Durante muito tempo o software de animação 2D foi dominado pelo software proprietário, havendo poucas e pobres alternativas em software aberto ou software livre. Mas eis que apareceu o Synfig, um brilhante e profissional software, primeiramente desenvolvido pela Voria, uma empresa de animação fundada pelo Robert Quattlebaum.
Em 2004 a Voria fechou portas mas Robert decidiu licenciar o Synfig sob a licença GNU GPL, e foi assim que a comunidade de software livre começou a desenvolve-lo e a usá-lo.
Embora haja outros programas no mundo do software livre que podem produzir animações 2D como o Ktoon ou Pencil através do tradicional "frame a frame", o Synfig de momento não tem programas concorrentes ao mesmo nível porque se baseia em primitivas vetoriais e na sua interpolação no tempo. Isto reduz drasticamente o trabalho na criação de animações profissionais já que se deixa de trabalhar de imagem em imagem, acabando com a necessidade de desenhar cada frame individualmente.
Mais pormenores e características podem ser consultadas na sua homepage. Tudo isto faz do Synfig uma grande aplicação embora ainda lhe falte alguns pormenores como o suporte a som ou salvar ou carregar "colour palettes". Há quem considere ou ache que a interface do Synfig seja um pouco esquisita até porque muitas das ações só se encontrem no menu de contexto do botão direito do mouse, mas uma vez percebido como funciona, podem confirmar que o Synfig é bastante eficiente
O Synfig está disponível para o Debian desde a versão Lenny e para o Ubuntu desde a versão Feisty. Está também disponível para outras distros de Linux e como é multiplataforma, encontram-se tambem instaladores para Windows, Mac e BSD. O seu código fonte está na página de downloads do Synfig.
No comments:
Post a Comment