Byte News

Friday, April 17, 2009

Intel Clarksfield : o novo quad core de 1,6 GHz ?

No último mês de novembro a Intel lançou o Nehalem, sua nova arquitetura. Seis meses depois, ela pode ser encontrada apenas nos processadores Core i7 "Bloomfield" para computadores desktop topo de linha. As máquinas da linha de entrada e os computadores portáteis precisam se contentar com o Core 2 Duo e Quad, na arquitetura Penryn. Felizmente, este panorama vai mudar até o final deste ano com o lançamento no terceiro trimestre dos Lynnfield e Clarksfield.

Lynnfield, a linha de processadores Nehalem para computadores desktop médios, deverá possuir três versões no seu lançamento: 2,66 Ghz, 2,8 GHz e 2,93 GHz. Todos possuindo quatro núcleos físicos, duplicados virtualmente através da tecnologia Hyperthreading e um total de 8MB de cache L3. Graças a função TurboBoost, alguns dos seus núcleos poderão ver a sua freqüência ser empurrada para 3,2 GHz, 3,46 GHz ou 3,6 GHz respectivamente dentro do limite do seu TDP de 95 W. Estes processadores custarão 196, 284 e 562 dólares.

Clarksfield, a família de CPUs para computadores portáteis nos reserva algumas surpresas. Segundo as informações publicadas no HKEPC, os novos quad cores serão lançados com as ridículas freqüências de: 1,6 GHz, 1,73 GHz e 2,0 GHz para o modelo "Extreme". Porque ridículas? Simplesmente porque a Intel recentemente oficializou o seu Core 2 Quad Mobile QX9300 com uma freqüência de... 2,53 GHz. A contrapartida positiva dessa pusilanimidade com a freqüência é que o TDP é bem razoável: 35 W. Também é preciso lembrar que o Clarksfield terá no socket uma CPU, o controlador de memória e um chip gráfico. Comparando com um Core 2 Quad, existe uma diferença de 5 a 10 Watts.

O maior Core 2 Quad mobile tem um TDP de 45 W! Portanto, nós só podemos ficar surpresos com o fato de que a Intel lançará uma nova arquitetura mantendo uma prudência quanto às freqüências, apesar de existir uma grande margem do ponto de vista da dissipação térmica. Como toda nova informação obriga, nós vamos ficar esperando uma confirmação destas informações. Os preços destes Clarksfield seriam 364, 546 e 1.054 dólares. Forumpcs

No comments:

Wikipedia

Search results

ByteNews

Bytenews