Você pode saber mais em: http://fedoraproject.org/get-prerelease

Esperamos repetir o grande sucesso obtido com o pré-lançamento do Fedora 10. Teste 5 funcionalidades da versão Beta que são importantes para você como usuário. Se você achar um novo problema e reportá-lo, você terá a atenção de um mantenedor de pacotes analisando um problema pra você. Faca sua parte para ter um Fedora 11 muito melhor. Acesse o nosso sistema de rastreamento de falhas e colabore: https://bugzilla.redhat.com/

Abaixo segue uma lista das maiores novidades incluídas no Fedora 11:

* Instalador Automático de Fontes e Aplicativos - Permite que programas do desktop instalem automaticamente aplicações, fontes, gerenciadores de multimídia e cliparts.
* Biometria - Melhor experiência em sistemas com leitores de digitais, incluindo suporte para configuração através de interface gráfica.
* Intel, ATI e Nvidia Kernel Mode Setting (KMS) – O Fedora 10 deu os primeiros passos com o KMS para simplificar o uso e melhorar o desempenho de chips gráficos. Agora com o Fedora 11, aumentamos o numero de chips gráficos suportados e muito mais está por vir.
* Virt Console – O Fedora 11 oferece um melhor desempenho com o posicionamento do mouse e altas resoluções gráficas para consoles de maquinas virtuais e outros benefícios, como por exemplo, o uso simplificado de dispositivos USB.
* MinGW Cross-compiler – Compile e teste programas com todas suas funcionalidades para a plataforma Microsoft Windows dentro do ambiente confortável que o Fedora oferece aos programadores. Desenvolvedores não precisam mais usar “o outro sistema operacional”.
* Controle de Som - A experiencia com multimídia do Fedora esta muito melhor com o novo controlador de som.
* Python 2.6 - Esta nova versão no Fedora é o pré-cursor do Python 3000 (3.0), incluindo varias verificações de compatibilidade que ajudam os desenvolvedores a terem seus códigos preparados para a nova geração do Python.
* NetBeans 6.5 - Esta versão da IDE contem uma significante atualização do NetBeans 6.1, no qual inclui melhorias para Javascript, AJAX, Ruby e melhor suporte a bancos de dados.
* gcc 4.4 - O compilador gcc foi atualizado para a ultima versão, tendo uma melhoria na detecção de erros.
* Ferramentas para profiling do Eclipse - Adicione o poder de várias ferramentas nativas de profiling dentro da IDE do Eclipse e integre com o resto do ambiente de desenvolvimento.

E mais:

* Ambientes de Desktop - Gnome 2.26 e KDE 4.2.1, o Fedora 11 trás as ultimas inovações e funcionalidades para os usuários que utilizam estes ambientes gráficos. Os usuários de Xfce ou Sugar não precisam se preocupar: estes ambientes também foram atualizados!
* Opções de partições do Anaconda - O novo código do Anaconda permite que o programa trabalhe com novas tecnologias de partições de armazenamento. O novo código não afetou a interface do usuário, que continua a mesma.
* Plataforma Mínima - As características do novo instalador facilita a criação de pequenas instalações para aplicações embarcadas, como por exemplo, servidores e terminais.
* Controle de Grupos – Permite que administradores de sistemas particionem os recursos em diferentes sub-grupos, e dedique estes sub-grupos de recursos para diferentes necessidades.
* DeviceKit - Um sistema de serviços simples e modular para gerenciar dispositivos. Foi desenvolvido para substituir parcialmente o HAL (Hardware Abstraction Layer).
* DNS Security - DNSSEC (DNS SECurity) é um mecanismo que pode provar a integridade e autenticidade dos dados do DNS.
* Sistema de arquivos ext4 - Agora o ext4 é o novo padrão do Fedora 11, substituindo o ext3. Este padrão permite o suporte a arquivos muito grandes e possui uma melhor performance, oferecendo prevenção de fragmentação em tempo real e alocação inteligente de dados.
* sVirt MAC – O sVirt faz a integração do SELinux com a pilha de virtualização do Fedora para permitir que o Controle de Acesso Obrigatório (Mandatory Access Control - MAC) seja aplicado a maquinas virtuais convidadas.
* Gerenciamento de Energia - O Fedora 11 inclui novas utilidades para a monitoramento de energia e um novo daemon que ajusta automaticamente o controle de energia e que reflete o uso atual do sistema. Existe também a facilidade de fazer uma revisão do sistema e extrair sugestões de acordo com o consumo de energia.

E isto é só o começo. Uma lista completa e detalhada de cada item citado acima pode ser encontrado em:
http://fedoraproject.org/wiki/Releases/11/FeatureList (em inglês)
Para maiores informações sobre o lançamento do Fedora 11 versão Beta, incluindo problemas já resolvidos, consulte as notas de lançamento em:

http://fedoraproject.org/wiki/Fedora_11_Beta_release_notes (em inglês)

Sendo o lançamento de uma versão Beta, ainda podem existir alguns problemas. Alguns deles já são de conhecimento dos desenvolvedores e já estão no processo de correção. Se você encontrar algum problema e quiser nos ajudar, basta conferir a lista de problemas comuns e conhecidos e, caso o problema ainda não esteja na lista, fique à vontade em criar um novo relatório de falha no sistema de rastreamento do Fedora. Assim você estará fazendo sua contribuição para a comunidade do Projeto Fedora e ajudando uma das melhores distribuições Linux do mundo.

http://fedoraproject.org/wiki/[...]eta_release_notes#Known_Issues (em inglês)
https://bugzilla.redhat.com/bugzilla (em inglês)

No comments:

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews