Byte News

Wednesday, April 15, 2009

Celeron 11 anos


Há 11 anos, em 1998, a Intel anunciou o Celeron. O processador de entrada de linha, destinado as máquinas mais baratas, foi muito criticado no seu lançamento: o primeiro modelo (Convington) tinha uma performance vergonhosa — assim como todos os Celeron.

Para simplificar, a Intel utilizou um chip Pentium II (Deschutes, gravado em 250 nm) sem acrescentar o cache de nível 2 (o Pentium II tinha 512 KB de cache colocado sobre um cartucho Slot 1). Evidentemente, a performance do Celeron era muito baixa, pois a memória cache é muito importante dentro de uma CPU moderna. O Convington foi apresentado em duas versões: 266 e 300 MHz, mas ele foi rapidamente substituído pelo Celeron Mendocino (ou Celeron « A », pelo menos quando duas freqüências idênticas coabitavam).

Este chip manteve o mesmo processo de gravação, mas ele foi integrado por um cache de 128 KB ligado diretamente a CPU. Um ponto interessante: o cache tinha a mesma freqüência da CPU (contra a metade de freqüência de um Pentium II) e um Celeron 300 « A » praticamente lutava com as mesmas armas contra um Pentium II 300 graças a sua memória cache mais rápida (mas muito menor). Além disso, este processador overclocava muito facilmente: a maioria dos modelos passavam de 300 a 450 MHz simplesmente mudando o FSB de 66 MHz para 100 MHz.

Desde então a família Celeron cresceu muito e a Intel vem oferecendo uma versão portando este nome na maioria das suas arquiteturas, normalmente com menos memória cache e um FSB mais lento do que as versões comuns do processador.

No comments:

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews