Byte News

Friday, May 08, 2009

Windows 7 RC é mais veloz no boot


A Microsoft liberou no começo da semana mais uma versão de testes do Windows 7 para os internautas baixarem gratuitamente.

Chamada de Release Candidate, ou RC, essa versão indica que o novo sistema operacional está em estágio final de desenvolvimento. Segundo a Microsoft, o Windows 7 chega até janeiro de 2010. Contudo, alguns fabricantes de computadores, como a Acer, já prometem notebooks com o sistema em outubro.

Novidades

As mudanças mais significativas na versão RC estão no motor do novo sistema operacional. Os engenheiros aplicaram diversas correções e melhorias no código fonte e no gerenciamento de memória do Windows 7. Com esse trabalho, a equipe de desenvolvimento deixou o Windows 7 mais rápido e estável que a versão anterior.

Em testes no INFOLAB, por exemplo, o Windows 7 RC descompactou um arquivo de 18 MB em apenas 1,64 segundos. Na versão beta, o sistema operacional realizou a mesma operação com um tempo de 6,45 segundos. No boot, o Windows 7 RC também é mais rápido: precisa apenas de 24,84 segundos para carregar todo o sistema. Na versão beta, o Windows 7 demora 46 segundos para inicializar.

XP na veia

Nessa versão, a Microsoft embutiu uma ferramenta que agradará muitos usuários. É a ferramenta XP Mode. Com ele, os usuários do Windows 7 poderão rodar aplicações construídas para o antigo – mas ainda muito utilizado – sistema operacional XP. Contudo, esse recurso só rodará em processadores específicos, com suporte a tecnologia de virtualização de sistemas.

Visual gráfico

Visualmente, o Windows 7 RC é bastante parecido com a versão beta, lançada no começo desse ano. Ou seja, mantém as inovações no visual, como a nova barra de tarefas, que apresenta os ícones dos programas no lugar de um retângulo com os nomes dos aplicativos. O recurso que mostra miniaturas dos programas abertos (que é acionada quando o usuário passa com o cursor do mouse sobre os programas abertos na barra de tarefas) também continua.

Os programas WordPad e Paint também mantêm as inovações apresentadas no beta. No Windows, os dois programas têm a interface no estilo Ribbon (como a do Office 2007). Além disso, são equipados com recursos de visualização de impressão e novas ferramentas.

Valido até...

O internauta pode baixar o Windows 7 RC até o mês de julho; e terá licença de uso do sistema até junho do próximo ano. Contudo, a partir de março de 2010, o sistema fica limitado e desliga a cada duas horas de uso.

Um detalhe importante: para rodar o Windows 7, o usuário precisa de um computador com os seguintes recursos: processador de 1 GHz, 1 GB de memória RAM, 16 GB de espaço livre no disco rígido ( no caso do Windows 7 de 64 bits, é necessário cerca de 20 GB), placa de vídeo com suporte ao DirectX 9 e ao WDDM 1.0 e acesso à internet (para baixar as atualizações de sistema).

No comments:

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews