Aqui vai mais uma novidade para os (ainda) indecisos no que toca a escolher algo estável e bom como o Linux.
Saiu há pouco algo que vos vai ajudar a mudar definitivamente (vejamos isto em termos de experimentação) para um sistema muito melhor: Portable Ubuntu.
Portable Ubuntu é um sistema, chamemos-lhe híbrido, que nos permite as funcionalidades do Ubuntu dentro do próprio windows. Isto é conseguido através de um kernel Linux modificado (coLinux) que permite assim uma execução nativa sem recurso a qualquer máquina virtual. Isto é conseguido fazendo uso dos serviços não só do coLinux mas também do servidor de ambiente XMing e do PulseAudio.
Assim, e sem ter que recorrer a qualquer tipo de instalação podemos usufruir da maior parte das capacidades do Ubuntu. Não estejam à espera de algo com uma performance excepcional (tentei num desktop com 512Mb de RAM e só abriu e executou qualquer coisa quase 25/30m depois de o mandar abrir).
Obtive muito melhores resultados no meu laptop (este já com 3Gb de RAM). No entanto e apesar desta lacuna de funcionamento, o sistema permite fazer quase tudo o que queremos fazer num Ubuntu "normal". O Aptitude não vem por omissão mas temos acesso ao apt-get.
Em termos de espaço o sistema ocupa uns meros 2Gb de espaço e este pode ser expandido através das instruções dadas na página do projecto.
Não precisa de qualquer instalação e basta executar o programa após o download (será feita uma descompressão dos arquivos) e em seguida ir à pasta respectiva e executar o "run_portable_ubuntu.bat" (arquivo batch).
Página do coLinux aqui...
do Portable Ubuntu aqui... (com as instruções necessárias para o que referi antes)
No comments:
Post a Comment