Byte News

Thursday, January 22, 2009

Tim Berners-Lee aponta: semântica e data portability


Em sua palestra na Campus Party 2009 (ou #cparty no Twitter) Tim contou um pouco da história e mostrou os primeiros diagramas de como planejou a arquitetura da web. Demonstrou conhecimento profundo sobre o cenário atual da web, falou de web 2.0, data portability e vários protocolos ou projetos que visam desenvolver cada vez mais a WWW.

A web semântica viabiliza uma grande combinação de dados e torna possível mashups muito mais abrangentes que os atuais (feitos via APIs), mas para tal precisamos que os dados sejam abertos, e interligados (linked open data).

Tim mostrou o padrão aberto RDF, ou Resource Description Framework, um formato que liga dados, agregando valor semântico e tornando possível a extração e combinação de dados por qualquer usuário da web.

Tabulator e Open Street Maps são exemplos

Entre os exemplos, apareceu o Tabulator, um navegador para manipulação de dados 100% aberto e o Open Street Map, um mapa cuja edição é colaborativa (de maneira similar à Wikipedia) e baseada em dados semânticos.

Também foram abordadas redes sociais e sistemas de relacionamento semânticos. Tim destacou as duplicações do grafo social dos indivíduos nas diversas redes sociais e a necessidade da descentralização destas informações para evolução da web e controle dos usuários sobre seus contatos. Como exemplo foi utilizado o protocolo Friend Of A Friend ou FOAF, que é a representação de uma rede social descentralizada.

Está chegando uma era de dados hiperlinkados e isso só pode ser feito através de metadados, ou informação sobre a informação. Cada vez mais as pessoas passam a extrair dados das redes sociais, governos disponibilizam dados, e pessoas lutam por seus dados. Os dados tendem a se combinar e ao final emerge apenas aquilo que estiver organizado e padronizado.

O que vemos hoje é apenas uma pequena parte do que ainda está por vir. As grandes empresas sempre vão querer assumir o controle, criar seus padrões e assumir o controle sobre nossos dados e sobre a neutralidade da internet. É simples para nós que trabalhamos com web aprender alguns padrões para tornar a internet mais semântica e nossos sites e serviços mais ricos. Hoje qualquer um pode desenvolver sites e aplicativos semânticos e ajudar a divulgar a ideia. Webinsider

No comments:

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews